por Salazar » quarta mai 02, 2018 3:38 pm
Eu comprei o meu set na Gearbest. Demorou umas 3 semanas a chegar, mas não paga alfândega. Câmara e monitor ficaram em cerca de €50 com portes. Pode ver como ficou no meu Instagram no link na assinatura.
Obtei por fio porque tinha lido vários reviews a falar de interferências nos sistemas wireless. Para além disso queria o monitor no espelho retrovisor central e uma câmara discreta. A alimentação da câmara seguiu com o cabo de vídeo desde o tablier. A minha liga logo com o contacto pos-igniçao e assim funciona como retrovisor. Primeiro porque é mais útil e segundo porque ia ter mais trabalho à procura de uma luz de marcha atrás. Para além do conjunto, comprei um cabo de vídeo com ficha RCA de 10 metros (o que vinha tinha 5 metros) e fichas tipo automóvel na Mauser para as ligações ficarem catitas.
Edit:
Agora com mais calma.
Fui buscar a alimentação do monitor e da câmara à ligação do auto-rádio. A câmara tem corrente e massa e o monitor tem corrente, massa e um fio verde que, quando recebe 12V, liga logo o monitor na entrada da câmara - para, p.e., ligar a uma luz de marcha atrás. No meu caso, também o liguei ao pós-contacto da ignição. Assim, quando ligo a carrinha, liga logo a câmara, o monitor e coloca o monitor no canal da câmara. Não me recordo do grau de abertura da câmara, mas como é larguito, permite que se use como retrovisor. Bem útil com aqueles amantes do drafting ou quando acabamos uma ultrapassagem. O pior é o trabalho que a instalação dá; desmontar tablier, retirar bancos e estrutura dos bancos, forro do chão, passar fios, colocar a câmara, testar, montar tudo de novo e ter a sorte de ficar tudo a funcionar à primeira e sobreviver o primeiro teste de estrada.