Suporte de baterias suplementares

Faça você mesmo - Dicas que ajudam

Suporte de baterias suplementares

Mensagempor Rodadossaurus » quarta jun 29, 2016 1:43 pm

Querendo aumentar a autonomia da AC em termos eléctricos, optei por colocar mais uma bateria, totalizando agora 3.
Um dos locais para a bateria de origem é no compartimento do motor, mas isso faz com que actualmente haja muita cablagem a ir a vir para a frente, levando a percas desnecessárias.

Para este projecto decidi fazer um suporte em ferro: um "U" que tem no seu interior as 3 baterias.
Na realidade esse suporte ficará à volta de uma das bagageiras laterais (de plástico) e esse é que levará as baterias no interior.

Passos:
1. medir, medir medir
2. comprar ferro - ir a armazém de ferro, onde o mesmo custa um terço a um quarto do que custa no Leroy, Aki, e companhia!
3. cortar e soldar ferro: neste caso usei ferro de 50x30x2mm
4. cortar a traseira da bagageira de plástico de modo a ter espaço para as novas baterias
5. fazer nova traseira em fibra
6. soldar o suporte
7. refazer as ligações eléctricas.

Para já ainda só vou no terceiro passo (outros projectos têm estado a acontecer ao mesmo tempo...)

Imagem
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Suporte de baterias suplementares

Mensagempor fj2011 » quinta jun 30, 2016 3:18 pm

Boas,

Como já mencionei varias vezes no fórum,há muito que tenho 3 baterias na célula + 1 no motor, apesar da minha auto-caravana não ter muito espaço, instalei duas (uma atrás de cada um dos bancos) e uma 3ª debaixo do banco do condutor (local de origem) e o inversor, centralina, cx. de fusíveis e restantes ligações, debaixo do banco do pendura....com tudo aparafusado.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Suporte de baterias suplementares

Mensagempor Rodadossaurus » quinta jun 30, 2016 3:29 pm

Isso só é possível se se utilizar baterias AGM.
Como eu me proponho a usar baterias convencionais, terá que ser fora da célula, por causa da libertação do hidrogénio.
Para além disso não ocupo espaço interior.

Reconheço no entanto que a instalação assim será bem mais prática...
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Suporte de baterias suplementares

Mensagempor fj2011 » sexta jul 01, 2016 9:54 am

Rodadossaurus Escreveu:Isso só é possível se se utilizar baterias AGM.
Como eu me proponho a usar baterias convencionais, terá que ser fora da célula, por causa da libertação do hidrogénio.
Para além disso não ocupo espaço interior.

Reconheço no entanto que a instalação assim será bem mais prática...



As minhas também são convencionais, duas sem manutenção e a outra (a que está debaixo do banco) tem manutenção.

Obviamente que há libertação de gases, mas a célula não é fechada hermeticamente... há muita circulação de ar numa célula, pelo menos na minha isso existe.
Na célula, tenho um ventilador na porta, 2 na lateral onde está o frigorífico, uma janela no tecto da casa de banho e uma janela superior /tecto da célula.
- então e o uso e abuso dos queimadores de gás seja na confecção de comida ou no aquecimento ou mesmo no frigorífico?
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Suporte de baterias suplementares

Mensagempor Rodadossaurus » terça dez 13, 2016 3:17 pm

Voltando à carga... aqui fica uma foto reportagem do que foi feito.
Os resultados são excelentes! Muito contente com o obtido!!!
No verão, com a família toda e os seus dispositivos electrónicos e com o frigorífico sempre eléctrico, de manhã no mínimo registei 12.7v :) :)
No outono tive a sorte de apanhar sol quando saí, ou pelo menos apenas 2 dias seguidos de nuvéns, pelo que ainda não há resultados.
No Inverno, logo veremos, mas para já estou confiante (3 baterias - de chumbo "normais, marca branca, baratas - e 2 painéis de 100w - baratos, monocristalinos, do eBay)

A estrutura exterior (de suporte à bagageira de plástico) já soldada e pintada (com aerosol que estava a sobrar doutras aventuras)..

Imagem

Desfazer o ninho da cablagem e passá-lo (dentro de manga plástica) por baixo do chassis até ao novo local das baterias.

Imagem

Imagem

Imagem


Bagageira a ser reutilizada como compartimento de baterias

Imagem

Imagem

Foi preciso cortar a bagageira para as 3 baterias caberem (será fechada a caixa no futuro com fibra de vidro)

Imagem

O suporte exterior foi fixado ao chassis com porcas de cravas e 6x M8

Imagem

Imagem

Criação do suporte interior das bateriais (a ideia original incluía corrediças para puxar as bateriais para fora, mas a falta de tempo fez simplificar a solução)

Imagem

Imagem

img]https://s28.postimg.org/az9anjgxp/2016_07_20_12_40_25.jpg[/img]

Inicio da passagem da cablagem e do controlador solar (eBay, menos de 20€, e parece que funciona bastante bem, tendo inclusivé a possibilidade de configuração do carregamento)

Imagem

Imagem

Resultado final

Imagem

Imagem

Imagem
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa


Voltar para DIY - Do It Yourself

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron