Alternativa ao gás

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Alternativa ao gás

Mensagempor germanii » quinta Oct 20, 2016 10:17 pm

Pelo que tenho lido o 12 volts mantem o frio e o gaz faz frio .
Cumps!
germanii
 
Mensagens: 160
Registado: segunda Oct 10, 2016 7:58 pm

Re: Alternativa ao gás

Mensagempor Rodadossaurus » sexta Oct 21, 2016 7:17 am

No meu caso (Waeco MDC-100, se bem me lembro), o frigorífico é apenas de 12v. Tem embutido um sensor de tensão que o obriga a desligar abaixo dos 10,5v ou 11v, não me lembro.
Por esse motivo não tenho problemas em tê-lo ligá-lo directamente à bateria da célula (via respectivo fusível), que é carregada (neste momento) exclusivamente com painéis solares.
Desse modo ele mantém-se em funcionamento... sempre :) - independentemente do motor estar ou não ligado.

Estar a ligar um inversor para usar os 220v, caso a eficiência do frigorífico seja a mesma do funcionamento a 12v, é um puro desperdiçar de energia (transformação de DC para AC, em que as percas podem chegar a 15%)
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Alternativa ao gás

Mensagempor Rodadossaurus » sexta Oct 21, 2016 7:19 am

germanii Escreveu:Pelo que tenho lido o 12 volts mantem o frio e o gaz faz frio .

O meu a 12v faz gelo (na gaveta de congelação) no verão na posição 6 de 9...
... mas o meu é só a 12v, não funciona a gás...
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Alternativa ao gás

Mensagempor Rcopt » sexta Oct 21, 2016 10:34 am

ADinis Escreveu:Falando agora apenas de frigorifico.

Uma das vertentes é a 12v, mas estes 12v só trabalham com o carro ligado? ou seja vem directo da bateria do carro??

Como tenho um painel solar e também um inversor de 1000wats, é possivel quando estou parado passar o frigorifico a consumir a bateria da celula (carregada pelos paineis solares) ??

ou então usar a vertente dos 220v e ligar o frigorifico ao inversor que penso que está ligado também à bateria da celula.

Isto são por razoes muito simples.... se estiver fora de parques ou sitios onde não consiga ter electricidade, ser autosuficiente POUPANDO O GÁS!

e por falar em gás, o frigorifico quando trabalha com gás, apenas mantem o frio ou também consegue fazer frio??

Muito obrigado.


Boas,

A minha antiga AC tinha o frigorifico ligado ao inversor, ou seja, para ele estava ligado a 220v ou a gas o botao dos 12v deixou de ter serventia e acreditem que funcionava bastante bem .
Cheguei a tirar o frigorifico fora e em bancada tanto a 220v como a gas ele arrefeceu exactamente à mesma temperatura. Os 12v mantem a tempertarura dependendo do estado do firgorifico.
.......................
Ricardo Costa
Porto
Fiat Ducato 1.9Td
Avatar do Utilizador
Rcopt
 
Mensagens: 45
Registado: sábado mai 14, 2016 12:02 am

Re: Alternativa ao gás

Mensagempor time_out » sexta Oct 21, 2016 11:22 am

Boa tarde

Para que os frigorificos a 12V façam congelação tem de ser de compressor e não de absorção.

Por isso há que ver de que tipo de frigorifico se está a falar pois ambos os tipos podem ser a 12/220. Os que podem usar gas são de absorção e por isso a 12V nunca congelam.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Alternativa ao gás

Mensagempor fj2011 » quinta nov 24, 2016 1:16 am

Rcopt Escreveu:Boas,

Tudo depende do orcamento, primeiro tem que se ter pelo menos 2 a 3 paineis, depois podemos substituir perfeitamente as baterias de chumbo por litio e reduzimos o peso em 70%.

Existem inconvenientes em toda esta situacao, no inverno mesmo com a AC forrada a paineis solares nao teria energia para aguentar um frigorifico 24h/ dia, o banco de baterias a litio é muito mais caro que as de chumbo no entanto iriam durar 10x mais. Nao me parece que seria completamente autonomo pois no inverno nao iria funcionar quase de certeza. No verao era capaz de estar uns dias autonomo e se calhar dava uma ajuda com 220v assim que fosse possivel para ajudar a carregar o banco de baterias ou entao teria que dar uma voltinha com a AC


Boa noite,
Não sei o que considera o inverno, se é a estação do ano ou apenas as épocas com mais chuvas e nevoeiro, tudo depende da zona onde se está e das pessoas que vivem na autocaravana, do cuidado a ter na gestão da energia, etc.
Há muitos e variados cenários a ter em conta .... um dos mais importantes é estacionar num lugar onde usufrua do maximo de horas com sol (neste momento, +/- 8 horas) ter 400 Wp de paineis e 600Amp de acumuladores >(baterias de arranque das mais baratas)
É o que eu tenho e estou a viver 5 dias por semana numa autocaravana autonomamente...sem precisar de ter o tecto forrado de paineis nem de meter o motor a trabalhar para ter energia. Só preciso de saber gerir a energia que gasto e muita - todos os dias a trabalhar até à meia-noite, hoje foi até mais tarde, para vir aqui ao fórum :P
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Alternativa ao gás

Mensagempor Salazar » terça jan 03, 2017 1:04 am

time_out Escreveu:Boa tarde

Para que os frigorificos a 12V façam congelação tem de ser de compressor e não de absorção.

Por isso há que ver de que tipo de frigorifico se está a falar pois ambos os tipos podem ser a 12/220. Os que podem usar gas são de absorção e por isso a 12V nunca congelam.


Não conheço todos os frigoríficos de absorção, mas no caso do meu, um Electrolux RM4270, a performance é muito idêntica, seja a 12V, seja a 220V. Aliás, já o arranquei de temperatura ambiente de 2x°c até 7°c no frio positivo e -4°c no frio negativo a 12v, aproveitando uma viagem de cerca de umas duas horas mesmo com a intenção de testar a performance a 12V. Aliás, basta ver, neste caso, que as potências das resistências são praticamente idênticas: 120w a 12V e 125w a 220V. A gás, sim, nota-se uma diferença maior. Para melhor.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Blatzvid e 33 visitantes