Anti-congelante no depósito das águas cinzentas

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Anti-congelante no depósito das águas cinzentas

Mensagempor cookie » segunda set 11, 2017 5:54 pm

Olá companheiros.

Já alguém colocou anti-congelante no depósito das águas cinzentas? Vamos supor que esse meu depósito está localizado no exterior da viatura. Indo uns dias para a neve o mais provável é que o seu conteúdo congele... Haverá problema em colocar anti-congelante?

Grata pelas opiniões.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Anti-congelante no depósito das águas cinzentas

Mensagempor Salazar » segunda set 11, 2017 6:36 pm

Também já tive essa dúvida. A questão é a diluição.
Não me lembro dos valores, mas na próxima vez que for a um hipermercado pode confirmar na secção dos produtos auto. Mesmo os anticongelantes concentrados, quando diluídos em volumes de 80/100L, não garantem grande poder anticongelante.

No entanto, no ano passado coloquei um litro de anticongelante concentrado do continente nas deslocações que fizemos à serra e a bejar e de manhã o depósito não estava congelado.

Tenho prometido a mim mesmo há uns bons meses instalar uma resistência com termóstato...
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Anti-congelante no depósito das águas cinzentas

Mensagempor cookie » segunda set 11, 2017 6:46 pm

Salazar Escreveu:Também já tive essa dúvida. A questão é a diluição.
Não me lembro dos valores, mas na próxima vez que for a um hipermercado pode confirmar na secção dos produtos auto. Mesmo os anticongelantes concentrados, quando diluídos em volumes de 80/100L, não garantem grande poder anticongelante.

No entanto, no ano passado coloquei um litro de anticongelante concentrado do continente nas deslocações que fizemos à serra e a bejar e de manhã o depósito não estava congelado.

Tenho prometido a mim mesmo há uns bons meses instalar uma resistência com termóstato...


Obrigada companheiro!!
A nossa ac tem chão duplo portanto não temos esse problema é já estivemos na montanha com -12 graus... Mas a dos meus pais não tem... A minha dúvida era também se seria legítima/segura essa ideia... Mas pelos vistos poderá funcionar :-)
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Anti-congelante no depósito das águas cinzentas

Mensagempor Salazar » segunda set 11, 2017 7:37 pm

Do ponto de vista da saúde dos materiais, o anticongelante é o melhor. Mas como lhe disse, na teoria, o poder de diluição num depósito de águas cinzentas é diminuto. E é um litro que vai ocupar. A resistência é uma solução, em Espanha é vendida a metade do preço de cá e a instalação é super simples. Para uma utilização intensiva, existe o problema de ser mais uma coisa a gastar bateria, ainda para mais no inverno em que os painéis solares pouco ajudam. Mas são só 30w. E a que tem termóstato só trabalha quando a temperatura da água baixa dos 5°c.

Outra são os detergentes biodegraveis. :wink:
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Anti-congelante no depósito das águas cinzentas

Mensagempor cookie » segunda set 11, 2017 8:42 pm

Salazar Escreveu:Do ponto de vista da saúde dos materiais, o anticongelante é o melhor. Mas como lhe disse, na teoria, o poder de diluição num depósito de águas cinzentas é diminuto. E é um litro que vai ocupar. A resistência é uma solução, em Espanha é vendida a metade do preço de cá e a instalação é super simples. Para uma utilização intensiva, existe o problema de ser mais uma coisa a gastar bateria, ainda para mais no inverno em que os painéis solares pouco ajudam. Mas são só 30w. E a que tem termóstato só trabalha quando a temperatura da água baixa dos 5°c.

Outra são os detergentes biodegraveis. :wink:


Refere-se a algo deste género?

http://www.lulukabaraka.com/fitxaProduc ... ducte=R12V
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Anti-congelante no depósito das águas cinzentas

Mensagempor Salazar » segunda set 11, 2017 9:10 pm

cookie Escreveu:
Salazar Escreveu:Do ponto de vista da saúde dos materiais, o anticongelante é o melhor. Mas como lhe disse, na teoria, o poder de diluição num depósito de águas cinzentas é diminuto. E é um litro que vai ocupar. A resistência é uma solução, em Espanha é vendida a metade do preço de cá e a instalação é super simples. Para uma utilização intensiva, existe o problema de ser mais uma coisa a gastar bateria, ainda para mais no inverno em que os painéis solares pouco ajudam. Mas são só 30w. E a que tem termóstato só trabalha quando a temperatura da água baixa dos 5°c.

Outra são os detergentes biodegraveis. :wink:


Refere-se a algo deste género?

http://www.lulukabaraka.com/fitxaProduc ... ducte=R12V


Exacto.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Anti-congelante no depósito das águas cinzentas

Mensagempor bushman » domingo set 24, 2017 9:56 pm

cookie Escreveu:
Salazar Escreveu:Também já tive essa dúvida. A questão é a diluição.
Não me lembro dos valores, mas na próxima vez que for a um hipermercado pode confirmar na secção dos produtos auto. Mesmo os anticongelantes concentrados, quando diluídos em volumes de 80/100L, não garantem grande poder anticongelante.

No entanto, no ano passado coloquei um litro de anticongelante concentrado do continente nas deslocações que fizemos à serra e a bejar e de manhã o depósito não estava congelado.

Tenho prometido a mim mesmo há uns bons meses instalar uma resistência com termóstato...


Obrigada companheiro!!
A nossa ac tem chão duplo portanto não temos esse problema é já estivemos na montanha com -12 graus... Mas a dos meus pais não tem... A minha dúvida era também se seria legítima/segura essa ideia... Mas pelos vistos poderá funcionar :-)



Boa noite Cookie

Sim, pode colocar o anticongelante.
Já coloquei e agora foi-me aconselhado também por uma oficina de autocaravanas.
No entanto isolei todos os tubos que consegui, com fita de isolamento(espuma preta).
A minha Ac não tem chão duplo e só me congelou o esgota quando apanhei 20 graus negativos. Este ano tive 1 semana com entre os -8 e os -4 em valais e não chegou a congelar.

Cmps
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Re: Anti-congelante no depósito das águas cinzentas

Mensagempor time_out » segunda set 25, 2017 11:36 am

cookie Escreveu:Olá companheiros.

Já alguém colocou anti-congelante no depósito das águas cinzentas? Vamos supor que esse meu depósito está localizado no exterior da viatura. Indo uns dias para a neve o mais provável é que o seu conteúdo congele... Haverá problema em colocar anti-congelante?

Grata pelas opiniões.


Boa tarde

As águas cinzentas não tem problema de congelarem a não ser que seja para se ficar muito tempo parado num local exposto a vento frio e temperaturas muito baixas.

O anticongelante teria de ser em quantidade tal que iria reduzir a capacidade do depósito.

Se os tubos para a entrada no deposito por acaso congelarem colocar água quente em cada um dos acessos ao deposito
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Anti-congelante no depósito das águas cinzentas

Mensagempor cookie » segunda set 25, 2017 11:43 am

Companheiros

A autonomia não é problema pois a paragem será numa estação com área de serviço.

Obrigada a todos pelos conselhos e testemunhos.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Anti-congelante no depósito das águas cinzentas

Mensagempor danibeja » segunda set 25, 2017 7:15 pm

Boa noite,

Deve confirmar primeiro se a sua ac tem algum dispositivo de aquecimento dos depositos.... por vezes temos as coisas e não sabemos... foi o meu caso....

Em Junho tive uma avaria na canalização das aguas cinzentas e tive que desmontar o deposito... quando o tirei tive duas surpresas, uma boa e uma má lol.... tinha uma uniao partida (a minha canalização e toda em tubos rigidos) e quando olho para a parte superior verifiquei que tinha um tubo do aquecimento central ali ligado, que deixa passar ar quente para a parte entre a forra e o deposito....

Verifiquei depois que o depósito das águas limpas tem o mesmo sistema, logo não terei problemas de congelamento de águas, desde que tenha o aquecimento ligado.

Logo a água não irá arrefecer para as temperaturas que estão na rua...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Anti-congelante no depósito das águas cinzentas

Mensagempor cookie » terça set 26, 2017 8:00 am

danibeja Escreveu:Boa noite,

Deve confirmar primeiro se a sua ac tem algum dispositivo de aquecimento dos depositos.... por vezes temos as coisas e não sabemos... foi o meu caso....

Em Junho tive uma avaria na canalização das aguas cinzentas e tive que desmontar o deposito... quando o tirei tive duas surpresas, uma boa e uma má lol.... tinha uma uniao partida (a minha canalização e toda em tubos rigidos) e quando olho para a parte superior verifiquei que tinha um tubo do aquecimento central ali ligado, que deixa passar ar quente para a parte entre a forra e o deposito....

Verifiquei depois que o depósito das águas limpas tem o mesmo sistema, logo não terei problemas de congelamento de águas, desde que tenha o aquecimento ligado.

Logo a água não irá arrefecer para as temperaturas que estão na rua...

Grande abraço,

Danibeja

É verdade, bem lembrado companheiro.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes