Baterias

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Baterias

Mensagempor danibeja » quarta jan 15, 2014 2:14 pm

emidio costa Escreveu:Assim como tambem nos carros que circulam todos dias nas nossas estradas andavam todos a explodir por causa das baterias, pois uma grande quantidade deles usam essas baterias mas de arranque, e estatica não faltas nos nossos carros.
Abraço


Está a referir-se apenas à sobrecarga e não ao gás libertado, as baterias rebentam por sobrecarga, é uma realidade, mas isso acontece com qualquer bateria, independentemente do tipo, seja chumbo, gel ou AGM, em condições anómalas rebentam todas, apesar de umas aguentarem melhor a sobrecarga que outras.
Até as baterias dos telemóveis rebentam e são de lítio.

O problema colocado é em referencia ao gás que as baterias de acido emitem, quando está a carregar e quando se encontra em sobrecarga...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Baterias

Mensagempor Passeante » quarta jan 15, 2014 9:45 pm

Antes de mais muito obrigado a todos pelos conselhos e informações.
A pedido vou partilhar as informações sobre a compra destas baterias.
Repararam certamente que falei sempre no plural, seja em relação às baterias seja em relação às lojas. Depois de umas voltas pela net e principalmente por este forum optei por baterias deste tipo, semi-estacionárias, o que me parece ser semelhante a descarga lenta ou descarga profunda.
Depois desta decisão encontrei as baterias da Vechline de 110Ha, semi-estacionárias a €155 no site http://www.tecnicamping.com, fiz uma simulação para descobrir o custo dos porte e sem querer fiz a encomenda, que afinal já incluía portes neste preço. Depois disto encontrei as mesmas a €170.05 na http://campinet.pt/pt/ mais €9.70 de portes.
Claro que optei pela primeira loja, só que quando voltei ao site tinham aumentado para €180. Ainda telefonei a perguntar se podia fazer uma alteração à encomenda (que fiz por engano) mas responderam que não, que a "campanha" tinha acabado.
Assim, paguei aquela a €155 e encomendei a outra no outro site (poupando a enormidade de 15 cêntimos). Recebi a segunda hoje mesmo. Agora estou desejando ter um fim de semana livre para as ir experimentar.

Bons passeios e muito obrigado uma vez mais.
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Re: Baterias

Mensagempor RMGM » quinta jan 16, 2014 12:29 am

Boa noite a todos
Quando dei a minha opinião sobre as baterias e o perigo da sua utilização sabia que estava a falar de baterias semi-estacionárias e não de baterias de arranque.

Não podemos comparar estas baterias e as condições em que elas são utilizadas com baterias de arranque de um automóvel
As baterias dos nossos automóveis estão colocadas num espaço ventilado e estão preparadas para sofrer descargas rápidas e cargas igualmente rápidas e desta maneira não tem forma de produzir grandes quantidades de gases e muito menos estes tem condições para se concentrar num determinado local.
Mesmo assim já algumas têm explodido por mau uso.

No caso das baterias semi-estacionarias que não devem ser usadas como baterias de arranque ,mas sim na alimentação de circuitos que são utilizados durante varias horas seguidas, com descargas lentas ,sendo sujeitas a cargas de longa duração e com painéis solares ou com outras fontes de energia horas e horas até atingirem a carga total.

Quantas destas baterias são utilizadas dentro de compartimentos,debaixo de bancos , etc, nas nossas AC sem ventilação?

É para estas situações que eu tentei alertar. A concentração de oxi-hidrogénio nestes pequenos espaços onde um mau contacto pode provocar uma faisca são na minha opinião autenticas bombas.

Esta é a minha opinião e vou ter sempre o máximo de cuidado no uso das baterias
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Baterias

Mensagempor danibeja » quinta jan 16, 2014 12:51 pm

RMGM Escreveu:Boa noite a todos
Quando dei a minha opinião sobre as baterias e o perigo da sua utilização sabia que estava a falar de baterias semi-estacionárias e não de baterias de arranque.

Não podemos comparar estas baterias e as condições em que elas são utilizadas com baterias de arranque de um automóvel
As baterias dos nossos automóveis estão colocadas num espaço ventilado e estão preparadas para sofrer descargas rápidas e cargas igualmente rápidas e desta maneira não tem forma de produzir grandes quantidades de gases e muito menos estes tem condições para se concentrar num determinado local.
Mesmo assim já algumas têm explodido por mau uso.

No caso das baterias semi-estacionarias que não devem ser usadas como baterias de arranque ,mas sim na alimentação de circuitos que são utilizados durante varias horas seguidas, com descargas lentas ,sendo sujeitas a cargas de longa duração e com painéis solares ou com outras fontes de energia horas e horas até atingirem a carga total.

Quantas destas baterias são utilizadas dentro de compartimentos,debaixo de bancos , etc, nas nossas AC sem ventilação?

É para estas situações que eu tentei alertar. A concentração de oxi-hidrogénio nestes pequenos espaços onde um mau contacto pode provocar uma faisca são na minha opinião autenticas bombas.

Esta é a minha opinião e vou ter sempre o máximo de cuidado no uso das baterias


Boa tarde,

Eu entendi as boas intenções do companheiro desde o inicio, apenas não concordo com o raciocínio, daí contrapor....

Daí vir contra argumentar novamente...

As baterias, quando colocadas por baixo dos bancos ( apesar de ser um mau local ) tem mais ventilação natural, que num compartimento de motor...
As baterias de motor, na grande maioria estão colocadas num plano superior, junto ao capot, onde concentra esse tipo de gases caso os liberte, e aí sim, se fosse em quantidades suficientes para provocar explosão, aí ela aconteceria...

Já em relação às ACs, as baterias colocadas por baixo dos bancos, alem de as estruturas dos bancos terem aberturas de arejamento, assim como, por norma são abertos na zona do encaixe do banco e na parte da frente do banco, logo todos os gases que não saírem pelo tubo para o exterior, são misturados com todo o ar que existe dentro da AC...

Essa mistura torna-se inofensiva para os utilizadores da AC, já para não falar, que todas as ACs tem muita ventilação natural (claraboias, janelas, etc...), daí ser desconhecido de todos se efetivamente, já existiu algum problema com utilização de baterias de acido dentro do compartimento dos automóveis...

Relembro que veículos de grandes gamas, como Mercedes e BMW, colocam à muitos anos, as baterias dentro do compartimento habitacional da viatura, precisamente na bagageira, e supostamente, é o local mais seguro da viatura.

Quando os reguladores solares, estão em carga, é efetivamente quando poderá libertar mais gás, no entanto os aparelhos de controlo solar estão aperfeiçoados, quando começam a fazer o Floating ( flutuar ), a intermitência de energia, não deixa que a bateria aqueça ou borbulhe, daí produzir uma quantidade muito diminuta de gás...

Como só com muito sol é que liberta esse tipo de gases, durante a noite podemos dormir extremamente descansados, durante o dia, se estiver sol, de certeza que abre uma claraboia, ou qualquer outro tipo de ventilação, e fica logo com mais de 99% de garantia que está seguro ( em relação aos gases libertados pela bateria ).

Nos automóveis, acontece o mesmo, o regulador do alternador, quando a bateria chega a uma energia de 13,5 Voltes, começa a debitar menos carga, até estabilizar por volta dos 13,8V a 14V (dados médios, depende de viatura para viatura).

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Baterias

Mensagempor rmsnegrao » sexta jan 24, 2014 4:35 pm

Saudações pessoal,

Nos meus devaneios pela net encontrei isto: http://pedidos.activecaravan.es/epages/ ... cts/496178

Aos mais entendidos em preços e características de baterias, podem opinar sobre se é uma boa compra ou não? Estava a pensar adquirir duas pois assim vêm com portes grátis (campanha para compras superiores a 250€, válido também para Portugal). Se comprar apenas uma pagaria de portes 9€.

Cumps,

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Re: Baterias

Mensagempor Luis Agostinho » sexta jan 24, 2014 5:52 pm

Boa tarde rmsnegrão,

Sem querer baralhar mais na escolha... :wink: :wink:

http://pedidos.activecaravan.es/epages/ ... cts/496178

http://www.micasaconruedas.com/baterias ... novtech_es

Penso que é a mesma bateria.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Baterias

Mensagempor danibeja » sexta jan 24, 2014 8:03 pm

rmsnegrao Escreveu:Saudações pessoal,

Nos meus devaneios pela net encontrei isto: http://pedidos.activecaravan.es/epages/ ... cts/496178

Aos mais entendidos em preços e características de baterias, podem opinar sobre se é uma boa compra ou não? Estava a pensar adquirir duas pois assim vêm com portes grátis (campanha para compras superiores a 250€, válido também para Portugal). Se comprar apenas uma pagaria de portes 9€.

Cumps,

RN


A esse preço compensa bem a AGM..... a única questão que coloco é em relação à garantia, caso aja problemas manda-se pelo correio também? ou tem que se ir a Valencia?

Eu pessoalmente, não gosto muito de correr os riscos de encomendar pela net, mas quem está habituado, está aqui uma boa oportunidade!!!!

Companheiro Luis Agostinho a que apresenta é o mesmo modelo mas de 80 amp.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Baterias

Mensagempor Luis Agostinho » sexta jan 24, 2014 9:00 pm

danibeja Escreveu:Companheiro Luis Agostinho a que apresenta é o mesmo modelo mas de 80 amp.


Boa noite Sr. Técnico de Bricolage do CAA, :wink:

De baterias o meu amigo percebe muito, além de cola&veda's e afins... :mrgreen: mas de anúncios de net népia!!! :wink: :wink: Mais abaixo tem um "selector" para escolher a amperagem da bateria que quer comprar...se colocar nos 100Ah aparece o preço de 150€. :lol: :lol:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Baterias

Mensagempor rmsnegrao » sexta jan 24, 2014 11:27 pm

Luis Agostinho Escreveu:Boa tarde rmsnegrão,

Sem querer baralhar mais na escolha... :wink: :wink:

http://pedidos.activecaravan.es/epages/ ... cts/496178

http://www.micasaconruedas.com/baterias ... novtech_es

Penso que é a mesma bateria.

Um abraço,


Obrigado Luis Agostinho,

Tem razão, é a mesma bateria. Já tinha visto nesse site, aliás, sou cliente pois já lá comprei este sensor: http://www.micasaconruedas.com/Alarmas_ ... novtech_es

O problema é que aí, sendo a bateria ligeiramente mais barata (4,95€), os portes são bem mais elevados (23,72€!).

Quanto à garantia, funciona como com qualquer outro artigo comprado pela net: em caso de avaria, contacta-se a loja e procede-se ao envio (correio, transportadora, etc) às nossas custas, claro. Mas se for a fazer contas, sai-me mais barato enviar um artigo defeituoso por correio do que por exemplo, ir a Lisboa entregar um artigo para reparação: nunca me fica por menos de 30€! É claro que se fosse aqui nas Caldas era mais barato, mas aqui também não se encontra nada em preço...

Quanto a segurança, sendo uma loja sempre é mais seguro do que por exemplo comprar a um particular (por exemplo, ebay). Posso citar a minha experiência com a compra no Verão passado do sensor que referi acima. Como a mercadoria chegou numa altura em que estava fora de férias, os nossos eficientes Correios ao fim de dias devolveram ao remetente. Contactei a loja por email e expliquei o sucedido e logo me responderam que iriam reenviar a mercadoria... sem qualquer custo acrescido! 5 *****

Aqui fica o link para o manual da bateria para os mais entendidos poderem avaliar melhor a coisa: http://pedidos.activecaravan.es/WebRoot ... DD-100.pdf

Só tenho uma dúvida: terei que substituir o meu regulador/carregador solar? O que instalei está a carregar uma bateria de 90AH de ácido (vinha de origem).

Cumps,

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Re: Baterias

Mensagempor Lealbino » terça jul 05, 2016 8:32 pm

Boa noite

Estou na fase de trocar a bateria da célula (vazou completamente) e ando à procura de hipóteses sem onerar em demasia, reduzi grande parte dos consumos na iluminação e tentamos sempre gerir os consumos e ver se não descarregam demasiado a bateria devido âs questões de degradar a bateria com ciclos profundos (a anterior já vinha com problemas), de equipamentos só temos uma TV led LCD e um conversor de 220V que já vinha instalado,mas que tendemos a evitar usar (no passado foi feita a tentativa mas apitou logo e prontamente desligámos, mas abateria nessa altura já não estava para as curvas).

Tenho um painel solar Kyocera de 85kW que até ao momento aguentava com a instalação se estivesse sol, mesmo quando a bateria já quase não tinha energia, e portanto pretendo trocar por uma preferencialmente sem manutenção (está debaixo do banco) que se desse bem com o painel.

Da pesquisa que fiz encontrei 3 gamas de preço com as medidas que.procuro e dentro da energia da última, são elas: Vechline 110 Ah semi estacionária, Varta 95Ah Bluedynamic, e Eurorepar 95Ah.

Aconselham alguma em particular? Do que li as de tecnologia cálcio não são adequadas a sistemas fotovoltaicos (devido à questão das eventuais descargas profundas) por vezes o problema é saber que tecnologia têm...

Abraço e desde já obrigado
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Baterias

Mensagempor Salazar » quarta jul 06, 2016 10:06 am

http://www.lxbattery.pt

Sem gastar muito, veja a zenith deep cycle de 105A.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Baterias

Mensagempor Lealbino » quarta jul 06, 2016 3:46 pm

8)

Companheiro muito obrigado pela dica, tinha 3 ideias em vista e acabou por a melhor ser a 4ª que sugeriu (ainda por cima porque tenho loja por perto), serviço impecável e como a tinham disponível numa das lojas...já cá canta!


Obrigado e um abraço :wink:
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Baterias

Mensagempor Passeante » domingo jan 07, 2018 6:39 pm

Depois desta decisão encontrei as baterias da Vechline de 110Ha, semi-estacionárias a €155 no site http://www.tecnicamping.com, fiz uma simulação para descobrir o custo dos porte e sem querer fiz a encomenda, que afinal já incluía portes neste preço. Depois disto encontrei as mesmas a €170.05 na http://campinet.pt/pt/ mais €9.70 de portes.


Já agora aproveito para referir que duraram exatamente quatro anos. Vou trocá-las agora e vou optar por duas Kaise Solar AGM de 120 AH, por cerca de €160 cada. A ver vamos quanto durarão. Parece-me que a tecnologia tem mudado brutalmente nos mais recentes anos. Mesmo assim acho que a durabilidade depende muito do nosso uso e da nossa utilização da AC.

Grande abraço
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Re: Baterias

Mensagempor antão » segunda abr 23, 2018 2:07 pm

Passeante Escreveu:
Depois desta decisão encontrei as baterias da Vechline de 110Ha, semi-estacionárias a €155 no site http://www.tecnicamping.com, fiz uma simulação para descobrir o custo dos porte e sem querer fiz a encomenda, que afinal já incluía portes neste preço. Depois disto encontrei as mesmas a €170.05 na http://campinet.pt/pt/ mais €9.70 de portes.


Já agora aproveito para referir que duraram exatamente quatro anos. Vou trocá-las agora e vou optar por duas Kaise Solar AGM de 120 AH, por cerca de €160 cada. A ver vamos quanto durarão. Parece-me que a tecnologia tem mudado brutalmente nos mais recentes anos. Mesmo assim acho que a durabilidade depende muito do nosso uso e da nossa utilização da AC.

Grande abraço


Boas,

Onde compra essas baterias sem ser online?
antão
 
Mensagens: 6
Registado: segunda fev 22, 2016 4:23 pm

Re: Baterias

Mensagempor Jubilado1949 » terça abr 24, 2018 10:19 pm

Boa noite,

Tenho lido com atenção todas as dicas aqui colocadas e tenho aprendido com elas. Quero partilhar algo também.

Em 2017, antes do inicio das férias tive necessidade de comprar uma bateria para o carro. Qual não é a minha surpresa quando chego a Novembro/Dezembro e a auto-caravana não pega por ter estado parada. Falei com quem ma vendeu que me disse que devido à electrónica da mesma, faz com que a bateria descarregue. Tenho tudo desligado (alarme, quadro) mas mesmo assim lá foi.

Entretanto encontrei no Lidle (passo publicidade) um carregador que me custou 19,90€ (tenho a foto mas não a consigo aqui colocar). Ligo o carregador à electricidade à bateria e ele faz a gestão da carga. Isto é, liga quando é necessário e quando está carregada desliga.

Fui ao site e encontrei.

http://www.lidl-service.com/static/5618 ... eview.jpeg

Saudações Caravanistas
António
Jubilado1949
 
Mensagens: 22
Registado: quinta mai 19, 2016 11:00 pm
Localização: Porto

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes