JMF1982 Escreveu:colocar um "HOOK" de 240v
JMF1982 Escreveu:esta é a única maneira de carregar a bateria
jgomes Escreveu:Companheiro ou futuro companheiro JMF1982:
- desculpe desde já, a minha sinceridade, mas francamente está a colocar dúvidas e perguntas demasiado pertinentes;
- é demasiado arriscado alguém lhe poder responder, tal como o povo diz, não vá o diabo tecê-las;
- aqui no forum, de certeza, não vai ter a opinião ou conselho de alguém profissional ou que entenda verdadeiramente do assunto, senão lá vão os euros do negócio. o que,
em abono da verdade, se entende;
- se alguém lhe der opinião,e, se a seguir, depois por causa de curto-circuito ou de outra coisa lá se vai tudo, como é que é!?
Que me desculpem o Administradores deste FORUM, mas acho que a realidade é este.
Cumprimentos e votos de que consiga atingir os seus objectivos.
Estamos cá para nos ajudarmos.
Garrbel Escreveu:Boa tardeJMF1982 Escreveu:colocar um "HOOK" de 240v
Não sei o que é um Hook. Se é só a entrada para 230V então precisa de um carregador. Nas AC's há uma entrada para ligar os 230V como essa da foto e depois, lá dentro há um carregador. Se o Hook é o conjunto de ficha+carregador então não precisa de mais nada.JMF1982 Escreveu:esta é a única maneira de carregar a bateria
Há mais maneiras: geradores a gasolina, a gas que fornecem 230V, Efoy que fornece 12V, aerogerador e creio que é tudo
jgomes Escreveu:Companheiro ou futuro companheiro JMF1982:
- desculpe desde já, a minha sinceridade, mas francamente está a colocar dúvidas e perguntas demasiado pertinentes;
- é demasiado arriscado alguém lhe poder responder, tal como o povo diz, não vá o diabo tecê-las;
- aqui no forum, de certeza, não vai ter a opinião ou conselho de alguém profissional ou que entenda verdadeiramente do assunto, senão lá vão os euros do negócio. o que,
em abono da verdade, se entende;
- se alguém lhe der opinião,e, se a seguir, depois por causa de curto-circuito ou de outra coisa lá se vai tudo, como é que é!?
Que me desculpem o Administradores deste FORUM, mas acho que a realidade é este.
Cumprimentos e votos de que consiga atingir os seus objectivos.
Estamos cá para nos ajudarmos.
Salazar Escreveu:
Não me leve a mal, mas não concordo com ponto nenhum que acaba de enunciar.
Primeiro, o companheiro está na Suíça, por isso não representaria trabalho para nenhum profissional daqui.
Segundo, dos profissionais a que recorro, um deles bastante referenciado por aqui, só tenho a dizer que são extremamente abertos a todo o tipo de questão técnica. E não é por me ajudarem nas várias vezes que ajudaram, que deixaram de ter trabalho meu.
Aliás, quem é bom no que faz, não tem problema em ser aberto em relação ao seu trabalho.
Em relação à dúvida do companheiro, não vejo problema nenhum em ajudar. Não é por ajudar que vou ser responsável por qualquer problema que ocorra. Aliás, veja-se a quantidade de tópicos em fóruns, vídeos no YouTube e blogues presentes na net com informação sobre tudo.
Poderá colocar uma ficha dessas se quiser ter instalação 220V na carrinha, no caso de, em campings, querer usar aparelhos 220V. Nessa instalação, pode ligar um carregador de baterias que, mediante a forma como o instalar, pode carregar apenas a bateria da célula ou as duas (célula e motor).
Nunca é demais relembrar que instalações de electricidade e gás são coisas perfeitamente seguras quando são bem feitas. Quando não são, os problemas podem ser sérios. E a instalação de corrente continua é uma coisa que merece particular atenção à secção dos cabos a usar. Caso tenha dúvidas, aconcelhe-se junto de um transformador.
JMF1982 Escreveu:Olá Salazar,
grato pela sua resposta mais uma vez.
Precisamente. Para nós que estamos a entrar no mundo "camping" agora, tudo parece um pouco confuso, principalmente para quem nunca teve que se relacionar com determinados termos e conceitos. Procuramos respostas simples e directas que, por exemplo, encontramos em vídeos de 30/45 min no youtube, os quais já perdi a conta às horas passadas a ver.
Estivemos a ponderar, e talvez não precisemos, para já de colocar uma tomada de 230v para conseguir energia durante a noite nos campings. Vamos ficar só com o sistema de painel solar e bateria de lazer.
Na sua opinião, e tendo em conta que usaremos apenas a bateria de lazer para as luzes LED, USB, e inversor para carregamento dos portáteis, que amperagem mínima necessitamos? 100AH? E que a que tipo de bateria recorrer: AGM ou GEL?
Agradeço antecipadamente. Votos de um óptimo domingo.
JoãoSalazar Escreveu:
Não me leve a mal, mas não concordo com ponto nenhum que acaba de enunciar.
Primeiro, o companheiro está na Suíça, por isso não representaria trabalho para nenhum profissional daqui.
Segundo, dos profissionais a que recorro, um deles bastante referenciado por aqui, só tenho a dizer que são extremamente abertos a todo o tipo de questão técnica. E não é por me ajudarem nas várias vezes que ajudaram, que deixaram de ter trabalho meu.
Aliás, quem é bom no que faz, não tem problema em ser aberto em relação ao seu trabalho.
Em relação à dúvida do companheiro, não vejo problema nenhum em ajudar. Não é por ajudar que vou ser responsável por qualquer problema que ocorra. Aliás, veja-se a quantidade de tópicos em fóruns, vídeos no YouTube e blogues presentes na net com informação sobre tudo.
Poderá colocar uma ficha dessas se quiser ter instalação 220V na carrinha, no caso de, em campings, querer usar aparelhos 220V. Nessa instalação, pode ligar um carregador de baterias que, mediante a forma como o instalar, pode carregar apenas a bateria da célula ou as duas (célula e motor).
Nunca é demais relembrar que instalações de electricidade e gás são coisas perfeitamente seguras quando são bem feitas. Quando não são, os problemas podem ser sérios. E a instalação de corrente continua é uma coisa que merece particular atenção à secção dos cabos a usar. Caso tenha dúvidas, aconcelhe-se junto de um transformador.
RMGM Escreveu:Companheiro "JMF1982"
Com a intenção de ajudar vou dar o exemplo do que tenho instalado na minha AC em relação á parte eléctrica.
1-Tenho um sistema de painéis exactamente igual ao que apresenta no esquema com a única diferença de que o meu é composto por 4 painéis de 90W e duas baterias.
2-Em separado desse sistema tenho outro composto por uma bateria que se encontra ligada em paralelo com a bateria da AC de forma que quando estou em movimento é carregada pelo alternador e que quando estou parado se encontra separada de forma a que se a utilizar não descarrego a bateria da AC .
3-Tenho uma instalação eléctrica para os 220 V com uma ficha de entrada, igual à que apresenta na foto seguida de um disjuntor de protecção e com varias tomadas colocadas em vários pontos para utilização dentro do habitáculo e que alimenta o frigorífico, e ligado a um transformador 220V/12V seguido de uma ponte rectificadora para para 12V DC. Esta instalação é utilizada quando estou parado num parque e a ela pode ser ligado um carregador de baterias que se necessário podem carregar as baterias que necessitarem de carga.
Estes três sistemas estão ligados a um quadro que me permite através de uma chave escolher qual quero utilizar na célula
No 1 e no 2 o frigorífico é utilizado a gás e no 3 a 220V
Salazar Escreveu:Primeiro, deverá fazer o exercício de prever a utilização de electricidade diária que irá fazer. E a isso juntar que tipo de frigorífico irá utilizar. Isto porque um frigorífico de absorção não irá gastar electricidade durante o tempo que estiver parado, enquanto que se optar por um com compressor, ele será responsável por um bom consumo durante a noite (mesmo o que têm night mode). Também deverá ter em conta o consumo eléctrico que o equipamento de aquecimento terá. E isto torna-se particularmente importante no inverno, em que o terá ligado durante toda a noite (se não for mesmo durante todo o dia).
A instalação solar só é útil durante o dia. E durantes os dias em que as condições meteorológicas permitem que ele seja útil. Garanto-lhe que, durante boa parte do inverno daí, o sistema solar só por si é insuficiente para lhe manter a bateria com carga. Mesmo que forre o tejadilho todo da carrinha com painéis solares.
A sua autonomia eléctrica vai depender apenas da capacidade da(s) bateria(s) que tiver.
Solar, eólica, ligação exterior a 220V, alternador do motor, etc são apenas fontes onde poderá carregar a(s) bateria(s).
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