Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor jgomes » quarta dez 19, 2012 9:05 am

Bom dia

Está caro. Consulte logo o ínicio deste tópico.

BOAS FESTAS

JGomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor vitor » quarta dez 19, 2012 11:27 am

A informação é imensa neste tópico, mas espero ter apreendido o essencial...
O companheiro Alexandre, ou outro(s) consegue(m) o que pretendo por bastante menos do que a importância que indico? Se sim, estou interessado.
Já agora acrescento o meu perfil de Acaravanista que é, raramente estar mais de 1 ou 2 noites no mesmo sítio. Assim temo-nos safado mais ou menos bem, apenas com a carga do alternador.
Por outro lado é proibido ter TV a bordo, só o PC é permitido. Com algumas lâmpadas led, o grande consumo vem sobretudo da bomba da água e do ventilador do aquecimento, ou estarei errado?
A (persistente) crise e os preços galopantes dos combustíveis fazem-me prever uma utlização mais sedentária da AC. Daí estar a pensar na instalação de um pequeno painel (75W + ou -)
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor jgomes » quarta dez 19, 2012 1:24 pm

Boa tarde

Companheiro Vitor, desculpe insistir, mas se realmente quer informação mais detalhada, sugiro que através de MP contacte com o companheiro Alexandre Chora. Se há alguém capaz de o informar, ele é o principal, sem desprimor para os outros companheiros. Acho que desta opinião será a maioria dos companheiros deste Forum.

Tvs de baixo consumo, actualmente e felizmente no mercado já se encontra muita oferta, são as chamadas Tvs Leds a 12V.

Se é como diz, não permanece muito tempo no mesmo sítio, está com dúvidas, o orçamento e os tempos que correm não ajudam, tem iluminação led, então invista numa outra bateria e assim fica com duas, mas continua com o problema de só as carregar com a viatura em andamento.

Deppois disto tudo mais uma vez contacte o companheiro Alexandre Chora. Existe neste Forum um tópico sobre baterias onde está o contacto telefónico, não decobri ainda onde é (se quiser ter essse trabalho...).

Cumprimentos

JGomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor alexandrechora » sexta abr 05, 2013 10:56 am

Boas a todos

NOVAS CONCLUSÕES Sobre painéis solares de grandes dimensões

Caros companheiros, o assuntos que vos trago desta vez, é de grande relevância para quem tem instalado nas ACs, painéis solares de grandes dimensões, como é o caso da utilização de painéis de 200w e mais, geralmente estes painéis solares são de utilização estática, que podemos facilmente encontrar na microgeração EDP, tanto em telhados como em seguidores solares, e aqui não existe qualquer diferenciação entre os monocristalinos e os policristalinos, o risco é exactamente igual.
Ou seja, a tenacidade as ligações entre as inúmeras células fotovoltaicas, verificada nos painéis solares é exactamente igual.... Já neste tópico tinha afirmado que o risco de instalação de painéis solares de grandes dimensões nas nossas Acs, era efectivo e que existia, devido á pouca resistência que este tipo de painel solar tem á vibração existente em condução e á absorção das ondas de choque resultantes dos buracos na estrada, que infelizmente cada vez são mais....

E é neste contexto que surge o que vos tenho de informar, um companheiro nosso, esteve esta semana na minha casa, vindo de Porto Covo onde esteve alguns dias, com o seu painel solar de 240w a funcionar na perfeição, na viagem de regresso a sua casa, algures na estrada nacional entre Grândola e Alcácer do Sal, passou por um buraco, que surgiu do nada, e que nem por isso era nada de especial, verificou mais tarde já em casa que o seu painel solar não estava a carregar....
Telefonou-me e contou-me o que algo de muito estranho estava a acontecer ás baterias da AC que tinham a voltagem em queda progressiva...

Assim sendo, veio ter comigo para fazermos alguns testes e chegámos á conclusão que o problema era do painel solar, apesar do painel solar apresentar quase a voltagem do indicada pelo fabricante, certo é que o mesmo não tinha potência (amperes) para acender totalmente uma lâmpada de 21w, mais testes e poucas conclusões, tentámos recordar a ultima vez que o proprietário da AC tinha visto o painel a carregar, e pergunta atrás de pergunta, até que chegámos ao buraco na estrada....

Pois é..... Apesar do painel policristalino de 240w que tem instalado ter 4 bons e extensos apoios nos 4 topos do painel, quando a AC passou pelo buraco, o meio do painel que não tem qualquer apoio, apesar de não existirem fissuras ou rupturas visíveis a olho nú no vidro, as ligações internas do painel cederam, devido ao grande vão sem apoio e á falta de tenacidade das ligações elétricas existentes atrás das células fotovoltaicas, não resistiram á onda de choque gerada pela depressão seguida de elevação do buraco, esta amplitude de movimento extremamente brusco, não foi devidamente compensada pela suspensão da AC. De acordo com o testemunho do companheiro, circulava entre os 80 e 90kms/h e que o buraco não era nada de especial.......

O que se pode fazer para resolver o problema????

Relativamente ao painel solar, a reparação é quase impossível, apenas porque quase impossível separar as células fotovoltaicas sem as danificar, porque as mesmas estão seladas a quente entre o vidro e a camada de base de silicone que se encontra no verso.... ou seja este painel é perda total.....

Recomendações....
1- Atenção aos painéis solares que se instalam nas Acs, nem todos os painéis são iguais, uns são mais resistentes que outros ás vibrações e aos choques.
2- Os painéis solares de instalação estática não devem ser instalados em Acs.
3- Instalar painéis solares em Acs, só até no máximo 130watts por painel solar.... o ideal é cerca de 90 a 100w para as Acs de estrada...
4- Acs de todo o terreno 4x4, prefira instalar painéis solares com potencia unitária de 50 a 60watts, devido ao tipo de percursos efectuados fora de estrada.
5- É sem duvida mais vantajoso instalar diversos painéis solares de menores dimensões, em detrimento de um painel de grandes dimensões, devido á resistência das ondas de choque resultantes da condução, da queda de granizo, do efeito de sombra, da facilidade de dispor e arrumar pelo tejadilho da AC, devido ao investimento mais faseado e de acordo com as nossas necessidades e possibilidades económicas de momento...

Espero ter ajudado...

Cumps
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor curto » sexta abr 05, 2013 11:28 pm

É por posts como este que se confirma a qualidade deste Forum. Obrigado companheiro Alexandre
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor alexandrechora » sábado ago 31, 2013 4:00 pm

Boas a todos

Não tenho postado nada neste post devido a não existirem novidades que justifiquem a publicação, mas desta vez existe uma novidade que nos vai prejudicar a todos e lamento que o motivo do meu post seja uma má novidade, ainda que perceba os motivos que levaram a UE a esta medida. Mas também existe uma boa novidade.

Má Novidade:

Os paineis solares que utilizamos nas nossas autocaravanas vão no curtissimo prazo aumentar drásticamente de preço, devido a praticas de anti-dumping e para estimular a produção de paineis solares na UE. Os preços vão aumentar 42%, é verdade um painel de 100w de qualidade mono ou policristalino ira custar acima dos 200eur....
Por isso quem estiver para aumentar a potencia solar ou instalar de raiz paineis solares, este é o momento de adquirirem o material necessário ou montarem o quanto antes...

A Boa Novidade:
Agora uma pequena boa novidade, quem quiser produzir energia para vender á EDP, este é o momento pelo qual tenho esperado, os preços variam entre os 9000 e 10000eur, e agora sim justifica o investimento.... O sistema fica pago ao fim de 4 a 5 anos já a contar com o consumo de electricidade de 50eur mensais... Ou seja, com 10000eur podem tirar como lucro médio mensal 150eur, nenhum deposito a prazo vos porporcionará este juro mensalmente....
Quem instala é uma empresa de um amigo que muito me tem ajudado na investigação que tenho desenvolvido nesta área...

Para quem me conhece, eu vou instalar dois sistemas de microgeração nas duas habitações que tenho... Para quem estiver interessado pode-me fazer chegar por email o ultimo recibo da electricidade por email, para se efectuar o registo. o meu email alexandre.chora@icsf.com.pt


A crise tem destas coisas..... Nunca tinha avançado para a microgeração até á data porque os preços eram elevados, mas agora compensa drásticamente...

Cumps
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor adidaspn » segunda set 09, 2013 10:06 am

bom dia meus srs.

estou a iniciar-me no mundo do autocaravanismo, por isso, se por algum motivo meter alguma "calinada" desculpem-me.

relativamente ao último post, caro alexandrechora, quando diz que os paineis mono ou poli de 100W irão custar acima de 200eur, pergunto se efectivamente ainda se arranja mais barato que isso?? É que pelo que tenho visto, esses paineis rondam em média os 300 a 350eur (neste caso no site 3sois, pelo que percebi este valor inclui o kit de montagem e todo o equipamento acessório necessário).

será que já está a ser taxado aos novos preços?? é que estou interessado em equipar a minha AC com um painel solar...
Um sonho realizado! :)
LAIKA X 694 R
adidaspn
 
Mensagens: 28
Registado: quinta ago 29, 2013 4:05 pm
Localização: Palmela - Portugal

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor TeamTurbo » terça set 10, 2013 7:35 am

Caro alexandrechora,

Não é obrigatório instalar o sistema de águas aquecidas?

Cumps,
TeamTurbo Family
Rimor 700TC
MB Sprinter 318cdi V6
TeamTurbo
 
Mensagens: 57
Registado: sábado set 07, 2013 10:44 am
Localização: Quinta do Conde

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor adidaspn » segunda set 16, 2013 2:40 pm

adidaspn Escreveu:bom dia meus srs.

estou a iniciar-me no mundo do autocaravanismo, por isso, se por algum motivo meter alguma "calinada" desculpem-me.

relativamente ao último post, caro alexandrechora, quando diz que os paineis mono ou poli de 100W irão custar acima de 200eur, pergunto se efectivamente ainda se arranja mais barato que isso?? É que pelo que tenho visto, esses paineis rondam em média os 300 a 350eur (neste caso no site 3sois, pelo que percebi este valor inclui o kit de montagem e todo o equipamento acessório necessário).

será que já está a ser taxado aos novos preços?? é que estou interessado em equipar a minha AC com um painel solar...


Ok, já percebi que se refere apenas ao painel. :)

É que entretanto já andei a ler mais uns post´s e em vez de perceber 0 disto, já percebo 2% e apenas farei perguntas estúpidas ao invés de fazer perguntas muito estúpidas... eheheh

Cumps.
Um sonho realizado! :)
LAIKA X 694 R
adidaspn
 
Mensagens: 28
Registado: quinta ago 29, 2013 4:05 pm
Localização: Palmela - Portugal

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Aleluia » segunda set 16, 2013 9:01 pm

Boa noite companheiras/os.
Adidaspn, na realidade se tiveres a "pachorra" de procurar e ler post`s antigos, tens montes de informação e muito valida.
Uma boa busca.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor fj2011 » quarta Oct 16, 2013 11:05 am

alexandrechora Escreveu:Boas a todos

(...)

A Boa Novidade:
Agora uma pequena boa novidade, quem quiser produzir energia para vender á EDP, este é o momento pelo qual tenho esperado, os preços variam entre os 9000 e 10000eur, e agora sim justifica o investimento.... O sistema fica pago ao fim de 4 a 5 anos já a contar com o consumo de electricidade de 50eur mensais... Ou seja, com 10000eur podem tirar como lucro médio mensal 150eur, nenhum deposito a prazo vos porporcionará este juro mensalmente....
Quem instala é uma empresa de um amigo que muito me tem ajudado na investigação que tenho desenvolvido nesta área...
(...)
A crise tem destas coisas..... Nunca tinha avançado para a microgeração até á data porque os preços eram elevados, mas agora compensa drásticamente...

Cumps
Alexandre



Boas Alexandre

Afinal sempre se rendeu a ajudar os "senhores" da EDP? :D
Bem! com uma média (lucro?) mensal de 150€, isto são contas muito por alto, não?
Não podemos esquecer que a potencia no max são cerca de 5KW e pouco. Mas para isso também teremos que aumentar a potencia contratada, ou seja teremos q pagar mais à EDP, assim como as famosas taxas obrigatórias, para além de recebermos o mesmo que pagamos por KWh.
A EDP não dá nada a ninguem. :(

Abraço
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Fx Fernando » segunda mar 17, 2014 1:37 pm

Viva,

Após a leitura quase integral deste delicioso tópico.

Deixo o meu contributo, para tentar ajudar a solucionar uma questão levantada pelo companheiro Alexandre Chora, quando se referia à dificuldade em carregar totalmente, uma bateria AGM, com o alternador/controlador da AC.

Salvaguardado pelo facto de não ser técnico, apenas um curioso que em tempos percebeu algumas coisas do mundo eléctrico/electrónico, existirão algumas lacunas, que espero alguém mais informado possa ir preenchendo.
Do mesmo modo procurarei usar linguagem e terminologia que possa ser entendida por todos, mesmo os que, ainda, nada percebem.
Aos demais solicito paciência. Esta linguagem em momento algum pretende, ofender ou minorar os conhecimentos técnicos de ninguém.

Cá vai:

O alternador como o nome indica produz electricidade em corrente alternada. Acoplada este está uma "ponte rectificadora" (um conjunto de díodos), cuja função é transformar corrente alternada, em corrente continua ou muito aproximada (que é o tipo que encontramos nas baterias eléctricas).
A seguir temos o controlador de tensão que limita a electricidade gerada pelo alternador ao valor máximo, adequado à correcta carga da bateria (aprox. 13.8 Volt (V)).
Impedindo que o excesso de produção do alternador, pelo elevado número de rotações do mesmo/motor, acabe por "fritar" a bateria.

A ideia que me surgiu, visto necessitamos de pelo menos 14,5 V (como descobriu o amigo Alexandre), para carregar completamente uma bateria AGM, em separado e simultâneo com a de arranque da viatura (13,8 V), passa por ir buscar electricidade directa e imediatamente antes do controlador. A partir daqui introduzimos um novo controlador limitado aos 14,5 V ou outro valor adequado às nossas necessidades.
Caso apenas consigamos ir buscar corrente alternada ao alternador, teremos que introduzir, também uma ponte rectificadora, antes do novo controlador.

Assim o truque é ter um controlador distinto, por cada tipo de bateria.

Esperava neste momento, já poder partilhar um circuito controlador para este fim. Espero partilhá-lo logo que o tenha.
Se entretanto alguém souber como o adquirir ou fazer, ficarei a grato pela partilha.

Na minha obsessão perfeccionista, até considero interessante ter um controlador inteligente por cada bateria, para garantir que todas elas são carregadas no menor espaço de tempo saudável e mantidas no seu máximo, enquanto viajamos.
Naturalmente que isto se adequa mais a quem tem mais que 2 baterias, ou baterias de diferentes tipos, na AC. Que é o meu caso.
A minha Lesma Surda, vinha com duas baterias para a célula, onde uma delas se encontrava danificada (sulfatada) e gerava o caos na autonomia eléctrica. :) :/
.

De que nos serve o conhecimento, se não o soubermos converter em sabedoria pela experimentação, ou não tivermos com quem o partilhar?

.
Avatar do Utilizador
Fx Fernando
 
Mensagens: 15
Registado: terça fev 18, 2014 7:49 am
Localização: Por aí, com predominância por Lisboa.

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Vítor guadalupe » segunda mar 17, 2014 9:45 pm

Boa noite a todos
Estou a pensar seriamente em colocar um painel solar na minha ac, infelizmente não trazia, alguém sabe quais os melhores preços com qualidade aceitável? Não queria gastar muito...
Abraço
Se estivermos sempre à espera do momento certo, nunca vamos viver a vida.
Vítor guadalupe
 
Mensagens: 72
Registado: quarta jan 29, 2014 10:43 pm
Localização: Coimbra

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Luis Nascimento » segunda mar 17, 2014 10:14 pm

O meu painel solar carrega a bateria de ácido do carro com tensões que muitas vezes atingem os 14.6 volt. Pelo que acabei de ler aqui, esta voltagem elevada pode fritar a bateria. A bateria está ligada ao EBL da Hymer e penso que para já o melhor será desligar essa ligação.
Cumps,
Luis Nascimento
Imagem

HYMER 544
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 165
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Fx Fernando » terça mar 18, 2014 1:11 am

Luis Nascimento Escreveu:O meu painel solar carrega a bateria de ácido do carro com tensões que muitas vezes atingem os 14.6 volt. Pelo que acabei de ler aqui, esta voltagem elevada pode fritar a bateria. A bateria está ligada ao EBL da Hymer e penso que para já o melhor será desligar essa ligação.
Cumps,
Luis Nascimento


Viva Luis,

Não sou o mais credênciado para falar disto, mas como penso ter sido eu a introduzir o fantasma do "fritanço" das baterias, compete-me pelo menos amenizar os danos colaterais. :) ;)

Pelo que sei, nada de mal pode ocorrer se a bateria de acido-chumbo convencional estiver a receber esses 14,6v.... Desde que não seja permanentemente e principalemente se não for após a carga completa.

A sobrecarga prolongada da bateria, vai aquecer excessivamente o electrólito (Água+Ácido Sulfúrico), levando á evaporação precoce da água do mesmo. Deste modo expõem-se as placas de Chumbo, que deveriam permanecer sempre cobertas. Ao mesmo tempo reduz-se o índice de diluição do Ácido, originando a corrosão das placas.
É muito importante ir verificando o nível do "liquido" da bateria, caso seja "com manutenção", afim de minorar esta possibilidade, retardando o possivel fim de vida da bateria. O nível de liquido só deve ser reposto após a carga completa da bateria. À medida que carregamos a bateria o nível do electrólito tende a subir.

Pode ocorrer também, embora seja raro, que pela sobrecarga, algumas células da bateria, transbordem o electrólito, levando a que este se espalhe pela, e em redor da bateria. Caso aconteça, aconselho que se use Bicarbonato de Sódio, diluido em água para neutralizar o Ácido Sulfúrico e se limpe tudo com água e sabão azul. Não esquecer as luvas e óculos de protecção - Estamos a lidar com Ácido Súlfurico. :)

Li algures neste tópico, que, dependendo do tipo de bateria, se pode escolher a tensão de carga, no controlador dos painéis. No entanto se estiver a usar baterias AGM, na célula, deverá manter essa configuração, afim de as manter em carga completa. Talves neste caso a solução seja mesmo desligar a bateria do motor e ligá-la apenas ocasionalmente por períodos não superiores a 1 hora, somente para ir mantendo a carga.
Estou a falar por alto, pois não tenho experiência com estes controladores (Ainda :) ), mas penso que o ideal seria se estes tivessem saídas diferenciadas para dois tipos de baterias.
Pode ser um projecto.... Se o mercado não tem.... podemos sempre oferecer-lhe um. :)

Por outro lado... Se como sugeri no post anterior, tivermos um controlador/limitador por bateria, teríamos o problema sempre resolvido. Pois independentemente da fonte de produção eléctrica, sabiamos que a atensão estaria sempre abaixo do valor determinado para a respectiva bateria.
Fica o mote.
Agora só precisamos de um controlador ajustável de custo reduzido....

Vou investigar. ;)
.

De que nos serve o conhecimento, se não o soubermos converter em sabedoria pela experimentação, ou não tivermos com quem o partilhar?

.
Avatar do Utilizador
Fx Fernando
 
Mensagens: 15
Registado: terça fev 18, 2014 7:49 am
Localização: Por aí, com predominância por Lisboa.

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes