Acampar/Pernoitar

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Acampar/Pernoitar

Mensagempor asousa » domingo jul 14, 2019 10:59 am

Bom dia e bom Domingo.
Estava indeciso em aproveitar um tópico existente, ou criar um novo, mas como este assunto a que me vou referir tem algo de bizarro, resolvi destacá-lo.

Ontem dia 13/07/2019, estando nas traseiras da Marina de Sines como faço quase todos os fins de semana desde Fevereiro, fui abordado por uma patrulha da GNR terrestre, onde me deram indicações para recolher o banco que serve de degrau e fechar as claraboias do tejadilho, dado que seguramente não circulava com elas abertas !!!
Os agentes relativamente novos, não pareciam muito seguros do assunto, embora mantivessem uma postura correcta e de autoridade.
Questionei se podia pernoitar, ao que me referiram que sim, mas não para dormir (!?!?) :shock:

Devo referir que o espaço é da responsabilidade da Administração do Porto de Sines o que me deixou mais intrigado.

Como já fui utente da Marina e conheço os seus funcionários, questionei um deles sobre esta abordagem, o qual depois de falar com o posto da GNR, me informou que este ano "as coisas estão mais complicadas" e que os agentes tinham instruções a autoridade para actuarem em conformidade.
Foi mesmo salientado, de que se eu tivesse dentro do parque de estacionamento da Marina, onde se acede apenas com cartão apropriado, os agente também poderiam intervir (!?!?) :roll:

Por curiosidade, saímos depois a pé para dar um passeio e a 50m de nós, estavam 3 autocaravnas no estacionamento da marginal que até roupa tinham estendida. Não creio que a autoridade, tenha algo em particular contra mim, mas aparenta haver aqui ambiguidade... ou casualidade.:roll:

Devo referir, que tento ser o mais cumpridor possível dos regulamentos, mas estas ambiguidades e bizarrias, são deveras incómodas e não contribuem para uma disciplina racional.

Fica este alerta e agradeço comentários.

PS - Agora aguentamos o calor dentro da autocaravana e o banquinho de subir, está de castigo. :(

Saudações Caravanísticas.
Imagem
Saudações Caravanísticas

Antonio Sousa
~~~(\_~~~
~~~~~~~~
Avatar do Utilizador
asousa
 
Mensagens: 7
Registado: domingo set 24, 2017 9:11 pm

Re: Acampar/Pernoitar

Mensagempor Nelsonsantos » domingo jul 14, 2019 11:44 am

Boa tarde companheiro,

Não sou de todo especialista na materia mas , pela legislação que me foi transmitida para que a sua paragem seja considerada estacionamento em vez de acampamento não pode ter nada no exterior do veiculo ( bancos, mesas. toldos, o dito banco de subir, "patolas" ou macacos e etc) nem janelas que excedam a largura do veiculo. ou seja janelas que abrem para fora, se for janelas de correr não faz qualquer diferença pois as mesmas não são diferentes das de um automovel.

Jã as claraboias do tejadilho, não excedem o cumprimento do veiculo nem a altura ( pois e perfeitamente legal levar altura a mais ate 3m expl. caixas de carga no tejadilho) ou seja não tem cabimento pedirem para as fechar.

Sendo um espaço da responsabilidade da Administração do Porto de Sines presumo que a mesma legislação se mantenha.

espero ter ajudado
Nelson
Nelsonsantos
 
Mensagens: 7
Registado: segunda jul 08, 2019 1:42 am

Re: Acampar/Pernoitar

Mensagempor asousa » domingo jul 14, 2019 1:02 pm

Muito obrigado pela resposta.

De facto não me parece lógico a limitação das clarabóias, embora não circule com elas abertas, vejo alguns a circular sem problema.
Será que é excesso de zelo, em fechá-las?

Quanto à definição absurda de pernoitar sem dormir, creio ser exagero :roll:

Saudações carvanísticas
Imagem
Saudações Caravanísticas

Antonio Sousa
~~~(\_~~~
~~~~~~~~
Avatar do Utilizador
asousa
 
Mensagens: 7
Registado: domingo set 24, 2017 9:11 pm

Re: Acampar/Pernoitar

Mensagempor Nelsonsantos » domingo jul 14, 2019 5:24 pm

Eu ainda estou a finalizar o processo de adquirir a minha primeira Autocaravana mas na caravana que usei por quase 10 anos circulei varias vezes com clara boia aberta ( não na totalidade) mas até meio era de certeza.

Até porque ao sol, sem poder abrir janelas a menos que sejam deslizantes e claraboias fechadas devem estar a fazer sauna :lol:

Acho que o contexto de pernoitar sem dormir creio eu, sem estar presente como é claro que deve ser um mal entendido por parte dos Srs agentes.
Nelsonsantos
 
Mensagens: 7
Registado: segunda jul 08, 2019 1:42 am

Re: Acampar/Pernoitar

Mensagempor AnaF » quarta jul 17, 2019 4:14 pm

Companheiro,

Pode, sff, especificar a zona a que se refere como "traseira" da Marina?
Nós costumamos ficar junto ao Quiosque da Marina e nunca ninguém nos abordou.
A marginal onde os outros estavam a acampar e fazer "porcaria" é a marginal do calçadão da Praia Vasco da Gama? Ou é a continuação da avenida, no outro lado da rotunda?

De qualquer forma faz muita falta alguma uniformização de critérios! Para a guarda e também para os autocaravanistas!

Saudações autocaravanistas

AnaF
AnaF
 
Mensagens: 140
Registado: quarta nov 09, 2005 10:03 am

Re: Acampar/Pernoitar

Mensagempor Joao e Tania » quinta jul 18, 2019 12:17 pm

Creio que a questão legal de pernoitar/acampar é genérica em todo o território nacional, se bem que apenas os concelhos costeiros a sul implicam com isso (com as autocaravanas). A meu ver se estiver devidamente estacionada podemos dormir no seu interior. Janelas fechadas, sem calços, etc... o que no verão ter a janela fechada é complicado...

Relativamente a dormir junto ao mar a questão é outra... Devido ao POOC (Plano de Ordenamento da Orla Costeira) há restrições genérica até 500 metros da linha de água, incluindo pernoitar. Por este motivo "nunca" durmo junto ao mar, pois mesmo cumprindo todas as regras de estacionar / pernoitar, podem sempre multar por fazer a pernoita na zona dos 500 metros em relação à linha de água. Eu opto por dormir a 1km da praia e de manhã cedo arranco ainda de pijama para a praia e arranjo sempre um bom lugar.

O que eu vi a semana passada em Porto Covo é muito triste. Imensas placas a proibir a circulação de autocaravanas e o parque que havia no antigo campo da bola (onde estive 3 dias o ano passado) estava desactivado devido a essas proibições. O resultado é que havia imensas autocaravanas junto às praias, mesmo com as proibições. Teve o efeito contrário do que era pretendido. Pergunto-me quem ganha com isso, porque o comércio local não é de certeza...
Joao e Tania
 
Mensagens: 7
Registado: quinta jun 14, 2018 5:49 pm

Re: Acampar/Pernoitar

Mensagempor Joao e Tania » quinta jul 18, 2019 12:19 pm

Junto o link do POOC:

https://www.apambiente.pt/index.php?ref ... sub3ref=94

Apesar de parecer haver uma descontinuidade em Sines, em que há um plano a norte de Sines e outro a sul, sem que a cidade e o porto de Sines estejam incluidos...
Joao e Tania
 
Mensagens: 7
Registado: quinta jun 14, 2018 5:49 pm


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 36 visitantes