Carregamento de baterias em parques de campismo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor JMF1982 » sábado mai 05, 2018 10:39 am

Olá a todos,

como devem ter reparado já noutro tópico, comprei uma Movano para conversão, e como tal aderi a este fórum a fim de conseguir alguma ajuda nas etapas.
Então, primeiramente, vamos instalar o painel solar e vamos ter a seguinte ligação:

Imagem

No entanto, estamos a ponderar colocar um "HOOK" de 240v, para carregamento da bateria de lazer quando estivermos a pernoitar em algum camping:

Imagem

A nossa questão é: esta é a única maneira de carregar a bateria, durante a noite num camping ou em sem sol, certo? E a instalação deste tipo de tomadas, requer alguma coisa em específico? Nos vídeos que vimos é necessário a instalação de um RCD, e pareceu-nos um pouco complicado.

Alguém tem experiência em montar estas tomadas em campers?

Agradeço antecipadamente,

João
JMF1982
 
Mensagens: 20
Registado: segunda mar 26, 2018 4:40 pm
Localização: Luzern, Suíça

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor Garrbel » sábado mai 05, 2018 4:06 pm

Boa tarde

JMF1982 Escreveu:colocar um "HOOK" de 240v


Não sei o que é um Hook. Se é só a entrada para 230V então precisa de um carregador. Nas AC's há uma entrada para ligar os 230V como essa da foto e depois, lá dentro há um carregador. Se o Hook é o conjunto de ficha+carregador então não precisa de mais nada.

JMF1982 Escreveu:esta é a única maneira de carregar a bateria


Há mais maneiras: geradores a gasolina, a gas que fornecem 230V, Efoy que fornece 12V, aerogerador e creio que é tudo
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor jgomes » sábado mai 05, 2018 8:03 pm

Companheiro ou futuro companheiro JMF1982:

- desculpe desde já, a minha sinceridade, mas francamente está a colocar dúvidas e perguntas demasiado pertinentes;
- é demasiado arriscado alguém lhe poder responder, tal como o povo diz, não vá o diabo tecê-las;
- aqui no forum, de certeza, não vai ter a opinião ou conselho de alguém profissional ou que entenda verdadeiramente do assunto, senão lá vão os euros do negócio. o que,
em abono da verdade, se entende;
- se alguém lhe der opinião,e, se a seguir, depois por causa de curto-circuito ou de outra coisa lá se vai tudo, como é que é!?

Que me desculpem o Administradores deste FORUM, mas acho que a realidade é este.

Cumprimentos e votos de que consiga atingir os seus objectivos.

Estamos cá para nos ajudarmos.
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor Salazar » sábado mai 05, 2018 8:51 pm

jgomes Escreveu:Companheiro ou futuro companheiro JMF1982:

- desculpe desde já, a minha sinceridade, mas francamente está a colocar dúvidas e perguntas demasiado pertinentes;
- é demasiado arriscado alguém lhe poder responder, tal como o povo diz, não vá o diabo tecê-las;
- aqui no forum, de certeza, não vai ter a opinião ou conselho de alguém profissional ou que entenda verdadeiramente do assunto, senão lá vão os euros do negócio. o que,
em abono da verdade, se entende;
- se alguém lhe der opinião,e, se a seguir, depois por causa de curto-circuito ou de outra coisa lá se vai tudo, como é que é!?

Que me desculpem o Administradores deste FORUM, mas acho que a realidade é este.

Cumprimentos e votos de que consiga atingir os seus objectivos.

Estamos cá para nos ajudarmos.


Não me leve a mal, mas não concordo com ponto nenhum que acaba de enunciar.

Primeiro, o companheiro está na Suíça, por isso não representaria trabalho para nenhum profissional daqui.
Segundo, dos profissionais a que recorro, um deles bastante referenciado por aqui, só tenho a dizer que são extremamente abertos a todo o tipo de questão técnica. E não é por me ajudarem nas várias vezes que ajudaram, que deixaram de ter trabalho meu.
Aliás, quem é bom no que faz, não tem problema em ser aberto em relação ao seu trabalho.
Em relação à dúvida do companheiro, não vejo problema nenhum em ajudar. Não é por ajudar que vou ser responsável por qualquer problema que ocorra. Aliás, veja-se a quantidade de tópicos em fóruns, vídeos no YouTube e blogues presentes na net com informação sobre tudo.

Poderá colocar uma ficha dessas se quiser ter instalação 220V na carrinha, no caso de, em campings, querer usar aparelhos 220V. Nessa instalação, pode ligar um carregador de baterias que, mediante a forma como o instalar, pode carregar apenas a bateria da célula ou as duas (célula e motor).
Nunca é demais relembrar que instalações de electricidade e gás são coisas perfeitamente seguras quando são bem feitas. Quando não são, os problemas podem ser sérios. E a instalação de corrente continua é uma coisa que merece particular atenção à secção dos cabos a usar. Caso tenha dúvidas, aconcelhe-se junto de um transformador.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor JMF1982 » domingo mai 06, 2018 10:11 am

Olá,

obrigado pela resposta. Nós não temos uma AC, nós temos uma carrinha que estamos a converter para autovivenda.

Meus cumprimentos,

João


Garrbel Escreveu:Boa tarde

JMF1982 Escreveu:colocar um "HOOK" de 240v


Não sei o que é um Hook. Se é só a entrada para 230V então precisa de um carregador. Nas AC's há uma entrada para ligar os 230V como essa da foto e depois, lá dentro há um carregador. Se o Hook é o conjunto de ficha+carregador então não precisa de mais nada.

JMF1982 Escreveu:esta é a única maneira de carregar a bateria


Há mais maneiras: geradores a gasolina, a gas que fornecem 230V, Efoy que fornece 12V, aerogerador e creio que é tudo
JMF1982
 
Mensagens: 20
Registado: segunda mar 26, 2018 4:40 pm
Localização: Luzern, Suíça

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor JMF1982 » domingo mai 06, 2018 10:13 am

Olá,

obrigado pela resposta e sinceridade.
Eu não procuro ninguém profissional, senão não teria vindo ao fórum. O que procuro é uma ajuda e conhecimento de alguém que percebe mais de "campers" do que eu. E, certamente, qualquer um aqui no fórum, percebe (deduzo).

Meus cumprimentos,

João

jgomes Escreveu:Companheiro ou futuro companheiro JMF1982:

- desculpe desde já, a minha sinceridade, mas francamente está a colocar dúvidas e perguntas demasiado pertinentes;
- é demasiado arriscado alguém lhe poder responder, tal como o povo diz, não vá o diabo tecê-las;
- aqui no forum, de certeza, não vai ter a opinião ou conselho de alguém profissional ou que entenda verdadeiramente do assunto, senão lá vão os euros do negócio. o que,
em abono da verdade, se entende;
- se alguém lhe der opinião,e, se a seguir, depois por causa de curto-circuito ou de outra coisa lá se vai tudo, como é que é!?

Que me desculpem o Administradores deste FORUM, mas acho que a realidade é este.

Cumprimentos e votos de que consiga atingir os seus objectivos.

Estamos cá para nos ajudarmos.
JMF1982
 
Mensagens: 20
Registado: segunda mar 26, 2018 4:40 pm
Localização: Luzern, Suíça

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor JMF1982 » domingo mai 06, 2018 10:19 am

Olá Salazar,

grato pela sua resposta mais uma vez.
Precisamente. Para nós que estamos a entrar no mundo "camping" agora, tudo parece um pouco confuso, principalmente para quem nunca teve que se relacionar com determinados termos e conceitos. Procuramos respostas simples e directas que, por exemplo, encontramos em vídeos de 30/45 min no youtube, os quais já perdi a conta às horas passadas a ver.

Estivemos a ponderar, e talvez não precisemos, para já de colocar uma tomada de 230v para conseguir energia durante a noite nos campings. Vamos ficar só com o sistema de painel solar e bateria de lazer.
Na sua opinião, e tendo em conta que usaremos apenas a bateria de lazer para as luzes LED, USB, e inversor para carregamento dos portáteis, que amperagem mínima necessitamos? 100AH? E que a que tipo de bateria recorrer: AGM ou GEL?

Agradeço antecipadamente. Votos de um óptimo domingo.

João

Salazar Escreveu:
Não me leve a mal, mas não concordo com ponto nenhum que acaba de enunciar.

Primeiro, o companheiro está na Suíça, por isso não representaria trabalho para nenhum profissional daqui.
Segundo, dos profissionais a que recorro, um deles bastante referenciado por aqui, só tenho a dizer que são extremamente abertos a todo o tipo de questão técnica. E não é por me ajudarem nas várias vezes que ajudaram, que deixaram de ter trabalho meu.
Aliás, quem é bom no que faz, não tem problema em ser aberto em relação ao seu trabalho.
Em relação à dúvida do companheiro, não vejo problema nenhum em ajudar. Não é por ajudar que vou ser responsável por qualquer problema que ocorra. Aliás, veja-se a quantidade de tópicos em fóruns, vídeos no YouTube e blogues presentes na net com informação sobre tudo.

Poderá colocar uma ficha dessas se quiser ter instalação 220V na carrinha, no caso de, em campings, querer usar aparelhos 220V. Nessa instalação, pode ligar um carregador de baterias que, mediante a forma como o instalar, pode carregar apenas a bateria da célula ou as duas (célula e motor).
Nunca é demais relembrar que instalações de electricidade e gás são coisas perfeitamente seguras quando são bem feitas. Quando não são, os problemas podem ser sérios. E a instalação de corrente continua é uma coisa que merece particular atenção à secção dos cabos a usar. Caso tenha dúvidas, aconcelhe-se junto de um transformador.
JMF1982
 
Mensagens: 20
Registado: segunda mar 26, 2018 4:40 pm
Localização: Luzern, Suíça

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor RMGM » domingo mai 06, 2018 9:06 pm

Companheiro "JMF1982"
Com a intenção de ajudar vou dar o exemplo do que tenho instalado na minha AC em relação á parte eléctrica.
1-Tenho um sistema de painéis exactamente igual ao que apresenta no esquema com a única diferença de que o meu é composto por 4 painéis de 90W e duas baterias.

2-Em separado desse sistema tenho outro composto por uma bateria que se encontra ligada em paralelo com a bateria da AC de forma que quando estou em movimento é carregada pelo alternador e que quando estou parado se encontra separada de forma a que se a utilizar não descarrego a bateria da AC .

3-Tenho uma instalação eléctrica para os 220 V com uma ficha de entrada, igual à que apresenta na foto seguida de um disjuntor de protecção e com varias tomadas colocadas em vários pontos para utilização dentro do habitáculo e que alimenta o frigorífico, e ligado a um transformador 220V/12V seguido de uma ponte rectificadora para para 12V DC. Esta instalação é utilizada quando estou parado num parque e a ela pode ser ligado um carregador de baterias que se necessário podem carregar as baterias que necessitarem de carga.

Estes três sistemas estão ligados a um quadro que me permite através de uma chave escolher qual quero utilizar na célula

No 1 e no 2 o frigorífico é utilizado a gás e no 3 a 220V
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor Salazar » segunda mai 07, 2018 12:16 am

JMF1982 Escreveu:Olá Salazar,

grato pela sua resposta mais uma vez.
Precisamente. Para nós que estamos a entrar no mundo "camping" agora, tudo parece um pouco confuso, principalmente para quem nunca teve que se relacionar com determinados termos e conceitos. Procuramos respostas simples e directas que, por exemplo, encontramos em vídeos de 30/45 min no youtube, os quais já perdi a conta às horas passadas a ver.

Estivemos a ponderar, e talvez não precisemos, para já de colocar uma tomada de 230v para conseguir energia durante a noite nos campings. Vamos ficar só com o sistema de painel solar e bateria de lazer.
Na sua opinião, e tendo em conta que usaremos apenas a bateria de lazer para as luzes LED, USB, e inversor para carregamento dos portáteis, que amperagem mínima necessitamos? 100AH? E que a que tipo de bateria recorrer: AGM ou GEL?

Agradeço antecipadamente. Votos de um óptimo domingo.

João

Salazar Escreveu:
Não me leve a mal, mas não concordo com ponto nenhum que acaba de enunciar.

Primeiro, o companheiro está na Suíça, por isso não representaria trabalho para nenhum profissional daqui.
Segundo, dos profissionais a que recorro, um deles bastante referenciado por aqui, só tenho a dizer que são extremamente abertos a todo o tipo de questão técnica. E não é por me ajudarem nas várias vezes que ajudaram, que deixaram de ter trabalho meu.
Aliás, quem é bom no que faz, não tem problema em ser aberto em relação ao seu trabalho.
Em relação à dúvida do companheiro, não vejo problema nenhum em ajudar. Não é por ajudar que vou ser responsável por qualquer problema que ocorra. Aliás, veja-se a quantidade de tópicos em fóruns, vídeos no YouTube e blogues presentes na net com informação sobre tudo.

Poderá colocar uma ficha dessas se quiser ter instalação 220V na carrinha, no caso de, em campings, querer usar aparelhos 220V. Nessa instalação, pode ligar um carregador de baterias que, mediante a forma como o instalar, pode carregar apenas a bateria da célula ou as duas (célula e motor).
Nunca é demais relembrar que instalações de electricidade e gás são coisas perfeitamente seguras quando são bem feitas. Quando não são, os problemas podem ser sérios. E a instalação de corrente continua é uma coisa que merece particular atenção à secção dos cabos a usar. Caso tenha dúvidas, aconcelhe-se junto de um transformador.


Primeiro, deverá fazer o exercício de prever a utilização de electricidade diária que irá fazer. E a isso juntar que tipo de frigorífico irá utilizar. Isto porque um frigorífico de absorção não irá gastar electricidade durante o tempo que estiver parado, enquanto que se optar por um com compressor, ele será responsável por um bom consumo durante a noite (mesmo o que têm night mode). Também deverá ter em conta o consumo eléctrico que o equipamento de aquecimento terá. E isto torna-se particularmente importante no inverno, em que o terá ligado durante toda a noite (se não for mesmo durante todo o dia).
A instalação solar só é útil durante o dia. E durantes os dias em que as condições meteorológicas permitem que ele seja útil. Garanto-lhe que, durante boa parte do inverno daí, o sistema solar só por si é insuficiente para lhe manter a bateria com carga. Mesmo que forre o tejadilho todo da carrinha com painéis solares.
A sua autonomia eléctrica vai depender apenas da capacidade da(s) bateria(s) que tiver.
Solar, eólica, ligação exterior a 220V, alternador do motor, etc são apenas fontes onde poderá carregar a(s) bateria(s).
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor JMF1982 » segunda mai 07, 2018 8:59 am

Olá RMGM,

obrigado pela resposta e partilha de informação.
A primeira questão que coloco é se o sistema que tem de carregar a bateria de lazer com a bateria do carro não tira longevidade à bateria do carro? Porque tenho ideia de que li isso algures num fórum ou num vídeo, daí nem termos colocado a questão de usar esse sistema. Mas caso a resposta seja negativa, então possivelmente passa a ser uma opção para nós também :roll:

Para já vamos mesmo só ter o inversor para 220v, porque pensamos ser possível a manutenção dos aparelhos a usar apenas com uma bateria de lazer, carregada pelo painel solar. A colocação de uma tomada para carregamento nos parques de campismo para já fica sem efeito.

Falou no frigorífico e tocou num ponto pertinente para nós também. Ainda não sabemos bem qual usar, pois descobrimos há pouco que é possível ter um frigorífico sem recorrer a corrente eléctrica. E que inclusivé existem a 12v? é isso, não é? Ou estou a dizer alguma barbarida? :oops: :oops: :oops:

Meus cumprimentos,

João

RMGM Escreveu:Companheiro "JMF1982"
Com a intenção de ajudar vou dar o exemplo do que tenho instalado na minha AC em relação á parte eléctrica.
1-Tenho um sistema de painéis exactamente igual ao que apresenta no esquema com a única diferença de que o meu é composto por 4 painéis de 90W e duas baterias.

2-Em separado desse sistema tenho outro composto por uma bateria que se encontra ligada em paralelo com a bateria da AC de forma que quando estou em movimento é carregada pelo alternador e que quando estou parado se encontra separada de forma a que se a utilizar não descarrego a bateria da AC .

3-Tenho uma instalação eléctrica para os 220 V com uma ficha de entrada, igual à que apresenta na foto seguida de um disjuntor de protecção e com varias tomadas colocadas em vários pontos para utilização dentro do habitáculo e que alimenta o frigorífico, e ligado a um transformador 220V/12V seguido de uma ponte rectificadora para para 12V DC. Esta instalação é utilizada quando estou parado num parque e a ela pode ser ligado um carregador de baterias que se necessário podem carregar as baterias que necessitarem de carga.

Estes três sistemas estão ligados a um quadro que me permite através de uma chave escolher qual quero utilizar na célula

No 1 e no 2 o frigorífico é utilizado a gás e no 3 a 220V
JMF1982
 
Mensagens: 20
Registado: segunda mar 26, 2018 4:40 pm
Localização: Luzern, Suíça

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor JMF1982 » segunda mai 07, 2018 9:18 am

Salazar Escreveu:Primeiro, deverá fazer o exercício de prever a utilização de electricidade diária que irá fazer. E a isso juntar que tipo de frigorífico irá utilizar. Isto porque um frigorífico de absorção não irá gastar electricidade durante o tempo que estiver parado, enquanto que se optar por um com compressor, ele será responsável por um bom consumo durante a noite (mesmo o que têm night mode). Também deverá ter em conta o consumo eléctrico que o equipamento de aquecimento terá. E isto torna-se particularmente importante no inverno, em que o terá ligado durante toda a noite (se não for mesmo durante todo o dia).
A instalação solar só é útil durante o dia. E durantes os dias em que as condições meteorológicas permitem que ele seja útil. Garanto-lhe que, durante boa parte do inverno daí, o sistema solar só por si é insuficiente para lhe manter a bateria com carga. Mesmo que forre o tejadilho todo da carrinha com painéis solares.
A sua autonomia eléctrica vai depender apenas da capacidade da(s) bateria(s) que tiver.
Solar, eólica, ligação exterior a 220V, alternador do motor, etc são apenas fontes onde poderá carregar a(s) bateria(s).


Olá Salazar,

o frigorífico ainda estamos a ponderar (aprender) qual usar. Não tenho ideia do que seja um frigorífico por absorção, mas vamos optar, certamente, pelo que tiver melhor preço/qualidade, tendo em conta as nossas necessidades e a do sistema eléctrico a usar. Como escrevi na resposta ao colega no comentário acima, acho que ainda estamos na fase de aprender as diferenças entre cada um. À primeira vista, um frigorífico a gás ou a 12v, parece-nos bem, porque se usarmos um a 220v, o consumo da bateria vai ser maior (suponho).

Sim, estamos cientes em relação ao sistema solar poder ser ineficiente aqui na Suíça e restante Europa central, mas como vamos usar maioritariamente no Verão, para já é suficiente.

Vamos precisar de energia para:

- 4 LEDs no tecto
- Carregamento de telemoveis (USB)
- Carregamento de laptops (220v)
- Frigorífico (12 v ou 220v)

Vai estar tudo ligado a um painel como este:

Imagem

Imagem

Imagem



Outra questão que trago comigo é:

Na tomada 220v que tenho no inversor, posso colocar uma extensão que me permita ter 2 laptops a carregar?

Imagem



Vocês nem imaginam o quanto nós agradecemos os vossos comentários e ajudas.

Muito obrigado.

Cumprimentos,

João
JMF1982
 
Mensagens: 20
Registado: segunda mar 26, 2018 4:40 pm
Localização: Luzern, Suíça

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor RMGM » segunda mai 07, 2018 3:29 pm

companheiro "JMF1984"

Em relação ao carregamento da segunda bateria com o carro em movimento não tenho razão de queixa com a longevidade da bateria do carro

O processo é o seguinte
Quando estou parado a bateria 2 está separada da bateria 1
Assim posso utilizar a B.2 sem gastar a B.1 tendo desta forma a certeza que não vou ter problemas em pôr o motor em movimento
Quando ponho o motor em movimento e porque o meu alternador tem capacidade para isso, então junto as duas, e assim ele carrega as duas sem que a B.1 seja sobrecarregada com a descarga da B.2 pois o alternador está a compensar.
Este sistema obriga a que tenhamos de andar todos os dias de forma a carregar as baterias

Em relação ao frigorífico que é normalmente utilizado nas autocaravanas são os de absorção
Estes frigoríficos funcionam com resistências eléctricas de 12V e de 220V e também a gás por isso são chamados "trivalente"
É desta forma que conseguem o calor necessário para por em circulação o liquido que faz a absorção do calor dentro deles assim baixando a temperatura interior
Estes frigoríficos a trabalhar a 12 V consomem pelo menos 10A o que faz com que só possam ser utilizados a 12V quando estamos em movimento para manter a temperatura baixa enquanto nos deslocamos e o alternador está a compensar esse consumo .
Quando estamos em parados liga-se ou gás ou aos 220V se estiverem disponíveis.
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor RMGM » segunda mai 07, 2018 5:31 pm

companheiro "JMF1984"

Em relação a parte da instalação eléctrica há que ter atenção que quando se trata de 12V as intensidades da corrente é normalmente alta, assim é preciso que os condutores usados sejam de secção adequada e se a distancia entre a fonte e o aparelho em questão for grande á que aumentar essa secção para evitar perdas de potencia
Por exemplo ligação dos 12V ao frigorífico
Utilizar um condutor exclusivo (de secção adequada tendo em conta o consumo e a distancia, protegido por um fusível, este também adequado ao consumo),entre a bateria da célula e o frigorífico,intercalando um relé (por ex. de 30A) que só é accionado quando se liga da viatura. Desta forma garante que nunca se esquece de desligar o frigorífico quando pára e poupa a bateria
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor JMF1982 » terça mai 08, 2018 7:25 am

Bom dia RMGM,

gratos pelos dois comentários :D
Às vezes sinto-me tão perdido nesta jornada, ahah. E por isso, quaisquer ajudas por alguém que perceba mais do que eu (o que não é díficil :oops: ), é bem vinda.
A cada post que leio fico mais baralhado, porque são tantos termos novos que não dá para acompanhar todos :lol: :lol:

Em relação à bateria, e como referiu que temos de andar com a carrinha todos os dias para carregamento das baterias, já ficámos um pouco mais de pé atrás. Calculo que simplesmente pôr a carrinha a trabalhar seja suficiente? :roll:

O frigorífico de 12v parece-nos bem. Ou seja, quando conduzimos pode estar ligado aos 12v, e quando acampamos terei de o ligar a uma tomada de 220v, certo? À partida isso não será problema, uma vez que teremos essa opção também devido ao inversor. Durante a noite fica ligado aos 220v, correcto? E em relação ao barulho? São silenciosos? E será que a bateria de lazer com 110AH (caso esteja carregada a 100%) vai aguentar a noite toda com o frigorífico?

Estive a ver o seu instagram e segui-o. "BtheXception" :)

Muito obrigado,

João
JMF1982
 
Mensagens: 20
Registado: segunda mar 26, 2018 4:40 pm
Localização: Luzern, Suíça

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor RMGM » terça mai 08, 2018 5:53 pm

companheiro JMF1982

Pôr o motor a trabalhar não é a mesma coisa ,porque a rotação do alternador é muito mais baixa daí pouco carrega

Em relação ao Frigorífico quando falo nos 220 é da rede e não do inversor
O problema está no consumo eléctrico,como já disse eles a 12V consomem 10A o que quer dizer que têm uma potencia de 120W
Se o ligar ao inversor a potencia é a mesma daí o consumo também com a agravante do consumo do inversor
Sem certezas a bateria que refere estará no mínimo em 4H
A opção correta será a utilização a gás quando está parado a 12V em movimento e a 220V quando Houver a possibilidade de ligar à rede
Nunca usar a gás quando estiver em movimento
Eles são silenciosos porque trabalham com resistências e não com compressores
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron