Redutor Caudal Torneiras

Faça você mesmo - Dicas que ajudam

Redutor Caudal Torneiras

Mensagempor Lealbino » quinta abr 07, 2016 1:27 pm

Dado que a gestão de recursos está inerentemente associada à utilização das ACs, através de otimização de energia/águas/espaço, acabei por finalmente encontrar redutores de caudal para as torneiras da minha AC, a preços que considerei “aceitáveis” para o objetivo que tinha em vista. Em casa já utilizava dos mais comuns que reduzem em cerca de 50% o consumo, mas na AC tornava-se mais difícil a gestão de água só com esta redução, além de que não era só eu a ter de a gerir. 8)

De forma a potenciar a duração da água utilizável a bordo e após algumas/várias pesquisas encontrei uma ONGA (Organização não Governamental de Ambiente) que comercializa estes produtos, que cumulativamente apresenta soluções em termos ecológicos/económicos para a utilização nas nossas ACs (ou em casa), deixo aqui o nome através do qual facilmente a encontrarão (ABAE + redutor). Haverão certamente outras soluções comercializadas, mas como não encontrei referências aqui no Forum fica pelo menos esta:

Associação Bandeira Azul da Europa - ABAE

Julgo que numa campanha de sensibilização ambiental faria maravilhas colocar a população em ACs durante 1 ou 2 semanas para se perceber a quantidade de energia que se consome e a quantidade de água que se desperdiça, e a partir daí acredito que muitos mais perceberiam o seu real valor.

Espero que esta informação sirva para ajudar outros que procurem este tipo de soluções :wink:
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Redutor Caudal Torneiras

Mensagempor Duarte » quinta abr 07, 2016 8:00 pm

Ola companheiro e qual dos redutores comprou o de 2 , 4 , ou 5 litros por minutos?

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Re: Redutor Caudal Torneiras

Mensagempor Lealbino » quinta abr 07, 2016 8:54 pm

Comprei os de 2 litros e de 4 litros para testar na AC e em casa, ainda não os montei mas conto até ao fim de semana fazê-lo e depois partilho aqui o feedback :wink:


Abraço
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Redutor Caudal Torneiras

Mensagempor Lealbino » terça mai 10, 2016 12:59 pm

Boa tarde

Após algumas confusões na entrega finalmente recebi os redutores de caudal (só os de 4 l/min, aguardo pelos de 2l/min) e comparativamente aos "económicos que usava anteriormente nota-se muita diferença no consumo, não se perdendo na maioria das situações o conforto na utilização.

Na AC instalei no lavatório da cozinha e no lavatório do wc, e em casa instalei na cozinha e numa casa de banho, tendo obtido as primeiras impressões abaixo:

Em Casa:

O fluxo de água em spray é perfeitamente suficiente para lavar mãos/cara/dentes no wc, e também na cozinha para lavar a loiça e ou alimentos. A única limitação que irão sentir, mas é questão de hábito em prol da redução do consumo de água, é que para encher um tacho ou qualquer outro recipiente levam um pouco mais de tempo, nada de expressivo.

Convém referir que somos dois em casa a utilizar as torneiras e a minha mulher também sentiu essa ligeira diferença do enchimento mas prefere fazê-lo desta forma, porque também ela sentiu com estes redutores o desperdício que havia com os antigos economizadores. Pensando bem, é mais raro enchermos recipientes do que desperdiçar água a lavar loiça e/ou alimentos.

O que mais me chateava era ter água a passar à volta e eu só precisar de uma pequena parte para fazer o que fazia numa lavagem, agora considerando os aprox. 6 l/min que tinha com redutores normais de 25%, com estes redutores que instalei reduz-se em pelo menos 50% o consumo de água original e sinto que uso somente o que necessito. Já na torneira para rega do terraço p. exemplo usamos os normais, dado que mais rapidamente regamos a plantação. :wink:

Na AC:

Aplicam-se as mesmas conclusões anteriormente expostas, mas acresce que nas nossas ACs temos a limitação de água, o que por si só faz logo toda a diferença em querermos procurar atingir a maior longevidade do depósito de água fresca. Por essa mesma razão ainda aguardo pelos redutores de 2l/min, para ver se melhoro ainda mais a gestão a bordo da AC e vou até aos 75% de redução, caso se mantenha o conforto na utilização.

Aliado às vantagens anteriores, nós na AC costumamos cozinhar com água sem ser da torneira, e em relação à lavagem de loiça e outras utilizações outra coisa que notei é que este fluxo se controla melhor nos manípulos, permitindo abrir se necessário menos e saindo o caudal que necessitamos (o que ainda baixa mais consumo, não perdendo em conforto).

Em resumo, recomendo vivamente a instalação deste tipo de redutores principalmente nas ACs, aliando a um chuveiro com consumo eficiente conto agora obter uma maior autonomia sem ter de recorrer ao abastecimento... e reduzindo o desperdício deste bem vital. 8)
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Redutor Caudal Torneiras

Mensagempor jmg1969 » terça mai 10, 2016 9:16 pm

Na minha AC, coloquei uma borracha de vedação para torneiras entre a torneira e o filtro. Irei testar brevemente mas visualmente reduz e muito o caudal... Cortei a borracha em quadrado para deixar passar mais água...

Imagem
share image
Avatar do Utilizador
jmg1969
 
Mensagens: 131
Registado: segunda dez 14, 2015 11:14 pm
Localização: Algarve

Re: Redutor Caudal Torneiras

Mensagempor Lealbino » quarta mai 11, 2016 7:58 am

:wink:

Por enquanto tenho uma solução parecida que utilizo no chuveiro do duche, é uma borracha com um diâmetro de passagem inferior que estrangula o caudal e assim sempre reduzo também o consumo nos banhos.

Mas como ainda acho possível reduzir mais o caudal no duche quero ver se encontro um chuveiro económico que tenha um bom fluxo não gastando demasiada água, porque se eu reduzir ainda mais com base neste tipo de estrangulador com o mesmo chuveiro vou começar a sentir a diferença de fluxo, ou seja tenho mesmo de trocar o "telefone". 8)


Ps: ontem testei o caudal destes redutores de caudal da ABAE e confirma-se, aprox. 4l/minuto.
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Redutor Caudal Torneiras

Mensagempor Lealbino » quarta jul 06, 2016 3:53 pm

Fazendo um ponto situação, recebi finalmente os redutores de 2L/min (também com fluxo em spray) que são muito parecidos com os de 4L/minuto mas em que se nota mais o caudal reduzido (confirmei com medição serem de 2L/min) mas que serve perfeitamente face à necessidade de redução de consumo.

Em casa optei por instalar os de 4L/min em todas as torneiras (exceto a de rega), e os de 2L/min serão os que passei a usar na torneira do wc e da cozinha da Autocaravana, aliado a isto encontrei um chuveiro que permitia instalar um redutor tipo torneira e instalei um de 4 L/min...perfeito para o efeito e serve quer para mim, quer para a minha mulher (cabelo longo). Além disso como o fluxo é spray não se nota de fora ser diferente de um normal chuveiro :wink:

Fica a dica para quem quiser otimizar os consumos de água a bordo, recomendo!!! 8)
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Redutor Caudal Torneiras

Mensagempor Rodadossaurus » quarta jul 06, 2016 6:38 pm

De onde vieram esses redutores e a que preço?
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Redutor Caudal Torneiras

Mensagempor jmg1969 » quarta jul 06, 2016 8:22 pm

Já testei e funciona bem... perde um pouco o efeito de espuma que a rede produz mas a redução de caudal é grande!

jmg1969 Escreveu:Na minha AC, coloquei uma borracha de vedação para torneiras entre a torneira e o filtro. Irei testar brevemente mas visualmente reduz e muito o caudal... Cortei a borracha em quadrado para deixar passar mais água...

Imagem
share image
Avatar do Utilizador
jmg1969
 
Mensagens: 131
Registado: segunda dez 14, 2015 11:14 pm
Localização: Algarve

Re: Redutor Caudal Torneiras

Mensagempor Lealbino » quinta jul 07, 2016 8:20 am

:wink:

De facto estes redutores são os mais eficientes (redução de consumo sem perder o conforto de utilização, para o fim a que se destina) que encontrei desde há muito tempo, "espantoso" como se encontram vários em lojas e sites mas não tão eficientes como estes e muitas vezes a preços mais caros...

Podem ser facilmente encontrados através da pesquisa no Google por "ABAE + redutor", os preços estão lá também. 8)
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Redutor Caudal Torneiras

Mensagempor Rodadossaurus » sexta jul 08, 2016 11:21 am

Obrigado pela informação!
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Redutor Caudal Torneiras

Mensagempor Lealbino » quinta jul 21, 2016 10:31 pm

Ponto situação após dias de férias, ao 4° dia de utilização voltámos a abastecer a AC com água, a utilização das torneiras foi gerida para não haver desperdício mas fazendo higiene normal (dentes, cara, mãos, etc) e com cerca de 8 duches (eu mais rápidos), e utilização de cozinha para lavar loiça e lavar o necessário.

Para quem tem depósitos pequenos qb como eu, esta solução dos redutores de caudal poderá ajudar a prolongar o conforto de nao ter de constantemente recorrer ao abastecimento de água, além de ser uma excelente forma de ver como é possível gerir sustentavelmente um recurso tão valioso como é a água sem abdicar do prazer de utilização.

Aconselho! 8)
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal


Voltar para DIY - Do It Yourself

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes