Acampamento Autocaravanas Caparica e Fonte da Telha

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Acampamento Autocaravanas Caparica e Fonte da Telha

Mensagempor Lealbino » quinta ago 02, 2018 11:51 pm

Infelizmente continuam a acontecer... :?

<A GNR fiscalizou 28 acampamentos e identificou 60 pessoas com autocaravanas sem a respetiva licença municipal, nas praias da Costa de Caparica e Fonte da Telha, em Almada, distrito de Setúbal, informou hoje a força policial.

O comandante do Destacamento Territorial da GNR de Almada, Fábio Loureiro, explicou à agência Lusa que os acampamentos ocasionais de autocaravanas “são frequentes na zona, principalmente na Fonte da Telha”.

Segundo o comunicado da guarda, numa operação policial, realizada, no sábado, nas duas praias de Almada, foram fiscalizados “28 acampamentos”, onde foram detetadas “28 infrações e identificadas 60 pessoas”.

Segundo Fábio Loureiro, “o acampamento ocasional carece de uma licença da câmara municipal".

“Identificámos as pessoas, passámos o auto de notícia e enviámos para a câmara municipal, que agora decide se aplica a coima”, indicou.

O comandante da GNR de Almada alertou, por outro lado, para os riscos ambientais deste tipo de acampamentos.

"Além de colocar em causa a fauna e a flora daquela zona da praia, por causa do lixo que se costuma acumular, depois também acontece que começam a ocupar o espaço que pertence à duna e a vegetação começa a desaparecer e coloca em causa esse ecossistema”, frisou.

Segundo Fábio Loureiro, a GNR também tem recebido “bastantes queixas e denúncias por parte dos moradores e pessoas que querem ir para a praia, mas não conseguem estacionar os carros porque as caravanas ocupam o espaço todo”.

De acordo com o responsável, esta foi a primeira ação do género este ano, até porque só agora veio o calor, mas a GNR vai continuar atenta e a alertar a população.

“Vamos continuar a sensibilizar para não efetuarem esse tipo de acampamentos, porque a câmara municipal é a entidade administrativa que vai instaurar o processo e poderá ser aplicada uma contraordenação de 150 euros”, informou.>


In: https://24.sapo.pt/amp/atualidade/artig ... -em-almada
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Acampamento Autocaravanas Caparica e Fonte da Telha

Mensagempor tgferreira » sábado ago 04, 2018 12:29 pm

Boa, boa! Mais uma localidade a evitar.

Isto está a tornar-se uma palhaçada de tal modo...

Acho particular piada à parte que refere que as pessoas querem estacionar a viatura (carro, assumo) e que não conseguem. Querem ver que as autocaravanas também não pagam IUC, fazem IPO, pagam seguro, pagam imposto no combustível....???

É importante referir que eu também sou contra quem suja, quem danifica. No entanto não sou contra quem prima por cumprir as regras de boa convivência (categoria na qual me insiro). Mas que raio de batalha que para ai anda contra o autocaravanismo.
Rimor Korsaro 1994
tgferreira
 
Mensagens: 48
Registado: sexta ago 28, 2015 1:35 am
Localização: Coimbra

Re: Acampamento Autocaravanas Caparica e Fonte da Telha

Mensagempor Salazar » sábado ago 04, 2018 1:54 pm

tgferreira Escreveu:Boa, boa! Mais uma localidade a evitar.

Isto está a tornar-se uma palhaçada de tal modo...

Acho particular piada à parte que refere que as pessoas querem estacionar a viatura (carro, assumo) e que não conseguem. Querem ver que as autocaravanas também não pagam IUC, fazem IPO, pagam seguro, pagam imposto no combustível....???

É importante referir que eu também sou contra quem suja, quem danifica. No entanto não sou contra quem prima por cumprir as regras de boa convivência (categoria na qual me insiro). Mas que raio de batalha que para ai anda contra o autocaravanismo.


Pelo seu comentário, sou levado a crer que não conhece a situação pessoalmente.

Eu não vejo batalha nenhuma contra o autocaravanismo. Vejo, sim, alguns municípios preocupados em acabar com o "barraquismo" que se vê cada vez mais.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Acampamento Autocaravanas Caparica e Fonte da Telha

Mensagempor tgferreira » sábado ago 04, 2018 5:57 pm

Pode mostrar-me como é a situação? Não, não a conheço.

No entanto, será que é razoável exigir a que os autocaravanistas tenham de pedir uma licença à câmara para estacionar e dormir no veículo, cumprindo as regras de boa convivência? Eu não acho que seja.
Rimor Korsaro 1994
tgferreira
 
Mensagens: 48
Registado: sexta ago 28, 2015 1:35 am
Localização: Coimbra

Re: Acampamento Autocaravanas Caparica e Fonte da Telha

Mensagempor Salazar » sábado ago 04, 2018 7:13 pm

tgferreira Escreveu:Pode mostrar-me como é a situação? Não, não a conheço.

No entanto, será que é razoável exigir a que os autocaravanistas tenham de pedir uma licença à câmara para estacionar e dormir no veículo, cumprindo as regras de boa convivência? Eu não acho que seja.


Posso-lhe garantir que há uns dias, não havia uma autocaravana que lá estivesse que estava estacionada. Todas elas apresentavam sinais de aparcamento, desde calços niveladores, degraus, janelas abertas, toldos, mesas e cadeiras, tapetes no chão, chapéus de sol, estendais de roupa. Isto, para mim, não são regras de boa convivência. Isto é barraquismo. Ou então, vão para o camping.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Acampamento Autocaravanas Caparica e Fonte da Telha

Mensagempor leugims » segunda ago 06, 2018 1:47 am

Lealbino Escreveu:
Segundo Fábio Loureiro, “o acampamento ocasional carece de uma licença da câmara municipal".



Boas.

Não pretendo entrar em discussão publica com ninguém. Só pretendo unicamente saber a que licença se possa estar a referir a Autoridade para este caso.

Alguém consegue saber? Efectuei uma pesquisa no site da Câmara de Almada e o link que lá consta não possui informação!


Cumprimentos
Avatar do Utilizador
leugims
 
Mensagens: 29
Registado: quinta jul 26, 2018 9:21 pm
Localização: Odivelas

Re: Acampamento Autocaravanas Caparica e Fonte da Telha

Mensagempor Lealbino » segunda ago 06, 2018 11:16 am

Eu referia exatamente o infelizmente continuarem a acontecer situações destas, dado que na Fonte da Telha as situações são vergonhosas... vergonhosas para o ambiente (do planeta e do impacto visual numa praia tão bela), e para a classe autocaravanista cumpridora que leva com tudo isto ao lado e é conotada de igual forma.

Já se falou antes destas situações aqui viewtopic.php?f=3&t=6862&p=60358&hilit=telha#p60358 , e sendo fabuloso ter a casa com rodas à beira mar o que é certo é que uma das razões também para deixar de ter Autocaravana foi por ter de "levar" com estas situações ao meu lado, quando queria usufruir cumprindo as regras de ouro. Resultado, passei a só ir para locais onde havia controlo dos incumpridores, coisa que na Fonte da Telha era raro acontecer...

Em relação à licença essa assenta em por exemplo atividades em que seja necessário ter o veiculo a dar apoio, por exemplo num evento na praia (filmagens, eventos, etc), e paga-se por ela.
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Acampamento Autocaravanas Caparica e Fonte da Telha

Mensagempor time_out » segunda ago 13, 2018 8:31 am

leugims Escreveu:...
Não pretendo entrar em discussão publica com ninguém. Só pretendo unicamente saber a que licença se possa estar a referir a Autoridade para este caso.

Alguém consegue saber? Efectuei uma pesquisa no site da Câmara de Almada e o link que lá consta não possui informação!
...



Bom dia

Poderá não haver no site da Câmara Municipal de Almada mas existe a licença de acampamento ocasional. Várias Câmaras disponibilizam a informação online.

Contudo pode encontrar no Portal do Cidadão em https://bde.portaldocidadao.pt/evo/services/balcaodoempreendedor/Licenca.aspx?CodCategoria=42&CodSubCategoria=4&CodActividade=758&CodLicenca=1781&IdUnico=0 toda a informação para todas as Câmaras do país.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Acampamento Autocaravanas Caparica e Fonte da Telha

Mensagempor time_out » segunda ago 13, 2018 8:36 am

tgferreira Escreveu:Pode mostrar-me como é a situação? Não, não a conheço.

No entanto, será que é razoável exigir a que os autocaravanistas tenham de pedir uma licença à câmara para estacionar e dormir no veículo, cumprindo as regras de boa convivência? Eu não acho que seja.


Bom dia

Se não conhece a situação basta, principalmente nos meses de verão, passar pelas zonas costeiras mais desejadas e seguramente vai perceber o que a GNR encontrou.

Pegando nas suas palavras claro que não é "razoável exigir aos autocaravanistas" que para estacionar necessitem licença, só que não se está a falar em estacionar mas sim em aparcar durante largos periodos de tempo transformando o local de estacionamento num local de acampamento.

As regras de boa convivência são seguramente para parques de campismo não para parques de estacionamento.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Acampamento Autocaravanas Caparica e Fonte da Telha

Mensagempor Joao e Tania » segunda ago 13, 2018 4:40 pm

Bom dia

Costumo ir para a fonte da telha e tirando casos pontuais não vejo abusos. (Vejo abusos quando vejo ACs parada em paralelo ocupando o lugar de 2 ou 3 se estiver em perpendicular)

-Nunca usei calços niveladores mas não vejo em que é que isso abusa da liberdade dos outros.
-Quando está um calor insuportável não vejo porque é que abrir uma janela, mesmo que oscilante, abuse da liberdade dos outros. Se os carros podem abrir porque é que as AC não podem?
-Não necessito de de degraus para subir e descer, mas se as AC que têm degraus os abrir para usar e fechar a seguir não vejo que isso atrople a liberdade dos outros.
-Não monto mesa no exterior porque tenho uma no interior.
-Não faço churrascos na rua se não houver churrasqueira com condições para a mesma. (Na Fonte da Telha não há)
-Não despejo água nem no local nem em sítios inadequados (quando estou na Fonte da Telha vou a Corroios)
-Não deito lixo no chão. Todo o lixo que produzo levo-o até ao caixote do lixo. (ao contrario de muitas pessoas que vão aos bares e acabam deixando todo o tipo de garrafas pelo chão)


Mas não me privo de:
-Entrar e sair da AC sempre que necessito e entender. (Se num carro se pode fazer isso, numa AC também se pode)
-Dormir dentro da AC, seja noite ou dia. O que mais se vê na Fonte da Telha são pessoas que vão às discotecas junto à praia e que acabam bêbadas a dormir nos seus carros antes de ser ir embora. (Nada a opor, mas se é permitido dormir num carro então não venham reclamar que se dorme numa autocaravana)
-Abrir a janela sempre que esteja calor que o justifique, sempre sem atrapalhar a circulação de peões.
-Subir a antena de televisão.

Se formos pelas questões ambientais, impacto visual, etc...
-Alguém que me explique porque é que uma AC tem um impacto maior que os carros ou as dezenas de casas abandonadas, inacabadas que estão construídas de forma desordenada até à arriba.
-Alguém que me explique que uma AC é mais barulhenta que as discotecas, os carros a entrar e sair durante a madrugada toda, os carros que gostam de fazer showoff e fazem derrapagem, drifts e afins que só a GNR é que não vê.
-Alguém que me explique como é que uma AC faz mais lixo que outros veiculo e pessoas, se existe caixotes espalhados no terren
-Uma AC não pisa mais duna que um carro.

Por favor não comparem os "acapamentos" de AC com os outros acampamentos. Esses sim fazem muito lixo, mas a esses até a GNR tem medo de lá entrar e quando vai não saem do carro com o bloco de multas na mão, mas sim com a pistola. Não estou contra o trabalho das autoridades, mas tudo tem de ser feito com bom senso. Das duas uma: ou proibem de vez, com sinais de transito e afins ou criam uma área em condições para as AC. Eu apoio a segunda, mas aquem manda não têm vontade (ou €€€) de melhorar a Fonte da Telha pois apesar dos inúmeros programas, áreas de protecção e afins que se criaram nas ultimas décadas, não vejo obras de melhoramento no terreno.

Um simples arruamento bem delineado com estacionamentos bem marcados era o suficiente.
Joao e Tania
 
Mensagens: 7
Registado: quinta jun 14, 2018 5:49 pm

Re: Acampamento Autocaravanas Caparica e Fonte da Telha

Mensagempor danibeja » segunda ago 13, 2018 6:55 pm

Boa tarde,

Em Julho estive num coloquio em Condeixa-a-Nova a explicar o tema aqui apresentado... estavam menos de 100 autocaravanistas...

Neste momento já "só desejo" ( o seu contrário ) que proibam de vez as autocaravanas de estacionar na via pública em território Nacional...

Infelizmente só em estados de sitio como a implantação da República ou o 25 de Abril ( a titulo de exemplo ) é que os Portugueses se associam e manifestam... é uma vergonha andarem meia duzia de pessoas bem intencionadas a tentar proteger o bem de 10 000 a 15 000 ...

No caso da Fonte da Telha, independentemente de bem ou mal estacionados estão sempre em infracção aos POOC ( Planos de Ordenamento da Orla Costeira ), pois tem que estacionar a mais de 500 metros da linha batimetrica de Mar... logo, sempre coima, e não é preciso autuar pelas posturas municipais...

Tanto os POOC como as posturas municipais à muito tempo que alguns clubes ( alguns desde sempre ) e a FPA defendem que não são legais, mas depois a representatividade é de cerca de 10% do total de autocaravanas, incluindo todos os clubes de autocaravanas.....

Que estão à espera?

De certeza da Calamidade para depois se lembrarem de associar.... mas acredito que depois será tarde.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Acampamento Autocaravanas Caparica e Fonte da Telha

Mensagempor Euroviajante » segunda ago 13, 2018 9:24 pm

Qual o sentido que a FPA tem para o autocaravanismo? Daniel, não basta dizer para se associar, há que criar apetência para isso. Ainda não senti quem me represente para eu pagar e fazer parte desse clube ou associação. Sou dos que quer ASA com estacionamento próprio para AC, com ESA, tendo ou não eletricidade. Não estou interessado em andar misturado com outras viaturas ligeiras em estacionamentos. Lá fora há delimitações de espaços próprios para AC na maioria dos estacionamentos e cada vez há mais ASA ( Espanha é um exemplo). Não é desejo de segregação nem de guetos como alguns chamam, é individualização daquilo que é diferente uma AC ou equiparada é uma viatura diferente com necessidades diferenciadas das outras. Há muitas ESAs por este país, contudo verdadeiras ASAs são poucas e parece que ninguém defende a sua criação.
Esatarei errado?
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Acampamento Autocaravanas Caparica e Fonte da Telha

Mensagempor Joao e Tania » terça ago 14, 2018 2:16 am

Eu não concordo com os POOC.
Porque razão uma AC com todas as condições não pode pernoitar, mas um carro pode?
Onde está o limite entre carro e AC? se for uma carrinha 5 portas é carro, mas se o mesmo tirar os bancos traseiras e dormir lá é uma "AC ou equiparada"?

Tenho a certeza que as AC normais estão melhores equipadas que as casas que estão na fonte da telha, que certamente têm os seus esgotos a ir directos para o mar, já que nao vejo lá nenhuma ETAR.

Relativamente a associar, ainda não entendi bem o que é o FPA, o CPA, o AAC e uma serie de outros, clubes, associações federações, etc... Não trabalham todos em conjunto para o mesmo? Eu fiz-me sócio do CPA, principalmente pelo desconto no seguro automóvel, mas desconhecia a quantidade de associações que existem.
Gostava de ser esclarecido sobre este tema, porque do pouco que estive a ler em cada uma, parecem todas iguais.
Joao e Tania
 
Mensagens: 7
Registado: quinta jun 14, 2018 5:49 pm

Re: Acampamento Autocaravanas Caparica e Fonte da Telha

Mensagempor Salazar » terça ago 14, 2018 2:31 pm

Euroviajante Escreveu:Qual o sentido que a FPA tem para o autocaravanismo? Daniel, não basta dizer para se associar, há que criar apetência para isso. Ainda não senti quem me represente para eu pagar e fazer parte desse clube ou associação. Sou dos que quer ASA com estacionamento próprio para AC, com ESA, tendo ou não eletricidade. Não estou interessado em andar misturado com outras viaturas ligeiras em estacionamentos. Lá fora há delimitações de espaços próprios para AC na maioria dos estacionamentos e cada vez há mais ASA ( Espanha é um exemplo). Não é desejo de segregação nem de guetos como alguns chamam, é individualização daquilo que é diferente uma AC ou equiparada é uma viatura diferente com necessidades diferenciadas das outras. Há muitas ESAs por este país, contudo verdadeiras ASAs são poucas e parece que ninguém defende a sua criação.
Esatarei errado?


Tendo em conta sobretudo as dimensões físicas das autocaravanas, e de forma a organizar a desorganização que se vê cada vez mais por aí e a acabar com os embaraços que estes provocam em todos, creio que a solução passe pela criação de mais ASAs com estacionamento específico para ACs.
Hoje em dia, o comprimento mínimo de uma AC são 6 metros. A maioria ronda os 7 metros. É inconcebível, em sítio de maior afluência de autocaravanistas, não haver estacionamento apropriado para veículos destas dimensões. Também é inconcebível quem os tem pensar que conduz um normal veículo ligeiro e querer estacionar em lugares com 5 metros de comprimento.
Este papel pedagógico, junto dos municípios e freguesias, deve ser dos clubes associados da FPA. Lógico que, para ter força, necessitam de associados.
Dito isto, lá vou ter me associar.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Acampamento Autocaravanas Caparica e Fonte da Telha

Mensagempor Salazar » terça ago 14, 2018 2:42 pm

Joao e Tania Escreveu:Eu não concordo com os POOC.


Também pode não concordar com o limite de 120km/h no autoestrada ou não concordar com o pagamento dos seus impostos.

A realidade é que todos os POOC proíbem o estacionamento de autocaravanas nos parques das praias, ou entre as 20:00 e as 8:00 ou entre as 00:00 e as 8:00. Eu também não concordo, mas é lei. E €200 a mim custam a ganhar. Ainda para mais para gastar numa multa.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes