Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor F.Ramos » sexta fev 13, 2015 10:57 pm

Boa noite
Companheiro Lealbino, não devo ser a pessoa mais indicada para ajudar. Mas... Vou tentar
Por partes: Não entendi se quer o frigorífico a trabalhar com 12 v da bateria/painel solar. Só, se alterar as ligações, porque o frigorífico só trabalha a 12 v se o motor estiver a trabalhar.
A ligação para o painel solar carregar as duas baterias. São feitas as ligações, painel, regulador, bateria/as da célula e daqui é feita uma ligação com um fio (6mm) para a bateria do motor, intercalando um diodo, para passar corrente só num sentido, célula/bateria do motor. A informação do vendedor de ligar as baterias em paralelo, julgo que não resulta, porque carrega as duas, mas, descarrega as duas e depois de uma noite mais longa de tv, bomba etc o motor não tem bateria.
Nota: o diodo tem de ser forte, porque quando arranca o motor, a bateria baixa e há um grande caudal de corrente da bateria da célula para a do motor
Se tiver alguma dúvida pergunte...
No meu caso o painel foi colado na zona inclinada, do lado de trás do capucino.
Abraço
Fernando Ramos
F.Ramos
 
Mensagens: 141
Registado: segunda set 05, 2011 5:07 pm
Localização: Zona de Santiago do Cacém

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Lobito » segunda dez 07, 2015 11:21 pm

Boa noite companheiros;
Pedido de ajuda. A minha »Caracoleta» :lol: é de 1996, e já trazia 2 painéis solares de 50W policristalinos, dois reguladores e duas baterias de 100A seladas. Ainda funciona tudo, mas, muita poupança de energia. Pus toda a iluminação a lede, e há que poupar. Pensei agora pôr mais um painel solar de 100/120W. e um controlador de 20A. A ideia é ligar os 3 painéis solares em paralelo e assim já teria mais um pouco de liberdade em energia. A minha duvida, e é aqui que peço ajuda, é se terei de pôr 1 Díodo no positivo de cada painel de 50W, e qual o Díodo ideal. Ou não poderei ligar os 3 painéis? Agradeço a quem me possa ajudar. :?:
Carlos Pereira
Avatar do Utilizador
Lobito
 
Mensagens: 6
Registado: sexta ago 16, 2013 10:24 am
Localização: Vila Nova de Santo André

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Lealbino » segunda fev 08, 2016 2:40 pm

Em modo de atualização depois de ter quase instalado o painel na outra AC agradeço desde já a ajuda dos companheiros curto e F.Ramos, no entanto acabei por trocar de AC que já vinha com sistema solar instalado.

Após as primeiras (ainda poucas) saídas, deparei-me com descargas muito rápidas de energia (bastava uma noite com algum equipamento ligado e aparecia a luz de aviso de bateria), e ontem constatei dever ser mesmo bateria da célula nas "últimas", dado que na noite anterior estava com aviso de bateria descarregada, e no dia a seguir à hora de almoço estando sol a pique já indicava estar plena de carga (devido ao contributo de fonte solar).

Ainda não consegui confirmar quais as caraterísticas do painel, mas mesmo se o painel que veio instalado fosse de 100W e já considerando que teria de lá estar umas 5h o máximo teórico que carregaria seriam cerda de 40A, sendo a bateria que está instalada uma de 95Ah e dando sinal de carga máxima...

Ela há cerca de um mês, nos primeiros dias que saímos com ela, já esteve numa ocasião ligada a 220V durante 2 dias e depois disso foi desligada e na pernoita imediatamente a seguir já em autossuficiência... surpreendeu-nos com a 1ª indicação de bateria descarregada/vermelho. :?

Ou seja, próximo investimento após medir os valores na bateria e se se confirmar a "morte" da mesma vai ser comprar uma com capacidade igual (a que lá está é uma Sacorge 95Ah), mas antes disso tapar o painel solar para evitar mais estragos por produzir em vazio. :)

Depois disso venha a estrada com liberdade total!
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor hugobruno » domingo mai 08, 2016 11:12 pm

estou interessado em adquirir um painel solar com ocntrolador e bateria,ja tentei contactar o membro alexandrechora,mas nao obtive resposta. alguem tem o seu contacto?
hugobruno
 
Mensagens: 15
Registado: quinta jul 18, 2013 11:01 pm
Localização: Porto

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor fj2011 » segunda mai 09, 2016 9:06 am

hugobruno Escreveu:estou interessado em adquirir um painel solar com ocntrolador e bateria,ja tentei contactar o membro alexandrechora,mas nao obtive resposta. alguem tem o seu contacto?


Bom dia,

mandei-lhe um mail
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor hugobruno » terça mai 10, 2016 3:00 pm

email respondido
hugobruno
 
Mensagens: 15
Registado: quinta jul 18, 2013 11:01 pm
Localização: Porto

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor skynight » quarta mai 25, 2016 10:14 am

paineis monocristalinos - produzem mais energia (cerca de 18% conversão solar), trabalham melhor em regimes onde ha abundância de luz, são mais caros, baixam mais a eficiência com o aumento de temperatura

Paineis policristalinos - produzem menos energia (cerca de 14% conversão solar), são menos esquisitos no que toca a luz, são por norma 20% mais baratos que os mono, baixam menos a eficiência com a temperatura do que os mono

Isto é o que tenho assim de cabeça
Avatar do Utilizador
skynight
 
Mensagens: 38
Registado: quarta jun 04, 2014 9:04 pm
Localização: Tomar

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor jpsantos » terça jun 27, 2017 9:30 pm

Boa noite,

Alguém aqui sabe se o caro Alexandre Chora ainda faz montagens de sistemas fotovoltaicos ou tem o contacto dele?

Sei que há muito que ele não para por estas bandas, mas se alguém souber e se não se importar, envie-me por mp ou email.


Obrigado.
jpsantos
 
Mensagens: 20
Registado: segunda jun 19, 2017 11:33 am

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor alexandrechora » quinta nov 29, 2018 7:01 pm

Boas a todos

É com grande satisfação, que verifico que os equipamentos que montei a muitos companheiros, continuam a funcionar na perfeição... Valeu a pena ter realizado os meus testes há 8 anos atrás aos diversos tipos de painéis solares, reguladores e inversores... Valeu a pena... Hoje serve este post para relembrar, que devem rever as massas de colagem dos suportes dos paineis e as caixas passa cabos nos tejadilhos das ACs. Os inversores instalados devem ser alvo de manutenção, ou seja, devem ser intervencionados por alguém que tenha um conhecimento mínimo dos equipamentos em questão. Devem ser aspirados internamente retirando-lhes o pó acumulado ao longo dos anos, no fim da limpeza deve ser aplicado um spray de protecção de humidades, fechar a caixa novamente e instalar no local.
Atenção:
Que o pó acumulado internamente nos inversores, que se acumula por muito cuidado que se tenha, podem originar anomalias de funcionamento graves. A segurança dos equipamentos fica em questão e casos muito graves pode originar incêndios. Mais vale prevenir que remediar...

Deixo aqui algumas orientações para proceder á manutenção dos equipamentos:
1- Desligar qualquer aplicação eléctrica do inversor.
2- Desligar os cabos de alimentação DC do inversor que vêm da bateria. Primeiro o negativo e depois o positivo... Depois de desconectado o positivo deve ser isolado temporariamente.
3- Retirar o inversor do sitio de montagem.
4- Muito importante, antes de abrir a caixa exterior do inversor, ligar o Botão de power do inversor e assim o deixar até fechar novamente a caixa após a limpeza... Isto serve para que os componentes electricos percam a corrente acumulada, especialmente em condensadores e similares.
5- Aspire o pó e se necessário utilize um pincel limpo e seco para ajudar a tarefa... Evite o ar comprimido para dissipar o pó.
6- Não toque com as mãos nos componentes internos do inversor.
7- Aplique um spray de componentes electricos que deve ter as seguintes caracteristicas, anti estatico, controla a corrosão e dissipa e protege da humidade.
8- Volte a montar tudo pela ordem inversa que desmontou.

Se não se sente minimamente á vontade para fazer este procedimento, deve atribuir o trabalho a quem esteja habilitado... Seja como for, faça a manutenção ao equipamento...

cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes