RMGM Escreveu:Boa noite a todos
Quando dei a minha opinião sobre as baterias e o perigo da sua utilização sabia que estava a falar de baterias semi-estacionárias e não de baterias de arranque.
Não podemos comparar estas baterias e as condições em que elas são utilizadas com baterias de arranque de um automóvel
As baterias dos nossos automóveis estão colocadas num espaço ventilado e estão preparadas para sofrer descargas rápidas e cargas igualmente rápidas e desta maneira não tem forma de produzir grandes quantidades de gases e muito menos estes tem condições para se concentrar num determinado local.
Mesmo assim já algumas têm explodido por mau uso.
No caso das baterias semi-estacionarias que não devem ser usadas como baterias de arranque ,mas sim na alimentação de circuitos que são utilizados durante varias horas seguidas, com descargas lentas ,sendo sujeitas a cargas de longa duração e com painéis solares ou com outras fontes de energia horas e horas até atingirem a carga total.
Quantas destas baterias são utilizadas dentro de compartimentos,debaixo de bancos , etc, nas nossas AC sem ventilação?
É para estas situações que eu tentei alertar. A concentração de oxi-hidrogénio nestes pequenos espaços onde um mau contacto pode provocar uma faisca são na minha opinião autenticas bombas.
Esta é a minha opinião e vou ter sempre o máximo de cuidado no uso das baterias
Boa tarde,
Eu entendi as boas intenções do companheiro desde o inicio, apenas não concordo com o raciocínio, daí contrapor....
Daí vir contra argumentar novamente...
As baterias, quando colocadas por baixo dos bancos ( apesar de ser um mau local ) tem mais ventilação natural, que num compartimento de motor...
As baterias de motor, na grande maioria estão colocadas num plano superior, junto ao capot, onde concentra esse tipo de gases caso os liberte, e aí sim, se fosse em quantidades suficientes para provocar explosão, aí ela aconteceria...
Já em relação às ACs, as baterias colocadas por baixo dos bancos, alem de as estruturas dos bancos terem aberturas de arejamento, assim como, por norma são abertos na zona do encaixe do banco e na parte da frente do banco, logo todos os gases que não saírem pelo tubo para o exterior, são misturados com todo o ar que existe dentro da AC...
Essa mistura torna-se inofensiva para os utilizadores da AC, já para não falar, que todas as ACs tem muita ventilação natural (claraboias, janelas, etc...), daí ser desconhecido de todos se efetivamente, já existiu algum problema com utilização de baterias de acido dentro do compartimento dos automóveis...
Relembro que veículos de grandes gamas, como Mercedes e BMW, colocam à muitos anos, as baterias dentro do compartimento habitacional da viatura, precisamente na bagageira, e supostamente, é o local mais seguro da viatura.
Quando os reguladores solares, estão em carga, é efetivamente quando poderá libertar mais gás, no entanto os aparelhos de controlo solar estão aperfeiçoados, quando começam a fazer o Floating ( flutuar ), a intermitência de energia, não deixa que a bateria aqueça ou borbulhe, daí produzir uma quantidade muito diminuta de gás...
Como só com muito sol é que liberta esse tipo de gases, durante a noite podemos dormir extremamente descansados, durante o dia, se estiver sol, de certeza que abre uma claraboia, ou qualquer outro tipo de ventilação, e fica logo com mais de 99% de garantia que está seguro ( em relação aos gases libertados pela bateria ).
Nos automóveis, acontece o mesmo, o regulador do alternador, quando a bateria chega a uma energia de 13,5 Voltes, começa a debitar menos carga, até estabilizar por volta dos 13,8V a 14V (dados médios, depende de viatura para viatura).
Grande abraço,
Danibeja