Que App para os POI?

Área dedicada a Computadores, PDA, GPS, Cartografia e Rádio

Que App para os POI?

Mensagempor Passeante » segunda abr 25, 2016 8:48 pm

Caríssimos

tenho andado de volta dos POI e dos GPS, mas não encontro nada que me satisfaça, que seria uma aplicação de GPS, para Android, que abra os ficheiros dos POI com as áreas de serviço e que mantenha a sua informação. Como creio que muita gente usará Android e que terá as mesmas necessidades que eu, haverá alguém que já tenha uma solução de que goste?
Agradeço de antemão qualquer comentário ou sugestão.
Abraço
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Re: Que App para os POI?

Mensagempor Garrbel » segunda abr 25, 2016 9:35 pm

Boa noite

Uso android e ios e coloco nos Programas de navegação (normalmente TomTom) os ficheiros de Pois que necessito.

Não percebo o que pretende. A minha necessidade dos pois prende-se com a navegação e aí quando navegamos para um determinado ponto temos visivel toda a informação que foi escrita para esse ponto. Essa informação pode ser escassa mas nada a fazer.

Mais uma aplicação?

Diz "que abra os ficheiros dos POI com as áreas de serviço e que mantenha a sua informação" - para fazer o que? Qual o objectivo?
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: Que App para os POI?

Mensagempor Passeante » quarta abr 27, 2016 4:53 pm

Pois...
parece-me que o problema é mesmo os poi não terem lá a informação, eu pensava que cada poi (por exemplo Área de Serviço) teria mais informação... se teriam eletricidade, custos, número de lugares...
Estou habituado ao Geocaching e quando saco o ficheiro, para cada cache, para além da localização, vem uma série de informação.
Também uso o Tomtom e tenho lá as áreas de serviço, queria era a informação que temos no ficheiro em papel. Exigente, não?

Já agora, utiliza também outra aplicação de GPS gratuita em que possa fazer a mesma coisa? (Inserir os POI?)

Obrigado.
Abraço
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Re: Que App para os POI?

Mensagempor Garrbel » quarta abr 27, 2016 5:57 pm

Boa tarde

Passeante Escreveu:outra aplicação de GPS gratuita em que possa fazer a mesma coisa? (Inserir os POI?)


Suponho que será outra aplicação de navegação. Se é isso já instalei e testei o MapFactorNavigator. Tem a "vantagem" de ter mapas de praticamente todos os paises. Tem todas as funcionalidades de navegação que eu pretendo para navegar, algumas mais completas que o Tomtom. Só falta a possibilidade de guardar ou enviar a posição onde estamos. (De modo a registarmos uma paragem que nos agradou - terá de se utilizar uma outra aplicação)
Para inserir os Pois há um programa especifico para converter no formato nativo e há que seguir os passos necessários timtim por timtim. Como foi desenvolvido por e para anglosaxões não admite uma serie de caracteres:ç,á,â....... Se o instalar diga que eu coloco aqui o texto que fiz para mim com todos os passos necessário. Não é tira e queda mas se se seguir os passos não falha.
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: Que App para os POI?

Mensagempor Rodadossaurus » quinta abr 28, 2016 9:12 am

Tenho usado o NavigatorFree (para Windows) dos mesmos fabricantes, por isso agradecia se descrevesse os passos - a ver de que modo podem ser adaptados para esta versão...
O que me chateia (não muito, pois o software é gratuito!) é os mapas serem relativamente incompletos em termos de etiquetas; isto é, a estrada ou localidade está lá, não tem é nome, pelo que não serve para pesquisa (embora sirva para navegação)
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Que App para os POI?

Mensagempor Garrbel » quinta abr 28, 2016 3:42 pm

Rodadossaurus Escreveu: ver de que modo podem ser adaptados para esta versão...



O formato do MapFactorNavigator é mca
Pelo que li o que usa deve ser igual. Creio que o texto esta pormenorizado mas se tiver duvidas não hesite.
##########################################################################################
Este é o forum dedicado a Macfactornavigator, em ingles mas com bastante participação: http://forum.mapfactor.com/
No meu caso usei um telele Android

Eu tenho os ficheiros todos em .ov2 uma vez que uso o TomTom num iPhone

- Converter de ov2 para xls – uso o programa POI format conversion (http://poiconverter.software.informer.com/4.1/)

No Microsoft Excel
1. abrir o ficheiro *.xls.
2. O ficheiro tem 4 folhas.Apagar as 3 folhas Tabelle1,2 e 3
3. Na folha chamada Points apagar todas as colunas deixando só as colunas Latitude, Longitude e Name
Guardar como "Unicode Text (*.txt)"

Com o Notepad
4. Abrir o ficheiro txt
5. substituir a virgula por ponto
6. Copiar o espaço que há entre Latitude e Longitude
7. Substituir o espaço por uma virgula(,)
7. Guardar como - no nome mudar de txt para csv e em codificação escolher UTF-8

Após ter codificado em UTF-8 todos os caracteres especiais (ç, ã, â,é.....) serão substituidos por outros cangalhos. Para o evitar quando esta no excel poder-se-á substituir os caracteres (ç, ã, â,é.....) por (c,a,e....)

Tranformei um .bmp em .png (tamanho 70x70 para ser visivel no mapa)

Ir buscar o programa de conversão que nesta altura é a versão 12.1.5 http://forum.mapfactor.com/discussion/7 ... or-free/p1

Começar a conversão:
1 - Dar o nome ao futuro ficheiro em Create new import
2 – Em Driver type seleccionar Comma Separated Value Driver in UTF-8 encoding(CSV) – após escolher abre uma caixa para escolher o ficheiro que foi guardado no ponto 7. Em details vai indicar o nº de registos que esta a importar
3 - Escolher o tipo de coordenadas - já está pre escolhido o que é necessario : dd.dddddº - Em longitude escolher longitude e em latitude escolher latitude
4 - Em Style clicar na caixa onde está ? Test, abre uma caixa é preciso na zona mais à direita de select image, clicar e aparecem 3 pontos que vai permitir escolher o ficheiro .png, dar Ok e segue
5 - Em souce column 3 é necessario clicar em name e text on map
6 - e por fim Save configuration and run import. No final acaba com Import finished

E temos o ficheiro .mca alojado na pasta import.

Eu tenho o navigator no cartão e o ficheiro está colocado em cartao\Android\data\com.mapfactor.navigator\files\navigator\data

É facil saber se é nesta pasta, já lá estão outros ficheiros mca que com o nome dos mapas que tenhamos.

Para saber se tudo correu como previsto ir ao programa no telele - ir a Pesquisar - Poi - Importações e deverá estar o o nome que foi dado em 1
Clicar no nome e aparecerão os pontos.
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: Que App para os POI?

Mensagempor Rodadossaurus » quinta abr 28, 2016 6:38 pm

As instruções parecem bastante fáceis de seguir.

Obrigado!
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Que App para os POI?

Mensagempor darkbbboy » quarta ago 16, 2017 6:03 pm

Boa tarde,

Eu tenho o Meo Drive que é gratuito no Android alguém faz ideia se dá e como o faço para colocar os POI a funcionar naquilo?

Cumprimentos.
darkbbboy
 
Mensagens: 34
Registado: sexta ago 04, 2017 2:38 pm


Voltar para Tecnologia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes