carregar a bateria da ac

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor chicojo » quarta dez 26, 2012 10:40 am

Bom dia por ai em Portugal: peço desculpa ao coléga Arny,se esta minha resposta chegar, tarde para solução
para a reparação do bloc eléctrico----SCHAUD + EBL?junto aqui este adresso///fazem tradução para o francês ,para o português?não sei
http://www.SCHAUD-gmbh.de_ schaud gmbh eletrnieche Systeme für Freizeitmobile
de boa competencia et, mais barato que un novo

com os meus votos de boas festas___________chicoJo
Avatar do Utilizador
chicojo
 
Mensagens: 134
Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm
Localização: villemomble 93250france

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor THOR » quinta jan 03, 2013 6:29 pm

arny Escreveu:Bom dia, a minha KNAUS de 99 tem o carregador avariado, quando ligo aos 220v não carrega nenhuma das baterias, alguém já sofreu deste mal?
Qual será o melhor sitio para uma reparação electrónica deste calibre?
obrigado
um abraço

Boas companheiro
À cerca de meio ano deparei-me com o mesmo problema, tenho uma dethllefs e, a minha centralina deixou de carregar tanto a 12v como a 220v. A solução foi levá-la a um colega que é entendido em eletronica, ele esteve a ver o problema e descobriu um transístor queimado, substituiu-o aproveitou e, também substituiu o outro (a centralina tem dois transístores e á precaução fez-se logo a troca), foi trabalho de um dia e, com meia dúzia de euros fiz a festa.
Agora tenho a AC a trabalhar a 100%.

Cumps.
Mais vale rico e com saúde, que pobre e doente.
Avatar do Utilizador
THOR
 
Mensagens: 119
Registado: terça ago 30, 2011 6:37 pm
Localização: penela-Coimbra

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor arny » quinta jan 03, 2013 9:25 pm

Boas, esse seu amigo não quer dar uma vista de olhos na minha? A pagar claro.
um abraço
arny
 
Mensagens: 48
Registado: terça ago 25, 2009 11:13 pm
Localização: São Marcos - Sintra

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor vitor » quinta jan 03, 2013 9:53 pm

Normalmente tenho a ACaravana ligada a 220v durante 3 ou 4 dias por mês, duas vezes em cada mês.
Qual a melhor opção, mantê-la sempre ligada ou proceder como tenho feito?
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor vitor » quinta jan 03, 2013 9:55 pm

Já agora dizer que a bateria do motor começa a carregar mal a da célula se encontra cheia
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor Américo » sábado jan 05, 2013 11:30 am

Boas companheiros
aproveito a questão para colocar também uma:
e o painel solar,carrega a bateria do motor ou também somente as da cédula?
e as baterias estando a maior parte do tempo quando estão paradas ligadas a corrente elétrica,não se corre o risco de as baterias ficarem por exemplo viciadas?

abráços e obrigado a todos e um bom fim de semana,se possivel rolante
Américo Pereira
Avatar do Utilizador
Américo
 
Mensagens: 238
Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm
Localização: Santa Maria de Lamas

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor chicojo » sábado jan 05, 2013 12:55 pm

bom dia e um bom fim de semana para todos:caro coléga Américo:mesmo que o regulador de carga tenha duas saidas ,a prioridade vai para a batteria da célula;para a bateria motor,serà que para servir de manutenção=2 amp:uma bateria ligada a todos elementos ,não corre o risco/viciada/ pois existe sempre os consumidores escondidos:::alarmes ràdio et bastantes outros p'ra fazer trabalhar as baterias,as da minha auto-carav,fazem dez anos no proximo mês!
curtar a alimentação de quando em vez,para dar uma volta,rolamentos travões juntas e outros mecanismos,lhe serão gràtis:mas sobretudo não por o motor em foncionamento, sem desligar préviamente a tomada de corrente,ok

até breve, __________chicoJo
Avatar do Utilizador
chicojo
 
Mensagens: 134
Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm
Localização: villemomble 93250france

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor alexandrechora » sábado jan 05, 2013 3:28 pm

Boas a todos

Em primeiro lugar desejo a todos um Feliz Ano Novo, com bons passeios rolantes.

Mas vamos ao que me levou a intervir neste topico,... As baterias das nossas AC nada tem de parecido em termos de funcionamento, com as baterias dos telemoveis, camaras fotograficas de video... etc, estas baterias sim podem viciar, se receberem cargas incompletas, ou se recarregarmos quando a carga é superior a 20%, ou se dermos cargas de 10minutos.... etc aqui sim estamos a contribuir para que a longevidade destas baterias diminua significativamente... O que se passa nas baterias da AC é precisamente o contrario, estas devem estar sempre carregadas a 100% com pequenos periodos de repouso de sem carga. As descargas devem ser minimas tanto quanto possivel, e quando usadas a recarga deve ocorrer no menor periodo de tempo possivel, isto para evitar ao máximo a sulfatação das placas internas das baterias, por isso é que o uso de paineis solares é fundamental nas nossas AC, fazem a manutenção da carga completa em periodos que não estamos a usar a AC e durante o periodo de utilização determinados consumos electricos nem sequer chegam a tocar nas baterias... Por exemplo eu tenho 2 paineis solares de 90w, quando estou a ver tv durante o dia ou no computador e a produção energética é superior ao meu consumo, a energia que estou a usar nem sequer saí das baterias apenas passa por lá, o que significa que não estou a realizar ciclos de uso ás baterias, e isso traduz na maior longevidade das mesmas.... As nossas baterias sofrem mais ciclos de cargas e descargas no inverno, porque os raios solares são mais obliquos e menos incidentes, também porque os dias são mais curtos e também porque os dias são mais nublados.... Para colmatarmos esta deficiencia e para quem usa bastante a AC durante o inverno, deve apostar em mais paineis solares e ainda assim quando a voltagem das baterias começam a rondar os 12,2 volts no inicio da noite, devem procurar fazer kms ou pernoitarem num camping e ligarem a 220volts, isto passa-se frequentemente apartir dos 3 dias de uso da AC em situação de inverno....

Lembrem-se sempre quanto maior for o numero de ciclos das vossas baterias, com descargas grandes, menor é a longevidade das vossas baterias, sejam quais forem Deepcycle, Gel ou AGM, umas mais resistente que outras mas todas acabam por ceder.... Por isso devemos ter um dimensionamento adequado aos nossos consumos em numero de baterias e paineis solares.... O problema reside que quanto mais energia disponivel maiores são os gastos, e depois pensamos que os nossos recursos são ilimitados, o que efectivamente não é verdade....

Lembrem-se sempre que deve as baterias devem chegar todos os dias pelo menos uma vez por dia á carga máxima e fazer floatind no regulador solar, cada dia que isto não acontece é mais um prego no caixão de qualquer bateria.... a questão é quantos pregos são necessários para fazer um funeral a uma bateria.... concerteza serão numeros de pregos diferentes dependendo do tamamanho do prego e do numero final.....


Os paineis solares carregam sempre em primeira instancia as baterias da célula, mas depende do regulador solar em questão, depende do tipo de ligação, se tem repartidor de carga ou diodo, e depende ainda da centralina de gestão electrica da célula, que varia de marca para marca e até de modelo para modelo. ´Saber qual é o seu caso só medindo com um voltimetro a bateria do motor e da célula, fazendo constantemente a comparação.... em determinadas ACs sejam elas de 20 ou de 2 anos, a carga da energia solar nunca chega á bateria do motor e aí deverá o quanto antes de colocar um repartidor de carga ou um diodo para poder também manter a carga máxima da bateria do motor, e isso sim está a poupar em baterias de arranque no longo prazo.


Cumps a todos

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor THOR » sábado jan 05, 2013 8:31 pm

arny Escreveu:Boas, esse seu amigo não quer dar uma vista de olhos na minha? A pagar claro.
um abraço

Boas companheiro, eu por mim penso não haver problema mas ele mora no conselho de Tábua.

Cumps.
Mais vale rico e com saúde, que pobre e doente.
Avatar do Utilizador
THOR
 
Mensagens: 119
Registado: terça ago 30, 2011 6:37 pm
Localização: penela-Coimbra

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor ruca » sábado jan 05, 2013 9:07 pm

THOR Escreveu:Boas companheiro, eu por mim penso não haver problema mas ele mora no conselho de Tábua.

Cumps.

Midões?
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
Avatar do Utilizador
ruca
 
Mensagens: 298
Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm
Localização: oliveira do hospital

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor Américo » quarta jan 09, 2013 11:52 am

alexandrechora Escreveu:Boas a todos

Em primeiro lugar desejo a todos um Feliz Ano Novo, com bons passeios rolantes.

Mas vamos ao que me levou a intervir neste topico,... As baterias das nossas AC nada tem de parecido em termos de funcionamento, com as baterias dos telemoveis, camaras fotograficas de video... etc, estas baterias sim podem viciar, se receberem cargas incompletas, ou se recarregarmos quando a carga é superior a 20%, ou se dermos cargas de 10minutos.... etc aqui sim estamos a contribuir para que a longevidade destas baterias diminua significativamente... O que se passa nas baterias da AC é precisamente o contrario, estas devem estar sempre carregadas a 100% com pequenos periodos de repouso de sem carga. As descargas devem ser minimas tanto quanto possivel, e quando usadas a recarga deve ocorrer no menor periodo de tempo possivel, isto para evitar ao máximo a sulfatação das placas internas das baterias, por isso é que o uso de paineis solares é fundamental nas nossas AC, fazem a manutenção da carga completa em periodos que não estamos a usar a AC e durante o periodo de utilização determinados consumos electricos nem sequer chegam a tocar nas baterias... Por exemplo eu tenho 2 paineis solares de 90w, quando estou a ver tv durante o dia ou no computador e a produção energética é superior ao meu consumo, a energia que estou a usar nem sequer saí das baterias apenas passa por lá, o que significa que não estou a realizar ciclos de uso ás baterias, e isso traduz na maior longevidade das mesmas.... As nossas baterias sofrem mais ciclos de cargas e descargas no inverno, porque os raios solares são mais obliquos e menos incidentes, também porque os dias são mais curtos e também porque os dias são mais nublados.... Para colmatarmos esta deficiencia e para quem usa bastante a AC durante o inverno, deve apostar em mais paineis solares e ainda assim quando a voltagem das baterias começam a rondar os 12,2 volts no inicio da noite, devem procurar fazer kms ou pernoitarem num camping e ligarem a 220volts, isto passa-se frequentemente apartir dos 3 dias de uso da AC em situação de inverno....

Lembrem-se sempre quanto maior for o numero de ciclos das vossas baterias, com descargas grandes, menor é a longevidade das vossas baterias, sejam quais forem Deepcycle, Gel ou AGM, umas mais resistente que outras mas todas acabam por ceder.... Por isso devemos ter um dimensionamento adequado aos nossos consumos em numero de baterias e paineis solares.... O problema reside que quanto mais energia disponivel maiores são os gastos, e depois pensamos que os nossos recursos são ilimitados, o que efectivamente não é verdade....

Lembrem-se sempre que deve as baterias devem chegar todos os dias pelo menos uma vez por dia á carga máxima e fazer floatind no regulador solar, cada dia que isto não acontece é mais um prego no caixão de qualquer bateria.... a questão é quantos pregos são necessários para fazer um funeral a uma bateria.... concerteza serão numeros de pregos diferentes dependendo do tamamanho do prego e do numero final.....


Os paineis solares carregam sempre em primeira instancia as baterias da célula, mas depende do regulador solar em questão, depende do tipo de ligação, se tem repartidor de carga ou diodo, e depende ainda da centralina de gestão electrica da célula, que varia de marca para marca e até de modelo para modelo. ´Saber qual é o seu caso só medindo com um voltimetro a bateria do motor e da célula, fazendo constantemente a comparação.... em determinadas ACs sejam elas de 20 ou de 2 anos, a carga da energia solar nunca chega á bateria do motor e aí deverá o quanto antes de colocar um repartidor de carga ou um diodo para poder também manter a carga máxima da bateria do motor, e isso sim está a poupar em baterias de arranque no longo prazo.


Cumps a todos

Alexandre


Obrigado pela sua informação companheiro,muito detalhada e muito util..
obrigado mesmo
grande abráço e boas voltas
Américo Pereira
Avatar do Utilizador
Américo
 
Mensagens: 238
Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm
Localização: Santa Maria de Lamas

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor Américo » quarta jan 09, 2013 11:54 am

chicojo Escreveu:bom dia e um bom fim de semana para todos:caro coléga Américo:mesmo que o regulador de carga tenha duas saidas ,a prioridade vai para a batteria da célula;para a bateria motor,serà que para servir de manutenção=2 amp:uma bateria ligada a todos elementos ,não corre o risco/viciada/ pois existe sempre os consumidores escondidos:::alarmes ràdio et bastantes outros p'ra fazer trabalhar as baterias,as da minha auto-carav,fazem dez anos no proximo mês!
curtar a alimentação de quando em vez,para dar uma volta,rolamentos travões juntas e outros mecanismos,lhe serão gràtis:mas sobretudo não por o motor em foncionamento, sem desligar préviamente a tomada de corrente,ok

até breve, __________chicoJo


Obrigado companheiro pela sua informação,muito util para mim que são aínda um pouco inesperiente
grande abráço e boas voltas
Américo Pereira
Avatar do Utilizador
Américo
 
Mensagens: 238
Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm
Localização: Santa Maria de Lamas

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor THOR » quarta jan 09, 2013 9:55 pm

ruca Escreveu:
THOR Escreveu:Boas companheiro, eu por mim penso não haver problema mas ele mora no conselho de Tábua.

Cumps.

Midões?


Sim, mais precisamente Moita da Serra.


Cumps.
Mais vale rico e com saúde, que pobre e doente.
Avatar do Utilizador
THOR
 
Mensagens: 119
Registado: terça ago 30, 2011 6:37 pm
Localização: penela-Coimbra

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor Passeante » quarta nov 16, 2016 4:10 pm

Boas
há uns tempos (4 anos) coloquei aqui uma questão sobre a possibilidade de carregar a bateria da frente da AC com o painel solar que me carrega as duas da célula. Foi-me explicado amavelmente pelo companheiro Alexandre Chora como o poderia fazer. Entretanto não o fiz logo e a coisa foi ficando. Manutenção daqui, problema dali e nunca mais me propus a fazer a tal alteração. Há poucas semanas lá me decidi a fazer a coisa, até porque quando ela estava parada algum tempo lá tinha que lhe ligar os cabos desde a célula até ao compartimento do motor uns dias antes para poder arrancar na data prevista. Isto, diga-se de passagem não é muito cómodo e por vezes, com a distração e os afazeres da vida, a bateria do carro levava umas descargas valentes que não são nada saudáveis.
Instalei então um cabo a ligar os polos positivos da bateria do carro e da(s) bateria da célula. Coloquei um díodo de 40A no cabo e um fusível de 40A em cada extremo do mesmo, junto aos bornes das baterias. De início correu tudo bem. Carregou e manteve a bateria do carro com boa carga. De repente, hoje fui experimentar o arranque e a bateria estava mais descarregada e um dos fusíveis queimado (o que está junto da bateria do motor) :cry: . Troquei o fusível e tentei arrancar, mas queimou novamente.
Se colocar novo fusível o carregamento mantém-se mas quando tento arrancar rebenta logo. Amanhã vou tentar já com a bateria carregada.
Será que este facto tem a ver com o tipo de fusível que utilizei? É que dentro da célula instalei um fusível de lâmina, que me parece bastante resistente, tem cerca de cinco milímetros de largura. No lado do motor usei um fusível (e respetivo porta fusíveis) de automóvel normal, tal como se encontram nos nossos veículos, mas este parece-me muito fino, apesar de também ser de 40A.
Deveria ter também feito ligação entre os bornes negativos?
Se algum eletricista mais engenhocas me souber esclarecer, agradeço. :wink:

Abraços passeantes
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Re: carregar a bateria da ac

Mensagempor jfneves » quarta nov 16, 2016 6:54 pm

Boa noite,

Relativamente ao problema que relatou sobre as baterias da sua AC, provavelmente o que está a acontecer é que a bateria do motor interrompeu algum elemento ou está demasiado sulfatado, pelo que já não tem capacidade de carga.

Assim sendo, quando tenta ligar o motor de arranque, a energia disponível, que é o mesmo que dizer, amperes disponíveis, encontram-se somente nas baterias auxiliares. Consumindo o motor de arranque entre 100 a 120 Amperes, o fusível de 40A é manifestamente insuficiente e queima. Ou seja, desempenha na perfeição a tarefa que lhe está confiada.

Numa autovivenda que tive há alguns anos, uma Fiat Ducato 14 com motor de 2500cm3, instalei um fusível cerâmico de protecção no circuito do motor de arranque de 100A e muitas das vezes ele queimava no arranque.

Deverá ter em atenção que interligando baterias com cargas muito desniveladas, é meio caminho andado para danificar as baterias que estão em bom estado. Se pretende ter um dispositivo que coloque as baterias da célula a funcionarem como de arranque, numa situação de emergência, bastará ter somente um cabo no positivo, já que todas as baterias estão ligadas á massa, ambos os cabos com uma secção generosa, superior a 35mm2 e logo que o motor pegue deverá cortar essa ligação com a interposição dum corte de corrente.

Um abraço,
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 24 visitantes