Uso das Baterias

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Uso das Baterias

Mensagempor joaoll » segunda jun 11, 2007 11:40 pm

Boas,

Antes de mais tenho caravana desde 25 de Abril e estou a planear viagem ao sul de espanha para o verão. João Lourenço, 26 anos LX.

Precisava de uma pequena ajuda, para poder criar mais autonomia na caravana preciso obter uma forma de carregamento da bateria suplementar.
A caravana ja tem preparado o circuito para a bomba de agua mas este não faz a alimentação do frigo nem dos restantes circuitos de 12Vdc.
Para alem disso precisava de conselhos sobre carregadores para quando estiver ligado a 220V e como colocar a carregar a 2ª bateria com o carro em andamento.
nomeadamente:
tipo de bateria?
carregador?
circuito para carregamento atraves da rede 220Vac ou 1ª bateria? (será que com relés a coisa vai)


A caravana é uma Vimara sport 300 muito bem estimada.

Obrigado, aguardo conselhos e troca de experiencias :wink:
Vimara 300 sport...
joaoll
 
Mensagens: 9
Registado: sábado abr 21, 2007 11:08 pm
Localização: Lisboa

Mensagempor Pluma Vermelhinho » terça jun 12, 2007 9:48 am

Caro companheiro, lamento mas pessoalmente não percebo muito do assunto. Venho apenas por este meio dar-lhe as boas vindas aqui a este "canto" da net, espero que goste da nossa companhia 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Paulo » terça jun 12, 2007 10:22 am

Bom dia,

Penso que o mais simples é ter separadores de baterias idênticos aos que se utilizam nas autocaravanas. Marcas não conheço, mas as empresas que vendem ACs podem esclarecer essas questão e fornecer preços.

A ideia é ter um equipamento que detecte a fonte de carga da bateria (230V/AC, alternador, painel solar..etc) e faça a sua gestão.

No que refere a baterias aconselho a aplicação das Leisure da Autosil http://www.autosil.pt/produtos/prod_lei.htm , ou algo equivalente.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor time_out » terça jun 12, 2007 10:43 am

Bom dia e bem vindo.

As caravanas raras vezes possuem baterias uma vez que quando atreladas usam a energia do carro ou quanto aparcadas em parque usam os 220 volts.
Poderá colocar uma bateria na autocaravana mas para tal terá de ter um carregador, um pequeno quadro de distribuição com fusiveis e um local bem ventilado para receber a bateria.

Terá de modificar a instalação original de modo que todos os circuitos 12v sejam alimentados pela bateria mesmo quando ligados a 12v (excepto o frigorifico que deverá ser alimentado a 220 quando esta estaja disponivel ou 12v quando em movimento e ligado ao carro).
Para que o alternador do carro alimente a bateria suplementar terá de instalar um separador que possibilita que quando o mesmo se encontra em movimento carregar a bateria do carro em primeiro lugar e a auxiliar em segundo.
A ficha de ligação à caravana também deverá ser modificada para permitir todas estas operações já que a operacionalidade das luzes obrigatórias deve ser mantido inalteravel.

De qualquer modo não entendo a razão pela qual necessita de mais autonomia quando deverá estacionar sempre em parques de campismo!
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Mario » terça jun 12, 2007 5:42 pm

Caro joaoll,não quero desanimá-lo mas a solução que procura implica tantas alterações que não me parece viavél.
Não percebo essa necessidade de autonomia conforme sabe não pode (acampar) fora do parque e a bateria do seu carro quando em viagem se quiser ficar a pernoitar numa área de serviço é mais que suficiente e aínda lhe permite ver duas horas de tv sem que se esgote já que o frigorifico conforme sabe terá que estar ligado a gás.Se está a planear uma viagem ao sul de Espanha siga o meu conselho pois antes da AC passei pela caravana,não há nada que chegue a uma noite tranquila e isso em principio só no parque gasta + algum mas evita seguramente situações desagradáveis.Mesmo com a minha AC 99%das vezes uso parque de campismo e no sul de Espanha...mais vale prevenir que remediar.
Mas não desanime isto é apenas a opinião de um companheiro,o João é que decide,em todo o caso desejo-lhe boas férias.

Aquele abraço.

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Re: Uso das Baterias

Mensagempor vivi » quarta jun 13, 2007 10:01 pm

o melhor mesmo e ficar no camping luz e segurança acima de tudo. pois no sul de espanha hum hum hum .
eu fico sempre nos camping,s
mas ja agora diz para que lados queres ir pode ser k eu te possa aconselhar.
vivi
 
Mensagens: 67
Registado: quarta nov 29, 2006 10:22 pm

Mensagempor joaoll » quinta jun 14, 2007 12:52 pm

Boas,

Antes de mais quero agradecer a prontidão das respostas.
A minha ideia não será ficar fora de parques mas apenas criar uma fonte de energia alternativa, como foi dito pelo Paulo não será assim tão difícil de executar. Apenas temos de posteriormente escolher a fonte de energia que vai carregar a bateria.

Agradeço todo sos conselhos se depois efectuar as respectivas alterações coloco nesta secção, em relação a viagem igual.
Já tenho a rota quase traçada: Isla Cristina(canping Giralda), Cadiz, Cabo da gata e até Alicante apenas faltam os camping's, aceito sugestões.

Um abraço
Vimara 300 sport...
joaoll
 
Mensagens: 9
Registado: sábado abr 21, 2007 11:08 pm
Localização: Lisboa


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes

cron