por decarvalho » quinta mar 06, 2008 9:07 am
carissimo Seco.
grato pelo seu reply.
quando falo em institucionalizaçao tenho em mente tres aspectos:
1) a legal, de Estado ou seja o enquadramento das leis e regulamentos da actividade, a definição do veiculo autocaravanas, o codigo da estrada, as regras de sinalizaçao, as inspecções, os impostos etc.
2) a privada, do sector ou seja a estruturaçao formal do sector do autocaravanismo, clubes, grupos de trabalho, plataformas, observatorios, federação, relações e representaçao internacional etc...
3) a social, entre a sociedade, Neste nivel incluo a opiniao publica em geral e o conhecimento que deve ter do autocaravanismo...e ver, por exemplo, em revistas e portais de turismo, materia sobre autocaravanismo, em revistas de automoveis tambem referencias a autocaravanas, e ate, em teses universitarias ensaios sobre a historia, o direito, a economia do autocaravanismo...
Claro que com isto estou mais do que ciente que não sao os autocaravanisatas que compram uma autocaravana que devem ter o onus social de se preocuparem com o autocaravanismo. Quem compra um set de golfe, por exemplo, automaticamente ja tem as regras do golfe estabelecidas, e toda uma informaçao a sua espera incluindo revistas de especialidade, regulamentaçoes etc...e o golfe foi um desporte de elite, só que é mais do que centenario, e o autocaravanismo ainda não chegou a sua idade senior.
Em boa verdade o que esta em causa é o sentido civico e de responsabilidade social. Para haver civilizaçao tera sempre que haver quem para alem do croquete se preocupe com a higiene e controle de qualidade do croquete...mas, a institicucionalizaçao dá trabalho, claro, e havera sempre quem não queira ver para alem da curva da estrada.
A minha visão é que este tema tem mesmo que netrar na ordem do dia, senao para todos, para quem integra os estados maiores das entidades responsaveis, e o CCP é uma entidade responsavel, mesmo desprovida de personaliade juridica ou de forma institucional. Nao me pronuncio aliás, neste momento sob esse angulo.
Assim meu caro Seco...para quem se interessa, e sem querer incomodar o repouso de ninguem, é mesmo preciso que se comece por definir uam estrategia e uma metodologia com vista a uma melhor estruturaçao do sector...
eu começaria com um grupo de trabalho, gabinetes de estudos ou algo similar, primeiro individuadamente no CCP...no CPA...no ACP....etc, e depois com a perspectiva de uma plataforma de dialogo inter entidades existentes...
Que tal uma Feira de ideias e ideais do autocaravanismo?
ou não sera que isso vai no final interessar tambem aos proprietarios de autocaravanas, para alem dos cidadaos que tambem são autocaravanistas?
Um abraço