PNEUS - Que tipo ?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

PNEUS - Que tipo ?

Mensagempor Manel » terça Oct 31, 2017 3:27 pm

Olá

Tenho Tenho os Pneus já com 7 anos e 70.000 Klm!
A Ac fica em garagem.
Os da frente parecem-me já gastos e já não devem passar na inspecção.
Independentemente da inspecção eu preservo a segurança!

A questão é:
O que me aconselham? Mudar já os 4 ?
Qual o tipo? Sei que há próprios para AC (Camper?) e pouco mais sei sobre pneus...
Quem por aqui, me pode ajudar (dar uma dica)
Desde já fica o meu MUITO OBRIGADO!
Abraço
Eugenio Reis
Manel
 
Mensagens: 251
Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm
Localização: Torres Novas

Re: PNEUS - Que tipo ?

Mensagempor las2855 » terça Oct 31, 2017 7:32 pm

Caro companheiro,

Cada um sabe de si claro está, mas pneus com sete anos mudava todos.
5 anos costuma ser o máximo aconselhado pois a borracha com o passar do tempo perde propriedades mesmo com bom aspecto.
Pneus Camping ou não depende da carga a que estão sujeitos e à frequência com que rolam ou estão parados.
No meu caso tenho uma autovivenda, mais ligeira, não é necessário serem os Camping mais caros. Basta pneus do tipo C ('Cargo') com capacidade de carga suficiente.

Boas voltas!
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Re: PNEUS - Que tipo ?

Mensagempor jgomes » terça Oct 31, 2017 10:23 pm

Boa noite.
De acordo com o companheiro las2855.
Para autocaravanas, os pneus bons e de preço razoável, conheço e uso na minha CONTINENTAL VANCO CAMPER.
Cumprimentos.
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: PNEUS - Que tipo ?

Mensagempor Manel » segunda nov 06, 2017 10:32 am

Olá

Obrigado pelas vossas dicas.
Com a vossa ajuda já decidi mudar os 4.
Embora os de trás estejam aparentemente com bom piso... não posso (não devo) arriscar andar com pneus com mais de 7 anos.
Quanto à marca estou inclinado para Michelin Agilis Camping (iguais aos que vinham de origem.
Fiquem bem
Eugénio Reis
Manel
 
Mensagens: 251
Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm
Localização: Torres Novas

Re: PNEUS - Que tipo ?

Mensagempor ADinis » sexta dez 08, 2017 11:50 pm

Boas.
Eu trocava os 4 por pneus CAMPING!

Na minha opinião, como já disse em outros tópicos, pneus de carga são uma coisa, pneus de camping são outra.
Eu acho que um pneu de camping é desenhado para suportar carga, aguentar vários dias sempre na mesma posição... entre outras coisas...

ah e como está o pneu suplente? pelo menos tem ar?? :)

Um abraço
ADinis
 
Mensagens: 105
Registado: terça ago 09, 2016 9:34 pm
Localização: Aveiro

Re: PNEUS - Que tipo ?

Mensagempor Manel » sábado dez 09, 2017 10:56 am

Olá

Pneu suplente ............. Não tenho!

Já não trazia de origem e tenho confiado no Kit que trazia para insuflar (ar + gel (?) que trazia !

Tenho também a intenção de fazer, à semelhança do que já fiz com estes, insuflar previamente em todos os pneus, um liquido anti-furos!

Já agora.... algum companheiro tem opinião ou experiência nesta matéria ?

Fiquem bem
Abraço
Eugénio Reis
Manel
 
Mensagens: 251
Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm
Localização: Torres Novas

Re: PNEUS - Que tipo ?

Mensagempor Fernando Dias Santos » sexta dez 15, 2017 3:20 pm

Boa tarde companheiros,

Antes de mais, aproveito esta oportunidade para desejar um Santo Natal e um próspero 2018 a todos os companheiros registados no fórum.

Passando agora ao assunto relacionado com a troca de pneus, partilho convosco a minha experiência nesta matéria. Em 2015, na viagem de ida que fiz a Roma, ia eu em França quando um dos pneus traseiros rebentou em autoestrada simplesmente porque a rolarem a uns simples 80 Km/hora estes aqueceram de tal forma que um deles não aguentou. A idade dos meus pneus era de aproximadamente 7 anos. Bem sei que dói a alma trocarmos 4 pneus de uma assentada só mas, seguramente, teria doído muito mais se os estragos provenientes de um rebentamento fossem avultados ou colocassem a nossa vida em perigo.

Chegado a Portugal, aproveitei um dos 3 pneus sobrantes para lhe aplicar uma jante comprada na sucata e, talvez devido ao trauma, presentemente, viajo sempre com 4 pneus no alcatrão e 2 arrecadados como suplentes.

Recordo-me bem da dificuldade que tive no estrangeiro para me colocarem um simples taco. As oficinas olhavam para a matrícula e, sendo estrangeiro, a sugestão era sempre a mesma.. A de só me venderem 2 pneus novos a preços proibitivos que roçavam a extorsão. Valeu-me a ajuda de um português de Barcelos (a quem fiquei muito grato) que foi incansável em ajudar-me a encontrar uma solução ajustada à realidade. Quando estamos empanados ou "fragilizados" num país que não é o nosso, tudo é mais difícil para nós, mesmo dominando um idioma que não é o nosso.

Partilhada esta minha experiência, sugiro a troca de todos os pneus de 5 em 5 anos (recomendação feita pela rapaziada que lida diretamente com estes assuntos no seu dia-a-dia) bem como a de trazer, pelo menos, um pneu suplente.

Um bem-haja a todos os companheiros,

Saudações autocaravanistas.

Fernando Santos.
Fernando Dias Santos
 
Mensagens: 65
Registado: quarta set 30, 2015 6:37 pm
Localização: Santarém


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes