[Ajuda] Instalação de tomada de 12V e (no mínimo) 15 Amp

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

[Ajuda] Instalação de tomada de 12V e (no mínimo) 15 Amp

Mensagempor Salazar » segunda fev 08, 2016 8:42 pm

Caríssimos,

Viro-me a vós na esperança que me podeis ajudar com o seguinte;

Necessito de uma tomada de 12V e, no mínimo, 15 Amp no WC. Uma vez que não tenho nenhuma tomada de 12V na célula a usar a bateria da mesma, onde poderei ir fazer a "puxada"?

Grato de já.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: [Ajuda] Instalação de tomada de 12V e (no mínimo) 15 Amp

Mensagempor Salazar » terça fev 09, 2016 5:50 pm

Outra dúvida; no site de uma loja, todas as tomadas de de 12V têm escrito Max 120w, o que dará apenas 10 Amp.
Então como é que depois os fabricantes de acessórios fazem coisas que precisam de mais?

Desculpem o nível básico das minhas dúvidas. :oops:
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: [Ajuda] Instalação de tomada de 12V e (no mínimo) 15 Amp

Mensagempor danibeja » terça fev 09, 2016 9:25 pm

Boa tarde companheiro,

O que procura é isto :
http://www.servelec.pt/produto/ficha-is ... l-fiq021fp

E aguenta mais de trinta amperes, no entanto deverá ter muito cuidado com a secção de fio eléctrico que vai usar, pois deve ter no mínimo uma secção de 2.5 mm , e a corrente deve tirar directamente da bateria, se for muito longe procure algum fio de secção de 2.5mm que venha da centralina , pois a centralina já tem fusíveis... e já agora não se esqueça de colocar um suporte fisivel http://www.servelec.pt/loja-online/supo ... uto-spf011

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: [Ajuda] Instalação de tomada de 12V e (no mínimo) 15 Amp

Mensagempor Salazar » segunda set 26, 2016 6:27 pm

Reavivo este tópico para mostrar a instalação final.

A tomada acabou por fica montada no banco. Para além do secador, permite ligar logo ali o PC e permitiu usar menos de 2 metros de cabo eléctrico.

Foi usado cabo de 4 mm2 (de acordo com a tabela da narbonneacessoires) de secção e protegida com fusível de 15Amp.

O material
Imagem

Furo de 28mm feito com broca craniana.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Funciona? Funciona.
Imagem
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: [Ajuda] Instalação de tomada de 12V e (no mínimo) 15 Amp

Mensagempor NUNOLGS » segunda set 26, 2016 7:49 pm

Boa noite Colegas,
Já agora na minha ac tenho esta tomada de 12v mas não encontro nenhum electrodoméstico que tenha ficha que funcione ali. Não é ficha de isqueiro
Obrigado
Cumps
Nunolgs
Avatar do Utilizador
NUNOLGS
 
Mensagens: 13
Registado: sexta Oct 23, 2015 3:47 pm
Localização: Lagos, Algarve

Re: [Ajuda] Instalação de tomada de 12V e (no mínimo) 15 Amp

Mensagempor Salazar » segunda set 26, 2016 8:52 pm

Essas devem ser as chamadas fichas pequenas de 12V. Existem adaptadores há venda em algumas lojas de acessórios para autocaravanas.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: [Ajuda] Instalação de tomada de 12V e (no mínimo) 15 Amp

Mensagempor NUNOLGS » segunda set 26, 2016 9:33 pm

Ao lado tem uma tomada de 220v, fica no móvel por baixo do lava loiça. Os 220v funciona quanto tenho a AC ligada ao 220v, mas aquela tomada ao lado fazia jeito se desse para ligar um pequeno electrodoméstico ( secador de cabelo ou maquina de café)
Cumps
Nunolgs
Avatar do Utilizador
NUNOLGS
 
Mensagens: 13
Registado: sexta Oct 23, 2015 3:47 pm
Localização: Lagos, Algarve

Re: [Ajuda] Instalação de tomada de 12V e (no mínimo) 15 Amp

Mensagempor Salazar » segunda set 26, 2016 10:02 pm

Precisa de saber a amperagem dessa ficha (normalmente 10Amp). Para um secador ou uma máquina de café (de filtro e pequenina) precisa de no mínimo 15Amp.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: [Ajuda] Instalação de tomada de 12V e (no mínimo) 15 Amp

Mensagempor fluis » terça set 27, 2016 3:46 pm

Salazar Escreveu:Essas devem ser as chamadas fichas pequenas de 12V. Existem adaptadores há venda em algumas lojas de acessórios para autocaravanas.


Boas,
Basicamente é isto que refere o companheiro Salazar, nas casas de acessórios de AC, normalmente existem adaptadores que entram nestas fichas e noutra ponta permitem ligar as fichas normais de isqueiro.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: [Ajuda] Instalação de tomada de 12V e (no mínimo) 15 Amp

Mensagempor Luis Agostinho » terça set 27, 2016 6:41 pm

Boa tarde,

Salazar Escreveu:Essas devem ser as chamadas fichas pequenas de 12V. Existem adaptadores há venda em algumas lojas de acessórios para autocaravanas.


NUNOLGS Escreveu: mas aquela tomada ao lado fazia jeito se desse para ligar um pequeno electrodoméstico ( secador de cabelo ou maquina de café)


Normalmente os alemães gostavam muito e pelos vistos continuam a usar essas tomadas mais "finas" para serem diferentes...mas isso pode ter uma justificação é que a secção de fio que está por trás dessa tomada está feita para determinado consumo e pode não aguentar...um secador de cabelo ou uma máquina de café. Na minha autocaravana antiga tinha esse problema...o fio da máquina de café de filtro (12V) começava a aquecer, e normalmente aproveitava em andamento para ligar à ficha que está colocada no tablier (do isqueiro) e saía um café que era uma classe... :lol: :lol:

Os adaptadores serão estes eventualmente...https://www.google.pt/search?q=fichas+d ... slUDaMM%3A

Tenho disso aos sacos... :mrgreen: da minha anterior AC que era alemã :lol: ...se o NUNOLGS vivesse cá para cima até lhe oferecia um adaptador simples e duplo(?). :wink:

Mas volto a chamar a atenção...os adaptadores podem não resolver o problema...aliás se lermos as msg do Salazar (*credo, cruzes canhoto!!! :lol: ) o que ele fez foi adaptar a secção de fio ao consumo...

*Sem ofensa para o Salazar autocaravanista... :wink:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: [Ajuda] Instalação de tomada de 12V e (no mínimo) 15 Amp

Mensagempor Salazar » terça set 27, 2016 8:27 pm

Eu não sou electricista, nem percebo nada de electricidade, mas uma coisa já aprendi; isto da corrente continua tem muito que se lhe diga...
É preciso ter muita atenção ao consumo que pede das instalações 12v das ACs. Se uma tomada tem lá escrito 10Amp ou 120w, isso é para respeitar. Porque, se porventura o fusível não queimar, pode ser a AC a queimar.

Deixo aqui a tabela que eu uso como referência para estes bricolage:
Imagem
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: [Ajuda] Instalação de tomada de 12V e (no mínimo) 15 Amp

Mensagempor Salazar » terça set 27, 2016 9:11 pm

Entretanto acabo de comprar algo que já estava nos planos há algum tempo e vou ter de alterar esta instalação.

Fica aqui o diagrama (sempre aberto a qualquer comentário, sugestão ou correcção):
Imagem
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: [Ajuda] Instalação de tomada de 12V e (no mínimo) 15 Amp

Mensagempor NUNOLGS » terça Oct 11, 2016 4:03 pm

Luis Agostinho Escreveu:Boa tarde,

Salazar Escreveu:Essas devem ser as chamadas fichas pequenas de 12V. Existem adaptadores há venda em algumas lojas de acessórios para autocaravanas.


NUNOLGS Escreveu: mas aquela tomada ao lado fazia jeito se desse para ligar um pequeno electrodoméstico ( secador de cabelo ou maquina de café)


Normalmente os alemães gostavam muito e pelos vistos continuam a usar essas tomadas mais "finas" para serem diferentes...mas isso pode ter uma justificação é que a secção de fio que está por trás dessa tomada está feita para determinado consumo e pode não aguentar...um secador de cabelo ou uma máquina de café. Na minha autocaravana antiga tinha esse problema...o fio da máquina de café de filtro (12V) começava a aquecer, e normalmente aproveitava em andamento para ligar à ficha que está colocada no tablier (do isqueiro) e saía um café que era uma classe... :lol: :lol:

Os adaptadores serão estes eventualmente...https://www.google.pt/search?q=fichas+d ... slUDaMM%3A

Tenho disso aos sacos... :mrgreen: da minha anterior AC que era alemã :lol: ...se o NUNOLGS vivesse cá para cima até lhe oferecia um adaptador simples e duplo(?). :wink:

Mas volto a chamar a atenção...os adaptadores podem não resolver o problema...aliás se lermos as msg do Salazar (*credo, cruzes canhoto!!! :lol: ) o que ele fez foi adaptar a secção de fio ao consumo...

*Sem ofensa para o Salazar autocaravanista... :wink:

Um abraço,


Obrigado
Cumps
Nunolgs
Avatar do Utilizador
NUNOLGS
 
Mensagens: 13
Registado: sexta Oct 23, 2015 3:47 pm
Localização: Lagos, Algarve


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 26 visitantes