Ligar Bateria de tracao à da celula

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Ligar Bateria de tracao à da celula

Mensagempor Rcopt » quarta Oct 12, 2016 10:27 am

Bom dia,

Estou com uma dúvida, sou adepto dos veiculos electricos pelo que baterias de litio sao o meu forte assim como controladores e BMS para balancear as mesmas.
Baterias de chumbo principalmente em caravanas já me comeca a querer fugir.

Comprei a caravana Fiat Ducato (ex Plopes) e nao tinha ligacao do alternador à bateria que esta na celula, apenas estava ligada ao painel solar.
Pedi ao meu pai para ligar a bateria do motor à da celula no entanto apareceram-me agora umas duvidas.

Em andamento estou a carregar as 2 baterias com o alternador no entanto a de tras esta a ser carregada juntamente com a do motor.

A duvida é: devia ter ligacoes independentes do alternador a cada bateria uma vez que elas sao um pouco diferentes em termos de aperagem?
Ou entao o que aconselham?

Obrigado.
Editado pela última vez por Rcopt em quarta Oct 12, 2016 9:33 pm, num total de 1 vez.
.......................
Ricardo Costa
Porto
Fiat Ducato 1.9Td
Avatar do Utilizador
Rcopt
 
Mensagens: 45
Registado: sábado mai 14, 2016 12:02 am

Re: Ligar Bateria de tracao à da celula

Mensagempor erebrus » quarta Oct 12, 2016 7:20 pm

Pelo que sei, há um par de medidas que deve tomar:
Meta um diodo para a corrente só circule da bateria do carro para a da célula e não na direcção contrário. Se quiser um sistema para carregar a do carro com a da célula, meta um bypass com um interruptor.
Ter as baterias sempre em paralelo pode ser demasiado para o alternador, principalmente em situações como o arranque ou quando as luzes estiverem ligadas. Pode usar algo como sito http://www.lulukabaraka.com/fitxaProducte.aspx?idproducte=RE772. Este equipamento fecha o circuito entre as baterias quando a bateria do carro estiver com voltagem acima dos 13,5V.
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: Ligar Bateria de tracao à da celula

Mensagempor Rcopt » quarta Oct 12, 2016 9:33 pm

erebrus Escreveu:Pelo que sei, há um par de medidas que deve tomar:
Meta um diodo para a corrente só circule da bateria do carro para a da célula e não na direcção contrário. Se quiser um sistema para carregar a do carro com a da célula, meta um bypass com um interruptor.
Ter as baterias sempre em paralelo pode ser demasiado para o alternador, principalmente em situações como o arranque ou quando as luzes estiverem ligadas. Pode usar algo como sito http://www.lulukabaraka.com/fitxaProducte.aspx?idproducte=RE772. Este equipamento fecha o circuito entre as baterias quando a bateria do carro estiver com voltagem acima dos 13,5V.


Eu tenho um corte de corrente entre as baterias que so o ligo depois uns km de arrancar ...
Tenho sempre esse cuidado e antes de parar tambem desligo e separo as baterias....
.......................
Ricardo Costa
Porto
Fiat Ducato 1.9Td
Avatar do Utilizador
Rcopt
 
Mensagens: 45
Registado: sábado mai 14, 2016 12:02 am

Re: Ligar Bateria de tracao à da celula

Mensagempor Luismbmp » domingo Oct 16, 2016 5:23 pm

Rcopt Escreveu:
erebrus Escreveu:Pelo que sei, há um par de medidas que deve tomar:
Meta um diodo para a corrente só circule da bateria do carro para a da célula e não na direcção contrário. Se quiser um sistema para carregar a do carro com a da célula, meta um bypass com um interruptor.
Ter as baterias sempre em paralelo pode ser demasiado para o alternador, principalmente em situações como o arranque ou quando as luzes estiverem ligadas. Pode usar algo como sito http://www.lulukabaraka.com/fitxaProducte.aspx?idproducte=RE772. Este equipamento fecha o circuito entre as baterias quando a bateria do carro estiver com voltagem acima dos 13,5V.


Eu tenho um corte de corrente entre as baterias que so o ligo depois uns km de arrancar ...
Tenho sempre esse cuidado e antes de parar tambem desligo e separo as baterias....



Boa tarde amigo Rcopt,
quando tinha aminha autovivenda, tinha um aparelho que fazia a ponte de ligação entre a bateria do motor e da celula. Quando a carrinha circulava, o alternador carregava a bateria do motor e da celula ao mesmo tempo. Quando estava estancionado, a energia usada era so da bateria de celula, pois ao desligar o motor, este aparelho fazia cortar a ligação entre as duas baterias.
Sempre funcionou muito bem, nunca tive problemas.



Imagem

Imagem




Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Ligar Bateria de tracao à da celula

Mensagempor Rodadossaurus » domingo Oct 16, 2016 10:41 pm

A utilização do diodo tem um contra: existe um "voltage drop" que nunca vai permitir a bateria da célula ser carregada completamente (pelo menos com o alternador).
Além disso o alternador só deveria começar a carregar a bateria da célula quando já tivesse reposto alguma energia na bateria de arranque, pelo que a utilização de um dispositivo próprio seja para mim a melhor opção.
Nomes:
Split Charge system
voltage sensitive relay
...
p.e.: Duritc 0-727-33 , Enerdrive VSR

Atenção que se tiver mais do que uma bateria na célula, estas deverão estar separadas, pois uma bateria pode "morrer" e levar a outra atrás (uma alimentar continuamente a outra)
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 33 visitantes