O que se lê na imprensa....

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor erebrus » sábado ago 27, 2016 10:01 pm

É uma pena ver mais do mesmo. Uns a abusar e outros a usar esses exemplos para acusar todos os outros.
No fim, somos nós que perdemos porque cada vez mais cidades são hostis a ACs.
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Salazar » domingo ago 28, 2016 1:45 am

O que se está a passar, com especial impacto este ano, é perfeitamente normal. Já se passou em França há mais de uma dezena de anos.

Não é só o número de autocaravanistas estrangeiros que aumentou. O mercado nacional também está a crescer. E muitos desses novos autocaravanistas sabem lá o que são as regras de ouro, as diferenças entre estacionar e acampar ou as especificações dos POOC ou os regulamentos municipais. Ainda vêm com o sonho da casa às costas, da independência e de que tudo é um mar de rosas. É aqui que eu acho que FPA e os seus clubes têm uma oportunidade de ouro para cativar, educar e, simultaneamente, ganhar o peso que necessitam. Não basta estar a gastar verbas num stand numa feira que é basicamente só de barcos. Tambem não podemos esperar que todas as povoações costeiras tenham já todas as condições ideais para ACs. Ninguém esperava a tonteira que foi este verão. E quando muitas vezes criticamos o poder local, é com agrado que vejo que a grande maioria dos autarcas já acordou para o fenómeno autocaravanismo. A meu ver, faltam os privados. Ou melhor, falta os privados deixarem de lado o lobby e a sacanagem e o choradinho e conseguirem mais receita e mais clientes através da oferta que as pessoas hoje necessitam/desejam. Não daquela que eles querem oferecer.

Resumindo, este tipo de notícia para mim representa muito trabalho e muitas oportunidades. Hajam muitos dispostos a agarra-las. Ganhamos todos.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » domingo ago 28, 2016 7:37 am

Salazar Escreveu:... A meu ver, faltam os privados. Ou melhor, falta os privados deixarem de lado o lobby e a sacanagem e o choradinho e conseguirem mais receita e mais clientes através da oferta que as pessoas hoje necessitam/desejam. Não daquela que eles querem oferecer.

Resumindo, este tipo de notícia para mim representa muito trabalho e muitas oportunidades. Hajam muitos dispostos a agarra-las. Ganhamos todos.


Bom dia

Os privados a aparecerem querem ter LUCRO, o que é perfeitamente normal!
Como é possivel colocar de pé infraestruturas privadas para os Autocaravanistas quando a grande maior parte deles não quer pagar para as usar. Aliás é o que verificamos constantemente nas noticias.
Há um local aprazivel perto da praia e eis que acampamentos selvagens são montados.
Já aqui tenho dito que assisti a isto em Marrocos e só com a proibição total as autoridades conseguiram por cobro à situaçao (havia privados com parques improvisados, mesmo ao lado, às moscas!)

Cabe às autarquias regularem e aproveitarem os seus espaços devolutos junto dos locais onde há mais afluencia de AC. Podem não ganhar directamente mas indirectamente os municipios que se impliquem a sério irão ter, a curto prazo, retorno garantido.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Euroviajante » domingo ago 28, 2016 8:25 am

curto Escreveu:Boa estadia companheiro.
Em Chamonix espaço não falta, e se estiver no parque grátis, pode abastecer de agua no parque pago.
Continua por Itália?


Bom dia companheiro. Estou num air de campingcar em Les Houstes. Duas pessoas eletricidade, wifi, agua, bilhetes para autocarro para Chamonix (10 minutos), tudo 16,50€. Amanha vou descer por Annecy, depois Lyon e, infelizmente, tenho de regressar a casa no fim de semana que vem.
Obrigado pelos votos.


Quanto a questão de criação de parques privados não vejo inconvenientes, pague-se o justo valor a qualidade apresentada. Aqui em França a maioria já são pagos. Os gratuitos são junto de autoestradas ou vias de comunicação, mas a agua é bem paga.
As autarquias que deixem criar parques ou que os criem e ponham em exploração. CRIEM-SE é zonas boas para estacionar/pernoitar.
A nossa FEDERAÇÃO DE AUTOCARAVANISMO DEVE SER OUVIDA. a federação de Montanhismo e também de campismo :roll: que se ocupe dos ferros velhos que há nos parques de campismo ( coberturas e lonas).

Cumprimentos
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » domingo ago 28, 2016 12:51 pm

Vaga de furtos no parque da Ria em Aveiro

Ver em http://www.cmjornal.pt/multimedia/videos/detalhe/vaga-de-furtos-a-turistas

in CM TV
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Duarte » sexta set 02, 2016 7:22 pm

Infelizmente aconteceu:
Dois mortos em acidente com autocaravana em Alcácer do Sal

http://www.jn.pt/local/noticias/setubal ... 69517.html
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » sexta set 02, 2016 9:14 pm

Parque de autocaravanas do Outão vai continuar a funcionar

O EcoParque do Outão, na Serra da Arrábida, equipamento criado pela Câmara Municipal de Setúbal e que numa primeira fase é dedicado exclusivamente ao autocaravanismo, mantém-se em funcionamento após o dia 15 de setembro


O equipamento, a funcionar como estação de serviço e parque de estacionamento para autocaravanas, com capacidade para sessenta viaturas, resulta da requalificação que a autarquia está a promover no antigo parque de campismo, intervenção com conclusão prevista para o próximo ano, com novas valências para o público.

Para já, o EcoParque do Outão funciona apenas com a valência de parque de autocaravanas, com um custo diário de 6 euros, que permite assegurar o estacionamento destas viaturas com segurança e qualidade, evitando o parqueamento em zonas da cidade não adequadas.

O equipamento inclui balneários em instalações provisórias, com duches e casa de banho, uma vez que o antigo edifício está a ser totalmente requalificado, a par de uma zona com máquinas de venda automática e de ecopontos e contentores para resíduos sólidos.

O EcoParque do Outão, instalado em pleno Parque Natural da Arrábida, tem, atualmente, capacidade para receber sessenta autocaravanas, mas quando estiver a funcionar em pleno, em 2017, prevê-se que este número duplique, a que se somam as valências a criar destinadas ao campismo, como bungalows em madeira.

in Setubal na rede
http://setubalnarede.pt/noticias/parque-de-autocaravanas-do-outao-vai-continuar-a-funcionar-17271/
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » terça abr 11, 2017 4:29 pm

Empresários exigem fiscalização para acabar com estacionamento ilegal de autocaravanas

Empresários dos parques de campismo da costa do Algarve e do Alentejo exigem maior fiscalização das autocaravanas estacionadas junto às praias e alegam que o autocaravanismo "descontrolado provoca prejuízos de milhões" de euros ao setor.

Imagem

“Centenas de autocaravanas, 95% dos quais estrangeiras, pernoitam ilegalmente ao longo do ano junto às praias do sudoeste algarvio e da costa alentejana, sem que exista uma fiscalização eficaz para pôr termo a uma situação penalizadora dos empresários e da economia do país”, disse à agência Lusa Joaquim Lourenço, secretário da Associação dos Parques de Campismo do Alentejo e Algarve (APCAA).

O crescimento do turismo “selvagem” em autocaravanas é um problema reconhecido pela Autoridade Marítima Nacional (AMN) e pela Região de Turismo do Algarve (RTA). A situação levou os empresários dos parques de campismo a apresentar à Secretaria de Estado do Turismo uma proposta para uma nova lei para o setor.

“Fizemos propostas ao Governo para regular o turismo em autocaravanas, mas, infelizmente, continuamos há vários meses à espera de uma ação de quem tem competência para o resolver”, lamentou Joaquim Lourenço.

O estacionamento e a permanência de centenas de autocaravanas junto às praias em áreas do domínio público marítimo, embora reconhecido “como ilegal” pela AMN, é um problema que “só será resolvido com a alteração da legislação”.

Imagem

O chefe do Departamento do Algarve da AMN, Nuno Cortes Lopes, disse à Lusa que o estacionamento de autocaravanas fora dos parques previstos para o efeito acontece porque “a legislação portuguesa não permite que a Polícia Marítima os possa autuar no imediato”.

“O que a Polícia Marítima e as autoridades fiscalizadoras podem fazer é notificá-los e dar-lhes os prazos previstos na lei para que possam contestar a infração. Contudo, devido ao facto de a maioria ser estrangeira, criam-nos dificuldades na sua identificação e na obtenção de moradas, o que é difícil e ingrato, e faz com que a fiscalização não seja efetiva”, afirmou Nuno Cortes Lopes.

O responsável alega que a Polícia Marítima não tem tido uma fiscalização mais efetiva, até porque, pode existir alguma discriminação entre estrangeiros e portugueses.

“Acabamos por só poder autuar os portugueses, o que nos parece alguma discriminação, porque estão todos indevidamente estacionados, na maioria estrangeiros, e só os poucos portugueses é que podemos autuar, encetando os procedimentos previstos na lei”, destacou.

Para o comandante, é necessária uma alteração legislativa que permita a autuação e o pagamento imediato em relação aos estrangeiros.

“Esse é que é o caminho para resolver esse estacionamento indevido e para que os autocaravanistas procurem os parques autorizados a esse tipo de veículos. Se isso acontecesse, naturalmente que traria mais benefícios para o Algarve”, comentou.

O presidente da Câmara de Vila do Bispo, Adelino Soares, também defende uma alteração da legislação para que, “de uma vez por todas, se consiga controlar um setor de turismo com um peso significativo na economia da região”.

“No concelho existem parques de campismo e áreas de acolhimento para estes veículos, embora se registe um elevado número de autocaravanistas que pernoitam em zonas não autorizadas”, frisou.

Para Adelino Soares, este nicho de turismo, que aumentou substancialmente ao longo de todo o ano, tem motivado o interesse de empresários em investir em áreas de acolhimento. Porém, deparam-se com constrangimentos ambientais, já que grande parte do concelho de Vila do Bispo está inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Imagem

“Tem muitos planos especiais que limitam este tipo de infraestruturas”, sublinhou.

O presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, aponta igualmente a adaptação da legislação ao turista de autocaravana, por ser um mercado em crescimento, sobretudo fora dos meses de verão.

“Tem uma importância relevante para a economia da região, mas têm de ficar em sítios com todas as condições de segurança e higiene, fatores necessários ao cumprimento de regras para que deixe de ser uma questão anárquica, inclusive com a destruição, por vezes, de espaços naturais e sensíveis”, destacou Desidério Silva, acrescentando que “a RTA está a trabalhar com os municípios para aproveitar melhor este segmento do turismo”.

A Associação dos Parques de Campismo do Alentejo e Algarve estima em cerca de 180 mil o número de autocaravanas em circulação atualmente no Algarve, apontando uma perda de cerca de 65 mil euros diários em impostos não cobrados pelo Estado, devido à falta de legislação que garanta uma fiscalização eficaz, para evitar o estacionamento e práticas de campismo ilegais

in Sapo24
http://24.sapo.pt/vida/artigos/empresarios-exigem-fiscalizacao-para-acabar-com-estacionamento-ilegal-de-autocaravanas
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Henrique Fernandes » terça abr 11, 2017 5:28 pm

Pois...
O lóby campista acha que se resolve este "problema" com um acantonamento forçado que lhes permita encher os bolsos!
É por isso que falam em "estacionamento de autocaravanas fora dos parques previstos para o efeito " e " indevidamente estacionados".
Já estou farto desta conversa!
Ainda bem que a FPA se mexeu a tempo e na AR deu o seu contributo para contrabalançar estas pretensões comercialistas
.
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor jmg1969 » terça abr 11, 2017 8:53 pm

time_out Escreveu:
Imagem


Não vejo aqui na imagem campismo selvagem! Vejo automóveis parados e bem estacionados à excepção daquela AC parqueada em contramão. (Embora saiba que existe um sinal de proibido para autocaravanas no local - sinal esse ilegal)
Há legislação para controlar o campismo ilegal, aplique-se a legislação! Há que multar os prevaricadores. Sendo algarvio, tenho pena daquilo que assisto em alguns municípios em relação ao autocaravanismo... :cry:
Avatar do Utilizador
jmg1969
 
Mensagens: 131
Registado: segunda dez 14, 2015 11:14 pm
Localização: Algarve

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor cookie » terça abr 11, 2017 10:24 pm

jmg1969 Escreveu:
time_out Escreveu:
Imagem


Não vejo aqui na imagem campismo selvagem! Vejo automóveis parados e bem estacionados à excepção daquela AC parqueada em contramão. (Embora saiba que existe um sinal de proibido para autocaravanas no local - sinal esse ilegal)
Há legislação para controlar o campismo ilegal, aplique-se a legislação! Há que multar os prevaricadores. Sendo algarvio, tenho pena daquilo que assisto em alguns municípios em relação ao autocaravanismo... :cry:

Ia escrever exatamente o mesmo... Não vejo campismo selvagem nas fotos... Vejo veículos mistos estacionados como os ligeiros de passageiros...
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Euroviajante » sexta abr 14, 2017 12:45 pm

O que se vê são viaturas estacionadas contudo não me revejo nesta forma de autocaravanismo que só encontro em Portugal. Na quarta feira passei pelo Guincho, havia uma mistura de AC com outros ligeiros que nem me convidou a estacionar . Gosto de andar com a AC, abrir a porta da célula á vontade, estar sem receio que não me multem por ocupar dois lugares de ligeiro. Não defendo os parques de campismo, contudo sou defensor de ESA onde se possa estacionar em segurança com condições. Para estar num parque de estacionamento a pernoitar nem tiro a AC da garagem vou de outa viatura ligeira e volto para casa ou, se for longe, caso não haja um parque para AC, vou para Hotel. As ASA são necessárias, contudo não as considero como suficientes para as minhas necessidades nem os supermercados me atraem como locais de estacionar/pernoitar. Neste fim de semana estive no parque de Ordinhas - Sintra, paguei 8 € com direito a WI FI, água e despejos, eletricidade, churrasqueira e sala para estar e, fundamentalmente, segurança e simpatia de acolhimento. Esta noite fui dormir a Outão, futuro parque misto de campismo e de AC contudo as obras estão atrasadas e não oferecem muitas condições a não ser a segurança, despejos e vista .
Cada um tem o seu gosto.....

Reeditei para emendar, desculpem a minha confusão com ASA e ESA. Onde se lê ESA devia ser ASA e o contrário isto porque:

ASA são de facto áreas exclusivas para AC, onde se pode estacionar, pernoitar, abrir toldosetc etc. As ESA são estações de serviço para AC e/ou caravanas. ESA é o que temos mais em Portugal, que chamamos de ASA.
Editado pela última vez por Euroviajante em sexta abr 14, 2017 1:49 pm, num total de 2 vezes.
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta abr 14, 2017 1:11 pm

Muito pelo contrário, eu gosto de parar e de poder pernoitar em lugares aonde não haja confusão, ajuntamento, demasiadas ACs, etc.
Se possível, em plena natureza.
Sempre cumprindo as normas legais, claro.
A maioria das vezes pernoito sozinho.
Tenho pernoitado em locais que a muitos companheiros - quando lhos descrevo - suscitam perguntas como "e tu não tiveste medo?" ou "e ficaste lá sozinho?". Não me arrependo. Nesses casos, geralmente, solicito aconselhamento prévio da autoridade policial local.
Olho para as ESA como um local de visitação de 3 em 3 dias, para reabastecimento, ou, em alguns casos, sobretudo em localidades de maior dimensão, como o único ponto possível de acesso e de permanência de proximidade.
Para mim, o autocaravanismo é o oposto de acantonamento, seja sob que forma for.
Nessa perspetiva, para mim, as ESA são um mal necessário.
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Salazar » sábado abr 15, 2017 3:53 am

Henrique Fernandes Escreveu:Muito pelo contrário, eu gosto de parar e de poder pernoitar em lugares aonde não haja confusão, ajuntamento, demasiadas ACs, etc.
Se possível, em plena natureza.
Sempre cumprindo as normas legais, claro.
A maioria das vezes pernoito sozinho.
Tenho pernoitado em locais que a muitos companheiros - quando lhos descrevo - suscitam perguntas como "e tu não tiveste medo?" ou "e ficaste lá sozinho?". Não me arrependo. Nesses casos, geralmente, solicito aconselhamento prévio da autoridade policial local.
Olho para as ESA como um local de visitação de 3 em 3 dias, para reabastecimento, ou, em alguns casos, sobretudo em localidades de maior dimensão, como o único ponto possível de acesso e de permanência de proximidade.
Para mim, o autocaravanismo é o oposto de acantonamento, seja sob que forma for.
Nessa perspetiva, para mim, as ESA são um mal necessário.


Nem mais.

Mas se tiver passar uns dias num camping agradável, abancado qual reformado do centro ou norte da Europa, passo. Mais depressa, aliás, do que num ajuntamento de dezenas de ACs num parque de alcatrão.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » sexta mai 05, 2017 11:24 pm

GUIMARÃES VAI TER ÁREA DE SERVIÇO PARA AUTOCARAVANAS NAS HORTAS

Imagem

A Câmara Municipal de Guimarães iniciou na ontem, uma área de serviço para autocaravanas, que ficará situada na zona das Hortas, na Rua Bernardino Jordão, perto do Teleférico.

Com um prazo de execução de dois meses, a empreitada, cujo valor é de 18.300 euros, tem como objectivo a criação de condições necessárias ao turismo itinerante (autocaravanas), utilizando uma área de estacionamento existente naquele local.
A superfície está organizada para albergar duas viaturas de caravanismo.

Os lugares a criar terão uma plataforma com uma dimensão de 3x8 metros, dotados de grelhas para recolha de águas, perpendiculares ao arruamento, sendo ainda construídos dois blocos formados por três áreas distintas.

Um dos espaços é constituído por torneira com água potável para abastecimento dos depósitos da viatura e lavagem de utensílios, com uma pequena banca de apoio. O segundo espaço inclui um depósito para lixo, com recipientes individuais para separação de resíduos e reciclagem, enquanto a última área destina-se à limpeza e despejo das cassetes da casa de banho, com uma torneira e uma pia cónica, com tampa de fácil abertura.

in Guimaraes Digital
http://guimaraesdigital.com/noticias/67968/guimaraes-vai-ter-area-de-servico-para-autocaravanas-nas-hortas
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes