É possivel subir ao tecto da autocaravana?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

É possivel subir ao tecto da autocaravana?

Mensagempor Luismbmp » quinta set 08, 2016 10:30 pm

Boa noite, precisava subir ao tecto da autocaravana para verificar e reforçar os vendantes das claraboias que não são poucas, apenas 5 :-). No entanto queria saber se tem algum perigo de andarmos lá em cima, ou no caso de não ser possivel andar lá em cima, como é que se procede para reforçar o cola e veda das claraboias. É que tambem queria fazer umz lavagem e descontaminação do tecto, que está um nojo.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: É possivel subir ao tecto da autocaravana?

Mensagempor Gomes de Sousa » sexta set 09, 2016 7:37 am

Bom dia Companheiro:

Eu subo e ando à vontade no tecto da minha autocaravana. Sempre que preciso de lavá-la, aí vou eu de mangueira e escova ao tejadilho. Inclusivé, já lá estivemos duas pessoas, ao mesmo tempo, para consertar as claraboias. Não aconteceu nada. O que me aconselharam foi não andar em cima do capucine, e isso é o que tenho feito. Penso que a estrutura das autocaravanas deve ser semelhante em todas elas, mas não sei. Não há nada como esperar por outras opiniões de outros companheiros.

Cumprimentos
Gomes de Sousa
Gomes de Sousa
 
Mensagens: 86
Registado: sexta fev 11, 2011 11:35 pm
Localização: Dume - Braga

Re: É possivel subir ao tecto da autocaravana?

Mensagempor Luismbmp » sexta set 09, 2016 11:53 am

Gomes de Sousa Escreveu:Bom dia Companheiro:

Eu subo e ando à vontade no tecto da minha autocaravana. Sempre que preciso de lavá-la, aí vou eu de mangueira e escova ao tejadilho. Inclusivé, já lá estivemos duas pessoas, ao mesmo tempo, para consertar as claraboias. Não aconteceu nada. O que me aconselharam foi não andar em cima do capucine, e isso é o que tenho feito. Penso que a estrutura das autocaravanas deve ser semelhante em todas elas, mas não sei. Não há nada como esperar por outras opiniões de outros companheiros.

Cumprimentos
Gomes de Sousa


Olá companheiro Sousa, podia-me dizer que autocaravana tem por favor?
Eu tenho uma challenger 173 de 2004.
Tem conhecimento que nestas marcas de ACs, como a challenger e chausson pode-se andar em cima, ou conhece alguem que tem uma e pode andar lá em cima?

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: É possivel subir ao tecto da autocaravana?

Mensagempor Gomes de Sousa » sexta set 09, 2016 2:53 pm

Viva Companheiro:

A minha autocaravana é uma Rimor Superbrig 678 de 2007. Quanto às marcas que refere, não sei a estrutura interior delas nem tenho conhecimento de amigos meus que tenham essas marcas. Mesmo que lhe queira responder com rigor, não arrisco. Talvez algum companheiro, aqui no Forum, lhe possa dizer alguma coisa.

Cumprimentos
Gomes de Sousa
Gomes de Sousa
 
Mensagens: 86
Registado: sexta fev 11, 2011 11:35 pm
Localização: Dume - Braga

Re: É possivel subir ao tecto da autocaravana?

Mensagempor danibeja » sexta set 09, 2016 5:42 pm

Boa tarde,

As claraboias actuais são coladas com Sikalastomer 710, é assim que diz nos livros de instruções por exemplo da Fiamma, logo quer dizer que já se converteram ao Cola & Veda :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Já não se colocam parafusos, é cola e veda e fica muito melhor que com carflax ou outros produtos semelhantes....

Em relação a andar por cima das ACs, não aconselho ninguém !!!! muito pelo contrário, a minha AC trás escada e barras de tejadilho apropriadas para carga, e no livro de instruções diz que apenas devemos circular em cima da AC nas zonas assinaladas com antiderrapante preto, pois são zonas reforçadas para o efeito, assim como, as barras de tejadilho está fixas em zonas com reforços por baixo.

Ao circular por cima das ACs, alem de se poder avalizar o tejadilho também pode fazer abrir fissuras nas juntas de dilatação..... já para não dizer que essas fissuras a maior parte das vezes não se vÊm...

Caso necessitem de efectuar reparações ou limpezas, etc...posso aconselhar que circulem o mais junto possível dos painéis laterais ( zona mais resitente ), e o mais afastado possível das claraboias que é a zona mais frágil do tejadilho.

Atenção aos produtos de limpeza que usam... pos vezes é melhor não arrancar toda a sujidade dos tejadilhos das ACs....

Mas isto não passam de meras opiniões.......

Grande abraço,

Danibeja

PS: Se não existe entrada de água então não mexam, ou caso queiram certificar-se que não entra água, retirem a claraboia toda e colem com um bom cola & veda !!!!
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: É possivel subir ao tecto da autocaravana?

Mensagempor Luismbmp » sexta set 09, 2016 8:38 pm

Hoje pelo capucine, abri a claraboia toda, meti a cabeça pela claraboia e o tecto da autocaravana ate me deu dó, está mesmo sujo, acizentado. Queria lavar o tecto mas não sei como, o tecto da minha autocaravana não é igual ás laterais da mesma, parecem mais fortes. Quanto ás claraboias que tive a observar e a tocar no cola e veda que as fixa e sela, como é o cola e veda de origem, ainda está impecavel, consistente, elastico, sem estar a desfazer-se, vou deixar mais este inverno assim.Já o cola e veda do mastro da antena tem que ser reforçado.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: É possivel subir ao tecto da autocaravana?

Mensagempor jmg1969 » sexta set 09, 2016 9:35 pm

Alguns centros de lavagem têm uma área para autocarros e camiões... costumam ter uma "varandinha" para lavar os tetos...Isso sai tudo!
Com o passar dos anos, a fibra do teto da AC começa a ficar porosa e começa a ganhar caruncho...nada que uma boa lavagem com jato não tire. :mrgreen:

Andei a ver na net e descobri um produto que pode ser a solução...gelcoat... Pensei em comprar para a frente de fibra da minha AC pois já não está muito brilhante...mas ainda não o fiz. Não sei se é preciso lixar antes de aplicar. O produto é dado em cascos de barcos de fibra.
Avatar do Utilizador
jmg1969
 
Mensagens: 131
Registado: segunda dez 14, 2015 11:14 pm
Localização: Algarve

Re: É possivel subir ao tecto da autocaravana?

Mensagempor ADinis » domingo set 11, 2016 10:27 am

Arranja uns tabiques de madeira, mais comprido que a ac ou se for cappucino mete umas atravessadas e outras ao comprido e podes andar em cima dela à vontade.

é como às vezes se faz em telhados velhos pouco inclinados :)
ADinis
 
Mensagens: 105
Registado: terça ago 09, 2016 9:34 pm
Localização: Aveiro

Re: É possivel subir ao tecto da autocaravana?

Mensagempor Luismbmp » segunda set 19, 2016 4:11 pm

Pronto, ja consegui lavar o tecto da autocaravana, ficou impecável.
Com um escadote, e no elefante azul, lavei o tecto todo, não coloquei o jacto da pistola muito perto do tecto nem das claraboias, Ficou limpinho.
Depois de lavado e seco, agora queria reforçar o cola e veda nas claraboias, acho que o antigo proprietario nunca ligou a isso, mas a olho nu, e visto agora, as claraboias já necessitam de um reforço á volta de todas elas.
Agora é que vou ter muita dificuldade em realizar esta tarefa, porque tenho pelo menos 3 claraboias mais ao meio da autocaravana, a do capucine, a da sala e a da cozinha.
Tenho mais 2 claraboias mas que consigo aceder a elas, que são a da casa de banho, e a dos beliches atrás, com o escadote consigo besuntar o cola e veda á volta destas claraboias, o problema vão ser as outras.
Não sei como subir lá acima.

Alguem sabe se é possivel subir a estas autocaravanas?
São 3 feitas na mesma fabrica da Trigano:
São a Challenger Mageo 173, que é a minha
A Challenger genesis 45, e a Chausson Welcome 16.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: É possivel subir ao tecto da autocaravana?

Mensagempor Luis Agostinho » segunda set 19, 2016 8:01 pm

Boa noite Luis,

Luismbmp Escreveu:besuntar o cola e veda á volta destas claraboias


Não é a melhor forma...perfeito seria se as retirasse completamente...limpar a clarabóia...o local onde encaixa...comprar "fita de silicone" colocar na dita e voltar a colocar a clarabóia...

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: É possivel subir ao tecto da autocaravana?

Mensagempor Luismbmp » segunda set 19, 2016 10:07 pm

Luis Agostinho Escreveu:Boa noite Luis,

Luismbmp Escreveu:besuntar o cola e veda á volta destas claraboias


Não é a melhor forma...perfeito seria se as retirasse completamente...limpar a clarabóia...o local onde encaixa...comprar "fita de silicone" colocar na dita e voltar a colocar a clarabóia...

Um abraço,



Boa noite Sr. Luis, obrigado pela dica, mas eu so queria reforçar um pouco á volta das claraboias, porque não estão a deixar passar água, é só uma precaução.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes