Alternativa ao gás

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Alternativa ao gás

Mensagempor ADinis » domingo set 11, 2016 10:31 am

Bom dia.

É possivel não usar gás numa AC?

Pode ser impossível o que vou dizer mas, apenas com paineis solares é possível ter o frigorifico e uma placa vitroceramica ou indução a trabalhar?

ou teria de usar um gerador a gasoleo? já existem deles silenciosos ou nem por isso?

Se um carro bater directamente numa ac onde estão as garrafas de gás, o que provavelmente acontece??

obrigado.
ADinis
 
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Re: Alternativa ao gás

Mensagempor ADinis » terça Oct 04, 2016 11:23 pm

olá?? :)
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Re: Alternativa ao gás

Mensagempor Luismbmp » quinta Oct 06, 2016 10:35 am

ADinis Escreveu:Bom dia.

É possivel não usar gás numa AC?

Pode ser impossível o que vou dizer mas, apenas com paineis solares é possível ter o frigorifico e uma placa vitroceramica ou indução a trabalhar?

ou teria de usar um gerador a gasoleo? já existem deles silenciosos ou nem por isso?

Se um carro bater directamente numa ac onde estão as garrafas de gás, o que provavelmente acontece??

obrigado.



Boas,
O gás é essencial para os aparelhos de uma autocaravana, porque todos os aparelhos veem de origem de fabrica para serem utilizados a gás, no entanto, pode sempre substituir o boiler, o frigorifico, e o fogão para usar uma outra fonte de energia, a electricidade.
Existem boilers a energia electrica, frigorificos domesticos normais de 220v do mesmo tamanho que um frigorifico de uma autocaravana, e placas vitroceramica de 220v. Mas como é que consegue ter 220v constantes numa autocaravana?, é preciso gastar dinheiro, primeiro precisa de calcular a potencia que vai gastar com os aparelhos de 220v que vai instalar na autocaravana, depois calcular o numero de baterias que vai ser preciso para no minimo conseguir ter energia para uns 3-4 dias quando tiver parado, depois ver quantos paineis solares vai ser preciso, e depois o inversor que vai ter que ter, concluindo, no minimo vai ter que ter umas 4 baterias de 100A, dois pineis solares de 200watts cada, e um inversor de 2000w, mesmo assim duvido que este sistema dê para alimentar em condições uma placa vitroceramica.

Quanto aos geradores, os mais silenciosos fazem sempre barulho.

Se um carro bater numa AC onde se encontram as garrafas do gás sera a mesma coisa que um carro bater numa carrinha de caixa aberta que transporta bilhas do gás,
Em circulação convem sempre desligar o redutor da bilha do gás da AC.


Abraço
Luismbmp
 
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Re: Alternativa ao gás

Mensagempor Salazar » quinta Oct 06, 2016 12:37 pm

No YouTube encontra várias instalações americanas que não utilizam propano. As placas de gás são substituídas por placas de indução e os frigoríficos de absorção por de compressor.

Por cá, o aquecimento de água e de ar pode ser substituído por um truma combi a gasóleo.

Numa conversão/construçao de raiz, se houver orçamento, pode ser uma ideia catita. Se bem que o peso do banco de baterias é um abuso.
Salazar
 
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Re: Alternativa ao gás

Mensagempor ADinis » sábado Oct 08, 2016 9:59 pm

Boa noite.

Obrigado pelas respostas.

Sim, realmente com mais quatro baterias paineis e tal... seriam mais ou menos 200kilos, claro que serão coisas a ponderar... mas, nunca se sabe.

A questão que fiz, foi para tentar endender se já há alguém 100% autosuficiente :) pelo que li, apenas a malta já consegue ter frigorificos domésticos nas AC's, mas a nível de fogão, ainda não vi grande coisa...

Para aquecer aguá, usa-se o boiler em andamento e tal... para quem está parado será que compensa pensar num sistema tipo o doméstico? (painel solar mais acumulador de água?)

Abraço :)
ADinis
 
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Re: Alternativa ao gás

Mensagempor Rodadossaurus » segunda Oct 10, 2016 1:29 pm

Para frigorífico é sem qualquer problema (eu tenho o frigorífico em autonomia total, nem sequer carrego as baterias a partir do motor a trabalhar).

Uma placa no mínimo consome 2000w. Um inversor terá que ter uma potência superior para ter alguma folga.
São MUITOS amperes... desconfio que apenas 4 baterias , mesmo grandes, seriam insuficientes (4 baterias a 200A / 20h - e isto é um bajolo de 400€ e 60 kgs) não conseguiriam alimentar isto (com segurança para as baterias!). Fazer comida não é um consumo de pico, é um consumo continuado...

Para grandes autonomias também há o maior problema: fonte de água...

Quanto ao aquecimento de águas pelo sol... não sei se me convencem a pôr umas dezenas de kilos de água no tecto... infiltrações e peso são coisas más para as meninas...
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Re: Alternativa ao gás

Mensagempor Rcopt » terça Oct 11, 2016 2:39 pm

Boas,

Tudo depende do orcamento, primeiro tem que se ter pelo menos 2 a 3 paineis, depois podemos substituir perfeitamente as baterias de chumbo por litio e reduzimos o peso em 70%.

Existem inconvenientes em toda esta situacao, no inverno mesmo com a AC forrada a paineis solares nao teria energia para aguentar um frigorifico 24h/ dia, o banco de baterias a litio é muito mais caro que as de chumbo no entanto iriam durar 10x mais. Nao me parece que seria completamente autonomo pois no inverno nao iria funcionar quase de certeza. No verao era capaz de estar uns dias autonomo e se calhar dava uma ajuda com 220v assim que fosse possivel para ajudar a carregar o banco de baterias ou entao teria que dar uma voltinha com a AC
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Re: Alternativa ao gás

Mensagempor Rodadossaurus » terça Oct 11, 2016 2:56 pm

Rcopt Escreveu:Tudo depende do orcamento, primeiro tem que se ter pelo menos 2 a 3 paineis, depois podemos substituir perfeitamente as baterias de chumbo por litio e reduzimos o peso em 70%.


Não é só o espaço ocupado e a densidade de energia, é a incapacidade de fazer a entrega da energia requerida... são necessárias umas quantas baterias para o fazer...

Rcopt Escreveu:Existem inconvenientes em toda esta situacao, no inverno mesmo com a AC forrada a paineis solares nao teria energia para aguentar um frigorifico 24h/ dia (...) Nao me parece que seria completamente autonomo pois no inverno nao iria funcionar quase de certeza.


Este Inverno proponho-me a tentar mostrar que isto é falso (tenho 2 painéis de 100w cada e 3 baterias de chumbo (90A das baratuchas sem marca) que são alimentadas exclusivamente pelos painéis (não estão ligadas ao alternador do veículo nem a 220v nem a qualquer outra fonte). O Frigorífico a pouco mais de meio gás (6 de 9 posições) fazia-me gelo durante o Verão, tanto que tive de diminuir...

Rcopt Escreveu:No verao era capaz de estar uns dias autonomo e se calhar dava uma ajuda com 220v assim que fosse possivel para ajudar a carregar o banco de baterias ou entao teria que dar uma voltinha com a AC


Nope.
No Verão é totalmente à vontade... sobra energia a torto e a direito... (pelo menos com a minha configuração)
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Re: Alternativa ao gás

Mensagempor Rcopt » terça Oct 11, 2016 3:05 pm

Viva Rodadossauros,

O nosso companheiro estava a falar em ficar totalmente autonomo, no inverno, um frigorifico, placa de vitroceramica e boiler tenho alguma experiencia em energia solar e nao me parece que fossem aguentar. puxar em determinadas alturas 300w/500w das baterias nao deveria ser muito benefico para as mesmas, sendo de litio já aguentam perfeitamente 1C de descarga esses 500w eram cocegas para elas. No entanto sao caras tal como indiquei.

o frigorifico gasta aproximadamente 115w/140w dependendo do frigorifico que estamos a falar, no entanto o boiler gasta mais (menos tmepo de uso e no verao quase nem é necessario) e a placa para cozinhar ira puxar cerca de 1000w, nas baterias de chumbo é um rombo, estamos a tirar dias de vida cada vez que se liga a placa.

Esta é a minha opiniao apenas nao sou nenhum expert apenas tenho alguns conhecimentos sobre baterias pois ando no mundo dos veiculos electricos ha uns 6 anos e tenho vindo a adquirir experiencias em chumbo e litio. Nao sou totalmente contra no verao pois com os paineis certos conseguimos dar um jeito. No inverno vai ser preciso ajuda externa!
Estamos aqui para debater e quantos mais melhor .....
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Re: Alternativa ao gás

Mensagempor erebrus » terça Oct 11, 2016 6:57 pm

A alternativa ao gás é o diesel. A webasto tem uns bons sistemas, tanto a nível de aquecimento como a nível de fogão. Porém...não são baratos.

Se custo não importa, a melhor opção é uma combinação de:
- Baterias de litio - não só são mais leves, como podem ser descarregadas até 20% sem perda de capacidade versus 50% das agm, o que resulta numa maior capacidade na prática
- Fogão diesel webasto
- Aquecedor de água e de ar webasto ou eberspacher. Truma também tem um diesel, mas é novo. Webasto e eberspacher são os especialistas em diesel.


Eu segui uma versão mais económica na minha carrinha e evitei instalação de gás propriamente dita na minha carrinha. O que tenho é:
-Dois mini fogões que levam cartuchos de gás de 250g como este: http://www.lulukabaraka.com/fitxaProducte.aspx?idproducte=CG1F (mas também há de 2 bocas). Funcionam muito bem (são de 2000W). O única senão é que para um uso intensivo, sai mais caro porque os cartuchos têm uma relação preço/capacidade menor que garrafas de gás normais. 15€ por fogão 1.2-1.5€ por cartucho
-Tenho um "boiler" que é aquecido com o circuito de água quente da carrinha. No meu caso é um de 6L que normalmente é usado em bancos de ensaio de aquecedores eberspacher. 6L a 60-70 graus (tem termostato e pusémos válvula de de escape) d´para uns 12 litros de água quente para duche. Normalmente gasto menos de 5L por isso funciona muito bem. Há maiores, mas são mais caros (este comprei no ebay) e ocupam demasiado espaço para a minha AV. Depois de 1h-1h30 tenho água quente e normalmente mantém-se quente ou morna até ao dia seguinte. 100€
-Tenho um manta térmica de 30W/60W 220V que se coloca debaixo do lençol e é uma alternativa muito boa para dormir sem frio e com um consumo energético baixo. 30€.
-Tenho um ventilador ligado ao circuito de água quente do boiler que pode aquecer a carrinha. 130€ (há mais baratos, mas precisava de algo pequeno e comprei um usado em carros de rally)
-Estou no processo de instalar um webasto thermo top c que comprei em segunda mão. Trata-se dum queimador diesel que serve para aquecer o circuito de água do motor sem ter que ligar o motor. Isso vai-me permitir ter água quente e aquecimento sem depender do motor para aquecimento. Em segunda mão consegue-se por 400-500 €.
-Tenho um frigorifico pequeno de 40L a compressor. 100€
-Tenho 200W de paineis, 200ah de baterias AGM e inversor de 2000W.
-Tenho um aquecedor eléctrico de 750W/1500W que uso quando tenho electricidade, ou em dias muito frios de manhã para aquecer a carrinha uns graus (15 minutos) antes de sair da cama. 20€
-Tenho um sistema de aquecimento para o tanque de águas limpas.
-Finalmente tenho um sistema que carrega as baterias com o alternador quando estou a conduzir.


O meu sistema está ajustado para os meus requisitos e restrições. Tenho uma AV the 3m de célula com casa de banho, chuveiro, cozinha e cama, por isso todo os espaço é precioso. Com mais espaço a solução fica mais simples e barata. De qualquer forma, é um sistema que funciona muito bem para bem para temperaturas que não sejam negativas durante muito tempo.
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Re: Alternativa ao gás

Mensagempor Rodadossaurus » terça Oct 11, 2016 9:05 pm

Rcopt Escreveu:Viva Rodadossauros,
O nosso companheiro estava a falar em ficar totalmente autonomo(...)

Ah! Pensei que já estávamos só a falar só do frigorífico...
OK, estávamos a misturar alhos com bugalhos...


Quanto às baterias de lítio, tenho a ideia de terem um menor ciclo de cargas / descargas, isto é, aguentam ser bem mais descarregads, mas menos vezes que as de chumbo...
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Re: Alternativa ao gás

Mensagempor Rcopt » terça Oct 11, 2016 9:20 pm

Rodadossaurus Escreveu:
Rcopt Escreveu:Viva Rodadossauros,
O nosso companheiro estava a falar em ficar totalmente autonomo(...)

Ah! Pensei que já estávamos só a falar só do frigorífico...
OK, estávamos a misturar alhos com bugalhos...


Quanto às baterias de lítio, tenho a ideia de terem um menor ciclo de cargas / descargas, isto é, aguentam ser bem mais descarregads, mas menos vezes que as de chumbo...


Pela conversa e exemplos percebi que nao tinha reparado no completamente autonomo, claro que o completamente aqui fazia a grande diferença.
O companheiro rodadossauros parece que tem um sistema bem equilibrado mas nao é o completamente autonomo aqui questionado.

As baterias de litio nao se "importam" de andar pelos 20% de capacidade restante enquando que as de chumbo nao querem menos de 50%, no entanto, as de litio também nao adoram andar muitas horas acima dos 80% pois os electroes comecam a friccionar e aquecem mais que o normal. As de litio gostam de trabalhar entre os 80 e 20% e aguentam muitos mais ciclos que as de chumbo, estamos a falar em mais de 1000 ciclos tendo o cuidado de nao baixar os 30%
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Re: Alternativa ao gás

Mensagempor erebrus » terça Oct 11, 2016 10:01 pm

É a primeira vez que oiço sobre os problemas das baterias de litio (refiro-me às Litio-ferro-fosfato) não gostarem de estar a mais de 80%, mas em relação aos ciclos serão 3-4 vezes mais pelo que li. O problema é que são baterias 4-6x vezes mais caras que as agm.
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Re: Alternativa ao gás

Mensagempor Rcopt » quinta Oct 13, 2016 8:08 am

erebrus Escreveu:É a primeira vez que oiço sobre os problemas das baterias de litio (refiro-me às Litio-ferro-fosfato) não gostarem de estar a mais de 80%, mas em relação aos ciclos serão 3-4 vezes mais pelo que li. O problema é que são baterias 4-6x vezes mais caras que as agm.


O tempo de vida das baterias de litio aumenta exponencialmente se nao carregarmos sempre ate aos 100%, por exemplo carregar 1x a 100% a cada 5 cargas de 80%,....
Isto e a temperatura sao os principais factores para degradacao de bateria. Temos analisado dezenas de carros electricos e quem carrega a 100% tem uma degradacao superior. O nissan leaf tem de fabrica uma opcao para carregar apenas 80% e parar.
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Re: Alternativa ao gás

Mensagempor ADinis » quinta Oct 20, 2016 8:14 pm

Falando agora apenas de frigorifico.

Uma das vertentes é a 12v, mas estes 12v só trabalham com o carro ligado? ou seja vem directo da bateria do carro??

Como tenho um painel solar e também um inversor de 1000wats, é possivel quando estou parado passar o frigorifico a consumir a bateria da celula (carregada pelos paineis solares) ??

ou então usar a vertente dos 220v e ligar o frigorifico ao inversor que penso que está ligado também à bateria da celula.

Isto são por razoes muito simples.... se estiver fora de parques ou sitios onde não consiga ter electricidade, ser autosuficiente POUPANDO O GÁS!

e por falar em gás, o frigorifico quando trabalha com gás, apenas mantem o frio ou também consegue fazer frio??

Muito obrigado.
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