Olá companheiros:
Já algum tempo, procuro, como obter agua quente a custo zero ou quase para utilização nas nossas AVs.
Dirão alguns que o processo não é novo, e em tempos a a marca Pluma tinha este processo de aquecimento, aproveitando a agua de recirculação do motor.
A agua do circuito de refrigeração vinda do cabeçote do motor é lançado no circuito da "saufagem " e na serpentina localizada dentro do deposito das aguas limpas ~(100litros)- Como se sabe a temperatura do circuito de refrigeração ronda os 110ºc e a temperatura de "trabalho" dos motores Diesel ronda aproximadamente os 98ºC, valor este da abertura generalizada das válvulas termo-estacticas, instaladas no circuito de refrig.
Assim sendo a temperatura dentro do deposito das aguas limpas, rondará os 90ºC seguramente, o que se torna improprio para a agua de banho do ser humano, certo?
Eventualmente poderia-se montar um termostato com reg. de temperatura, ligado a um besouro de aviso do valor da temp.em causa, ou uma electroválvula com sonda incorporada de 12vdc, mas de valor proibitivo.
O deposito em plástico teria que ser isolado termicamente para que a temperatura se mantivesse dentro dos parâmetros exigidos para um banho normal.
Com este processo a poupança de gás seria enorme. Mas daqui se depreende, que só seria possivel tomar banho após uma viagem superior a 1 hora aprox. ou como alternativa o trabalhar do motor até a temp. da agua atingir o valor para o banho.
já comprei algum material, os tubos de borracha(15bares) as torneiras/válvulas solares, (110ºC) os Ts,(metálicos) abraçadeiras, e o tubo de cobre cromado para fazer a serpentina.ho
Teoricamente, não estou longe da realidade, mas na prática, como funciona afinal , estou curioso em saber, como funciona, e gostaria de ver a montagem/esquema, e certamente que algum companheiro irá aqui postar a sua experiencia e conhecimento para que se possa por de pé esta "engenhoca" com custos muito reduzidos e com optimos benefícios, agua quente quase de borla
para tirar algumas duvidas :
A bomba de agua é de origem ou foi reforçada devido ao acrescimo do volume de agua na serpentina e tubagens, quais as anomalias?
Qual o diâmetro, comprimento da serpentina e do tubo, das tubagens ao radiador e qual o materiai?
Em que zonas do circuito, são feitas as picagens, no radiador ou na entrada/saída do bloco do motor?os tubos c
Como faz a manutenção desta parte do circuito, aquando da drenagem/substituição de todo o circuito de refrigeração e a sua purga do ar?
Se optar por encomendar toda esta »engenhoca« onde posso encontra~la?
Venham daí sugestões, todas elas serão bem vindas.
Saudações autocaravanistas
Fnunes