Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor danibeja » segunda fev 10, 2014 2:05 pm

Boa tarde,

Com estas ideias concordo...

Em relação à top box pode fazer o mesmo...., uma estrutura em U, onde fixa a box, e cola o u por baixo, se entender que fica frágil, coloca uma base mais larga na parte da base do U....

Visto que pretende colar/fixar peças que terão que aguentar bastante peso, opte por um cola e veda de qualidade, e não se arrependerá.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » segunda fev 10, 2014 4:16 pm

:D

De momento estou a pensar ir por passos, primeiro instalar a estrutura e suportes escada, e depois de tudo estar funcional/montado estudar melhor a caixa que vou comprar (só encontrei uma que serve lá e ainda não sei como são as medidas e sistema dos pontos de encaixe) e como a prender... e essa ideia parece-me assentar na perfeição, obrigado pela dica (não fosse do Mestre da Brico daqui hehe)! :wink:

Hoje na troca de material de umas compras tive de optar por algo que necessitasse e acabei por trazer Cola e Veda da UHU Poly Max, não sei se será das de "qualidade" mas alguma coisa tinha de vir comigo para acertar o preço... mas se não for da "boa" servirá certamente para a fase de isolamento dos cantinhos e recantos que precisem de colagem sem pregos. 8)


Abraços
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » quarta abr 09, 2014 8:19 am

Novo ponto situação:

Depois de uma avaria na bomba de água fresca, que em resumo deixou de funcionar, (aguardo hoje por resposta da loja para comprar uma e substituir), os restantes pontos intervencionados têm sido na sua maioria situações estéticas que percebemos serem necessárias.

Entre outras coisas adaptar um escorredor de loiça, preparar a instalação de mais um cinto de segurança (não para alterar a lotação permitida, mas para tornar mais versátil a distribuição de passageiros), criar e trocar todos os cortinados, tratar das pinturas em vários sitos que estavam a precisar, tirar e repintar o forro do teto da cabine, essas "coisinhas" 8)

Aguardo o orçamento da estrutura para montar no topo, mal tenha isso na mão vai ser tratar de instalar e testar, quer a estrutura quer a solução de "encaixe" as escadas foram bem acolhidos (e ainda adicionou mais uns detalhes que eu tinha duvida se eram possiveis fazer) pelo serralheiro, agora é rezar pelo valor total ser adequado ao que espero hehe.

A ver se antes de ir de férias consigo meter umas fotos numa espécie de antes / depois, com os pontos estéticos que mudei, os detalhes que arranjei, uma visão geral da clássica...

Julgo não ter dito no inicio mas como surfista o primeiro pensamento que tive na altura (gosto de recuperar/adaptar tudo, e se possivel ter objetos unicos/personalizados) foi da imagem das carrinhas VW "Pão de Forma", mas como há uns anos atrás fiz uma mini-viagem com amigos numa VW Transporter autovivenda, senti algumas limitações em relação a alguns pontos de acessibilidades e principalmente na questão de falta de wc (aquela não tinha).

Ora o passo seguinte foi além de testar uma AC com mais pessoas (a tal viagem de amigos de há poucos meses atrás) para ver o funcionamento a bordo, e detalhes a ter em conta, depois soube da história da Hymer, e por fim e por sorte encontrei a que de certa forma se enquadrava no comprimento das VW, mas que oferece condições completamente diferentes. Quer condições para nós, quer para os meus pais quando quiserem pegar nela e irem usufruir de uns bons dias "em casa".

Um dia de certeza que teremos uma mais moderna e toda equipada, como quase tudo faz parte, mas o gozo inicial era mesmo o de ir recuperando e adequando uma AC que me dissesse algo, e ter um simbolo de tempos em que ela já rolava e eu nem imaginava o que era Autocaravanismo...
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor plopes » quarta abr 09, 2014 8:49 am

Lealbino Escreveu:Um dia de certeza que teremos uma mais moderna e toda equipada, como quase tudo faz parte, mas o gozo inicial era mesmo o de ir recuperando e adequando uma AC que me dissesse algo, e ter um simbolo de tempos em que ela já rolava e eu nem imaginava o que era Autocaravanismo...

Curioso que neste momento partilho exactamente o mesmo espirito...
Quase se assemelha a um novo "membro" da familia, do qual estamos a cuidar com todo o carinho :lol:
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » quarta abr 09, 2014 9:13 am

8) 8) 8)

Exatamente, essas palavras encaixam na perfeição do "sentimento" que passa a haver nestes processos... e tudo o que carrega sentimento tem um sabor especial. :wink:
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » quarta abr 09, 2014 10:40 pm

Problemas resolvido, bastou uma viagem relâmpago de final de dia entre Lisboa-Setúbal, e consegui a bomba nova e descobri que além da instalação até ser fácil... a bomba afinal faz um barulho bem reduzido.

Percebo agora que desde que comprei a AC a coitada já devia andar a queixar-se, o nivel de ruido da nova é cerca de 1/3 abaixo do que já me tinha habituado a ouvir hehe... mais uma que aprendi. 8)
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » quinta abr 10, 2014 10:33 pm

...e recebidos os orçamentos para a estrutura de tejadilho (galvanizado ou inox) entre os 250# e os 350#, tive a "luz" de que a estrutura que quero montar é talvez simples demais para este valor, e não foi com tudo o que seria necessário. Eu sei que o material tem o seu preço e que a mão de obra idem, mas olhei bem para os tubos simples a instalar e primeiro vou procurar a possibilidade de implementar eu mesmo.

Ao ver o valor dos orçamentos lembrei-me das horas passadas em oficina na escola (mas lá tinha todos os meios) a criar e alterar estruturas de metalotecnia, e se por um lado bastou fazer um somatório comprando peças já executadas de uma casa de AC's que ficava ligeiramente abaixo do orçamento feito, por outro lado se comprar os tubos separadamente e os curvar eu só me ficam a faltar os "pés" de apoio (se não os encontrar noutro lado ou os fizer eu).

O próximo passo vai ser mesmo fazer o resumo de material que encontre nas lojas "normais", e ver o que encontro de pés/chapa de apoio para tubo de 25mm. Encontrar estes pés à venda é que é uma raridade.


Uma coisa sei: Lá que ía dar mais gozo, apesar de um pouco de trabalho, lá isso ía certamente 8)
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor plopes » sexta abr 11, 2014 11:23 am

Lealbino Escreveu:O próximo passo vai ser mesmo fazer o resumo de material que encontre nas lojas "normais", e ver o que encontro de pés/chapa de apoio para tubo de 25mm. Encontrar estes pés à venda é que é uma raridade.

Ia sugerir que depois procedesse à "metalização" do conjunto para ganhar resistência principalmente contra a ferrugem, mas como já trabalhou no ramo pode ter sempre alguma ideia melhor. :wink:
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » sexta abr 11, 2014 11:59 am

:wink:

Eu acabei mais foi por me "iniciar" nestas coisas na altura do ciclo e liceu, desde metalomecânica manual até tornos/fresas, mas nunca trabalhei no ramo, mas espero que seja como normalmente sucede em que recordo e misturo tudo, e lá consigo concretizar as coisas.

O que estou agora a fazer é a recordar o que que aprendi e o que cheguei a fazer, fiz uns planos simples e percebi que é mesmo esse o caminho, e ontem... pesquisei e encontrei o material todo, consegui descobrir uma forma de por cerca de 1/3 do preço do orçamento e com um pouco de trabalho meu fazer tudo em inox e/ou galvanizado, vai ficar ao gosto estético :D

Quero ver se concretizo isto rapidamente, além deste "projeto" da AC ainda tenho mais uns quantos (além do trabalho diário normal) a andar que tenho de ter prontos, antes das férias de Maio. Podia ficar quieto mas...não era a mesma coisa hehe 8)


Um abraço e obrigado pelo apoio :)
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor plopes » sexta abr 11, 2014 4:07 pm

Efectivamente, o trabalho em galvanizado ou inox evita esse processo da metalização.
Boa sorte com o projecto... isso com calma vai lá ;)
Com pressa também podia ir mas não era a mesma coisa! :lol: :lol:
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » sexta fev 06, 2015 3:24 pm

Já há algum tempo que não atualizava o ponto situação da "BHymer", vários meses se passaram entretanto com férias à mistura e solução para a estrutura decidida...

Depois de algumas trocas de impressoes com instaladores/fabricantes, vários orçamentos de alto preço, e dificuldades nos prazos de entrega, a solução final para a estrutura como era para colocar box de tejadilho e por outro lado para prender pranchas foi a mais básica (e lógica) possível: duas peças em aço inox em U que construi e fixei na cobertura da AC, colocadas paralelamente entre si e ambas com uma base quadrada por apoio de 20cm.

Com esta fixação fiquei com apoios semelhantes a umas barras de automóvel que davam para fixar as pranchas (deu grande gozo andar com aquela fixação extra nas férias de verão), e recentemente comprei uma box que se fixa nos apoios e em que cabem lá dentro até 4 pranchas (são todas pranchas com menos de 2m) ou então permite levar outro tipo de cargas, desde que não sejam de peso excessivo. Ou seja, cumpre com tudo o que pretendia no inicio, e como os apoios não ficam à vista mantenho o aspeto original da BHymer. :wink:

Os próximos passos vão ser a pintura da cabine e da célula, mantendo tanto quanto possível as linhas e pinturas originais, terá de ser faseado dado que entre pinturas e secagem vou ter de aliar a meteorologia e local exterior para o fazer... entre esfregar e lixar célula, isolar peças e pintar, secar e retirar fitas isolantes, ainda vou ter alguns dias faseados de pintura, mas espero chegar ao final com o resultado pretendido.

Do que tenho visto e pesquisado é raro encontrar uma AC como a minha (só encontrei uma outra na altura em que comprei a minha) quer pelas dimensões mais reduzidas quer pela marca/modelo ainda com caraterísticas de origem, e acaba por ser uma sensação de ter uma clássica "pão de forma" mas que é uma AC. Depois das ultimas férias que passámos nela, com vários amigos a elogiarem, e com ACs estrangeiros a admirarem-na e a dizerem que tinham tido uma destas como sua 1ª AC, chegámos à conclusão de que ela merece o trabalho de levar pintura nova. Se por dentro está num excelente estado, então por fora é mesmo o que está a faltar. :D

Vou atualizando o processo, com muitas das dicas de tintas que aprendi aqui e dos processos de pintura que foram feitos por alguns de cá, é só aguardar que deixe de estar tanto frio e húmido, e depois é meter mãos à obra!!!


Abraços

Ps: Entretanto conto comprar e instalar um monocristalino de 100W para dar apoio à bateria da célula bem como à bateria da carrinha, ainda estou a ver a melhor forma de fazer mas se já temos cuidado e otimizamos os consumos na AC quando estamos parados, com um painel de apoio faria ainda mais diferença. E evitava estar com problemas de bateria descarregada por causa do alarme...
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor plopes » sexta fev 06, 2015 7:48 pm

Folgo em ouvir notícias "vossas"! :wink:
Estou a ver que vêm ai grandes preparativos para a "Turnê 2015".
Força com o restauro, e já sabes que se for preciso alguma dica, cá estamos! 8)

PS: Vai colocando umas fotos que a malta gosta de ver... :P
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » domingo fev 08, 2015 11:06 pm

:D

Nestas nossas meninas há sempre mais algum detalhe que queremos melhorar ou alterar, mas é mesmo isso que dá um gosto especial por serem as nossas 2as casas.

Venha tempo e temperatura para avançar das ideias para as concretizações!


Abraço ;)
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » sexta mar 27, 2015 10:40 am

Bom dia!

Após muita leitura e seguindo os exemplos aqui aplicados, com recurso a rolo, preparei o material necessário (esfregões, fitas, tipos de rolo e tinta branco brilhante) e estou prestes a meter mãos à obra e fazer a pintura da minha AC.

Vou começar por pintar faseadamente para "teste" da tinta a cobertura da AC, passando depois para as laterais e por ultimo para a cabine, muito provavelmente após pintura terei resposta à minha questão, mas nos casos em que pintaram a rolo foi necessária máquina de polimento no final?

Não vou comprar já mas se depois da pintura vir que é necessário se calhar comprava uma rotativa e tratava desse tipo de acabamento, algum dos companheiros usou ou tem algum conselho neste âmbito?


Abraços e obrigado desde já
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor plopes » sexta mar 27, 2015 2:09 pm

Viva companheiro!
Também encontrei esses procedimentos a rolo na altura que andava a pesquisar para pintar a minha. Mas desconfio que é um procedimento que só deves usar na célula pelo facto desta ser revestida por uma superficie "martelada" o que irá disfarçar as imperfeições deixadas por uma pintura a rolo. Se a tinta for a indicada não há necessidade sequer de polimento.
Desaconselho o método do rolo na célula pois vai deixar-te imperfeições que nem com polimento vais conseguir disfarçar.
Boas pinturas! :wink:
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes