Como limpar e lustrar a celula de fibra da autocaravana?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Como limpar e lustrar a celula de fibra da autocaravana?

Mensagempor Luismbmp » quarta set 07, 2016 10:38 am

Bom dia companheiros, gostava de pedir a vossa ajuda.
Adquiri uma AC recentemete, e precisava de a limpar toda por fora e rejuvenescer aquele brilho de origem da celula. As partes que não estão com brilho, será facil dar o brilho, com um polish proprio para fibra de vidro, aquilo fica a brilhar. O problema é as manchas que tem em alguns sitius, umas são do sol, e tem uma outra que dá-me a sensação que parece que alguem andou com o truma 6000c, ou seja, o aquecimento central, ligado em andamento muitas vezes, e tem umas manchas amarelas que não consigo tirar. Tenho receio de andar a esfregar com alguma força e danificar a fibra.
Por isso gostava de vos pedir a vossa ajuda, como é que consigo tirar as manchas da celula, e fazer rejuvenescer o brilho original?
Ja vi autocaravanas que so de olhar para o aspecto, parece que está tudo podre, cheias de manchas, descoloradas a 100%. Mas despois de alguns dias quando a vejo expostas nos stands de autocaravanas para serem vendidas, parecem novas, sem manchas sem nada, com um brilho total, frisos todos limpinhos, acrilicos das janelas e claraboias sem estarem amarelos, levam auma transformação total.
Sei que se for a um stand desses, que me poem aquilo todo a brilhar, o problema é que levam um dinheirão para fazer isso.

Imagem
Comprei este produto que mandei vir de espanha, que li num forum espanhol a falarem muito bem deste produto, mas ainda não o exprimentei, dizem que tira manchas e oxidações da celula, mas como vejo manchas tão entranhadas na celula não sei não.

Bem qualquer ajuda será bem vinda.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Como limpar e lustrar a celula de fibra da autocaravana?

Mensagempor Hugoft » quarta set 07, 2016 5:16 pm

Bom dia companheiro

Geralmente os stands a preoucupação principal é o aspecto visual, mesmo que a pintura acabe por ficar sem proteção, as pinturas suportam o polimento mas não em demasia pois cada vez que se efetua o mesmo existe uma parte da tinta que vai sendo removida, por esse motivo é preciso ter cuidado.

Acho que se já fez o polimento e não saiu, não deverá ir muito mais fundo, mas esta é a minha opinião.
Cumprimentos

Hugo
Hugoft
 
Mensagens: 156
Registado: quinta nov 14, 2013 6:37 pm
Localização: Lisboa - Areeiro e Caldas da Rainha

Re: Como limpar e lustrar a celula de fibra da autocaravana?

Mensagempor Salazar » quarta set 07, 2016 8:04 pm

A célula é mesmo fibra ou alumínio?
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Como limpar e lustrar a celula de fibra da autocaravana?

Mensagempor Luismbmp » quarta set 07, 2016 10:39 pm

Boa noite, a celula é de fibra.
A autocaravana é uma challenger 173 com base fiat

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Como limpar e lustrar a celula de fibra da autocaravana?

Mensagempor Luismbmp » quarta set 07, 2016 10:49 pm

Ola mais uma vez,
As manchas que digo, são iguais a estas desta autocaravana perfilada, mas em vez de estarem á frente, estão na lateral da celula.

http://www.chapucillas.es/Bricos/chapucilla_194.html

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Como limpar e lustrar a celula de fibra da autocaravana?

Mensagempor Salazar » quarta set 07, 2016 11:40 pm

Nesse caso, o gel coat pode ser tratado quase como pintura automóvel. Comece com polish de acabamento (o mais delicado para o gel coat) e vá aumentando o poder de corte se for necessário.

E convém não esquecer que vassouras a lavar a AC não ajudam a manter o gel coat brilhante.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Como limpar e lustrar a celula de fibra da autocaravana?

Mensagempor Luismbmp » quinta set 08, 2016 8:33 am

Salazar Escreveu:Nesse caso, o gel coat pode ser tratado quase como pintura automóvel. Comece com polish de acabamento (o mais delicado para o gel coat) e vá aumentando o poder de corte se for necessário.

E convém não esquecer que vassouras a lavar a AC não ajudam a manter o gel coat brilhante.



Bom dia, obrigado pelas dicas amigo Salazar, o problema é mesmo esse, é não saber fazer as coisas como diz, o que quer dizer aumentando o poder de corte. Eu tenho uma maquina de polir giratoria que dá para colocar varias velocidades, mas não sei usar aquilo, nem sei que tipo de esponja ou forra utilizo, aquilo trousse uma esponja e uma forra tipo lã de ovelha.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Como limpar e lustrar a celula de fibra da autocaravana?

Mensagempor Salazar » quinta set 08, 2016 9:46 am

Se não tem experiência, deixe a polidora na caixa. As polidoras giratórias são muito boas, mas requerem experiência. E um pequeno descuido é suficiente para queimar o gel coat. As orbitais são melhores para iniciados. No seu caso, eu começava por fazer pequenas experiências à mão.
Procure mais informações em fóruns de detalhe automóvel. Lá encontra as bases para a correcção de pintura automóvel. Não sendo exactamente igual à grp usada nas ACs (dureza do verniz vs dureza do gel coat), aplicam-se os mesmos princípios.

Para os companheiros com ACs de alumínio, deixem os polimentos apenas para as peças de grp ou de abs (para-choques, frisos laterais, etc). Nos painéis laterais e traseiros, o lacado do alumínio desaparece num instante.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Como limpar e lustrar a celula de fibra da autocaravana?

Mensagempor Luismbmp » quinta set 08, 2016 11:23 am

Salazar Escreveu:Se não tem experiência, deixe a polidora na caixa. As polidoras giratórias são muito boas, mas requerem experiência. E um pequeno descuido é suficiente para queimar o gel coat. As orbitais são melhores para iniciados. No seu caso, eu começava por fazer pequenas experiências à mão.
Procure mais informações em fóruns de detalhe automóvel. Lá encontra as bases para a correcção de pintura automóvel. Não sendo exactamente igual à grp usada nas ACs (dureza do verniz vs dureza do gel coat), aplicam-se os mesmos princípios.


Olá mais uma vez, andei a ver na internet e li que deve-se ter cuidado com as rotações da polidora, porque muita rotação gera mais calor e faz secar mais rapido o liquido de polimento. Tambem as mangas ou as forras tem uma diferença de geração do calor quando usadas na maquina de polir, as de lã de ovelha geram mais rapido o calor que as de esponja.
A dica é usar a de lã de ovelha a baixa rotação e não deixar secar o produto na fibra de vidro, é preferivel fazer duas ou tres camadas de polimento mais ao de leve que fazer uma so intensamente que faz gerar muito calor e pode queimar o gelcoat.
Foi isso que aprendi :)

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes