Serra da Estrela

Informações e propostas sobre encontros, passeios e locais a visitar

Re: Serra da Estrela

Mensagempor João Morgado » sexta set 28, 2012 2:36 pm

spedy Escreveu:Esta a ler joao ? Sobre o macaco ele nem falou...

Engana-se Spedy, ele respondeu com esta:
A748-2 Escreveu:Eu nessas coisas sou um bocadito mais contido...

O que quer dizer que não se sente à vontade a falar do assunto. E porquê? Perguntam vocês.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Serra da Estrela

Mensagempor spedy » sexta set 28, 2012 3:05 pm

Lendo bem parece que tem razão e porquê perguntamos nos!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :twisted:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Serra da Estrela

Mensagempor Domingos » sexta set 28, 2012 5:14 pm

Boa tarde,
Sendo novato nestas lides, gostaria de colocar uma questão:
Na Serra da Estrela, ou outro local com neve, temperaturas negativas, qual o perigo das aguas congelarem nos depositos e tubagens e provocar estragos?

Caso alguem tenha uma Autocaravana Citroen C15, que já tenha subido a Serra da Estrela, que dê o seu testemunho, por favor.
Com piso seco, molhado, e/ou com neve.
Obrigado
Cump
Avatar do Utilizador
Domingos
 
Mensagens: 26
Registado: sexta set 21, 2012 4:35 pm
Localização: Almada - Setúbal

Re: Serra da Estrela

Mensagempor time_out » sexta set 28, 2012 6:02 pm

Domingos Escreveu:...Na Serra da Estrela, ou outro local com neve, temperaturas negativas, qual o perigo das aguas congelarem nos depósitos e tubagens e provocar estragos?...



Boa tarde

A utilização da AC em zonas muito frias tem sempre riscos mas há cuidados a ter, nomeadamente ter o boiler sempre acesso pois desta forma a água que está nos tubos (onde o risco de congelamento é maior) não desce para temperaturas negativas pois a temperatura do boiler é espalhada por parte da tubagem.
Verificar se há tubagem à vista e que possa de algum modo estar exposta a ventos. Neste caso há que isolar os mesmos de modo a evitar que o vento frio faça descer a temperatura. Não é só na célula que pode haver problemas. O liquido de refrigeração do motor deve ser constituído por uma mistura de água e anti congelante (há proporções a respeitar em função da temperaturas mínimas que se esperam), ao liquido do limpa vidros também deve ser adicionado um anti congelante. Quanto ao deposito de águas cinzentas terá de esperar temperaturas mais amenas pois será normal que, se a temperatura for inferior a zero e vento frio, a boca congele.

Atenção que caso o gás falhe o boiler deve ser esvaziado para evitar que a expansão do gelo abra fissuras nas paredes interiores.

O gás a usar deverá, preferencialmente, ser o propano por aguentar-se no estado liquido a temperaturas mais baixas que o butano. Para quem pretende usar a AC frequentemente com temperaturas baixas há um conjunto de redutores com aquecimento eléctrico para evitar que o gás congele à saída da garrafa
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Serra da Estrela

Mensagempor cookie » sexta set 28, 2012 6:30 pm

os conselhos atrás dados são muito importantes. deixe-me apenas insistir na questao do gas. o butano congela a 5ºc enquanto que o propano congela a -30ºc. ou seja, se for para a serra no outono, com butano não vai conseguir ter aquecimento pois o mais certo é o gas congelar.

sempre que vai para zonas de neve deve levar o deposito de combustivel atestado e algo que funcione como uma pá para, caso fique preso na neve, ir libertando as zonas do cano de escape e demais respiros (boiler, frigorifico) bem como a neve acumulada em cima da ac (no caso de ser muito).

deve vestir-se por camadas e com roupa apropriada:
1ª camada (camisola justa ao corpo, que proporcione a rapida evaporação de transpiração e que não encharque)
2ª camada (os conhecidos polares 200)
3ª camada (pode conter insulação ou não, proporcionando protecção do vento e água bem como aquecimento).

as calças podem ser apenas impermeáveis (nesse caso deve vestir pelo menos uma 1ª camada) ou impermeáveis com forro de aquecimento.

luvas e gorro são muito importantes pois as extremidades são as que mais rapidamente sofrem com o frio e é pela cabeça que perdemos a maior parte do calor corporal.

o calçado deve ser apropriado para montanha com bom piso e tambem deve ser impermeavel.

o facto de se vestir por camadas facilita a adequação da quantidade de roupa ao local. se entrar num cafe ou restaurante, facilmente adequa a quantidade de roupa à situação.

óculos são tb importantes pois em caso de sol, este queima bastante e olhos sofrem com isso. se estiver vento são tambem muito uteis pois o vento gelado fere a vista.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Serra da Estrela

Mensagempor bushman » sexta set 28, 2012 9:25 pm

Boas,

Como se falou em estragos, posso informar que se as temperaturas forem muito baixas a bomba de água avaria.
Penso que na serra não se atinja temperaturas muito baixas, inclusive porque se as condições forem adversas as autoridades ´´expulsam´´ quem lá estiver...
A situação da bomba de água é no caso de os tubos começarem a congelar, as bombas exteriores, facilmente criam pequenos cristais e é o suficiente para que passe a funcionar só manualmente.
Neste momento é como se encontra a minha, deixou se funcionar automaticamente.

Um abraço
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Re: Serra da Estrela

Mensagempor spedy » sexta set 28, 2012 10:26 pm

bushman Escreveu:Boas,

Como se falou em estragos, posso informar que se as temperaturas forem muito baixas a bomba de água avaria.
Penso que na serra não se atinja temperaturas muito baixas, inclusive porque se as condições forem adversas as autoridades ´´expulsam´´ quem lá estiver...
A situação da bomba de água é no caso de os tubos começarem a congelar, as bombas exteriores, facilmente criam pequenos cristais e é o suficiente para que passe a funcionar só manualmente.
Neste momento é como se encontra a minha, deixou se funcionar automaticamente.

Um abraço


Companheiro, pode explicar a diferença entre o funcionamento automatico e manual que refere?

Quando abro uma torneira a bomba funciona, esse sera o modo automatico?
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Serra da Estrela

Mensagempor Luis Agostinho » sexta set 28, 2012 10:37 pm

Tatus Escreveu:Muito boa tarde a todos os companheiros ,preciso de opiniões em conversa com um companheiro que tem uma auto caravana igual a minha(Citroen C15) expressei o meu desejo de ir um dia a Serra da Estrela e ele disse-me que ao falar com um companheiro que tinha tido uma igual ele sentiu dificuldades em subir com ela pelo motivo de como e pesada e tem tracção a frente patinava .
Questão algum companheiro teve alguma igual ?


Mesmo não tendo uma AC igual á sua, digamos que a opinião se baseia nas leis da fisica...
O equilibrio do chassis da sua autocaravana fica completamente alterado a partir do momento em que se coloca a célula, passa a ser superior o peso na parte traseira agravado com facto de ainda por cima nós colocarmos todas aquelas coisas que é vulgar levar para uma viagem e nessa altura a distribuição de pesos fica alterada, se a isso juntarmos um plano inclinado como é o caso do acesso á torre só tem tendência para agravar o problema por isso para obviar esse problema o conselho que lhe dou é...levar preferencialmente o depósito de águas limpas vazio e utilizar jerrycans que perfaçam a capacidade do depósito mas colocá-los arrumados na cama por cima da cabine...tudo aquilo que possa ter peso ser colocado aí...para que o peso sôbre o eixo da frente aumentar e com isso conseguir mais tracção e ainda a montagem de correntes para evitar o patinar dos pneus.
Tente colocar todo o peso, o mais junto á cabine para assim conseguir subir sem problemas. Em relação á subida tanto pode fazê-lo pela Covilha ou por Seia embora eu pense, não tenha a certeza, que a subida por Seia sêja mais favorável...mas óbviamente isto é a opinião de alguém que já não vai lá há alguns anos por isso não será muito fiável.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Serra da Estrela

Mensagempor bushman » domingo set 30, 2012 10:45 pm

Exactamente!
Mas fecho a torneira e ela não para, ou seja tenho que ligar/desligar no botão. :twisted:
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Re: Serra da Estrela

Mensagempor Luis Agostinho » segunda Oct 01, 2012 10:24 am

bushman Escreveu:Mas fecho a torneira e ela não para, ou seja tenho que ligar/desligar no botão.


Bom dia Bushman,

Talvez tenha um problema na bomba de água, e pelos sintomas que aponta, o que pode estar a acontecer é a bomba de pressurização estar com as membranas bastante usadas e não fazer a retenção ou eventualmente algum grão de areia não deixar a membrana vedar completamente e com isso estar sempre a trabalhar ou por último alguma das torneiras não estar a vedar ou bem pior que isso alguma fuga de água nalgum dos tubos que percorrem a autocaravana.
A solução económica será desmontar a bomba e limpar filtros e membrana e verificar se o problema subsiste...se fôr da membrana penso que se vende em separado...por último, se o dinheiro lhe estorva.. :mrgreen: pense em comprar uma bomba nova.
Mas antes da compra vá por tentativas e por eliminação das possiveis causas...bomba de água...torneiras... e eventualmente tubos rôtos...
O ligar e o desligar da bomba penso que não será sistema.

Este tópico talvez possa ajudar.
viewtopic.php?f=17&t=5452

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Serra da Estrela

Mensagempor bushman » segunda Oct 01, 2012 9:22 pm

Boa noite,

Não é sistema! Pois não, mas para acabar este sistema será só em abril :lol: é que antes quero voltar para a neve :P e não estou com vontade de gastar 80€ numa fiamma aqua 8 nova e danificá-la da mesma maneira ao fim de uns meses.

Recentemente passei pela oficina que me vendeu a bomba, e ficaram admirados por ela já estar avariada, pois era nova. A informação que me deram foi precisamente os cristais na membrana, devido aos -9º diurnos e -20º nocturnos :?
Concordo plenamente, pois nesse dia quando acordei tinha a bomba a funcionar, tubos de escoamento(wc+lavaloiças) congelados.
Ainda não tive oportunidade de a desmontar, mas em principio no proximo fim de semana vou até Serpa e penso que vou ter tempo de verificar e inclusive experimentar mexer na pressão como o Johnny apresentou.
Caso fique na mesma, vai mesmo ficar assim até á primavera :P
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Re: Serra da Estrela

Mensagempor time_out » terça Oct 02, 2012 8:46 am

bushman Escreveu:Boa noite,

Não é sistema! Pois não, mas para acabar este sistema será só em abril :lol: é que antes quero voltar para a neve :P e não estou com vontade de gastar 80€ numa fiamma aqua 8 nova e danificá-la da mesma maneira ao fim de uns meses.

Recentemente passei pela oficina que me vendeu a bomba, e ficaram admirados por ela já estar avariada, pois era nova. A informação que me deram foi precisamente os cristais na membrana, devido aos -9º diurnos e -20º nocturnos :?
Concordo plenamente, pois nesse dia quando acordei tinha a bomba a funcionar, tubos de escoamento(wc+lavaloiças) congelados.
Ainda não tive oportunidade de a desmontar, mas em principio no proximo fim de semana vou até Serpa e penso que vou ter tempo de verificar e inclusive experimentar mexer na pressão como o Johnny apresentou.
Caso fique na mesma, vai mesmo ficar assim até á primavera :P


Bom dia

Ao ler o texto ficou-me uma duvida que tem a ver com se o boiler e o aquecimento ficam ligados durante o tempo todo.
Normalmente se tal acontecer tirando o escoamento das águas cinzentas tudo deve funcionar!

A temperatura da água no boiler deve manter a água nos tubos a uma temperatura acima dos zero evitando assim o seu congelamento. No depósito de águas limpas a quantidade e a não exposição directa ao vento deve evitar qualquer congelamento.
A temperatura no interior da celula deve manter todos os componentes no seu interior acima da temperatura de congelamento! (presumindo que a bomba se encontra dentro do habitáculo e não no seu exterior à mercê das intempéries!!!)

Se há tubos que podem congelar no exterior do habitáculo então deverá protege-los isolando-os com material apropriado.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Serra da Estrela

Mensagempor cookie » terça Oct 02, 2012 3:04 pm

a ac do companheiro nao tem chão duplo aquecido certo?

não tendo e sujeitando a ac a temperaturas tão baixas, deve mesmo isolar tudo para que o material não se danifique.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Serra da Estrela

Mensagempor bushman » terça Oct 02, 2012 8:00 pm

Boas,

Sim, o boiler e aquecimento estiveram sempre ligados. Consumo de 1 garrafa de propano a cada 3 dias.
Existem alguns tubos de água antes de chegar ao boiler, e penso que foram estes a provocar o congelamento.
Embora tivesse tapado todas as entradas de frio(portas, respiradores, grelhas do frigorifico, protecção termico parabrisas exterior, etc, etc) entra sempre frio, inclusive e principalmente pela zona do motor.
As temperaturas foram sempre negativas quer de dia quer de noite, e com o acumular de 3 dias nestas temperaturas, acho que tudo congela :)
Tinha um jarrican com 25ltrs de diesel cepsa aditivado, comprado em Andorra como reserva. Encontrava-se na porta do pendura, quando o fui colocar na Ac, este estava a ´´coalhar´´ :shock: sempre ouvi dizer que o diesel não congela...e estava dentro da cabine 8)


Colega Cookie:

O chão não é duplo, e assim é necessário reforçar alguns procedimentos realmente, mas sinceramente, não esperava apanhar a onda siberiana que me atingiu em cheio em Candanchu, estando eu estacionado em plenas pistas :P
Era montar as fixações sentado nos degraus da Ac e...curtir a neve...

Mas vou jogar pelo seguro e isolar os tubos com aquela espuma antes de proxima trip.

Um abraço
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Anterior

Voltar para Outros Encontros e Passeios

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes