Ducato 1.9 mito ou realidade

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Ducato 1.9 mito ou realidade

Mensagempor satmiller » sexta jul 27, 2018 10:30 am

Muita gente que quer dar o passo de comprar uma autocaravana mas por motivos económicos ou por falta de experiência não quer comprar novo e opta por uma usada depara se com um problema o que comprar?
Bem a resposta é sempre difícil eu vou aqui apenas falar das séries 280, 290 e 230 da ducato pois é o modelo que mais encontra.
Nestas séries encontramos o motor 2.0 a gasolina e os motores 1.9, 2.5 e 2.8 daqui o melhor motor sem dúvida o 2.8 mas também é aquele que menos se encontra.
Relativamente aos 2.5 e 1.9 começa aqui a grande dúvida de muita gente, vou tentar ajudar, o motor 1.9 tem diferenças de quase €5000 em relação ao 2.5 será que vale a pena esta diferença?
Na minha opinião não ambos os motores são bons mas toda a gente ouviu alguém dizer que tinha um primo que tinha um conhecido e ouviu falar que esse motor não presta, bem não é o melhor motor do mundo mas serve.
Vamos por partes o 2.5td e superior em tudo nas subidas nota-se a diferença mas o 1.9td é superior ao 2.5 pois este motor atmosférico é mais fraco e também queima juntas se for utilizado no limite.
O 1.9 atmosférico esqueçam equipado na talento normalmente autocaravana mais pequenas o motor é fraco e esqueçam essa historia de aplicar um turbo pois parece igual ao td mas não é a nível interno.
O 1.9td para circular em Portugal serve perfeitamente e não aquece como todos gostam de andar para aí a dizer basta fazermos algumas alterações muito fáceis para nunca mais termos problemas com aquecimentos neste motor.
O mais importante é a célula tomar atenção às entradas de água normalmente no cantos e muito importante ao cancro do alumínio muitas marcas tem tendência a esse problema e fujam dessas autocaravana.
O problema destes carros é sempre a caixa de velocidades normalmente tudo começa com uma mudança que arranha ocasionalmente e 5 velocidade que desengata ou não entra relativamente ao problema da 5velocidade, hà solução e material novo para aplicar, cerca de 1h de trabalho e fica resolvido agora relativamente às outras mudanças pode já não ser tão fácil.
O meu conselho trocar o óleo no máximo ao fim de 2 anos aplicar óleo 80w gl4 nunca gl5 o gl5 é meio caminho para começar a arranhar aplicar sempre no mínimo 2l de óleo o ideal 2.3l e sempre um aditivo EP estas normas são recomendadas para as séries 280 e 290.
Não me vou prolongar para não ficar uma leitura chata.
Qualquer dúvida em relação ao que escrevi estou totalmente disponível para esclarecer e claro sou todo ouvidos para alguém que não concorde com o que escrevi.
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Re: Ducato 1.9 mito ou realidade

Mensagempor danibeja » sexta jul 27, 2018 3:44 pm

Boa tarde,

Concordo com quase tudo,

O Autodata diz que o Liquido lubrificante da caixa de velocidades das 1.9td ; 2.5tdi e das 2.8idtd tem uma graduação de 75W90 logo deve ser sempre um lubrificante com estas especificidades nunca inferior como o que indica....

Atenção que o indice de fluidez ( 80W ) não condiz nada com o que a marca indica ( 75W ), quer dizer que vai demorar muito mais tempo a chegar a todos os cantos da caixa de velocidades o que pode gripar rolamntos... já para não dizer que o factor de viscosidade 90 é muito superior, logo é mais grosso e flui melhor... lubrifica muito melhor....

Eu sou extremamente picuinhas com os lubrificantes, por isso coloco sempre o que diz de origem e sem qualquer aditivo, pois os aditivos são um pau de dois bicos, pode correr bem, ou correr mal.....

Grande abraço,

DaniBeja
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( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
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Re: Ducato 1.9 mito ou realidade

Mensagempor satmiller » sexta jul 27, 2018 4:07 pm

Concordo consigo mas eu no final quando estava a falar da caixa de velocidades disse que está norma era para a série 280 e 290, aqui podemos usar o 75w80 também mas gl4
Quanto à série 230 foram introduzidas alterações nos óleos e corrigidos alguns dos problemas das séries anteriores mas mantém o problema da 5 velocidade.
Mais uma coisa quanto a 5 velocidade deve se sempre evitar circular a uma velocidade inferior a 70km pois abaixo desta velocidade está sobrecarregar o rolamento que suporta o carreto, outro defeito crónico nestas caixas.
No fundo grande parte das avarias são provocadas por desconhecimento do motorista ou dos mecânicos que lhe prestam assistência.
Posso lhe dizer que todas as que vi darem problemas na 5 velocidade foi sempre por terem o óleo demasiado baixo, muito por culpa da fiat que tinha os manuais mal redigidos.
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Re: Ducato 1.9 mito ou realidade

Mensagempor satmiller » sexta jul 27, 2018 4:27 pm

Quando me referia ao aditivo falava no liqui Moly 2510 este aditivo está mais que testado na Alemanha nestas caixas quanto ao óleo que referi foi tudo informação que me foi partilhada pelos companheiros das Ducatos na Alemanha eles já com uma longa experiência nestes modelos.
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Re: Ducato 1.9 mito ou realidade

Mensagempor becosemsaida » sábado jul 28, 2018 12:04 pm

Boa intervencao do Sr. Satmiller mas vou ca deixar a (minha ) opiniao.... Ora lidei com motores Fiat durante grande parte da minha vida e embora nao sou mecanico pro sei me desenrascar. Andei quase sempre com motores 2.5D, TD e TDI e ha uns anos atras por forca maior veio parar uma 1.9TDI a porta. Posso dizer que o motor apos intervencao anti-aquecimento parece estar ao nivel da indestrutivel "irmao" mais forte..... O mal e a sua forca, e numa autocaravana que nunca ira pesar menos do que 2500Kg de tara, mais tralhas mais aguas mais ........ etc etc estamos depressa nos 3.5T (ou mais) para quem faz somente planicies e uma maravilha nao digo o contrario mas quem quer ir passear por sitios mais montanhosas e um martirio, e a caixa e que sofre alem de rotacoes demasiado altas.......

Andei nos ultimos dois anos numa capucine com motor 2.5TD e mesmo "vazio" notava-se que poderia ser mais vivo. Adquiri recentemente uma outra com motor 2.5TDI e ja se nota que a diferenca e muita em relacao ao 2.5TD.

E de notar que os motores se forem bem tratados (i.e revisoes e "mimos" a tempo e horas) fazem muitos KM e alem de terem forca que nunca mais acabam (uma 2.5TDI ca de casa ja carregou 8 toneladas e nao se queixou muito) em diversos paises no estrangeiro sao usadas em pesados (7.5T) por algo sera!!!

Na minha opinao e da maneira como as autocaravanas sao concebidas "antigamente" um motor 1.9 e insuficiente para os nosso famosos caminhos de cabras, mesmo em passeio "relax" sabendo que ha forca para transmitir as rodas e uma mais valia. Deixam ficar os motores 1.9 para os pequenos utilitarios onde fazem milagres......

Novamente: isto e a minha opiniao, baseado na minha experiencia, vale o que vale.


Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
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Re: Ducato 1.9 mito ou realidade

Mensagempor satmiller » sábado jul 28, 2018 3:55 pm

Boa tarde companheiro.
Sim tem razão para a montanha este motor sofre caso a autocaravana esteja bem carregada por isso eu digo para circular só em Portugal não tem problema mas para fazer viagens ao estrangeiro já começa a faltar qualquer coisa.
Atenção que tenho visto cá em Portugal muitos estrangeiros com estes motores.
Para um motor com esta potência ele até é bem nervoso mas sem dúvida que foi um erro colocar este motor nestes carros.
Mas aquilo que eu quero tentar deixar claro aqui é que este motor não é tão mau como querem tentar transparecer, já passaram quase 30anos e eles ainda aí andam muitos sem nunca terem ainda sido mexidos.
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Re: Ducato 1.9 mito ou realidade

Mensagempor Salazar » domingo jul 29, 2018 11:36 am

Convém apenas esclarecer uma coisa na série x230:

Em relação aos motores 1.9:

Nas unidades Ducato fabricadas entre 1994 e 1999, o motor usado era o motor de origem Fiat com 1929cc, sem cat (230A3000) e com cat (230A4000).

Nas unidades Ducato fabricadas entre 2000 e 2002, o motor usado era de origem PSA com 1905cc (DHY). Mais potente em binário e potência que o motor Fiat e, segundo quem percebe, o mais resistente.

Ambos bem melhores que o franquismo RHV que os veio substituir na x244 - estou a falar do 2.0 JTD/HDI.

Outro factor importante:

Nas versões chassis-cabine, o motor 1.9TD só era utilizado na versão SWB (short wheel base) de 2,8 metros de distância entre eixos e quase sempre apenas com 2,8T de peso bruto - o chamado chassis 10. São raras as versões 1.9TD com chassis 14 (com 3,2T de peso bruto).
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Re: Ducato 1.9 mito ou realidade

Mensagempor satmiller » segunda jul 30, 2018 11:44 am

Quanto ao motor PSA quanto a ser melhor tenho as minhas dúvidas, ora vejamos a nível de potência embora mais fraco em cc tem mais força, muito devido à ser um motor mais recente com tecnologia mais moderna.
Quanto a aquecimentos também aquece como o Fiat tem é menos a tendência a estalar a cabeça mas depois tem um problema crónico, o motor parte pois é, partem as cambota e embrulha o motor todo.
Esse é grande problemas deles este motor saiu muito na Itália e parece que eles não se perdem muito de amores por este motor.
Se o motor fosse bom não saía de produção ao fim de 2 anos, embora o que veio a seguir foi o maior cancro equipado nas ducato o 2.0jtd esse já poucos restam para contar a história.
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Re: Ducato 1.9 mito ou realidade

Mensagempor Salazar » segunda jul 30, 2018 12:13 pm

satmiller Escreveu:Quanto ao motor PSA quanto a ser melhor tenho as minhas dúvidas, ora vejamos a nível de potência embora mais fraco em cc tem mais força, muito devido à ser um motor mais recente com tecnologia mais moderna.
Quanto a aquecimentos também aquece como o Fiat tem é menos a tendência a estalar a cabeça mas depois tem um problema crónico, o motor parte pois é, partem as cambota e embrulha o motor todo.
Esse é grande problemas deles este motor saiu muito na Itália e parece que eles não se perdem muito de amores por este motor.
Se o motor fosse bom não saía de produção ao fim de 2 anos, embora o que veio a seguir foi o maior cancro equipado nas ducato o 2.0jtd esse já poucos restam para contar a história.


O motor não saiu de produção ao fim de dois anos. Era o motor utilizado nas Boxer/Jumper, bem como na restante gama da Citroën e da Peugeot. Saiu de produção com o aparecimento dos motores common rail.
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Re: Ducato 1.9 mito ou realidade

Mensagempor satmiller » segunda jul 30, 2018 8:53 pm

Salazar Escreveu:
satmiller Escreveu:Quanto ao motor PSA quanto a ser melhor tenho as minhas dúvidas, ora vejamos a nível de potência embora mais fraco em cc tem mais força, muito devido à ser um motor mais recente com tecnologia mais moderna.
Quanto a aquecimentos também aquece como o Fiat tem é menos a tendência a estalar a cabeça mas depois tem um problema crónico, o motor parte pois é, partem as cambota e embrulha o motor todo.
Esse é grande problemas deles este motor saiu muito na Itália e parece que eles não se perdem muito de amores por este motor.
Se o motor fosse bom não saía de produção ao fim de 2 anos, embora o que veio a seguir foi o maior cancro equipado nas ducato o 2.0jtd esse já poucos restam para contar a história.


O motor não saiu de produção ao fim de dois anos. Era o motor utilizado nas Boxer/Jumper, bem como na restante gama da Citroën e da Peugeot. Saiu de produção com o aparecimento dos motores common rail.

Sim quando falo saiu de produção digo neste modelo não saiu mais nas ducato e não foi mais aplicado nestas versões de autocaravana.
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Re: Ducato 1.9 mito ou realidade

Mensagempor satmiller » segunda jul 30, 2018 9:59 pm

O que eu gostava de deixar claro aqui, é que não estou aqui a defender este motor como o melhor motor nas nossas autocaravanas até pelo contrario, foi um dos mais fracos a nível de potencia mas também não é tão mau como muitos dizem.
O que leva aqui a criar este tópico deve-se a um amigo que andava todo entusiasmado para comprar uma primeira autocaravana e depois de a comprar quando o encontrei estava muito desanimado pois lhe tinham dito que aquele motor só lhe ia dar dor de cabeça.
Eu perguntei se tinha algum problema ao qual ele responde "que não mas era um 1.9TD."
Penso que temos de começar a ver as coisas como elas são, na realidade eu tenho uma autocaravana com um motor 1.9td com peso bruto de 3100kg com mais de 5mt e sim quando a comprei aquecia, primeira viagem problemas de temperatura, segunda igual podia estar aqui a falar mal do motor mas seria problema do motor?
Não! o antigo dono nunca trocou a bomba de agua essa estava completamente gasta, só refrigerava quando acelerava, o radiador estava podre e todo tapado o bloco cheio de cristais do anticongelante pois o G11 tem de ser trocado todos os 2/3anos, termostato não só não fechava como não abria todo, pois claro que aquecia problema era do motor? Não! era do antigo dono ou do mecânico que lhe fazia a manutenção.
Depois de lhe ter trocado estas peças e de ter feito as modificações que são feitas pelos camaradas na Alemanha nunca mais tive qualquer problema de aquecimento.
E sim a caixa vinha com pouco óleo, mas isso eu sabia quando a comprei logo problema na 5velocidade, foi obrigado a trocar a caixa mas assim fiquei com uma suplente e fiz a alteração dos níveis de óleo.
Posso dizer tem sido sempre a rolar por este nosso Portugal sem qualquer tipo de problema.
Por vezes andamos a falar mal de determinados motores ou marcas mas será que o problema não será nosso, temos comprido com as manutenções por vezes e nas autocaravanas isso acontece muito, não temos os Km feitos para uma determinada revisão se calhar temos já anos a mais.
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Re: Ducato 1.9 mito ou realidade

Mensagempor Salazar » segunda jul 30, 2018 10:53 pm

Concordo integralmente com o seu post.
Mas essa mentalidade aplica-se em tudo; nos telemóveis, nos carros, nas televisões,... Tem tudo de ser topo de gama, ou próximo disso. Mas como o dinheiro gasto em manutenção não é interessante para postar no Facebook, não se faz manutenção.
Costuma-se dizer que minha vai onde as mais potentes também vão. Eu digo a minha vai onde muitas mais potentes não vão. No fora de estrada, o vão curto e alto e a curta distância entre eixos são uma maravilha.
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Re: Ducato 1.9 mito ou realidade

Mensagempor danibeja » terça jul 31, 2018 8:40 pm

Boa noite,

Para mim todos os liquidos e normas de manutenção são para cumprir... por isso consulto sempre o Autodata...

https://drive.google.com/file/d/1_KYNjL ... sp=sharing

Como eu disse para os modelos 280 e 290 deve ser uma graduação 75W90 nunca inferior... bem como nas 230...

A partir da 244 sempre gl5 de preferencia 75W80

Está tudo escrito, não se inventa, na Fiat tambem lhe recomendam desta forma...

Cada um coloca o que quer, e da forma que quer, depois pode ficar bom ou criar muitos problemas... um bom lubrificante dispensa qualquer aditivo... tenho conhecimento de um caso em que o mecanico colocava aditivos na "valvulina" e depois de reparada a caixa de velocidades ( neste caso a segunda velocidade ) partiu a luva por duas vezes... a despesa paga pelo dono... com erros graves do mecanico!!!!

Grande abraço,

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Re: Ducato 1.9 mito ou realidade

Mensagempor satmiller » terça jul 31, 2018 9:38 pm

danibeja Escreveu:Boa noite,

Para mim todos os liquidos e normas de manutenção são para cumprir... por isso consulto sempre o Autodata...

https://drive.google.com/file/d/1_KYNjL ... sp=sharing

Como eu disse para os modelos 280 e 290 deve ser uma graduação 75W90 nunca inferior... bem como nas 230...

A partir da 244 sempre gl5 de preferencia 75W80

Está tudo escrito, não se inventa, na Fiat tambem lhe recomendam desta forma...

Cada um coloca o que quer, e da forma que quer, depois pode ficar bom ou criar muitos problemas... um bom lubrificante dispensa qualquer aditivo... tenho conhecimento de um caso em que o mecanico colocava aditivos na "valvulina" e depois de reparada a caixa de velocidades ( neste caso a segunda velocidade ) partiu a luva por duas vezes... a despesa paga pelo dono... com erros graves do mecanico!!!!

Grande abraço,

Danibeja

~
E deve ser assim cumprir sempre com as especificações do fabricante porem o Autodata por vezes tem alguns erros e neste caso temos esse problema, eu já tinha visto esta especificação e posso lhe dizer que está completamente errada em duas coisas primeiro nunca foi a capacidade de 1.25l e por favor não coloquem essa quantidade no mínimo 2.0l quanto ao óleo nunca semi sintético mas sim mineral norma GL4, pode se aplicar o 75w90 mas como não vai encontrar em GL4 o ideal é 85w90 ou 80w.
Quanto ao aditivo aquele que recomendo liqui moly 2510 M0S2 por dois motivos tentar diminuir a temperatura do óleo e reforçar a resistência á pressão dos rolamentos cónicos laterais e dos carretos pois os nossos carros andam sempre em plena carga.
As caixas das series 280/290 foram desenvolvidas nos anos 80 nessa época o óleo que se utilizava era mineral, os bronzes dos sincronizadores destas caixas não estão preparados para o óleo sintético.
Eu quando falo aqui destas especificações falo com a experiência de vários carros a circular com estas normas sem nenhum problema.
Estas normas foram me ensinadas por um mecânico de uma empresa na Alemanha que nada mais faz se não reparar caixas de velocidades principalmente de autocaravanas .
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Re: Ducato 1.9 mito ou realidade

Mensagempor danibeja » quinta ago 02, 2018 6:54 pm

Boa tarde,

Não concordo, os oleos e lubrificantes em geral têm evoluido imenso, por isso mesmo o autodata tambem evolui... assim como a Fiat, antes recomendava o que indica e hoje recomenda o que eu indico... tenho a certeza.

Faça como quizer, mas cada um decida...

grande abraço,

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