Primeira aventura rumo ao sul

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

Primeira aventura rumo ao sul

Mensagempor darkbbboy » sábado ago 12, 2017 9:51 am

Bom dia,

Estou a pensar aproveitar uma semaninha ou uns dias para pegar numa autocaravana e ir nessa estrada fora, mas não percebo muito disto e como tal por desconhecimento e receio venho aqui pedir conselhos de quem já teve várias aventuras desde a sua primeira. Não sei se habitualmente vocês detalham com antecedência os lugares onde vão mas eu tenho alguma vontade em tentar planear tudo pois existem coisas como o simples meter-me em sítios mais apertados ou movimentados que me deixam com um enorme receio mas também o local de pernoita se são habitualmente seguros ou não e como encontrar um.
A ideia seria sair da zona de Aveiro e ir até ao Bombarral que tem lá um "parque" que está na moda e eu apesar de não ser algo que me desperte muita atenção a cara metade tem interesse e também poder passar pela Nazaré ou mesmo Sintra, mas Sintra penso que não será aconselhado para um jovem sem experiência em andar com uma autocaravana se aventurar pois as estradas devem ser apertadas e ter muito movimento e depois a autocaravana ser antiga e caso ande perdido não posso entrar em todas as áreas de Lisboa e depois ir indo rumo à costa alentejana ou algarve se acharem algo "acessível" a um novato sem experiência.
Agradecia que me sugerissem locais com paisagens e lugares interessantes para poder passar por lá e também me informar mais, pois infelizmente até hoje muito pouco conheço do nosso pais.
Outra coisa que não sei como funciona é em parques de campismo para por exemplo pernoitar se não existir local próximo que se considere "seguro", tem de ser ser sócio ou estar inscrito nele ou é só pagar e entrar? Nem valores dos mesmos faço ideia, mas não deve ser muito caro para lá passar uma noite, digo eu.

Os melhores cumprimentos e agradecia que me dessem umas luzes para que estas férias tenham um bocadinho de férias e que acima de tudo corram bem.

Abraço.
darkbbboy
 
Mensagens: 34
Registado: sexta ago 04, 2017 2:38 pm

Re: Primeira aventura rumo ao sul

Mensagempor RMGM » sábado ago 12, 2017 11:15 am

Bom dia a todos
Companheiro "darkbbboy"

Sintra é um local de fácil acesso para qualquer autocaravanista com ou sem pratica
As ruas são todas de largura bem razoável sem qualquer dificuldade para alem do transito que no verão 'e de verdade complicado no centro histórico
Mas tem a A.S. do 1º de Dezembro que tem autocarros a 200 m para o centro de Sintra +- de 30 em 30 minutos para alem de um comboio turístico.
Tem um parque de estacionamento na Portela de Sintra que abriu á dias onde Hoje de manhã estavam cerca de 20 AC nacionais e estrangeiras que lá pernoitaram
Para quem gosta (e pode)de caminhar 20 minutos é o suficiente para ir da A.S. do 1º de Dezembro até ao Palácio da Pena daí ao Castelo dos mouros são 5 minutos
e para regressar à A.S. saindo pela saída certa são outros 20 minutos .Tem também uma alternativa de subir pelo lado de Santa Eufémia e visitar um miradouro que lá se encontra que que tem uma vista de quase 360º (tem vista sobre a Serra avista as Berlengas rodando até Palmela ,Serra da Arrábida e Cabo Espichel) depois descendo para o lado da Pousada da Juventude e aí seguir pela esquerda vai sair a 40m do portão do Palácio.
Pode descer também do castelo para o centro histórico e regressar á A.S, de autocarro ou a pé
Se fizer algum destes passeios diga a sua opinião.
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Primeira aventura rumo ao sul

Mensagempor darkbbboy » sábado ago 12, 2017 2:59 pm

Boa tarde "RMGM",

Antes de mais muito obrigado pela sua colaboração em que muito é útil e que sinceramente agradeço.
Uma ocasião já à uns 15 ou 20 anos uns familiares levaram-nos a passear na serra de Sintra e fomos ter a Cascais e Boca do Inferno na altura eles viviam na zona de Lisboa e eu adorei tudo aquilo que vi e uma das coisas com que na altura e ainda era bem pequenino é que as estradas não eram muito grandes para tanto transito, por isso eu ter achado que não seria um percurso aconselhável para mim. E felizmente não existe problema em caminhar 20 ou 30 minutos ou até mais para visitar esses locais, ainda não me fui informar dos preços desses sítios mas mesmo que não seja possível visitar o seu interior, ver aquela floresta e aqueles palácios e castelos é de certeza algo deslumbrante e para recordar. Sabe-me dizer o nome desse miradouro? Para ver se ficará relativamente perto do Palácio da Pena e ver se dá para o ir ver, pelo que o senhor falou é de facto interessante e vê-se muito caso não exista nevoeiro.
E estive a ver nas "áreas de serviço" que tem aqui no fórum/site e tem lá a falar em uma que penso que seja a que o senhor me falou do 1º de Dezembro e introduzi as coordenadas no google maps e aquilo deu-me na estrada perto de um campo de futebol mas poderia-me dizer se esse parque é pago ou é seguro e fecha a alguma hora, vi que tinha portões? E sabe se habitualmente existe lugar para mais um agora em Agosto?

Mais uma vez lhe agradeço sinceramente o que me disse, são este e outros conselhos que tanto agradeço e preciso, muito obrigado! E se sempre for com a viagem para a frente e fizer algum destes ou outros percursos irei partilhar convosco.

E a si e a todos os companheiros aqui presentes se poderem digam se acham seguro ficar nestes locais de estacionamento e das outras questões que anteriormente tinha levantado.
Mais uma vez obrigado,

Cumrpmentos.
darkbbboy
 
Mensagens: 34
Registado: sexta ago 04, 2017 2:38 pm

Re: Primeira aventura rumo ao sul

Mensagempor RMGM » sábado ago 12, 2017 11:04 pm

boa noite a todos
Companheiro "darkbbboy"
A A.S. é mesmo no campo de futebol, é segura, tem um guarda que habita mesmo junto da A.S. e é paga não tendo a certeza do valor de inicio era 6 euros .Quanto ao horário de fecho do portão não sei.
O miradouro que falei é visível no Google ,Miradouro de Santa Eufémia. fica junto da capela com o mesmo nome,da capela sai uma estrada em direcção a norte para umas casas que não estão identificadas mas que são a Pousada da Juventude , passando a entrada da Pousada à esquerda há um caminho florestal não visível no google mas que vai sair ao parque de estacionamento que fica na Calçada da Pena a 50 metros do portão do Palácio da Pena este sim visível no google.
Companheiro se tem disponibilidade para andar e gosta de natureza, eu dou-lhe um conselho, arranje um farnel e dedique um dia só ao Parque do Palácio da Pena,visite o Templo das Colunas , a estátua do Guerreiro,a Cruz Alta (que é o ponto mais alto da Serra) o Chalé da Condessa de D'Edla , a fonte dos Passarinhos e vai encontrar ao longo deste percurso imagem deslumbrantes que já mais esquecerá
Para ter uma noção do que é este Parque vou-lhe só dizer isto
Tanto o Palácio como os jardins são obra de D. Fernando ll, Principie Consorte que chegou a Rei de Portugal ( O Rei Artista) que por paixão a estas terras negou duas coroas a da Grécia e a de Espanha e foi nestes jardins que ele viveu a sua grande paixão por Elise Hensler, sua amante,cantora de ópera tornada Condessa de D"Edla (com quem casou depois da morte de D. Maria ll sua mulher) e a quem deixou por morte como herança o Palácio e os seu jardins.
Nestes jardins existem árvores e plantas únicas em Portugal que foram mandadas vir de todos os cantos do Mundo
Desde criança que conheço o palácio e estes jardins, percorrios dezenas de vezes e sempre encontrei algo de novo, agora que a saúde não me permite percorre-los de novo resta-me recorda-los
No que diz respeito a preços das entradas e a horários consulte no Google " Parques Monte da Lua preços"
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Primeira aventura rumo ao sul

Mensagempor darkbbboy » segunda ago 14, 2017 6:33 pm

Boa tarde a todos e em especial a si RMGM

O senhor tem sido uma preciosa ajuda, muito obrigado por toda a ajuda que me está a dar só é pena não estar a ter o mesmo feedback em relação a outros sitios do nosso belo país.
Estou seriamente a pensar fazer o que o senhor fala, até me lembrei de levar bicicletas para facilitar as viagens e dar uns passeios mas podem-me roubar se as deixar para entrar nos sitios ou até na AC as vandalizarem ou ter algum problema por as transportar. Sintra como lhe disse percorri era eu criança e algumas "imagens" ficaram-me na memória, inclusive até que nesse dia estava muito nevoeiro e que se foi a um castelo em que supostamente se veria paisagem mas que nesse dia nada se via a não ser as muralhas à nossa beira.
E o acesso até lá chegar é muito "complicado", não sou rapaz que esteja habituado a andar em grandes cidades... :?
Esse parque de estacionamento que me falou na primeira vez que o senhor me respondeu na "Portela de Sintra" é algo que penso que poderei pernoitar sem problemas e gratuitamente mas é em algum local onde exista muita confusão ou assim para ir com a AC?

Os sinceros cumprimentos e mais uma vez e sem me cansar de o dizer, Muito Obrigado caro RMGM. :)

Cumprimentos.
darkbbboy
 
Mensagens: 34
Registado: sexta ago 04, 2017 2:38 pm

Re: Primeira aventura rumo ao sul

Mensagempor RMGM » terça ago 15, 2017 6:46 pm

Boa tarde a todos
Companheiro "darkbbboy"
O parque da Portela de Sintra que falei situa-se junto a estação da CP.
Pode ver no Google ,fica na Av: Mário Firmino Miguel entre a rotunda que dá acesso ao tribunal e a que dá acesso á estação, como ele foi construído recentemente não aparece na imagem mas é precisamente no terreno que aparece a Verde com a indicação de "Tribunal" mesmo de frente ao parque da estação mas no outro lado da avenida,por isso o acesso não pode ser melhor,e em termos de sossego é impecável,uma que fica mais baixo que a linha e esta é bem isolada em termos sonoros não tem problema, acabei de lá passar e contei 25 AC e tem espaço para mais do triplo .
Sintra é uma zona pacata sem problemas com segurança.
Tem um circuito de autocarros com saída da estação da CP de Sintra que o leva directamente à porta do Palácio da Pena e Castelo dos Mouros de 15 em 15 minutos (3 euros ida ou 5,5 euros ida e volta)assim como para os outros palácios, pode informar-se no site da Scotturb encontra lá todas as informações sobre percursos turísticos (horários e tarifas ) e tem um posto de venda junto à estação de Sintra onde pode tirar todas as duvidas.
No posto turístico do palácio ou do castelo dão um mapa com os caminhos de regresso para quem o quiser fazer a pé, não perca essa descida
Não deixe de visitar a quinta da Regaleira e os Seteais,assim como o Palácio de Monserrate (tem um bilhete de 2,5euros que permite na viagem de ida sair e voltar a entrar até ao próximo local a visitar.
Em Sintra, um bom restaurante ,a preços normais ,O Culto da Tasca na rua Veiga da Cunha,um Bar para beber um copo num ambiente espectacular o Saloon Cintra ,na Av: Do Movimento das forças Armadas, visite para recordar
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Primeira aventura rumo ao sul

Mensagempor darkbbboy » quarta ago 16, 2017 10:51 am

Bom dia caro RMGM,

É com enorme satisfação que mais uma vez que venho ao fórum tenho aqui mais uma mensagem sua a esclarecer-me e aconselhar-me o que eu tanto agradeço.
Sem a sua ajuda não iria de facto encontrar este último parque que me falou pois como é recente no google maps ainda não tem lá a mostrar. Outra coisa que vi é que os monumentos que o senhor me falou que eram interessantes visitar ficam junto aos dois locais para estacionar a autocaravana que me disse o que é muito bom pois assim de autocarro ou a pé poderei visitar todos. Outra coisa que me lembrei foi também visitar Lisboa como tem lá comboio e autocarro perto mas tal também será complicado devido ao "pouco" tempo que tenho e talvez fique para uma próxima, pois uma AC não é um carro nem eu conduzi uma vez que fosse uma, por isso é para ter atenção por isso também o meu medo em ir para Sintra ou outros locais, já me lembrei de ir para lá por exemplo por Mafra que penso que seja mais rural e apesar de gostar ainda de ir visitar parte da Serra da Arrábida ir à mesma para "norte" até Mafra e ver se vou indo para Oeste e ver se chegava lá abaixo pois ela é antiga e pelo que sei existem zonas onde veículos anteriores a 2000 não podem transitar e também não me queria meter em "apertos" por isso ter pensado neste plano de viagem caso vá lá, que neste momento não é certo ainda.
Gostava de reunir outros testemunhos e opiniões mas não tem sido fácil, muito lhe agradeço por todos os conselhos que me tem vindo a dar e que tanto mas tanto geito me podem vir a dar, o senhor é como que um embaixador de Sintra, e eu admiro e gosto muito de pessoas assim que tem tanto orgulho e amor pelas terras que conhecem.

Os melhores cumprimentos.
darkbbboy
 
Mensagens: 34
Registado: sexta ago 04, 2017 2:38 pm

Re: Primeira aventura rumo ao sul

Mensagempor RMGM » quarta ago 16, 2017 10:42 pm

Companheiro "darkbbboy"

Sempre que vou para o Norte,ou em regresso faço a viagem junto à costa,(Pela Estrada do Atlântico) Praia de Mira,Praia de Vieira,Foz do Arelho,são lugares de pernoita.
depois há os de passagem(Figueira da Foz,S. Pedro de Moel,Nazaré,S. Martinho do Porto/Salir do Porto,Peniche,Porto Novo,Santa Cruz,Foz do Sizandro,Ericeira ,Mafra,Sintra.

O jardim que refere no Bombarral deve ser o Bacalhoa Buddha Eden, o maior jardim oriental da Europa,propriedade de Joe Berado,com cerca de 35 hectares, o jardim foi criado em protesto contra destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, na sua edificação foram empregues mais de 6 mil toneladas de granito e mármore,pode ver cerca de 600 soldados em Terra Cota pintados à mão, uma exposição de Arte Moderna com peças da Colecção Berado, Joana Vasconcelos e de muitos outros artistas, Esculturas Africanas dedicadas ao povo do Zimbabué, mais de 200 peças à sombra de mais de 1000 Palmeiras.
Tudo isto em espaço aberto com uma vegetação deslumbrante,e sempre com muita sombra.
Tem ainda uma sala onde ver e comprar todos os vinhos da marca Bacalhoa.

Visitar Lisboa a partir de Sintra é sem duvida uma boa ideia ,tem comboio directo para o Rossio e volta de 30 em 30 minutos e fica perto de tudo

Levar a AC para Lisboa é complicado por causa do estacionamento

Se visitar Sintra tem que ir ao Cabo Da Roca.
Sair de Sintra em direcção a Colares e depois Cabo da Roca,regressar a Sintra por,Malveira da Serra e Cascais para ver a estrada do Guincho e visitar a Boca Do Inferno
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Primeira aventura rumo ao sul

Mensagempor darkbbboy » quinta ago 17, 2017 5:27 pm

Boa tarde caro RMGM

Essa estrada que usa habitualmente para o norte é a nacional 109?
Sim é esse mesmo jardim, confesso que foi algo que nunca me atraiu muito mas tenho visto fotos da paisagem que lá criaram e parece de facto bonito e que vale a pena fazer uma passagem por lá.
Só que sair da zona de Aveiro e ir até lá são muitos quilómetros e muitas horas pois penso fazer as viagens por nacionais, e mencionou ai penso que duas praias que penso serem bonitas só que o Bombarral pelo que vi no mapa fica lá mais a sul que essas, já pernoitou na Praia de Mira? Sabe se é no parque em frente à praia ou em frente ao parque de campismo que tem lá o sitio onde habitualmente tem pessoas a pernoitar e não tem problema? A Nazaré também pensei lá dar um salto, mas não sei bem onde estacionar pois aquilo no sitio onde se dá para ver um bocado de costa e a praia ao fundo é caótico e com ruas demasiado apertadas para mim...
Eu inicialmente não me tinha lembrado de ir a Lisboa mas talvez não seja uma ideia descabida por outro lado tenho receio de lá deixar a AC algum tempo sozinha, é velha e não irei com nada de valor mas as pessoas não adivinham. :? E senão tiver lá placas de tempo talvez não chegue a 48horas estacionado o que penso que é legal.
Olhe mas ao ir a esses sitios que o senhor me falou terei de passar por confusão ou momentos de apertos no centro de Sintra ou é à volta que o senhor se refere?
Já agora peço imensas desculpas pois sei que estou a ser "chatinho" mas podia-me dizer o nome de alguma terra que poderei ir dar a volta e passar o Tejo para ver se vou até à costa da Arrábida ou mais a sul sem me meter em confusões?

Mais uma vez muito obrigado e os meus sinceros cumprimentos! :)
darkbbboy
 
Mensagens: 34
Registado: sexta ago 04, 2017 2:38 pm

Re: Primeira aventura rumo ao sul

Mensagempor fluis » sexta ago 18, 2017 9:42 am

Bom dia,

Nazaré é hostil para as autocaravanas, existem placas de proibido estacionar por todo o lado. Mais ou lado em S.Martinho do Porto existem algumas alternativas de estacionamento, nomeadamente parques de estacionamento.

Para visitar Lisboa seria cómodo usar o parque de estacionamento em Sintra indicado pelo companheiro RMGM, e apanhar o comboio na estação que fica junto.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Primeira aventura rumo ao sul

Mensagempor darkbbboy » sexta ago 18, 2017 10:13 am

Bom dia a todos,

Muito obrigado também pela sua informação caro fluis, eu pensei em passar na Nazeré só com o intuito de ver aquela vista, mas realmente não havendo locais de estacionamento para autocaravanistas nem para uma breve paragem dá. Muito obrigado por esse sugestão de São Martinho do Porto, eventualmente até existem lá zonas para pernoitar legalmente e em segurança caso seja caso disso, mas tanto esse sitio que mencionou como a Foz do Arelho já vi imagens que parece ser bonito ou até eventualmente Peniche, pela vossa experiência caso já tenham visitado estes sitios o transito ou ruas são complicadas e no vosso entender acham algo bonito para se fazer um desvio e ir ver?

Em relação a Lisboa obrigado também pela sua opinião, também penso que caso vá dar um salto a Lisboa seja melhor assim e não tenho lá algo em concreto que queira ver, mas um dia a caminhar por lá deve dar para ver diversas coisas e também miradouros digo eu. O tal parque de estacionamento que me falam fazem ideia se é gratuito? Ou se for pago se sabem quanto será?

Cumprimentos.
darkbbboy
 
Mensagens: 34
Registado: sexta ago 04, 2017 2:38 pm

Re: Primeira aventura rumo ao sul

Mensagempor fluis » sexta ago 18, 2017 11:00 am

Quer S.Martinho quer Peniche têm alguns espaços onde é possível estacionar e depois o resto faz-se a pé.
Na Foz do Arelho tem um grande parque de autocaravanas.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Primeira aventura rumo ao sul

Mensagempor darkbbboy » sexta ago 18, 2017 7:30 pm

Sim a ideia é caminhar não tem problema nisso desde que dê para estacionar sem estorvar ninguém nem me meter em confusões e apertos é o que interessa.

Mais uma vez muito obrigado.

Cumprimentos.
darkbbboy
 
Mensagens: 34
Registado: sexta ago 04, 2017 2:38 pm

Re: Primeira aventura rumo ao sul

Mensagempor RMGM » sexta ago 18, 2017 9:13 pm

boa noite a todos
O parque de estacionamento de Sintra é gratuito.
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Primeira aventura rumo ao sul

Mensagempor darkbbboy » sexta ago 18, 2017 10:30 pm

Boa noite,

Mais uma vez muito obrigado pela sua ajuda RMGM.

Alguém sabe se é frequente nestes últimos tempos existir autocaravanistas a pernoitar no estacionamento de São Martinho do Porto e se não existe problemas e se existe sempre espaço para todos?

Cumprimentos a todos :wink:
darkbbboy
 
Mensagens: 34
Registado: sexta ago 04, 2017 2:38 pm

Próximo

Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 16 visitantes