Projecto - Transformação de Furgão em AutoVivenda

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Projecto - Transformação de Furgão em AutoVivenda

Mensagempor plopes » terça set 27, 2016 6:37 pm

Viva companheiros,

Depois da venda da AC, e uma vez que não quero abandonar o autocaravanismo, pretendo agora iniciar o projecto de compra e transformação de um furgão em Autovivenda.

Depois do trabalho que fiz na AC, vou agora poder também testar até onde vão os meus conhecimentos na transformação de uma viatura, uma vez que pretendo (e faço questão) de ser eu a fazer a construção e não entregar a uma empresa – o facto de já estar por dentro do funcionamento da maior parte dos equipamentos, conhecer os materiais, e ter alguns amigos dispostos a dar uma mão, acho que vai ajudar :wink: A parte legal obviamente que terei que entregar em outras mãos.

Objectivos:

- Aquisição de viatura modelo Ducato/Jumper/Boxer até ao ano 2005 dimensões L2H2, e motorização até 2.5TD – preferencialmente 2.2HDI ou 2.3 JTD – quanto maior a cilindrada maior o imposto a pagar na Alfandega… e estas motorizações parecem-me suficientes.

- Equipamentos a instalar: frigorífico 3 vias, aquecimento de água e habitáculo, instalações de água, gás, electricidade com bateria auxiliar e painel solar, WC com sanita de cassete, etc, etc, enfim tudo aquilo que normalmente encontramos numa AC/AV.

- Transformação adaptada para 4 lugares de viagem e dormida.

- Legalizar totalmente a viatura com projecto e alteração de Livrete para Autovivenda.


Como já tive ocasião de referir anteriormente, este vai ser um projecto de médio/longo prazo e que vai ser realizado à medida das possibilidades, pelo que não prevejo que esteja concluído nos próximos meses. Por isso sejam pacientes! :twisted:

Abraço,
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto - Transformação de Furgão em AutoVivenda

Mensagempor plopes » terça set 27, 2016 6:47 pm

Ponto de situação actual:

Neste momento ando em busca de viatura.
Enquanto isso posso ir ganhando tempo a adquirir algum material que apareça por ai a bom preço - aguardo dentro de 1 ou 2 semanas a chegada de um boiler combinado para aquecimento de agua e ar - é um modelo Truma C3400 - já tem uns anitos, mas para agora vai servir lindamente.
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto - Transformação de Furgão em AutoVivenda

Mensagempor plopes » quarta Oct 12, 2016 6:07 pm

E pronto, já tenho o estacionamento ocupado outra vez! 8)

Imagem

É uma Peugeot Boxer 2.8HDI do ano 2002
No inicio do tópico referi que não pretendia adquirir uma motorização tão potente, mas encontrei esta a um preço razoável que depois acaba por compensar no pagamento mais elevado do ISV... e com os 127cv que tem, anda que se farta...

Como desconheço o histórico, antes de avançar na transformação, tenho que verificar muito bem se merece o investimento previsto.
A função dela não era transporte de grandes pesos, mas de grandes volumes, tem por isso algumas mazelas a tratar... mas eu até gosto de grandes desafios e este é só mais um! :mrgreen:

Neste momento está em modo: "desmontada para limpeza profunda" :twisted:

Imagem
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto - Transformação de Furgão em AutoVivenda

Mensagempor fluis » quinta Oct 13, 2016 9:12 am

Bom dia,

Parabéns e boa sorte para a continuação do projeto. Vá atualizando sempre e colocando fotos. E sim, concordo, de fato convém validar, tudo desde o estado da mecânica ao chassis chaparia, etc, antes de começar a investir a sério na transformação.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Projecto - Transformação de Furgão em AutoVivenda

Mensagempor germanii » segunda Oct 24, 2016 9:23 pm

Quero ver e seguir est projeto :)
germanii
 
Mensagens: 160
Registado: segunda Oct 10, 2016 7:58 pm

Re: Projecto - Transformação de Furgão em AutoVivenda

Mensagempor skynight » domingo Oct 30, 2016 8:17 pm

Boas conterrâneo "vizinho".
Aí está um projetozinhozão! força e coragem! no fim já sabes que vale a pena ;)
Abraço
Avatar do Utilizador
skynight
 
Mensagens: 38
Registado: quarta jun 04, 2014 9:04 pm
Localização: Tomar

Re: Projecto - Transformação de Furgão em AutoVivenda

Mensagempor Acácio Gomes » domingo nov 13, 2016 8:14 pm

Força nisso, também tive o prazer de passar por essa aventura, se puder ajudar em alguma dica apite.
Imagem
Acácio Gomes
 
Mensagens: 20
Registado: quarta mar 16, 2011 10:46 pm
Localização: Torres Vedras

Re: Projecto - Transformação de Furgão em AutoVivenda

Mensagempor plopes » segunda nov 14, 2016 12:38 pm

Obrigado companheiros pelo apoio,

Com a mudança da hora, uma pessoa agora chega a casa sempre de noite, e como não tenho nenhum sitio resguardado para poder trabalhar nela, ainda não deu para avançar muito.
Para já o trabalho feito tem a ver com a própria carrinha - principalmente parte eléctrica que estava muito mal tratada, depois a carroçaria/chapa - ainda não deu para avançar para a parte da transformação.

Obrigado ao Acácio Gomes pela disponibilidade em ajudar, sou capaz de contactar para falar sobre alguns pormenores. Vou principalmente precisar de algumas luzes na parte da legalização. Já tenho alguns contactos guardados, mas ainda não contactei ninguém - até lá ainda vai demorar, mas sou capaz de precisar saber um ou outro pormenor mais cedo! ;)

Abraço,
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto - Transformação de Furgão em AutoVivenda

Mensagempor Luismbmp » segunda nov 21, 2016 10:01 pm

Boa noite, desde ja parabens pela coragem.
Um conselho, mais vale fazer as coisas com calma e com tempo, que fazer á pressa e ficar não tão bem feito.
Estou pessoalmente interessado em poder ajudar ao máximo no seu projecto. Em 2012 mandei construir numa empresa do ramo, uma autovivenda, e como acompanhei de perto todo o processo de construção, fiquei com umas luzes. Por isso no que precisar estou disponivel.
Acho que o motor 2.8 jtd foi a melhor escolha.
Não sei que configuração está a pensar construir, mas a mais usual e funcional para essa carrinha que tem 3,5mts de comprimento de caixa por 1,90mts de largura, seria sala á frente com banco duplo, mesa e banco do condutor e passageiro rotativo, cozinha na porta lateral, wc com base de duche, sanita e lavatorio por detrás do banco duplo da sala, frigorifico a seguir á cozinha com roupeiro por cima, cama de casal atras transversal.
Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Projecto - Transformação de Furgão em AutoVivenda

Mensagempor plopes » terça nov 22, 2016 7:18 pm

Luismbmp Escreveu:Boa noite, desde ja parabens pela coragem.
Um conselho, mais vale fazer as coisas com calma e com tempo, que fazer á pressa e ficar não tão bem feito.
Estou pessoalmente interessado em poder ajudar ao máximo no seu projecto. Em 2012 mandei construir numa empresa do ramo, uma autovivenda, e como acompanhei de perto todo o processo de construção, fiquei com umas luzes. Por isso no que precisar estou disponivel.
Acho que o motor 2.8 jtd foi a melhor escolha.
Não sei que configuração está a pensar construir, mas a mais usual e funcional para essa carrinha que tem 3,5mts de comprimento de caixa por 1,90mts de largura, seria sala á frente com banco duplo, mesa e banco do condutor e passageiro rotativo, cozinha na porta lateral, wc com base de duche, sanita e lavatorio por detrás do banco duplo da sala, frigorifico a seguir á cozinha com roupeiro por cima, cama de casal atras transversal.
Abraço

Sim, calma €´ coisa que vou ter... :wink:
A configuração é mais ou menos a que descreveu com a diferença de que este modelo tem aquele espaço entre a porta do pendura e a porta de correr que normalmente é usado para colocar o frigorífico.
Será uma configuração deste género que estou a pensar fazer: https://www.youtube.com/watch?v=DOvoAnl5zKo
No meu caso pretendo e necessito de 2 camas transversais na traseira - perco um pouco em espaço, mas tem que ser.

O motor 2.8 esteve fora dos planos logo no inicio devido ao valor elevado de imposto ISV a pagar à alfandega, mas uma vez que consegui adquirir a carrinha a bom preço, e partindo do principio que está tudo bem com ela, sim, será uma mais valia para o produto final.

Ainda sobre o ISV, a semana passada apanhei um valente susto com o valor a pagar depois de me informar qual seria o valor em concreto... praticamente 3500€ já com o IVA caso a legalização fosse este ano... ia deitando tudo a perder, pois erradamente eu estava a fazer as contas aos anteriores 15% de taxa quando neste momento são 30%, e atualmente tanto paga um carro com 5 como com 10 ou 15 anos (como é o caso), mas a boa noticia é que aparentemente o próximo Orçamento de Estado para 2017 vai alargar novamente a Tabela de desconto por anos de uso até aos 10 anos à semelhança do que acontecia até 2009 (atualmente vai só até aos 5 anos). Esta informação foi-me passada pela entidade que consultei e que também já pude confirmar aqui: http://impostosobreveiculos.info/tabela ... -isv-2017/

A confirmar-se, no meu caso, o valor da legalização desce para menos de metade.
Por isso aconselho a quem estiver à beira da legalização que se informe e aguarde, pois julgo que na maior parte dos casos irá ser mais compensatório fazê-lo a partir do inicio de 2017.
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto - Transformação de Furgão em AutoVivenda

Mensagempor plopes » quinta mar 02, 2017 8:52 pm

Já há uns tempos que não actualizo as novidades, mas têm sido poucas...

Só há pouco tempo ultrapassei (espero) os maiores problemas que a carrinha trazia a nível eléctrico e mecânico, por enquanto consegui fazê-lo sem ter que recorrer a nenhuma oficina - local onde espero ir apenas em ultimo recurso.

Limpeza a sério por dentro, estofos, plásticos, tablier, substituição de forro e revestimento do chão da cabine, etc
Já nem parece a mesma por dentro e entretanto já começou a andar, e como o tempo tende a melhorar e os dias a ficar maiores, já consigo chegar a casa ao final do dia e fazer render o trabalho.

Próximo passo: intervenção de "cosmética" - tirar mossas, betumar, pintar lá mais para a frente.

Esta carrinha tem mais trabalho para fazer antes da chegar à transformação, mas foi bastante mais barata logo o resultado final (€€€) deve compensar.
Podia ter adquirido uma viatura pronta a transformar, mas o que encontrei era tudo bastante mais caro... podia até ser mais fácil de fazer, mas não era a mesma coisa! :P

Entretanto também ando em fase de procura de equipamentos: frigorífico, bancada, depósitos, sanita, bomba, etc
Se alguém tiver ou conhecer quem queira vender, estou comprador :wink:

Cumprimentos,
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto - Transformação de Furgão em AutoVivenda

Mensagempor Salazar » quinta mar 02, 2017 10:16 pm

Para o equipamento de cozinha (fogão e lava-loiça), procure em Espanha ou no Uk por conjuntos completos prontos a instalar. Mais fácil e mais baratos do que cá.

Para frigorifico, a thetford lançou um a compressor com 90l que consome menos de 500w/dia (ie, uns 2/3 amp/h) mesmo desenhado para conversões e que pode colocar em cima. Não me recordo do preço, mas é mais barato do que um de absorção de 70l. Eu sei que 800 ou 900€ custam a dar, mas a longo prazo fica bem mais bem servido e poupa possiveis dores de cabeça.
Para depósito de águas sujas, existe um modelo para as ducado x244 para colocar por baixo do chassis.

Para aquecimento, a truma reavivou o s2200 para pequenas carrinhas. Deve ser à conta, mas não deve encontrar nada mais barato novo. Para a água tem o clássico bs10 da truma também. É verdade que as soluções a gasóleo permitem poupar o peso e o espaço da botija de gás, mas vão para o dobro do preço. E o gasóleo está mais caro que o gás. E se optar por um depósito para GPL anda poupa mais a longo prazo.

Eu sei que estou a falar de material novo e, possivelmente, o companheiro procura material usado. Mas do que tenho visto, o que lhe pedem pelo material usado e as possíveis dores de cabeça que poderá vir a ter podem sair-lhe mais caras do que uns 3000€ em matéria novo.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Projecto - Transformação de Furgão em AutoVivenda

Mensagempor plopes » sábado mar 04, 2017 7:57 pm

Efectivamente o orçamento não é muito avantajado, e procuro por isso material usado e/ou recondicionádo, mas tendo o devido cuidado de escolher equipamento que esteja em boas condições de funcionamento.

O aquecimento de água/ar foi das primeiras aquisições, acho que até veio primeiro que a carrinha e é um combinado trumatic C3400 exactamente para poder poupar espaço - é um dois em um!
Para frigorífico procuro o clássico Electrolux de Absorção 12V/220V/Gás.
Para WC procuro sanita da Thetford - o ideal seria uma C200, mas se encontrar uma anterior daquelas mais quadradas modelos C2, C3 ou C4 também serve.
Já para deposito de aguas residuais pretendo seguir mesmo o conselho do companheiro Salazar e adquirir um especifico para o chassi do carro.
Lava-louças e fogão também está na lista de compras a procurar...

No UK encontra-se muito material usado, mas é preciso ter especial cuidado para tentar perceber se funciona bem, mas vou estando atento.
Para material novo, confirmo que em espanha se encontra muito material em conta.

Confesso que não pretendo fugir muito do modelo de transformação "standard" que se encontra neste tipo de carrinhas.
A utilização prevê-se reduzida, dentro da pouca disponibilidade que se vai tendo, por esse motivo não conto de equipar a AV com material topo de gama, mas pretendo que seja confortável e funcional, para responder ás exigências ;)

E sim, a coisa vai ser feita com calma... muita calma 8)
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto - Transformação de Furgão em AutoVivenda

Mensagempor plopes » sábado jul 01, 2017 5:54 pm

Update... 8) Já não actualizo isto há uns "dias" :D

No ultimo post tinha acabado de resolver os problemas mecânicos. Entretanto tive que refazer toda a cablagem interior no que diz respeito aos vidros eléctricos e fecho central. Montei inclusivamente alarme - ficou melhor que nova! Foi tudo montado como deve ser na cabina, instalado novo sistema de som com radio 7" onde posso ligar mais tarde a camera de marcha trás, etc.

Nos últimos meses tenho andado com ela esporadicamente, para já sem problemas.
Inclusivamente já foi à inspecção e passou com distinção - limpei a folha que trazia uma série de notas! :D

Até aqui tinha conseguido fazer tudo sem ir a nenhuma oficina, mas há coisas que não estão ao meu alcance, e a carrinha está neste momento num bate-chapas para me tirar as mossas e amolgadelas maiores - tinha algumas em que é necessário material mais profissional para puxar chapa para o sitio. Depois disso conto nas próximas 2 semanas betumar e pintar para ficar com cara de nova.

O inicio da conversão vem a seguir!

Update nas compras:
- Aquecimento ar/agua: Truma C3400
- Frigorifico: 3 vias - electrolux RM 4401 de ignição electrónica
- Bancada: SMEV 917
- Sanita: Thetford C2

Devagarinho se vai ao longe... 8)
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto - Transformação de Furgão em AutoVivenda

Mensagempor las2855 » segunda jul 03, 2017 12:06 pm

Caro companheiro plopes,

Quem me dera ter a coragem, determinação e competência para fazer o mesmo. Parabéns!
Ficarei atento aos futuros desenvolvimentos que espero poste aqui.
Entretanto estou prestes a receber a minha autovivenda transformada por um profissional (AJF).
Faltam agora a legalização, pequenos reparos mecânicos e decoração exterior.
Postarei fotos em breve da transformação.

Boas voltas
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 24 visitantes