VIAGEM A MARROCOS

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

Re: VIAGEM A MARROCOS

Mensagempor Nanda » sábado jan 18, 2014 12:53 pm

Com a ajuda de vários companheiros tenho o itenerário quase pronto, claro que podemos fazer sempre algumas alterações necessárias, pois ainda falta muito tempo.

Se algum companheiro se quiser juntar a nós, será bem vindo.
Nanda
Nanda
 
Mensagens: 293
Registado: segunda mai 07, 2007 12:27 pm
Localização: Mafra / Sintra

Re: VIAGEM A MARROCOS

Mensagempor cesariom » domingo jan 19, 2014 11:41 pm

time_out Escreveu:Bom dia

Aqui ficam algumas respostas:
P: Qual o mês mais propício para fazer a visita, não querendo nem apanhar muito frio nem muito calor?
Os meses a evitar são os de verão e inverno e final do outono. No verão porque as temperaturas são muito altas em especial no interior sul, no inverno porque nas montanhas (Alto Atlas ou Medio Atlas) há muito frio e possibilidade de estradas cortadas. No final do Outono há a possibilidade de estradas cortadas no Médio Atlas fruto do degelo e chuvas fortes.
Claro que no sul mesmo no inverno as temperaturas são quentes durante o dia e frias de noite mas perfeitamente suportáveis.
Se não há pressa as estradas cortadas não serão problema pois poderá sempre esperar que os limpa neves façam o trabalho, já estradas cortadas pela água por vezes há que voltar para trás e tomar outra estrada pois as reparações por vezes demoram semanas (dependendo da prioridade da estrada).

P: Como devo proceder quanto ás divisas, cambiar em Portugal, Espanha ou lá? O pagamento com multibanco fica muito caro?
As divisas só são possiveis de trocar em Marrocos, nenhuma troca é possivel fora do país (nem compra nem venda).
Na maior parte dos locais o Euro é bem aceite se bem que o cambio normalmente é 10 Dirhams = 1€ em vez do cambio oficial que há data está nos 10,60 Dirhams = 1€.
Quanto ao Multibanco verifique com o seu banco quais as taxas e comissões que há a pagar em cada utilização.
Pessoalmente evito utilizar os cartões (Visa ou Multibanco) só o fazendo em casos de urgência, sendo a alternativa transportar euros que penso virem a ser necessários para a viagem.

P:Onde carregar os mapas de Marrocos no meu GPS Garmin?
Depende do Garmin que possui.
Verifique em:
http://www.island-olaf.de/travel/marokko/gps.html
http://elblogdealakan.com/de-track-en-track/mapas-base-gps/

P: Estou a pensar fazer a travessia Algeciras/Tanger pq me parece a mais barata??? O que acham?
É certamente a mais perto de nós. Mas verifique tambem a travessia a partir de Tarifa para Tanger.
As de Algeciras vão para o novo porto de Tanger (Tanger Med) enquanto as de Tarifa vão para o velho porto mesmo na cidade de Tanger.


Caríssimo companheiro “time_out”
Li atentamente o que aqui nos deixou sobre Marrocos mas, ainda subsistem algumas dúvidas. Pretendo fazer uma deslocação de autocaravana, a 1ª até essas paragens, com outro casal que, também pela 1ª vez, se vai aventurar com a sua autocaravana, para esses lados. Relativamente à travessia dá-nos a indicação de uma empresa e respetivos contactos mas, como certamente compreenderá, quem ainda não rumou a essas paragens procura saber tudo e mais alguma coisa, como por exemplo "pequenos pormenores" que facilmente escapam aos "caloiros" mas que podem evitar muitos aborrecimentos e contratempos. Assim, fico-lhe grato se me puder fazer chegar algumas informações complementares (o que é imprescindível levar; o que não é aconselhável levar; conselhos (dinheiro, água, medicamentos...), alertas, etc. etc ... Resta-me acrescentar que pretendemos fazer a travessia de Tarifa para Tânger Ville, ou não, se houver melhor indicação, a 14 ou 15 de fevereiro e o regresso do meu companheiro de ida a 27 do mesmo mês. O meu... se me der bem por lá, por alturas do fim de abril.
Grato, com os melhores cumprimentos e cordiais saudações autocaravanistas
Cesariom
Cordialmente
CesarioM“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao tamanho natural”
Albert Einstein
Avatar do Utilizador
cesariom
 
Mensagens: 16
Registado: quarta mar 28, 2012 10:52 pm
Localização: Qta. do Anjo - Palmela

Re: VIAGEM A MARROCOS

Mensagempor Nanda » segunda jan 20, 2014 1:29 pm

Para o passeio de 28 agosto a 8 setembro, já tenho 4 familias (autocaravanas) confirmadas, não há mais companheiros que se queiram juntar ????
Nanda
Nanda
 
Mensagens: 293
Registado: segunda mai 07, 2007 12:27 pm
Localização: Mafra / Sintra

Re: VIAGEM A MARROCOS

Mensagempor time_out » quarta jan 22, 2014 10:24 am

cesariom Escreveu:Caríssimo companheiro “time_out”
Li atentamente o que aqui nos deixou sobre Marrocos mas, ainda subsistem algumas dúvidas. Pretendo fazer uma deslocação de autocaravana, a 1ª até essas paragens, com outro casal que, também pela 1ª vez, se vai aventurar com a sua autocaravana, para esses lados. Relativamente à travessia dá-nos a indicação de uma empresa e respetivos contactos mas, como certamente compreenderá, quem ainda não rumou a essas paragens procura saber tudo e mais alguma coisa, como por exemplo "pequenos pormenores" que facilmente escapam aos "caloiros" mas que podem evitar muitos aborrecimentos e contratempos. Assim, fico-lhe grato se me puder fazer chegar algumas informações complementares (o que é imprescindível levar; o que não é aconselhável levar; conselhos (dinheiro, água, medicamentos...), alertas, etc. etc ... Resta-me acrescentar que pretendemos fazer a travessia de Tarifa para Tânger Ville, ou não, se houver melhor indicação, a 14 ou 15 de fevereiro e o regresso do meu companheiro de ida a 27 do mesmo mês. O meu... se me der bem por lá, por alturas do fim de abril.
Grato, com os melhores cumprimentos e cordiais saudações autocaravanistas
Cesariom


Bom dia

A entrada em Marrocos começa quase sempre por ser um quebra cabeças já que a entrada no país é sempre um caos. Um visitante pela primeira vez irá encontra uma serie de "ajudantes" para fazer a alfandega (entrada do veículo) e policia (entrada das pessoas). Á primeira vista parecem pessoas que estão a trabalhar para os serviços mas rapidamente se descobre que estão lá pela grojeta.
A paciencia é impriscindivel pois tudo tem o seu ritmo e não vale a pena forçar!
É possivel preparar em casa a declaração a entregar para o desalfandegamento do veículo bastando para tal ir a http://www.douane.gov.ma/web/16/45#http://www.douane.gov.ma/d16ter/formAT.jsf. Não esquecer verificar se o seguro do veículo está valido para Marrocos.
Chamo também a atenção para o facto de, pela legislação Marroquina, o conductor que regista a entrada do veículo terá de ser o mesmo que volta a sair do país com o veículo. Se não for o proprietário será necessário uma carta em françês do proprietário a autorizar o condutor.

Os cartões de credito e debito funcionam na maior parte das estações de serviço, hoteis, supermercados (enquanto estivermos na costa pois ja no interior nas povoações mais remotas nem sempre é o caso). Contudo é sempre possivel levantar dinheiro nas ATM. Por norma levo sempre algum dinheiro (Euros) para fazer face a alguma emergência.

Da caixa de primeiros socorros para alem do habitual não esquecer os vossos medicamentos pessoais em quantidade suficiente para o periodo que irão passar em Marrocos (existem farmácias mas nem sempre há o que se necessita). Também levar colirio para as conjuntivites, paracetamol, antibiotico tipo penicilina e tambem para infecções urinárias, anti diarreia (pessoalmente quando acontece tomo uma colher de chá de cuminho num copo de água!), desinfectante tipo água oxigenada, creme solar, compressas gordas, compressas secas, uma manta de sobrevivencia, etc...

Quanto a precauções utilizar em primeiro lugar e sempre o senso comum!
Evitar zonas que não pareçam seguras, evitar circular de noite mesmo em estradas asfaltadas, evitar sempre que possivel pistas de terra e quando tiver de ser fazê-lo a velocidades moderadas. Não esquecer que existe uma sinalização nas estradas que os ocidentais não estão habituados pois usa-se pedras no caminho para balizar perigos, assinalar estradas cortadas ou desvios! Assim se circular e verificar que existem pedras na via abra os olhos pois seguramente há ou houve problemas (muitas vezes as pedras ficam mesmo depois do problema solucionado!).
Sobre a alimentação já me referi noutra resposta a este mesmo tópico mas vale sempre a pena relembrar que há que beber bastante água (ou chá) mesmo se não se tiver sede sendo o ideal entre 3 a 4 litros diários (evitar beber muito de uma só vez e de preferencia evitar água gelada!) pois a desidatração quando é notada já pode ser tarde. O vento quente e seco faz com que se perca muita água sem dar-se por isso. Uma das maneiras de hidratar o corpo que está exposto é usar um vaporizador e aplicar água sobre a cara outras áreas expostas.
Evitar longa exposição as sol sem a adequada protecção sendo a melhor protecção usar roupa leve e que cubra o corpo todo.

Para o veículo considerar levar filtros de gasóleo suplentes, um filtro de ar e um jogo de correias. Verifique antes de viajar que os niveis estão correctos, que os pneus estão em bom estado (se forem tubless considerar comprar um jogo de tacos para reparar no local um eventual furo. Ver emhttp://mundojustoeperfeito.blogs.sapo.pt/14788.html e claro um compressor para encher o pneu.) Nas bombas de combustivel é possivel comprar lubrificantes, liquido para o radiador, etc. Quanto ao combustivel usar de preferência o gasóleo 50 (mais caro mas de razoável qualidade) e sempre que possivel em bombas que grande movimento (diminiu o risco de água no gasóleo). Sempre que notar que o motor não desenvolve como antes pense em limpar o filtro de gasoleo (se este tiver separador de água) ou trocar o mesmo (certifique-se antes que o sabe fazer pois a assistência em viagem não está ao virar da esquina!).
Mantenha os depositos do veículo sempre cheios pois nunca se sabe quando haverá oportunidade de o fazer (em especial no interior!)

Não sendo uma lista exaustiva espero ter podido ajudar e caso queira explicações sobre um dado assunto cá estarei para responder.

Boas passeios.
Editado pela última vez por time_out em quinta jan 23, 2014 9:13 am, num total de 2 vezes.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: VIAGEM A MARROCOS

Mensagempor cesariom » quinta jan 23, 2014 1:04 am

Prezado companheiro time_out
Fico-lhe muito grato por todas as indicações que, em resposta ao meu pedido, teve a amabilidade de nos proporcionar.
Vou "digeri-las" com muita atenção e cuidado, registá-las e~... procurar retirar delas o maior número de ensinamentos possível.
Espero, no futuro, poder estar à altura e retribuir, com o fruto das minhas experiências, ajudando outros companheiros.
Bem-haja
Cesariom
Cordialmente
CesarioM“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao tamanho natural”
Albert Einstein
Avatar do Utilizador
cesariom
 
Mensagens: 16
Registado: quarta mar 28, 2012 10:52 pm
Localização: Qta. do Anjo - Palmela

Re: VIAGEM A MARROCOS

Mensagempor tiagonovo » quinta fev 13, 2014 4:24 pm

Estou sériamente em penssar ir a Marrocos , mas ainda nao tendo disponibilidade ,mas espero ser este ano !Companheiros aconselho a irem de olhos bem abertos pois lá nao á praticamente regras de estrada principalmente em rotundas e cruzamentos.
tiagonovo
 
Mensagens: 40
Registado: quinta fev 14, 2013 7:57 pm
Localização: portugal

Re: VIAGEM A MARROCOS

Mensagempor time_out » quinta fev 13, 2014 6:11 pm

tiagonovo Escreveu:Estou sériamente em penssar ir a Marrocos , mas ainda nao tendo disponibilidade ,mas espero ser este ano !Companheiros aconselho a irem de olhos bem abertos pois lá nao á praticamente regras de estrada principalmente em rotundas e cruzamentos.


Boa tarde.

Esse conselho é valido tanto para lá como para cá!
Não sei ha quanto tempo não vai a Marrocos mas muita coisa mudou.
Uma das grandes mudanças é a quantidade de brigadas de policia equipadas com radar de velocidade, não só os fixos mas tambem os binóculos que vão buscar os infractores bem antes de chegarem ao pé deles. Esta situação é frequente quer nas autoestradas quer antes ou depois de aglomerados populacionais.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: VIAGEM A MARROCOS

Mensagempor erebrus » terça abr 01, 2014 10:51 am

Boas,
Tenho estado para partilhar as minhas dicas / experiência sobre Marrocos há uns tempos e como um companheiro me pediu para o fazer noutra discussão, aproveito para o fazer agora, aqui já que me parece o local mais adequado.
O que vou dizer é baseado em duas viagens que fiz, uma de 2 semanas em 2004 em que não fui a conduzir, mas fui com um expert de Marrocos, e outra de 8 dias que fiz de AV na última passagem de ano.

1- Travessia
Recomendo vivavemente http://www.viajesnormandie.net/
Eles arranjam bons preços, com regresso em aberto e preenchem toda a papelada para a importação do veículo. Além disso, ainda dão uns folhetos uteis para auto-caravanistas visto que nós somos o foco do seu negócio. Eu paguei 200€ Algeciras-Ceuta com regresso aberto na altura da passagem de ano, o que foi mais barato do que qualquer outro preço que encontrei (sempre com regresso fixo). A prova de é uma boa oportunidade é que basta ver o número de ACs estacionadas nos arredores desta loja. Aliás, essa é outra das vantagens, nós chegamos lá às 20h, comprámos o bilhete para o primeiro barco da manhã e passámos a noite logo lá (a 15 minutos do porto) em sossego e em segurança.
A única coisa que recomendo é verificar a papelada preenchida, porque é comum enganarem-se a preencher o nosso nome, porque lá o primeiro apelido é o mais importante.

2-Fronteira
Com os papeis preenchidos pela agência de viagens, fica tudo mais fácil. Primeiro é a papela sobre nós, depois no guichê a seguir do veículo e depois é o controlo da fronteira onde o veículo pode ser inspeccionado. Não é preciso ajuda de ninguém, mas não é necessáriamente má ideia pagar os 5€ a um dos ajudantes (os "oficiais" que têm um papel no peito) porque podem facilitar um pouco o processo. Por exemplo, a mim foi-me útil porque o ajudante foi chatear os marroquinos que estavam a impedir o meu caminho e conseguiu que todos desviassem o carro - e assim não tive que esperar que eles se despachassem para passar. Poupou-me bastante tempo.

3-Estradas, condutores e polícias
Como tinha pouco tempo e muitos km para fazer, usei muito a auto-estrada. Fora o facto de vermos pessoas a pedir boleia, ovelhas a pastar ao lado sem qualquer vedação e a ocasional brecha no separador central para fazerem inversão de marcha, a qualidade é bastante boa. Nas restantes estradas é tudo muito variável e portanto é melhor não contar com médias de km muito altas, mesmo quando se planeia viajar nas estradas "principais".
Os marroquinos são condutores relativamente pacíficos e nem são de grandes velocidades. Provavelmente porque há polícia por todo o lado! É raro ver uma rotunda sem polícia. Porém, regra geral só me mandaram parar porque a minha AV disfarça muito bem e parece uma carrinha de carga normal e então queriam sempre saber o que estava a transportar. Quando dizia que se tratava duma AV, mandavam-me seguir.
Já ouvi muitas histórias de polícias a querer subornos. Eu não tive essa experiência. Aliás, uma vez passei um vermelho sem querer - atenção que no meio daquela confusão, nas cidades pequenas os semáforos tão um pouco escondidos e quando não estamos à espera deles é fácil não os ver! - e fui naturalmente mandado parar. Ser simpático e não arrogante ajuda muito e o polícia mandou-me seguir com um aviso.

4-Sítios
Em 8 dias não deu para muito, mas ficam as dicas dos principais sítios que visitei
a) moulay bousselham - este e Asilah são os principais pontos de paragem quando se vêm pela costa. Já tinha visitado Asilah, por isso desta vez fui a Moulay Bousselham. Tem dois parques, ambos bem cotados e em cima da Lagoa. É uma vila agradável, perto do mar, com muito peixe e muitos pássaros para observar na Lagoa - é possível fazer um passeio de barco. Recomendo vivamente.
b) Marrakesh - Ficámos em Les Relais de Marrakesh que recomendo bastante. Tem condições fantásticas - piscina e tudo e duas pessoas com AC pagámos 8€ por noite. Além disso, fica perto da cidade e é uma excelente base para visitar Marrakesh. Eles têm acordos com uma companhia de taxis que oferece preços muito aceitáveis. Em Marrakesh é preciso ser firme (mas nunca rude!) porque surgirão muitos voluntários para guias e normalmente querem muito dinheiro. A minha dica principal para quando estiverem perdidos é não perguntar a alguém na rua, mas ir a uma loja e perguntar. Assim diminuem as probabilidades de perguntarem a um "guia" e verão que serão muito simpáticos.
c) El Jadida - Cidade na costa com herança portuguesa. É uma cidade agradavel, com uma cidade velha que era portuguesa. Tem um restaurante "O Português" que é bastante bom (mas só comida marroquina). O parque de AC também serve perfeitamente.
d) Chefchoean - A capital do artesanato. Tem quase tantos touristas como Marrakesh mas ainda assim muito agradável. O parque também é aceitavel - só as casas de banho é que deixaram um pouco a desejar.
e) Não fui desta vez, mas Essaouira, Agadir e Merzouga são certamente pontos a não falhar quando se tem possibilidade.

5- Marrocos e Marroquinos
Os marroquinos são um povo afável. Já viajei por dezenas de países em todo o mundo e, apesar da reputação, não os acho muito agressivos no que toca ao negócio. Estarão sempre a querer negócio, mas mesmo que digamos não, serão simpáticos e muitas vezes estão a ser simpáticos só por ser simpáticos e sem qualquer interesse. Falar francês ajuda certamente. Muitos falam inglês, mas todos falam francês. A minha experiência foi que foram todos muito simpáticos e cordiais. Também não senti nenhuma insegurança. Eu digo sempre, é no negócio que nos roubam, não nos assaltos. Falando em roubos no negócio...regatear, regatear, regatear. A minha regra base é: se conseguir por metade do preço, já não é mau, sou um pouco roubado à mesma, mas já não é mau. Não tenham vergonha de sugerir preços baixos, porque eles vão sugerir preços muito altos.

Qualquer dúvida específica, é só perguntar.

Cumprimentos
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: VIAGEM A MARROCOS

Mensagempor Mcas » sexta mai 09, 2014 12:30 am

Vivam!
Fiz nesta Páscoa uma "razia" a Marrocos. Explico que uma "razia" era uma incursão armada dos mouros em terras cristãs. Já percebem agora porque se usa a expressão "foi uma razia" quando se pretende dizer que qualquer coisa correu muito mal...
Bem, a minha razia foi pacífica. Fui em paz, vim em paz.
Marrocos é um país muito interessante do ponto de vista autocaravanístico: bons preços de campings/pernoitas, segurança, gente prestável e simpática, boa comida, preços em conta no geral. E quem souber regatear ou trocar, está no país certo.
A minha/nossa viagem (tive companhia) durou dez dias, com oito etapas:
1- Aveiro- Algeciras; 2- Algeciras (ferry), Tânger Med, Chefchaouen; 3- Chefchaouen - Azrou; 4- Azrou-Merzouga; 5-Merzouga - Ouarzazate; 6-Ouarzazate- Marraquexe; 7- Marraquexe-Arzila-TangerMed (ferry)-Algeciras; 8- Algeciras-Aveiro.
descanso mais prolongado em Merzouga e Marraquexe.
Desta vez privilegiou-se o interior do país por ser a época do ano mais favorável. Da próxima vez (sim, haverá uma próxima, inch'allah) será pelo litoral e um pouco mais a sul.
Total: 3744Km, dos quais dois mil e tal em território marroquino.
Impressões desta viagem serão escritas em breve. Prometo!
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

Re: VIAGEM A MARROCOS

Mensagempor Navegante 2000 » sexta mai 09, 2014 5:45 pm

Companheiro verifico que é da mesma cidade que eu, Aveiro, e como também pretendo ir visitar Marrocos fico a aguardar mais informações que certamente terá para nos transmitir.

Cumprimentos

Navegante 2000
Aveiro
Navegante 2000
 
Mensagens: 24
Registado: sábado fev 16, 2013 7:11 pm
Localização: Aveiro

Re: VIAGEM A MARROCOS

Mensagempor Mario » sexta mai 09, 2014 8:12 pm

Olá Mcas

Vindo de onde vem será de esperar boas novas de D.Sebastião :!:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Re: VIAGEM A MARROCOS

Mensagempor Navegante 2000 » quinta jun 05, 2014 8:27 pm

Companheira Nanda quando é que prevê a sua partida para Marrocos?
Navegante 2000
 
Mensagens: 24
Registado: sábado fev 16, 2013 7:11 pm
Localização: Aveiro

Re: VIAGEM A MARROCOS

Mensagempor Nanda » sexta jun 06, 2014 7:26 am

Navegante 2000 Escreveu:Companheira Nanda quando é que prevê a sua partida para Marrocos?


Dia 28 Agosto estaremos a postos para o 1º barco ( eheheheheheh )
Nanda
Nanda
 
Mensagens: 293
Registado: segunda mai 07, 2007 12:27 pm
Localização: Mafra / Sintra

Re: VIAGEM A MARROCOS

Mensagempor emidio costa » sexta jun 06, 2014 10:59 pm

A toda a força
Não sei para onde vou mas estou a caminho.
Avatar do Utilizador
emidio costa
 
Mensagens: 41
Registado: segunda ago 27, 2012 10:29 pm
Localização: Póvoa de Varzim

Re: VIAGEM A MARROCOS

Mensagempor Nanda » sexta jun 13, 2014 10:28 am

Mais nenhum companheiro se quer juntar ao grupo " Marrocos uma aventura" ????
Nanda
Nanda
 
Mensagens: 293
Registado: segunda mai 07, 2007 12:27 pm
Localização: Mafra / Sintra

Anterior

Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes

cron