Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor alexandrechora » quarta mar 28, 2012 10:07 pm

Boas a todos

Caros companheiros

Nota informativa de elevada IMPORTÂNCIA:

Os reguladores solares computorizados que estão a carregar baterias AGM de 1ª e 2ª geração que andam a circular, os seus proprietários devem verificar o aperto dos fios no regulador, isto porque á cerca de uma semana atrás, um companheiro de Viana do Castelo, chegou á sua AC e o regulador computorizado tinha passado para o sistema de 24volts ( e deveria estar no sistema 12volts), ou seja deixou de carregar, telefonou-me e quando lhe peço para verificar o aperto dos fios, o fio positivo vindo da bateria estava completamente desapertado.... de quem foi a culpa? minha, com a conversa esqueci-me de confirmar o aperto final dos fios que estão ligado ao regulador.... Resultado tive de acionar a garantia, mas o problema não é esse, é o transtorno na espera de um regulador novo....

Uma das recomendações do fabricante do regulador computorizado é sem duvida a ligação previa dos fios vindos da bateria e só depois ligar os fios dos paineis solares... No caso de termos de desligar os bornes da bateria, OBRiGATORIAMENTE, temos de previamente de desligar um dos fios que veem do painel solar. Se não respeitarmos esta regra o regulador pode ficar baralhado devido á voltagem ou até mesmo de queimar algum componente electronico.....


Para todos aqueles que têm paineis solares independentemente dos reguladores em questão devem adoptar o mesmo procedimento como norma de segurança e longevidade dos equipamentos (reguladores solares).

Pelo que aconselho a todos os companheiros do forum a verificarem o aperto dos fios dos respectivos reguladores solares...
Não custa nada e todos nós sabemos pegar numa chave de parafusos e apertar no sentido dos ponteiros do relogio...

Já agora, para os mais habilidosos, verifiquem se as pontas dos fios que ligam aos reguladores tem zebro, se tiver procedam á sua limpeza e não se esqueçam que este procedimento contribui forçosamente para a produção energética e respectiva carga das baterias....

Desculpem lá maça-los com mais esta informação, mas considero que será do interesse de todos nós...

Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Helder » segunda abr 02, 2012 11:06 am

Bom dia,
Já que esta é a pagina oficial dos paineis solares, aqui vai:
Por sistema nunca estou numa posição superior em relação a altura das nossas AC, mas ontem como estava num 5ºandar e passava no preciso momento uma AC, verifiquei uma falha que por diversas vezes o nosso mestre em Paineis solares vai alertando. A antena da AC estava recolhida e a tapar uma boa parte do painel solar, a antena era teleplus que até não é tão pequena como isso.
Avatar do Utilizador
Helder
 
Mensagens: 321
Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm
Localização: Torres Novas

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor valdi » segunda abr 02, 2012 8:27 pm

Boa Noite Companheiro Alexandre .
Acabo de chegar a casa correndo todo conforme planeamos.
Desde já agradeçe-te a tua hospetilidade de pernoitar na tua area de serviço.
Vamos ao trabalho está tudo a funcionar conforme as tuas indicações portanto
só tenho que viajar mais.
quanto ao regulador marcava a momentos13,3 portanto tenho razões para estar satisfeito.
Mais uma vez o meu muito obrigado.
um Abraço
Valdemar
valdi
 
Mensagens: 41
Registado: sábado abr 19, 2008 6:46 pm
Localização: Ovar-Portugal /Waldshut-Alemanha

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor THOR » terça abr 03, 2012 3:12 pm

Boas,
no fim de semana passado lá fui eu e a família em romaria até à Lourinhã terra do nosso companheiro Alexandrechora para me render á evidencia das baterias AGM e colocar uma bateria nova (para já) e um regulador.
Como seria de esperar correu tudo bem e, está a trabalhar que é uma maravilha mantém-se nos 14.5v, já antes tinha colocado um painel solar, um inversor de 1500w e lâmpadas de led, agora tenho mais energia e menor consumo.
Mais uma vez obrigado companheiro.


Cumps.
Mais vale rico e com saúde, que pobre e doente.
Avatar do Utilizador
THOR
 
Mensagens: 119
Registado: terça ago 30, 2011 6:37 pm
Localização: penela-Coimbra

Re: NOVIDADES

Mensagempor alexandrechora » quarta jun 20, 2012 6:06 pm

Caros Companheiros

Os companheiros recordam-se do chinês que caíu de aqui na Lourinhã de paraquedas a querer aprender sobre paineis solares, inversores de onda pura, aerogeradores para ACs, etc.

Pois então aqui vão as novidades bombásticas:

Painel solar monocristalino de 100w - 150eur
painel solar monocristalino de 50w - 100eur
Inversor de onda pura de 1500w - 300eur
Aerogerador (super leve cerca de 1,5kg) para AC de 100w - 400eur

Isto quer dizer que uma montagem de painel solar de 100w com regulador de 12ah fica entre os 340 e os 380 eur depende da montagem de AC para AC.

A montagem do segundo painel solar ficará por cerca de 200eur.


Outra novidade bombástica:

Nós vamos deixar de comprar baterias para as nossas Acs, ou seja, quantos de nós, estamos a adiar a substituição da bateria da Ac, com esta crise muitos certamente....
Já testei o produto, que não é mais que um produto orgánico composto por bactérias e enzimas, que vão digerir os sulfatos que se vão fixando ás placas internas das baterias durante os anos de utilização. A acção das bactérias é notoria ao fim de 48h e atinge o pico da acção no primeiro mês após a utilização do produto.
É preciso ver para querer..... Para quem têm painel solar instalado o resultado é melhor, devido á carga regular, é aplicavel para todas as baterias de ácido normal, deepcycle, e até AGM, de gel ainda não testei.... Este produto não é só utilizavel para as baterias das ACs, também são indicadas para baterias de motas, carros, barcos, etc....

Para os melhores resultados, a bateria não pode estar totalmente morta, deve ter uma voltagem minima de 11,5volts em repouso.

Solicito que o nosso companheiro e amigo Seco, enquanto engenheiro quimico e "consultor quimico" aqui do nosso forum, explique com melhor rigor tecnico o processo de funcionamento das bactérias e sua acção sobre os sulfatos precipitados no electrolito das baterias.


Teoricamente será possivel que uma bateria, com boa utilização e respeitando as suas limitações de desempenho dure mais de 20anos...

Vou continuar com os testes de tudo aquilo que postei e agora venham de lá as duvidas.... e espero que as novidades tenham sido do vosso agrado, agradeço a todos os companheiros inclusive á administração do nosso forum que de diversas formas fizeram-me chegar uma palavra amiga e de conforto pelo acontecido a 10 de Maio. O meu sincero obrigado, e a titulo de compensação pela vossa solidariedade aqui ficam as minhas melhores novidades.

Um abraço

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor seco » quarta jun 20, 2012 6:53 pm

Caros Amigos

O nosso Alexandre anda sempre "à cata" destas modernices e consegue resultados que nos entusiasmam a todos e nos deixam por vezes perplexos!
Quanto ao título de consultor agradeço mas apenas pretendo deixar algumas dicas para que as pessoas possa entender o que muitas vezes é super simples.
A sulfatação das placas das baterias (normalmente em chumbo ou suas ligas) é a formação de sulfatos na sua superfície por reacção com o electólito (solução de ácido sulfúrico) e ocorre quando as reação electolíticas de geração de corrente não estão a ocorrer de acordo com os parâmetros (tecnicamente diríamos estequiometria (o que é um palavrão...).
Havendo esta sulfatação a reação de libertação de eletrões já não pode ocorrer e a bateria "morre".
O que é que as bactérias vão fazer? Foram modificadas geneticamente de modo a poderem viver num meio tão agressivo como o de uma bateria e capazes de transformar os sulfatos, mercê da ação coadjuvante de enzimas (produtos químicos) especiais que são capazes de reagir com os sulfatos (fundamentalmente quebrando ligações e diminuindo o tamanho das moléculas) tornando-os capazes de ser absorvidos pelas bactérias. O processo repete-se pois as bactérias dividem-se dando origem a novas bactérias e produzindo mais enzimas que continuam o seu trabalho.
O processo só não decorre de forma infinita por haver, com o tempo, alteração genética das bactérias e portanto o que temos que fazer é colocar mais bactérias na bateria.
O princípio é simples e aplicado em diversas indústrias: desde a mais vulgar que é o tratamento de águas residuais urbanas até à eliminação de resíduos de hidrocarbonetos.
O segredo está na manipulação genética que se vai fazendo (por habituação das bactérias a meios progressivamente mais hostis ) para atingirmos os resultados que se pretendem.
Maravilhas da técnica!

Um abraço a todos

seco
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor woodsduarte » quarta jun 20, 2012 10:09 pm

Boa noite a todos.

Companheiro Alexandre Chora, e já há paineis disponiveis para montar?

Cumprimentos autocaravanistas.
A paixão pela natureza.

Imagem

João Duarte
"Director de Marketing do Clube Autocaravanista da Abeceira"
Avatar do Utilizador
woodsduarte
 
Mensagens: 207
Registado: terça set 02, 2008 9:49 pm
Localização: Massamá

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Aleluia » quarta jun 20, 2012 11:04 pm

Boa noite, companheiros.
Que belas noticias nos trazes, alexandrechora.
Uma duvida, será que essas baterias tambem têm aplicação nos veículos electricos ??
Com os preços dos novos painéis, prevejo a malta a fazer bicha para os montar e, a antever, mais pedidos de colaboração ao Alexandre. Isto, porque todos confiamos na tua pessoa e temos que estar agradecidos, ás colaborações que tens dado aos companheiros, assim como aqui ao FORUM.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor alexandrechora » quarta jun 20, 2012 11:18 pm

Boas a todos

Companheiro, para o final da semana que vem já terei paineis disponiveis. Neste momento apenas tenho o painel de teste, que por sinal já lhe fiz umas quantas juderias, como provocar curtos circuito em circuito aberto, alguns testes de resistência e até agora não existem grandes diferenças performance dos paineis que tenho tido.

Estou também a aguardar para testar um painel policristalino de 100w, mas com origem na Alemanha, que segundo me garantiram, é uma versão melhorada dos paineis policristalinos actualmente existente no mercado nacional, tem uma performance muito identica ao monocristalino com céu aberto, mas melhor com céu nublado.
Vamos ver se tenho de dar razão ao meu amigo Danibeja, com a sua paixão pelos policristalinos. Realmente a evolução dos materiais e da tecnologia, leva-nos a um reposicionamento opinitivo constante, veja-se que á cerca de um ano atrás, o painel solar monocristalino seria o mais indicado para a nossa latitude, ainda nesta páscoa na Costa Vicentina com o companheiro THOR, comparávamos a performance dos paineis solares ele com um policristalino e um monocristalino e eu com dois monocristalinos, verificavamos que mesmo com céu nublado, os dois paineis monocristalinos instalados na minha AC, produziam mais 0,5ah que o poli e monocristalino que instalei na sua AC. Conseguimos verificar e testar porque ambos temos reguladores computorizados iguais.

Isto para dizer que, com esta nova versão de painel policristalino que vou testar poderei ter de afirmar que o policristalino de 2ª geração poderá ser mais eficiente que o monocristalino que tenho instalado na minha AC. Com isto não estou a dizer que os paineis monocristalinos já não são bons, nada disso, apenas poderei ter de afirmar que não serão os melhores.... Agora será que a diferença de preço justifica a sua utilização e instalação nas nossas ACs, muito provavelmente não, é que 150 para 200euros, são 50eur de diferença e muito dificilmente a diferença de preço é justificavel para a utilização que damos ás nossas ACs.... Não será a desperdiçar euros preciosos que chegámos ao nivel de informação e conhecimento deste tópico, não sei se repararam mas já existiram mais de 28000 visualizações deste topico...

Portanto, testar a nova versão do painel policristalino vou garantir que sim, se justificará a diferença de preço, muito provalvelmente que não, para ser justificavél a sua utilização o policristalino teria de produzir mais 15 a 20% mais que o monocristalino, ou seja teria de produzir cerca de 60ah diários com céu aberto entre Maio a Setembro e 25ah com céu nublado, o que muito sinceramente eu duvido.... Mas vamos aguardar....

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor alexandrechora » quarta jun 20, 2012 11:46 pm

Companheiro Aleluia

O produto para rejuvenescer as baterias, é um liquido que se adiciona nos 6 vasos de visita da bateria cerca de 2ml por vaso. Pode ser utilizado em todas as baterias ácidas incluindo as AGM, ainda será possivel aplicar nas de Gel mas ainda não testei. Nas baterias sem manutenção também é possivel utilizar, o unico senão é que teremos de forçar a abertura dos vasos selados de fábrica, mas é possivel faze-lo, os cuidados e a paciência é que devem ser redobrados. O liquido deve ser utilizado assim que notamos que a bateria em questão estará a perder eficiência, quanto mais cedo se intervir melhor será o resultado final.

Atenção que, o que referi relativamente a este assunto não é um novo tipo de bateria, é simplesmente um liquido á base de bactérias e enzimas, que vai aplicar nas suas baterias usadas dando-lhe novamente um furor/capacidade parecido de quando eram novas. Agora vejam, este produto está a revolucionar na Alemanha, a viabilidade e o conceito de acumulação energética abrindo novos horizontes para outras utilizações. Como por exemplo em carros electricos, dependendo sempre do tipo de bateria em questão. Tal como referi, pode aplicar nas baterias da sua AC tanto da célula como do motor, na bateria do seu carro, mota etc.... Assim não terá de comprar uma bateria nova apenas terá de comprar o liquido e adicionar á sua bateria usada, representando uma economia drástica como deve calcular... seremos muito mais ecologicos, o unico problema, será que a venda de baterias novas irá cair a pique nos proximos anos, gerando mais desemprego.... pois esta é a parte da questão que não me agrada....

Espero ter sido mais esclarecedor, mas a seu tempo irei abrir um novo topico com este assunto.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor heliorodrigues » quinta jun 21, 2012 5:48 pm

Eu tenho uma pergunta de "lerdo" mas tambem importante para todos.

Quais as vantagens EM CONCRETO de ter um ou dois paineis solares?

O que se pode fazer com eles para compensar tal enorme investimento?

Qual o tempo de duração e exemplos da vossa utilização?

Agradecia imenso que me dessem os vossos exemplos e experiencias!

ObrigadO!!
Avatar do Utilizador
heliorodrigues
 
Mensagens: 30
Registado: quinta mai 31, 2012 10:20 pm

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor hpinheiro » sexta jun 22, 2012 9:46 am

Alexandre, so fiquei sem perceber uma coisa, ja tens esse produto, ou ainda andas em testes para depois se tudo correr bem poderes mandar vir??
Abraços, e ja tavamos com saudades tuas!! ;)
"BADOCHA - devagar mas com estilo"
Avatar do Utilizador
hpinheiro
 
Mensagens: 200
Registado: sexta fev 19, 2010 5:34 pm
Localização: Lagos

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Kan0udo » sexta jun 22, 2012 11:20 am

Compnaheiro helio

Eu gosto das pessoas que se autointulam de "lerdos" porque os verdadeiros lerdos não sabem que o são!... rsrs
e os "outros# ajudam a mexer no "status quo".

Já que ninguém tinha respondido à sua interrgação até há pouco, eu vou dar a minha versão.

Num tópico que está aí "reguladores e rendimento dos painéis solares" está uma razão circunstanciada de como um "lerdo" chegou aos painéis solares.

Ter um frigorífico, por exemplo, que faz gelo e frio!... é uma mordia, claro!.. mas quem não gosta?

Saudações caravanistas
fd
fd

www.planeta-aventuras.com

(Por muito cuidado que tenhas podes não ter sorte; sem cuidado, não há sorte que te valha!)
Kan0udo
 
Mensagens: 20
Registado: domingo mar 25, 2012 8:30 pm

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor THOR » domingo jun 24, 2012 8:24 am

alexandrechora Escreveu: ainda nesta páscoa na Costa Vicentina com o companheiro THOR, comparávamos a performance dos paineis solares ele com um policristalino e um monocristalino e eu com dois monocristalinos, verificavamos que mesmo com céu nublado, os dois paineis monocristalinos instalados na minha AC, produziam mais 0,5ah que o poli e monocristalino que instalei na sua AC. Conseguimos verificar e testar porque ambos temos reguladores computorizados iguais.

É verdade e, com o tempo que estava dava bem para testar e estar dentro de "casa" que o sol foi pouco e, o "vento" tambem :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Cumps.
Mais vale rico e com saúde, que pobre e doente.
Avatar do Utilizador
THOR
 
Mensagens: 119
Registado: terça ago 30, 2011 6:37 pm
Localização: penela-Coimbra

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Kan0udo » domingo jun 24, 2012 3:34 pm

(desculpem.. meti aqui os pés pelas mãos com o teclado!.. rsrs)

Companheiro THOR... talvez falte aí um detalhe. A quantidade de amperes que entra numa bateria em determinado momento depende de muitas varáveis e não apenas da capacidade dos painéis.

Se as baterias estiverem carregadas e uma estiver a consumir mais que a outra, aquela que consome mais recebe mais carga do painél se esse consumo não exceder a capacidade do painel.

Se as cargas forem diferentes (o que é muito difícil de testar!) a mais descarregada recebe mais amperes que a outra, isto só para evendiciar as variáveis mais evidentes.

De qualquer jeito o que é preciso é estar feliz com o que se tem.. não é mesmo!...

Saudações caravanistas
fd

www.planeta-aventuras.com

(Por muito cuidado que tenhas podes não ter sorte; sem cuidado, não há sorte que te valha!)
Kan0udo
 
Mensagens: 20
Registado: domingo mar 25, 2012 8:30 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 20 visitantes