arny Escreveu:Bom dia, a minha KNAUS de 99 tem o carregador avariado, quando ligo aos 220v não carrega nenhuma das baterias, alguém já sofreu deste mal?
Qual será o melhor sitio para uma reparação electrónica deste calibre?
obrigado
um abraço
arny Escreveu:Boas, esse seu amigo não quer dar uma vista de olhos na minha? A pagar claro.
um abraço
THOR Escreveu:Boas companheiro, eu por mim penso não haver problema mas ele mora no conselho de Tábua.
Cumps.
alexandrechora Escreveu:Boas a todos
Em primeiro lugar desejo a todos um Feliz Ano Novo, com bons passeios rolantes.
Mas vamos ao que me levou a intervir neste topico,... As baterias das nossas AC nada tem de parecido em termos de funcionamento, com as baterias dos telemoveis, camaras fotograficas de video... etc, estas baterias sim podem viciar, se receberem cargas incompletas, ou se recarregarmos quando a carga é superior a 20%, ou se dermos cargas de 10minutos.... etc aqui sim estamos a contribuir para que a longevidade destas baterias diminua significativamente... O que se passa nas baterias da AC é precisamente o contrario, estas devem estar sempre carregadas a 100% com pequenos periodos de repouso de sem carga. As descargas devem ser minimas tanto quanto possivel, e quando usadas a recarga deve ocorrer no menor periodo de tempo possivel, isto para evitar ao máximo a sulfatação das placas internas das baterias, por isso é que o uso de paineis solares é fundamental nas nossas AC, fazem a manutenção da carga completa em periodos que não estamos a usar a AC e durante o periodo de utilização determinados consumos electricos nem sequer chegam a tocar nas baterias... Por exemplo eu tenho 2 paineis solares de 90w, quando estou a ver tv durante o dia ou no computador e a produção energética é superior ao meu consumo, a energia que estou a usar nem sequer saí das baterias apenas passa por lá, o que significa que não estou a realizar ciclos de uso ás baterias, e isso traduz na maior longevidade das mesmas.... As nossas baterias sofrem mais ciclos de cargas e descargas no inverno, porque os raios solares são mais obliquos e menos incidentes, também porque os dias são mais curtos e também porque os dias são mais nublados.... Para colmatarmos esta deficiencia e para quem usa bastante a AC durante o inverno, deve apostar em mais paineis solares e ainda assim quando a voltagem das baterias começam a rondar os 12,2 volts no inicio da noite, devem procurar fazer kms ou pernoitarem num camping e ligarem a 220volts, isto passa-se frequentemente apartir dos 3 dias de uso da AC em situação de inverno....
Lembrem-se sempre quanto maior for o numero de ciclos das vossas baterias, com descargas grandes, menor é a longevidade das vossas baterias, sejam quais forem Deepcycle, Gel ou AGM, umas mais resistente que outras mas todas acabam por ceder.... Por isso devemos ter um dimensionamento adequado aos nossos consumos em numero de baterias e paineis solares.... O problema reside que quanto mais energia disponivel maiores são os gastos, e depois pensamos que os nossos recursos são ilimitados, o que efectivamente não é verdade....
Lembrem-se sempre que deve as baterias devem chegar todos os dias pelo menos uma vez por dia á carga máxima e fazer floatind no regulador solar, cada dia que isto não acontece é mais um prego no caixão de qualquer bateria.... a questão é quantos pregos são necessários para fazer um funeral a uma bateria.... concerteza serão numeros de pregos diferentes dependendo do tamamanho do prego e do numero final.....
Os paineis solares carregam sempre em primeira instancia as baterias da célula, mas depende do regulador solar em questão, depende do tipo de ligação, se tem repartidor de carga ou diodo, e depende ainda da centralina de gestão electrica da célula, que varia de marca para marca e até de modelo para modelo. ´Saber qual é o seu caso só medindo com um voltimetro a bateria do motor e da célula, fazendo constantemente a comparação.... em determinadas ACs sejam elas de 20 ou de 2 anos, a carga da energia solar nunca chega á bateria do motor e aí deverá o quanto antes de colocar um repartidor de carga ou um diodo para poder também manter a carga máxima da bateria do motor, e isso sim está a poupar em baterias de arranque no longo prazo.
Cumps a todos
Alexandre
chicojo Escreveu:bom dia e um bom fim de semana para todos:caro coléga Américo:mesmo que o regulador de carga tenha duas saidas ,a prioridade vai para a batteria da célula;para a bateria motor,serà que para servir de manutenção=2 amp:uma bateria ligada a todos elementos ,não corre o risco/viciada/ pois existe sempre os consumidores escondidos:::alarmes ràdio et bastantes outros p'ra fazer trabalhar as baterias,as da minha auto-carav,fazem dez anos no proximo mês!
curtar a alimentação de quando em vez,para dar uma volta,rolamentos travões juntas e outros mecanismos,lhe serão gràtis:mas sobretudo não por o motor em foncionamento, sem desligar préviamente a tomada de corrente,ok
até breve, __________chicoJo
ruca Escreveu:THOR Escreveu:Boas companheiro, eu por mim penso não haver problema mas ele mora no conselho de Tábua.
Cumps.
Midões?
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