Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor Cristovão » quarta abr 22, 2015 3:34 pm

Boas companheiro
Provavelmente estarei a repetir-me mas sempre fica o meu contributo, até por que é um tema que gosto.
Por experiência própria eu diria que um de compressor ficaria melhor servido.
Pode sempre trabalhar a 220v e 12 com conversor, liga e desliga sozinho, tem um consumo mais baixo que um de absorção a 12v e no que toca a refrigeração, no meu entender é bastante melhor.
Basta ter o cuidado de comprar um com baixo consumo.
O que tinha montado na minha AC anterior era um frigorifico normalíssimo de 50W que com 2 baterias de 100ap e um painel de 100W resultava o suficiente para nunca ter ficado com as baterias em baixo, contudo com as baterias que tem, provavelmente ainda seria melhor.
Se por ventura conseguir por o conversor a arrancar ao mesmo tempo que o frigorifico então ainda é melhor. No meu caso estava sempre ligado, contudo o companheiro Danibeja em tempos arranjou uma solução para isso.
Não esquecer que embora o meu fosse de encastrar foi necessário criar 2 orifícios com grelhas de refrigeração. Tal como os de absorção.
O ideal é colocar no mesmo local do de origem.
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor fj2011 » domingo abr 26, 2015 12:46 am

Boa noite,

Pois é companheiro Cristóvão, sem duvida que com um frig de compressão fica resolvido os gastos de energia durante a noite, dado que este gasta muito menos energia e terei sempre o mesmo frio no interior se nao o abrir. Agora 1. Tenho que o colocar à venda e só depois posso pensar na sua substituicao . :D
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re:

Mensagempor antunesr » terça jun 14, 2016 5:11 pm

Boa tarde,
tem ideia se o consumo estimado dos 8/10 Amperes da resistência é sempre o mesmo, dependendo do nível de intensidade de frio regulado no frigorífico? Se não é sempre o mesmo, tem alguma ideia de quanto pode ser, desde o 1 até ao 7, que são os valores de regulação mínimo e máximo?

Desde já obrigado

danibeja Escreveu:Bom dia,

Na minha opinião não é viável o que pretende, pois quando o frigorífico trivalente (gás,12V e 220v) está ligado a 12V é uma resistência que faz aquecer o Amoníaco (gás que se encontra dentro dos tubos da traseira do frigorífico, altamente tóxico e inflamável), essa resistência tem um consumo de entre 8 a 10 amperes.

Logo se a bateria tiver 100Amp dará no máximo para 10 horas de funcionamento...

Já para não falar que raros são os frigoríficos trivalentes que conseguem produzir frio a 12V, normalmente só mantem o frio.


Não perca tempo, mas sim dinheiro, leve a auto a alguma empresa do ramo das ACs e peça para fazer uma limpeza ao sistema de gás do frigorífico...

Grande abraço,

Danibeja
antunesr
 
Mensagens: 14
Registado: domingo abr 05, 2015 11:42 pm

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor brunotrdd » quarta jun 22, 2016 7:51 am

Bom dia,
E porque não comprar directamente um frigorifico 12/24V de compressor? Esta é para já a solução mais eficiente e que uso.
Avatar do Utilizador
brunotrdd
 
Mensagens: 12
Registado: quinta ago 23, 2012 1:57 pm
Localização: Palmela

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor antunesr » quarta jun 22, 2016 9:26 am

Bom dia, obrigado pelo contributo.
Porque será um grande investimento; o trivalente já existe o de compressor tem que ser comprado, modificado e segundo o que percebi implica também a compra de um inversor e provavelmente de uma bateria dedicada.
Se se conseguir gerir o uso do trivalente com boa produção solar e um temporizador fica bem resolvido, em teoria.
Cumprimentos
antunesr
 
Mensagens: 14
Registado: domingo abr 05, 2015 11:42 pm

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor rmsnegrao » quarta jun 22, 2016 9:55 am

Bom dia,

Mais uma contribuição para este tópico que já vem de 2011!

Em vez de pôr o frigorífico de absorção a trabalhar a 12V, porque não colocá-lo a 220/230V sempre que desejar?

Nesse sentido, deixo aqui um trabalho documentado por um camarada espanhol que construiu uma unidade com relés para comutar a alimentação do frigorífico de 220V da rede (quando está conectado à rede 220V) para os 220V do inversor (quando está em andamento):

https://picasaweb.google.com/108761442054679132311/157AdriaVisionI647SGFrigoA230VPorInversor#

Com esta solução já resolve o problema do termóstato do frigorífico, pois este trabalha a 220V!

Abraço,

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor fj2011 » quarta jun 22, 2016 10:28 am

rmsnegrao Escreveu:Bom dia,

Mais uma contribuição para este tópico que já vem de 2011!

Em vez de pôr o frigorífico de absorção a trabalhar a 12V, porque não colocá-lo a 220/230V sempre que desejar?

Nesse sentido, deixo aqui um trabalho documentado por um camarada espanhol que construiu uma unidade com relés para comutar a alimentação do frigorífico de 220V da rede (quando está conectado à rede 220V) para os 220V do inversor (quando está em andamento):

https://picasaweb.google.com/108761442054679132311/157AdriaVisionI647SGFrigoA230VPorInversor#

Com esta solução já resolve o problema do termóstato do frigorífico, pois este trabalha a 220V!

Abraço,

RN



Bom dia,

esta foi também uma experiência que tive em conta, mas as baterias que tinha (tenho) não me aguentavam para manter o frigorífico a trabalhar durante a noite a 220v. Fiz a melhor opção. Com o dinheiro da venda do frigorífico de absorção, comprei um combinado e ainda fiquei com dinheiro de lucro..
Agora sim, já posso ter gelados e outros congelados sem o perigo de aumentar a temperatura no interior do congelador e/ou do frigorífico. Mesmo tendo em conta estes últimos dias de grande calor não tive qualquer problema.
Tenho energia para "dar e vender" com apenas 2 paineis solares (nem precisava de 2, mas já estavam montados) e 3 baterias (100Ah) de acido normalíssimas e de gama baixa... Agora é ver a energia a perder-se por não ser utilizada.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor fj2011 » quarta jun 22, 2016 10:34 am

antunesr Escreveu:Bom dia, obrigado pelo contributo.
Porque será um grande investimento; o trivalente já existe o de compressor tem que ser comprado, modificado e segundo o que percebi implica também a compra de um inversor e provavelmente de uma bateria dedicada.
Se se conseguir gerir o uso do trivalente com boa produção solar e um temporizador fica bem resolvido, em teoria.
Cumprimentos



Bom dia,
fica resolvido em TEORIA ( só apenas em teoria) na prática não acontece, pelo menos a mim não aconteceu e o meu frigorífico de absorção era mesmo bom, mas nada se compara a este meu frigorifico igual aos que usamos nas nossas casas.

Em termos de investimento foi ZERO... já que com o dinheiro da venda ainda foi obtido lucro.
Painéis solares já tinha, inversor também.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor antunesr » quarta jun 22, 2016 12:37 pm

brunotrdd Escreveu:Bom dia,
E porque não comprar directamente um frigorifico 12/24V de compressor? Esta é para já a solução mais eficiente e que uso.



Já agora, aproveito para perguntar: sabe dizer um exemplo ou tem um link, o frigorifico que usa ou similar, marca/modelo para poder dar uma vista de olhos?
Mais uma vez obrigado.
antunesr
 
Mensagens: 14
Registado: domingo abr 05, 2015 11:42 pm

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor antunesr » quarta jun 22, 2016 12:39 pm

rmsnegrao Escreveu:Bom dia,

Mais uma contribuição para este tópico que já vem de 2011!

Em vez de pôr o frigorífico de absorção a trabalhar a 12V, porque não colocá-lo a 220/230V sempre que desejar?

Nesse sentido, deixo aqui um trabalho documentado por um camarada espanhol que construiu uma unidade com relés para comutar a alimentação do frigorífico de 220V da rede (quando está conectado à rede 220V) para os 220V do inversor (quando está em andamento):

https://picasaweb.google.com/108761442054679132311/157AdriaVisionI647SGFrigoA230VPorInversor#

Com esta solução já resolve o problema do termóstato do frigorífico, pois este trabalha a 220V!

Abraço,

RN



Obrigado RN pela ajuda e partilha desta solução, bastante interessante também!
antunesr
 
Mensagens: 14
Registado: domingo abr 05, 2015 11:42 pm

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor antunesr » quarta jun 22, 2016 12:43 pm

fj2011 Escreveu:
antunesr Escreveu:Bom dia, obrigado pelo contributo.
Porque será um grande investimento; o trivalente já existe o de compressor tem que ser comprado, modificado e segundo o que percebi implica também a compra de um inversor e provavelmente de uma bateria dedicada.
Se se conseguir gerir o uso do trivalente com boa produção solar e um temporizador fica bem resolvido, em teoria.
Cumprimentos



Bom dia,
fica resolvido em TEORIA ( só apenas em teoria) na prática não acontece, pelo menos a mim não aconteceu e o meu frigorífico de absorção era mesmo bom, mas nada se compara a este meu frigorifico igual aos que usamos nas nossas casas.

Em termos de investimento foi ZERO... já que com o dinheiro da venda ainda foi obtido lucro.
Painéis solares já tinha, inversor também.



Obrigado Fernando, pelo esclarecimento da sua solução final.
Continuação de boas viagens!
antunesr
 
Mensagens: 14
Registado: domingo abr 05, 2015 11:42 pm

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor Cristovão » quinta jun 23, 2016 10:59 am

Boas companheiros
Apenas uma ressalva, colocar um trivalente a funcionar só com 12v não é lá muito pratico dado que tem um consumo de energia muito alto para funcionar apenas e só com baterias, alem disso a mudança de gáz ou 220v ocorre quando se liga o motor para viajar uma vez que não é possível circular com as opções anteriores em andamento. Neste caso o alternador vai compensando a descarga que as baterias vão sofrendo.
A minha experiência com um frigorífico de compressor não podia ser melhor, mesmo só tendo um painel de 85w e duas baterias de 100 amp que eram usadas na célula para tudo.
No meu caso tendo sol e como não estava parado no mesmo sitio mais que 2 ou 3 dias aquela foi para mim a solução perfeita.
No caso do companheiro com dois painéis, 3 baterias exclusivas para o frigorífico e desde que o consumo do mesmo não seja muito alto (o meu tinha um consumo de 55W) francamente tem todas as condições para o sucesso. Não esquecer que deverá ter arrefecimento a traz mesmo quando são de encastrar. Eu fiz duas entradas de ar, uma em baixo e outra em cima.
Ainda hoje tenho saudades desse frigorífico.
Editado pela última vez por Cristovão em sexta jun 24, 2016 9:14 pm, num total de 1 vez.
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor fj2011 » sexta jun 24, 2016 4:10 pm

Boa tarde,

Cristovão, no meu caso não foi necessário fazer qq alteração...aproveitei as janelas do outro frigorifico de origem...;)
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor Cristovão » sexta jun 24, 2016 9:20 pm

Amigo seria excelente se depois das férias fizesse aqui um relato em primeira mão da experiência que teve, pois estou certo que será de grande utilidade para todos seja uma experiência positiva ou não. Por experiência própria eu não tenho dúvidas mas gostava de saber como correu consigo.
Um abraço e boas férias
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Frigorífico de compressor a trabalhar com energia a custo ZE

Mensagempor fj2011 » quinta jun 30, 2016 3:39 pm

por distracção eliminei o conteúdo deste post e fiz um novo que está no topo.
Se algum dos Moderadores puder agora eliminar este post agradecia...já não consegui recuperar o conteúdo anterior.
Obrigado
Editado pela última vez por fj2011 em segunda ago 29, 2016 3:10 pm, num total de 2 vezes.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes