Vem aí a terceira geração da Mercedes-Benz Sprinter.

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Vem aí a terceira geração da Mercedes-Benz Sprinter.

Mensagempor Salazar » terça jul 03, 2018 5:42 pm

E com ela, muitas novidades no segmento das autocaravanas.

https://www.promobil.de/mercedes-sprinter-2018-infos-frontantrieb-erlkoenig-hymer-wohnmobil/

Não se espera uma vida fácil à Fiat nos próximos tempos no segmento das autocaravanas. No baixo preço, a irmã Jumper começa a fazer mossa, com uma presença cada vez maior no grupo Hymer, na Adria e na Possl. No grupo Trigano, a Ford Transit tem essa faixa do mercado toda para ela.
Agora sofre mais um golpe, no segmento alto. A nova plataforma da Sprinter, com tracção, propulsão, tracção as 4, possibilidade de chassis AL-KO e, sobretudo, as excelentes caixas automáticas (o calcanhar de Aquiles de sempre da Ducato, com aquela mázinha manual robotizada) vem dar, creio, a estucada final na X290. Ou, no mínimo, tornou-a uma cabine obsoleta, o que não deixa de ser verdade, visto que a base já tem 12 anos de mercado.
Vêm aí anos interessantes para quem gosta destas coisas técnicas. E anos menos bons para quem comprou AC nova recentemente.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Vem aí a terceira geração da Mercedes-Benz Sprinter.

Mensagempor joao rafael santos » terça jul 03, 2018 5:49 pm

Boa tarde companheiro
Qual será o motor que esta Sprinter terá? Uma vez que já ouvi falar que a Mercedes já não comercializa os diesel?
Cumps. João Santos
joao rafael
Avatar do Utilizador
joao rafael santos
 
Mensagens: 157
Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm
Localização: faro

Re: Vem aí a terceira geração da Mercedes-Benz Sprinter.

Mensagempor Salazar » terça jul 03, 2018 6:16 pm

Segundo o artigo, será o mesmo OM651 que equipa a actual, com 114, 143 e 163cv a cumprir Euro 6C. Passa a haver uma versão do mesmo motor com 177cv especifica para autocaravanas. O brutal OM642 também se mantém com 190cv.
Falam numa versão célula de combustível a hidrogénio e numa versão eléctrica. A eléctrica, acredito, deverá ficar-se pelos furgões de distribuição em cidades.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Vem aí a terceira geração da Mercedes-Benz Sprinter.

Mensagempor danibeja » quarta jul 04, 2018 12:30 pm

Salazar Escreveu:E com ela, muitas novidades no segmento das autocaravanas.

https://www.promobil.de/mercedes-sprinter-2018-infos-frontantrieb-erlkoenig-hymer-wohnmobil/

Não se espera uma vida fácil à Fiat nos próximos tempos no segmento das autocaravanas. No baixo preço, a irmã Jumper começa a fazer mossa, com uma presença cada vez maior no grupo Hymer, na Adria e na Possl. No grupo Trigano, a Ford Transit tem essa faixa do mercado toda para ela.
Agora sofre mais um golpe, no segmento alto. A nova plataforma da Sprinter, com tracção, propulsão, tracção as 4, possibilidade de chassis AL-KO e, sobretudo, as excelentes caixas automáticas (o calcanhar de Aquiles de sempre da Ducato, com aquela mázinha manual robotizada) vem dar, creio, a estucada final na X290. Ou, no mínimo, tornou-a uma cabine obsoleta, o que não deixa de ser verdade, visto que a base já tem 12 anos de mercado.
Vêm aí anos interessantes para quem gosta destas coisas técnicas. E anos menos bons para quem comprou AC nova recentemente.



São opiniões...

Como tal dou a minha.

Penso exactamente o contrário, a Mercedes agora chama-se Renault e estão a ser fabricados no México.... , por isso para mim é preferível não ser enganado e comprar logo a original ( Renault ).

Tudo indica que os motores de tracção dianteira são de origem Renault, assim como, tudo o que pode ser adaptado mecanicamente no chassis passa a ser Renault...

Para mim a Mercedes está a fazer uma fuga para a frente, pois tal como fazem publicidade a tracção dianteira trás mais benefícios que prejuízos em relação à tracção traseira ( avaliando os seus prós e contras de forma geral).

O Consorcio FCA + PSA ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Sevel_Sud ) que fabrica as FIAT Ducato, Peugeot Boxer e Citroen Jumper está no bom caminho, pois um chassi tem que se evoluir e só assim se consegue tão bons resultados, mais de 12 anos num chassi de um veiculo comercial é normal, lembro que o 230 era igual ao 244, apenas diferia em alguns aspectos da transmissão e travagem...

Iniciar um projecto quando os outros têm mais de trinta anos de experiência era demasiado arriscado daí os comentários actuais no mundo dos comerciais se referirem à mecânica Renault (em veículos de marca Mercedes) que já mostrou ser fiável....

Não tenho nada contra as marcas da concorrência do consorcio que referi, mas no fabrico de veículos comerciais de tracção dianteira são os que têm melhor preço/qualidade... já para não falar das revisões ou avarias, pois aqui é uma diferença colossal de vantagem para o consorcio...

Quanto a veículos de tracção integral a Fiat Criysler Automobiles produz através das marcas JEEP, Dodge e RAM bons sistemas de tracção que já estão presentes nos mais recentes veículos ligeiros de passageiros da Fiat, por isso não me admira que em breve também tenhamos novidades nesse segmento em relação a Ducato , Boxer e Jumper....

Na classe dos Hibridos , Electricos , e outros de poucas emissões a Mercedes e a Renault têm vantagem sobre o referido consorcio, mas lembro que a Fiat dispõe de 114 centros de pesquisa e desenvolvimento e foi a marca que nos últimos 40 anos inventou praticamente todas as grandes invenções para motores de combustão , seja no Diesel ou na gasolina....

Acredito que em breve haverá novidades, mas acredito que o futuro não será eléctrico 100%, para mim será híbrido através de motores de combustão de hidrogénio e baterias...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Vem aí a terceira geração da Mercedes-Benz Sprinter.

Mensagempor Salazar » quarta jul 04, 2018 1:14 pm

danibeja Escreveu:
Salazar Escreveu:E com ela, muitas novidades no segmento das autocaravanas.

https://www.promobil.de/mercedes-sprinter-2018-infos-frontantrieb-erlkoenig-hymer-wohnmobil/

Não se espera uma vida fácil à Fiat nos próximos tempos no segmento das autocaravanas. No baixo preço, a irmã Jumper começa a fazer mossa, com uma presença cada vez maior no grupo Hymer, na Adria e na Possl. No grupo Trigano, a Ford Transit tem essa faixa do mercado toda para ela.
Agora sofre mais um golpe, no segmento alto. A nova plataforma da Sprinter, com tracção, propulsão, tracção as 4, possibilidade de chassis AL-KO e, sobretudo, as excelentes caixas automáticas (o calcanhar de Aquiles de sempre da Ducato, com aquela mázinha manual robotizada) vem dar, creio, a estucada final na X290. Ou, no mínimo, tornou-a uma cabine obsoleta, o que não deixa de ser verdade, visto que a base já tem 12 anos de mercado.
Vêm aí anos interessantes para quem gosta destas coisas técnicas. E anos menos bons para quem comprou AC nova recentemente.



São opiniões...

Como tal dou a minha.

Penso exactamente o contrário, a Mercedes agora chama-se Renault e estão a ser fabricados no México.... , por isso para mim é preferível não ser enganado e comprar logo a original ( Renault ).

Tudo indica que os motores de tracção dianteira são de origem Renault, assim como, tudo o que pode ser adaptado mecanicamente no chassis passa a ser Renault...


Caro danibeja, chamo a atenção para o seguinte:

Do artigo:
The Sprinter, which are sold in the USA, were manufactured so far in Germany, now the production for North America is to be shifted into the USA. Due to the high import duties, the vehicles are currently being extensively dismantled and reassembled at the plant in North Charleston, South Carolina.
For the European market, the Sprinter will be produced at the German sites in Dusseldorf and Ludwigsfelde. At the same time, a new Sprinter plant is being built in North Charleston, where demand from North America will be handled more efficiently. According to Mercedes-Benz, the US is one of the world's fastest growing markets for vans.


E como referi em cima, os motores apresentados para esta nova Sprinter são os mesmos 2.2 já usados em vários modelos muito antes da parceria Renault-Nissan Mercedes.

Nada nesta nova Sprinter se assemelha à actual Renault Master/Opel Movano/Nissan NV400.

Naturalmente que estará para ser apresentada uma nova Ducato, ou caso a parceria de Sevel se mantenha os novos três furgões.
A questão será quando é que será apresentado. Até lá, creio que a nova Sprinter vai ocupar algum espaço à Ducato, sobretudo nas gamas altas. As colecções para 2019 já estão quase todas apresentadas. Vamos ver daqui a um ano.

No mesmo artigo, pode ler-se que o grupo Hymer já fez uma encomenda na casa dos 4 dígitos da nova Sprinter. Ora, se número de ACs novas registadas na Europa este ano andou em cerca de 110000 unidades, temos aqui uma encomenda respeitável.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Vem aí a terceira geração da Mercedes-Benz Sprinter.

Mensagempor danibeja » quarta jul 04, 2018 2:57 pm

Boa tarde,

Só acredito que traga mecânica Mercedes se for fabricada/montada na Europa, por isso a ver vamos... até agora é um processo de intenções....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Vem aí a terceira geração da Mercedes-Benz Sprinter.

Mensagempor Salazar » quarta jul 04, 2018 4:39 pm

Os mais atentos podem ver aqui uma célula Hymer.
Imagem

Mais uma célula Hymer em chassis AL-KO em teste de inverno antes da apresentação.
Imagem

Imagem

Imagem

E aqui algo inédito; base Sprinter com chassis AL-KO tandem com carroçaria integral Hymer. Caso haja dúvidas, atentem aos cubos das rodas. As Ducato têm 5 pernos. As Sprinter, 6.
Imagem
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 38 visitantes