por Luismbmp » terça ago 16, 2016 5:54 pm
Boas, comprar uma AC em segunda-mão tem que se ter muita atenção. Primeiro porque comprar uma autocaravana não é o mesmo de comprar um carro. Um carro nós vemos o motor o interior a chapa e pouco mais, numa autocaravana temos que ter em atenção tudo e mais alguma coisa, porque por exemplo se houver uma infiltração na celula escondida, o reparo é sempre acima de 1500€ na zona do wc e se for no capucine são sempre acima de 3000€. Se por exemplo um frigorifico ao final de pouco tempo da compra, avariar e não ser apenas problema do queimador, o reparo, mais vale adquirir um frigorifico novo que são cerca de 1000€, se um sistema combinado combi truma C avaria, são no minimo uns 2300€, a acompanhar a parte do motor e caixa de velocidades da AC. Por isso eu falo por mim, uma autocaravana mesmo de segunda-mão é sempre um valor muito alto, ou se compra sabendo o que está a comprar, e avança-se para o negocio, ou então mais vale ficar quieto e pedir ajuda a quem sabe.
Estou no mundo do autocaravanismo á relativamente pouco tempo cerca de 4 anos, não tenho muita experiencia, mas pelo que sei e já vi, a compra de uma Ac de segunda mão tem que se ter muito cuidado. No que estou a alertar são sempre aquelas ACs com mais de 10 anos de uso normal, ou então com cerca de 5 anos com uso intenso. Depois as marcas tambem são importantes, uma AC alemã é sempre superior em construção em relação a outras marcas europeias.
Eu tambem ando á procura de uma AC para mim, o meu orçamento enquadra-se entre os 20 a 25 mil, por isso encaixa-se no perfil de autocaravanas que estou a alertar, ou seja, autocaravanas com mais de 10 anos. Desde que vendi a minha em Dezembro de 2015 até agora ainda não vi nenhuma que me agradá-se, seja de particular, seja de stand, todas elas me colocaram duvidas na compra, por um defeito ou outro que apanhei, não arrisquei. Em todos os stands de autocarvanas que vi, não existiu nenhum que desse garantia da celula, só mesmo do motor e caixa de velocidades, só aí uma pessoa fica logo com um pé atrás. Não inspiram confiança.
Á coisa de uns 2 meses, tinha já tudo programado para avançar com a construção de uma AC de capucine, já tinha contactado fornecedores de materiais, desde madeiras, equipamento interior etc..., e tinha estado já em negociação com uma fiat ducato de caixa aberta, a caixa aberta era removida, e depois começava a construção da mesma, mas não pode ser aprovada uma construção de celula sem a aprovação de uma empresa de construção de celulas, sem esse documento, a minha celula não era aprovada no imtt, se adquiri-se um furgão, ja podia construi-la sem problema nenhum, como é um veiculo de caixa fechada, não tem aprovação nenhuma, era so mesmo fazer o projecto de transformação e entregar no imtt. A construção de uma autocaravana com celula, tinha que ter o documento de aprovação da celula, mais o projecto de transformação.
E agora ando neste vai e vem, continuo na procura de uma AC para familia, começo a ponderar em adquirir de um particular, que seja sincero e que não tenha nada a esconder da autocaravana em termos de defeitos, pois prefiro comprar uma coisa que já sei o que tem, do que depois vir a saber o defeito que tem. Porque sou sempre capaz de reparar seja o que for numa AC, o problema é que em vez de uma AC ficar por exemplo nos 25000, com a reparação fica nos 30000. E uma AC de 2003 por 30000 fica carissima.
Relativamente ao tipo de AC, eu prefiro uma de capucine, porque são sempre as que oferecem mais espaço de habitáculo. Eu penso assim, as vezes que a familia está mais tempo numa AC, é sempre na sala, então a sala tem que ser generosa. Numa capucine facilmente se consege arranjar com uma sala grande, com uma boa cozinha e com uma boa casa de banho com duche em separado, todas as outras são puras invenções. Todas as ACs que tenham cama de casal sempre feita na zona traseira da AC, seja longitodinal seja cama francesa, pode-se esquecer o espaço, porque não tem. Uma Ac com esse tipo de cama, eu aconselho para um casal sem filhos.
Em termos de consumo, as de capucine são sempre mais golosas, mas no meu caso, por exemplo, raramente ando nas Auto-estradas, sempre ando nas estradas nacionais, ando sempre na ordem dos 80-90km/h, por isso acima dos 11L não devo fazer. Acima de 100kms/h qualquer veiculo alto seja capucine, seja perfilada, seja integral, ou até mesmo seja um furgão, gasta sempre muito mais. a iveco furgão que tive, acima de 100kms/h lançava-se nos 14-15L, a 80-90, gastava 10-11L.
Abraço