Baterias

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Baterias

Mensagempor woodsduarte » terça dez 03, 2013 6:51 pm

Boa noite a todos.

Tenho uma questão e talvez uma proposta a fazer, mas antes:

Descobri que tenho um amigo/conhecido que tem uma loja de baterias, em conversa perguntei-lhe qual o melhor preço para as ditas baterias e obtive a resposta.

1º. Baterias de 100ah próprias para Ac`s, ácido 150€, gel 220€.

2º. É um bom preço?

Agora a proposta, se for um bom preço e quem tiver interessado posso pedir para se arranjarem umas baterias para a malta.

Já agora, se alguém conseguir mais barato pode informar, pois estou a precisar de comprar uma e os €€€€€€ estão escassos.

Cumprimentos a todos.

PS: Estou a tentar saber se as baterias de ácido são com ou sem manutenção.
A paixão pela natureza.

Imagem

João Duarte
"Director de Marketing do Clube Autocaravanista da Abeceira"
Avatar do Utilizador
woodsduarte
 
Mensagens: 207
Registado: terça set 02, 2008 9:49 pm
Localização: Massamá

Re: Baterias

Mensagempor woodsduarte » quinta dez 05, 2013 12:30 pm

Boa tarde a todos

Só para completar, as baterias de acido são com manutenção.

Já agora, alguém tem conhecimento de baterias mais baratas?

Tenho que me decidir porque preciso mesmo de comprar uma bateria mas também estou em duvida se compro acido ou gel.

Se tiverem conhecimento de baterias mais baratas digam, mas digam mesmo.

Cumprimentos
A paixão pela natureza.

Imagem

João Duarte
"Director de Marketing do Clube Autocaravanista da Abeceira"
Avatar do Utilizador
woodsduarte
 
Mensagens: 207
Registado: terça set 02, 2008 9:49 pm
Localização: Massamá

Re: Baterias

Mensagempor danibeja » quinta dez 05, 2013 2:25 pm

Boa tarde companheiro,

Sei de alguém aqui do fórum que comprou de descarga lenta por cerca de 140€ numa casa de baterias que fica junto ao Ikea Alfragide...

Eu pessoalmente prefiro de acido ( mas descarga lenta) com manutenção... Na minha anterior AC tinha uma de marca Deta ( igual : http://www.plurienergia.pt/images/produ ... -105Ah.pdf ) em que fui eu que coloquei o eletrólito ( acido ) e era excelente, sendo importante afirmar que esteve a dar energia ao meu frigorifico 220V que tinha nessa AC, sempre que usava a Ac, a nunca tive problemas de bateria...

Comprei aquela bateria na Volta da Pedra, agora não me recordo o nome da Empresa... mas pesquisei aqui no Google, e parece-me existir aqui perto um distribuidor : http://www.plurienergia.pt/pt/contacte-nos.html
http://www.plurienergia.pt/pt/solucoes- ... nomas.html

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Baterias

Mensagempor Luis Agostinho » quinta dez 05, 2013 8:07 pm

Boa noite,

danibeja Escreveu:Eu pessoalmente prefiro de acido ( mas descarga lenta) com manutenção...


Mesmo naquelas autocaravanas em que as baterias estão por baixo dos bancos do passageiro e/ou condutor e para se acessar a elas é quase preciso desmontar a cabine toda...?! Santa pachorra!!! :lol:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Baterias

Mensagempor Oliventino » quinta dez 05, 2013 9:35 pm

Boa noite.
Concordo com o companheiro Luis Agostinho, e santa pachorra, ainda mais no século XXl igual ao século lXX.
Eu comprei uma Óptima 75 amp amarela, por 250 €, está deitada sem problema, e outra de 55 amp para o carro, por 204 €, na civipartes. Excelentes.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Baterias

Mensagempor danibeja » sexta dez 06, 2013 2:20 am

Boa noite,

Peço desculpa aos companheiros, que já me confessaram terem comprado outro tipo de baterias, e que confirmaram o meu ponto de vista........

AGM 2ª geração não se adequa à utilização em autocaravana quando se tem painel solar...é ótima para quem tem apenas energia do motor/alternador.
AGM 1ª geração nem pensar........dura metade de uma deep cicle.
Gel para as temperaturas que atingimos no verão Muito menos... estas são as piores.
Sobram as de acido... mas claro que o melhor nem sempre é o mais conveniente, cada caso é um caso.... e não é necessário desmontar nada para ver se o eletrólito está ao nível, as baterias já são de materiais semitransparentes para se poder ver o nível do eletrólito...... assim como muito raramente elas precisam de manutenção.

Eu tenho a vantagem de ter uma Knaus, com sitio próprio para baterias por baixo da célula... mas a minha Euramobil tinha a bateria dentro da célula, por baixo do banco do pendura, e nunca houve qualquer tipo de problema....

Em relação a baterias deitadas, não tenho conhecimentos técnicos para afirmar seja lá o que for.....

Acrescento que as de acido, com um determinado produto duram o dobro ( provavelmente mais que uma AGM ), mas tudo depende da utilização......

Companheiro Oliventino ainda é cedo para deitar foguetes.... uma bateria dessas tem que durar pelo menos 15 anos num carro, pois o meu Opel Corsa B de 10-2000 a bateria de origem durou até 2012....

Cada um tem as suas experiencias... eu apenas demonstrei a minha....

Agora cada um segue o seu caminho.

Como tenho dito neste fórum, sou apenas um curioso, mas não tenho dinheiro para essas coisas, e por vezes surpreendo-me comigo mesmo, ao fazer apostas muito melhores.......assim como vice versa, para mim o que é - é.

Grande abraço,

Danibeja

PS: as novas tecnologias são boas, mas é preciso saber aplica-las.
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Baterias

Mensagempor jgomes » sexta dez 06, 2013 10:08 am

Bom dia

Pois é companheiro Luis Agostinho, para alguns companheiros, tem mesmo que haver aquela «santa pachorra».
É que nem todos possuem a estaleca financeira que o companheiro tem. Nem todos se podem dar ao luxo de ter autocaravanas topo de gama onde tudo está acessível, nem comprar baterias de última geração.
Desculpe, mas é a minha modesta opinião.
Cada um tem o que tem. Tal como diz o povo - quem não tem cão caça com gato.

Cumprimentos.

JGomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Baterias

Mensagempor Luis Agostinho » sexta dez 06, 2013 10:53 am

Bom dia Jgomes,

jgomes Escreveu:Bom dia

Pois é companheiro Luis Agostinho, para alguns companheiros, tem mesmo que haver aquela «santa pachorra».
É que nem todos possuem a estaleca financeira que o companheiro tem. Nem todos se podem dar ao luxo de ter autocaravanas topo de gama onde tudo está acessível, nem comprar baterias de última geração.
Desculpe, mas é a minha modesta opinião.
Cada um tem o que tem. Tal como diz o povo - quem não tem cão caça com gato.


A minha autocaravana "topo de gama" como lhe chama tem duas baterias...e cada uma delas debaixo dos bancos da cabine e como eu vi o trabalho que deu montar a segunda além daquela que veio de fábrica...daí a minha afirmação, porque sendo ambos os bancos com bases rotativas não basta chegar ali para desmontar 4 parafusos e salta o banco...é necessário desligar sensores de cintos de segurança...daí eu dizer que é uma santa pachorra cada vez que fosse necessário verificar o nivel da "água" das baterias...
Isto claro se as quisermos saudáveis durante vários anos...por isso comentei o facto de serem de "com manutenção" porque as "sem manutenção" quando derem o berro é de vez.

O meu comentário não tem nada a ver com ou sem estaleca financeira...porque aqui, nem fora daqui nunca olhei antes para a autocaravana que cada um tem...para depois responder. Só lamento que tenha feito esse juizo de valor a meu respeito, porque acho que foi injusto na apreciação.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Baterias

Mensagempor Luis Agostinho » sábado dez 07, 2013 2:37 pm

Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Baterias

Mensagempor woodsduarte » segunda dez 09, 2013 12:28 pm

Boa tarde.

Obrigado a todos.

Pronto, agora ainda estou mais confuso... :evil:

Não sei se compre ácido ou gel, e afinal eu a pensar que tinha um "special price" e afinal...

Mas se calhar não será assim tão mau, a comparar com outros que já vi, mas se mandar vir de fora ficará mais barato.

Agora pergunto:

Como tenho uma princesa pequenina, acho que preciso um pouco mais de energia na AC, então o que é recomendado, um painel de 100W e duas baterias de 100ah ou mais potência de paineis solares?

Cumprimentos
A paixão pela natureza.

Imagem

João Duarte
"Director de Marketing do Clube Autocaravanista da Abeceira"
Avatar do Utilizador
woodsduarte
 
Mensagens: 207
Registado: terça set 02, 2008 9:49 pm
Localização: Massamá

Re: Baterias

Mensagempor Oliventino » segunda dez 09, 2013 9:41 pm

woodsduarte Escreveu:Boa tarde.

Agora pergunto:

Como tenho uma princesa pequenina, acho que preciso um pouco mais de energia na AC, então o que é recomendado, um painel de 100W e duas baterias de 100ah ou mais potência de paineis solares?

Cumprimentos


Boa noite.
Há em arquivo muita opinião sobre essa escolha, o companheiro Alexandrexora explicou bem a sua opinião
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Baterias

Mensagempor jfneves » quarta dez 11, 2013 12:09 am

Boa noite companheiro woodsduarte:

Se pretende uma informação completa sobre baterias, consulte um excelente artigo do companheiro Arnaldo Figueiras na página principal deste portal, na secção /Autocaravanismo/Técnicas & Bricolage. Está lá tudo muito bem explícito e com excelente bom humor.

Posso-lhe dar a minha experiência pessoal:

Tenho duas baterias da "Exide" de gel, de 80Ah e 340A, montadas sob o banco do pendura, com cerca de 6 anos. Alimentam um conversor de 2000W, o qual, com a máquina de café da "Nespresso" ligada, consome cerca de 140A, embora por tempo muito limitado (3 minutos). Estes picos de consumo, como sabe, não dão saúde nenhuma às baterias.
Quanto a temperaturas elevadas, posso-lhe dizer que já passei vários dias seguidos com temperaturas exteriores da ordem dos 38ºC, quer na Croácia quer mesmo no Alentejo e Algarve, a que corresponderam no interior da AC fechada a 42/43ºC.
Até à data nenhum problema tenho notado, no entanto, nunca se poderá dizer que "desta água não beberei" ....
Um pormenor que poderá condicionar o estado das baterias, será o facto de eu ter a AC em garagem e periodicamente (de 15 em 15 dias) a ligar à corrente durante 3 dias seguidos para as carregar. Tenho montado nas duas baterias, motor e célula, dois amperímetros/voltímetros com resistência "Shunt", para monitorizar todas as baterias, e poder comparar com os valores mostrados nos respectivos instrumentos do painel de origem da AC.
Conforme pode concluir das consultas que efectuar, devido à não libertação de gases deste tipo de baterias, no processo de carga/descarga, são as indicadas, tal como as AGM, para serem instaladas no interior das ACs.

Espero que este pequeno contributo lhe possa ajudar a tomar decisões.

Cumprimentos,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Baterias

Mensagempor Luis Agostinho » quarta dez 11, 2013 10:54 am

Bom dia jfneves,

jfneves Escreveu:Se pretende uma informação completa sobre baterias, consulte um excelente artigo do companheiro Arnaldo Figueiras na página principal deste portal, na secção /Autocaravanismo/Técnicas & Bricolage. Está lá tudo muito bem explícito e com excelente bom humor.


Assino por baixo, realmente tem lá umas partes que dá vontade de soltar umas gargalhadas pela forma simples e directa como o Afigas explica a "problemática"...do desentupimento das fossas nasais!!! :lol: :lol:

"Arrepio-me só de ver baterias dessas
dentro de habitáculos de AC, algumas montadas por debaixo de assentos (algum tratamento
hemorroidal que eu desconheço!) e também se vêm por debaixo de camas (tratamento asmático e
desentupidor de fossas nasais!)"

http://www.campingcarportugal.com/files ... terias.pdf

Mas lá está....o Afigas deve ter uma AC "topo de gama"....

Mas só por curiosidade...

jfneves Escreveu:Tenho montado nas duas baterias, motor e célula, dois amperímetros/voltímetros com resistência "Shunt", para monitorizar todas as baterias, e poder comparar com os valores mostrados nos respectivos instrumentos do painel de origem da AC.


Pode parecer uma pergunta absurda, mas alguma vez se apercebeu que pudesse haver diferença naquilo que o painel de bordo indica e os amperimetros/voltimetros que instalou?!

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Baterias

Mensagempor Oliventino » quarta dez 11, 2013 9:50 pm

Boa noite.

O preço de uma bateria, como de outros artigos, não se justifica só pela duração, é mais ainda pelo desempenho e segurança, peso reduzido, chumbo puro, tempo de recarga 3 vezes menor, resistência a vibrações 15 vezes mais, porque as placas em espiral estão presas por cima e por baixo, este sistema foi desenvolvido para o modulo lunar há mais de 40 anos, grande poder de arranque a frio, bateria igual para o motor, etc.
Procurem na Internet Óptima, Odissey e outras.
Imaginem uma falha de bateria no ar, ou no mar, num elicoptero ou num carro de combate na neve ...
Editado pela última vez por Oliventino em sábado dez 14, 2013 11:24 pm, num total de 2 vezes.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Baterias

Mensagempor jfneves » quarta dez 11, 2013 11:04 pm

Boa noite companheiro Luis Agostinho:

Os amperímetros/voltímetros que instalei nas baterias, shunt de 200A/75mV, comprei-os no Ebay ou seja, são "chinocas". No entanto, após a montagem, testei-os com multímetro bastante fiável e os valores não diferiram significativamente até às dècimas.
Sendo estes amperímetros/voltímetros digitais, com leitura às centésimas, quando comparados os valores com os do painel, estes analógicos, Schaudt IT 992, as diferenças não são nenhumas.
Para testar a fiabilidade das leituras apresentadas pelos "digitais", costumo verificar os consumos registados no display com a ligação progressiva da iluminação. Tendo em atenção que uma lâmpada de Led de 2W, consome cerca de 0.1A, as referidas leituras normalmente correspondem em valor, à medida que vou ligando as lâmpadas.

Um abraço,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes