Fiat Ducato - luz do motor

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Fiat Ducato - luz do motor

Mensagempor TeamTurbo » domingo mar 27, 2016 4:18 pm

Boa tarde,

Depois de subir à Serra da Estrela, descer para Manteigas, subir e descer para Gouveia, a luz laranja do motor acendeu.

Já alguém teve este problema?

No manual do usuário diz que se trata de um erro de injecção. Em Seia atestei o depósito no Pingo Doce.
Pernoitei na torre e no dia seguinte só pegou à 3a vez (coisa que nunca tinha acontecido)

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Re: Fiat Ducato - luz do motor

Mensagempor joao rafael santos » domingo mar 27, 2016 8:40 pm

Boa noite
Companheiro diga-me uma coisa de que ano é a sua a/c ?
Muito cuidado com o gasoleo que se mete nas nossas a/c , o gasoleo normal não é indicado para as a/c de 2005 para a frente, porque infelizmente o que eles chamam de gasoleo normal não passa de Biodiesel, o que não é apropriado para os motores de injeção mais avançada.
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Re: Fiat Ducato - luz do motor

Mensagempor curto » domingo mar 27, 2016 9:00 pm

E filtro do gasóleo entupido?
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Re: Fiat Ducato - luz do motor

Mensagempor TeamTurbo » domingo mar 27, 2016 10:41 pm

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Re: Fiat Ducato - luz do motor

Mensagempor Luis Agostinho » segunda mar 28, 2016 10:37 am

Bom dia Team Turbo,

TeamTurbo Escreveu:No manual do usuário diz que se trata de um erro de injecção. Em Seia atestei o depósito no Pingo Doce.
Pernoitei na torre e no dia seguinte só pegou à 3a vez (coisa que nunca tinha acontecido)


A dificuldade em pegar pode não estar associada ao facto da luz estar acesa...como sabe as temperaturas baixas ou muito baixas tem têndencia a tornar o gazoleo menos fluido além da resistência poder levar mais tempo a aquecer o combustivel e por isso ser mais dificil pegar logo à primeira para não falar na descarga de energia da bateria do motor que nesses locais frios costuma ser muito maior. Também deve ter notado que ao pegar deve ter emitido um fumo mais branco ou espesso do que aquilo que é normal. Tendo em conta que a maioria das estações de serviço em Portugal mesmo perto de zonas mais frias, ao contrário de Espanha, que adicionam um aditivo para evitar o congelamento do gazoleo, em Portugal não há de um modo geral esse cuidado e por isso ser eventualmente esta a razão da dificuldade em pegar.

Quanto à luz amarela do motor, não sendo o motor EURO 5 que vinha com um problema crónico na sonda LAMBDA (que teve de ser substituida na minha), e ao mesmo tempo equipada com filtro de particulas que fazia exactamente acender a luz amarela do motor depois de uma acumulação muito grande de particulas no filtro...bastava fazer alguns Km´s em autoestrada para ser feita a regeneração e a luz apagar...

Se o motor for EURO 4, eventualmente pode ser uma acumulação muito grande de fuligem ou eventualmente a necessidade de substituição do filtro de gazoleo e penso que vai apagar depois de fazer a regeneração que vai acabar por fazer ao fim de alguns Km´s com o motor numa rotação acima das 2000 rpm.

Por vezes o que determina a qualidade do combustivel não é o ser premium ou baratucho...é a frequencia com que as estações de serviço são abastecidas pelas marcas...já tive problemas de combustivel numa bomba Repsol na A29 (se não me engano) porque deve ser daquelas autoestradas e estações de serviço às moscas e que os combustiveis têm pouca saida e por isso os depósitos acumulam mais impurezas que acabam por vir parar aos nossos depósitos...e o motor é que paga!

No meu caso pessoal que tenho o motor EURO5 de facto a luz do motor acende de vez em quando, mas a razão está em que a costumo pôr a trabalhar de vez em quando no parque em que a tenho estacionada sem fazer Km´s com ela...e é sagrado ao fim de algumas vezes de ter feito isso...a luz acende...mas se eu for rodar com a AC a luz volta a apagar porque entretanto fez a regeneração...

Aliás depois de ter feito a viagem de regresso a casa a luz poderá já não acender da próxima vez que der ao arranque...nada como experimentar.

Um abraço,
Editado pela última vez por Luis Agostinho em segunda mar 28, 2016 10:55 am, num total de 1 vez.
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Re: Fiat Ducato - luz do motor

Mensagempor Rodadossaurus » segunda mar 28, 2016 10:52 am

Em férias já abastecei várias vezes nessa bomba da Prio, que se bem lembro tem uma boa concentração de biodiesel.
Foi num motor relativamente recente com common rail (Espace 2.2 DCi, 2005) e nunca tive problemas.

No entanto há que não pôr de lado algum problema momentâneo com esse combustível.
Provavelmente essa carrinha tem uma porta de diagnóstico EOBD... é ler os códigos de erro em vez de se estar a tentar adivinhar...
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Re: Fiat Ducato - luz do motor

Mensagempor Luis Agostinho » segunda mar 28, 2016 11:26 am

Bom dia Team Turbo,

Rodadossaurus Escreveu:Provavelmente essa carrinha tem uma porta de diagnóstico EOBD... é ler os códigos de erro em vez de se estar a tentar adivinhar...


De facto é o melhor conselho que lhe podiam dar...

Poupa tempo porque não tem de ouvir aqui os Adivinhos do fórum...e além disso a leitura de diagnóstico na Fiat é de borla por isso é aproveitar...!

Um abraço,
Luis Agostinho
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Re: Fiat Ducato - luz do motor

Mensagempor TeamTurbo » segunda mar 28, 2016 2:03 pm

Boa tarde,

Obrigado a todos.
Após 48h a descansar, a luz já não acendeu.
Irei estar atento.

Obg,
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Re: Fiat Ducato - luz do motor

Mensagempor jfneves » segunda mar 28, 2016 4:14 pm

Boa tarde,

Venho aqui expôr o meu caso concreto, na esperança de que os "experts" tentem encontrar ou dar uma solução para a resolução do problema.

Tenho uma Dethleffs com motor Fiat 2.3 130 Multijet de 2008, com cerca de 85.000Km. Como não vinha equipada com cruise control, montei um da Waeco, quando a AC tinha cerca de 8.000Km. Nunca deu qualquer problema até que um dia, com cerca de 50.000Km, ao subir a Serra da Estrela, acendeu a luz amarela com o símbolo do motor (livro de instruções - "avaria na injecção").

Junto com esta luz, acende também a luz amarela do controlo de tracção (ASR). Na Fiat deram-me a explicação de que o motor entra em modo de segurança, implicando perda de potência e originando com que a velocidade não ulrapasse os 80/100Km/h. Também me informaram na Fiat que esta situação não constitui um problema grave ou origine qualquer dano no motor, provocando tão só um aumento significativo de combustível.

Desligando o motor uma primeira vez e voltando a ligá-lo, apaga-se a luz ASR e mantém-se a luz amarela do motor. Ao fim da quarta vez que se desliga/liga o motor, a luz amarela apaga e o motor volta a funcionar normalmente. Na Fiat deram-me a explicação de que após 4 operações de ligar/desligar o motor, é efectuado um reset na centralina, embora a anomalia fique registada no computador de bordo.

A leitura da máquina de diagnóstico apontava para uma deficiência no acelerador, tendo este sido substituído aos 80.000Km, mas o problema persistiu.

Faço por vezes cerca de 2 a 3.000Km ou mesmo mais, e não existe qualquer problema, de repente, e em circunstâncias completamente diferentes (velocidades elevadas em auto-estrada, velocidade reduzida dentro de cidade) , a luz amarela acende, por vezes 2 ocorrências seguidas, outras vezes mais algumas e ao longo de poucos quilómetros. Desligando/ligando 4 vezes sempre que esta acende, volto a fazer novamente uns milhares de Kms sem qualquer problema, sendo esta situação cíclica.

De momento encontro-me em Bergen - Noruega e tenho por companhia a luz amarela, o que é uma grande preocupação.

Se o problema subsistir, vou colocar o cruise control fora de serviço e esperar que a situação fique resolvida, já que se poderá verificar no meu caso concreto uma avaria no cruise control da Waeco, dado que a informação do acelerador para o sistema de injecção, passa em primeiro lugar pelo processador da Waeco.

Na melhor das hipóteses, sempre é preferível fazer cerca de 4.000Kms com o pé constantemente na tábua, do que ter a luz amarela por companhia.

Um abraço,
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Re: Fiat Ducato - luz do motor

Mensagempor Rodadossaurus » segunda mar 28, 2016 7:16 pm

Claramente é muito mais fácil diagnosticar lendo os erros da centralina (que realmente ficam em histórico).
Um leitor de 7 euros vindo da china e um telemóvel Android conseguem ler parte dos erros e serve para desenrascar; um leitor da marca lê todos os erros e permite normalmente um bom diagnóstico (desde que se distinga os erros sintomas, dos erros causas, dos erros consequência, etc...

No caso concreto, ao ter um "processador" de sinal a meio pode claramente enganar o diagnóstico, e desligar esse cruise pode ser uma boa ajuda para diagnosticar. Mas limpar os erros após desligar o cruise e voltar a lê-los quando der erro deverá ser uma boa ajuda!
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Re: Fiat Ducato - luz do motor

Mensagempor jfneves » segunda mar 28, 2016 9:25 pm

Boa noite,

Obrigado pela "dica", no entanto, para melhor esclarecimento, quando foram diagnosticados os erros das duas vezes que me desloquei à Fiat, foram realizadas leituras com o cruise control ligado e de seguida com o mesmo desligado, sendo em ambas as situações a avaria localizada no acelerador.

Daí ter da segunda vez substituído o pedal do acelerador, embora convicto de que o mesmo não tinha qualquer avaria, pelo que resolvi guardá-lo.

Como a luz amarela voltou a acender, decidi desmontar e remontar o cruise, na esperança de que poderia verificar-se um mau contacto ou alguma ligação oxidada.

O passo seguinte, caso a avaria se venha a verificar no início da viagem de regresso a Portugal, será a desmontagem do cruise e esperar que o comportamento do motor seja normal, isto é, luz amarela só acesa por alguns segundos após a ignição.

No caso da luz amarela não acender com o cruise desligado, tentarei que a Waeco faça uma verificação do mesmo, ou em alternativa, montarei um novo.

O grande problema no meu caso concreto, é não existir uma relação directa entre causa e efeito, dada a intermitência e irregularidade da avaria.

Um abraço,

Fernando Neves
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Re: Fiat Ducato - luz do motor

Mensagempor Luis Agostinho » terça mar 29, 2016 9:41 am

Bom dia Fernando, :wink:

jfneves Escreveu:Junto com esta luz, acende também a luz amarela do controlo de tracção (ASR)


Estranho, porque normalmente os sensores que são utilizados para o ABS também fazem as medições de rotação das rodas para detectar o patinar (função do ASR).
ASR
Sistema de controlo antipatinagem
Sempre que se acelera o motor, há uma possibilidade de as rodas patinarem (quer seja num arranque, quer seja com o veículo a rolar). Este sistema detecta se uma roda está a patinar. Caso isso se verifique, o binário do motor é reduzido momentaneamente até se restabelecer a aderência.


jfneves Escreveu:Na Fiat deram-me a explicação de que o motor entra em modo de segurança, implicando perda de potência e originando com que a velocidade não ulrapasse os 80/100Km/h.


Na altura que acendeu pela primeira vez a luz amarela do motor da minha...não notei nenhuma perda de potência nem uma limitação de velocidade...tu notaste?!
Porque na realidade a causa e que me foi explicada pela Fiat é que a luz tinha acendido por defeito da sonda LAMBDA...e apesar de fazer parte daquilo que se chama "gestão de motor".

Mas para não te sentires sózinho nesse mistério... :wink:

Quando ligo o cruise control......acendem a luz do airbag...a luz de Keycode...a luz de porta mal fechada...e mais outra que agora não me recordo...parece uma autêntica árvore de natal!!!

Pessoalmente acho que só te resta mesmo desinstalares o cruise control manhoso :mrgreen: e experimentares durante a tua viagem de regresso (que já estamos a sentir a tua falta!)
e veres se os sintomas perduram...ou então comprares uma autocaravana nova...!!! :wink:

Um abraço,
Luis Agostinho
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Re: Fiat Ducato - luz do motor

Mensagempor jfneves » terça mar 29, 2016 11:10 am

Bom dia,

No meu caso concreto, sempre que a luz amarela do motor acendeu, também acendeu a luz do ASR, para que a primeira não se sentisse orgulhosamente só.

Realizei duas vezes o diagnóstico na Fiat, em concessionários diferentes, e a verdade seja dita, quer o diagnóstico quer as subsequentes explicações foram sempre coincidentes.

A perda de potência é notória e imediata, já que é o primeiro sintoma que me alerta, só após a verificação da perda de potência, e isto são décimos de segundo, é que as luzes se acendem.

Luis Agostinho Escreveu: Pessoalmente acho que só te resta mesmo desinstalares o cruise control manhoso e experimentares durante a tua viagem de regresso (que já estamos a sentir a tua falta!)
e veres se os sintomas perduram...ou então comprares uma autocaravana nova...!!! :


Será certamente o que vou fazer.....ou serei obrigado a fazer....... mas daí até o cruise control ser manhoso vai uma grande distância. O "gajo" funcionou perfeitamente durante muitos e muitos quilómetros, certamente e tal como o dono, por vezes pode-se sentir um pouco cansado :D :D :D :D

Quanto a comprar uma AC nova .... até que comprava ..... mas já não teria "pachorra" para instalar novamente as centenas de metros de cabos eléctricos e demais bricolages e afins, na nova AC. :D :D :D :D :D como tu bem sabes Luís, não é coisa pouca.... :D :D :D

Mas caro Luís, tu já me conheces mínimamente para saberes que sou um "home" cheio de "macetes" ..... ou já te esqueceste que tenho um outro "cruise control" feito a partir de um corta relvas :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: não é a mesma coisa que o da Waeco, tenho que reconhecer a diferença, mas em autoestradas vai dar muito jeito para aliviar o pé, já que as artroses são mais que muitas :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: e tu que bem conheces o trajeto, só a partir do país dos gauleses é que as autoestradas são a "doer" .... e de que maneira ...... pelo que a evitar a todo o custo....... pelo contrário, nas restantes, até vai dar para desenferrujar o "cruise control" manual ...... e dado que o tempo vai frio e chuvoso, também se aproveita para desenferrujar outras coisas.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: como a cana de pesca ... por exemplo.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: (ver fotos enviadas)

Quando substitui o pedal do acelerador, na segunda visita à Fiat, desmontei o sistema manual de aceleração, mas logo que a famigerada luz amarela voltou a acender, fui logo procurar as peças e remontar de novo o sistema ..... e ainda bem que o fiz.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço,
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Re: Fiat Ducato - luz do motor

Mensagempor Luis Agostinho » terça mar 29, 2016 11:39 am

Boa tarde Fernando,

Sem querer desvirtuar o tópico do Team Turbo até que pelos vistos o problema dele está resolvido, pelo menos para já...

Vamos lá saber uma coisa...
jfneves Escreveu:ou já te esqueceste que tenho um outro "cruise control" feito a partir de um corta relvas não é a mesma coisa que o da Waeco, tenho que reconhecer a diferença, mas em autoestradas vai dar muito jeito para aliviar o pé, já que as artroses são mais que muitas


Tens o da Waeco...tens o cortador de relva...e tens...!!!

Mas tu ainda dispões de um terceiro cruise control... :mrgreen: mas tu como a maioria de nós não queres utilizar..essa é que é essa!!! :roll:
Aliás por mais antiga que seja a autocaravana...por regra vem SEMPRE equipada com "cruise control"...nós é que nunca utilizamos...aliás até bastante sofisticado porque funciona por voz!!! :oops: :oops:

Porque será que nunca utilizamos esse "Cruise Control"...?!?! :mrgreen: :mrgreen:

Fica a pergunta...!!! :twisted: :twisted:

Um abraço,
Luis Agostinho
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Re: Fiat Ducato - luz do motor

Mensagempor Salazar » quarta mar 30, 2016 10:14 pm

Em motores diesel recentes (com injecção commonrail), essa luz pode acender por uma série de problemas (dos mais simples, como um filtro de gasóleo a necessitar ser trocado, aos mais dispendiosos, como um injector ou uma bomba injectora, passando por uma egr entupida e mais uma série de milhares de possíveis problemas).
Na minha opinião, isso não é de ignorar. O facto de ela não acender por agora não significa que o problema está resolvido.
Um diagnóstico num representante da marca não é nenhum balúrdio e pode evitar males muito maiores.
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