Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor THOR » segunda dez 05, 2011 8:41 pm

Companheiro Alexandre
Mandei-lhe uma pm mas, não sei se foi se não por isso cá vai:
Vende só o painel solar? Se sim, quanto é que fica?


Cumps:
THOR.
Mais vale rico e com saúde, que pobre e doente.
Avatar do Utilizador
THOR
 
Mensagens: 119
Registado: terça ago 30, 2011 6:37 pm
Localização: penela-Coimbra

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor alexandrechora » terça dez 06, 2011 1:24 am

Boas

Companheiro enviei-lhe o meu nº telm por mp.

cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor jrainha » segunda dez 12, 2011 2:09 pm

Boa tarde, companheiro Alexandre, chamo-me Joaquim Rainha e sou da Trofa, e comprei a minha 1ª autocaravana a 1 mês, uma Burstner de 1992 perfilada, e tenho seguido aqui no forum a troca de ideias e opiniões que têm dado sobre os paineis solares, pois eu estou interessado em colocar nela 1 ou 2 e pôr mais uma bateria para o habitaculo, pois ela só trás 1 mais a da carrinha, e eu gostava que a da carrinha fica-se a parte do resto do sistema ( não sei se é possivel ), por isso gostava que me ajuda-se a tomar uma decisão de qual o melhor sistema a colocar e o valor aproximado para a execução do trabalho, e se o companheiro estava disponivel para o fazer. Já agora a autocaravana já trazia um conversor de 300W, será suficiente?


Agradeço desde já toda a ajuda que tem dado, pois tenho lido muito aqui no forum e aprendido muito.


Atentamente


J.Rainha
A vida é curta e temos de aproveitar todos os bocados, junto de quem amamos, fazendo o que gostámos, e conhecendo novas pessoas e costumes.
jrainha
 
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 09, 2011 1:41 pm
Localização: Trofa

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor alexandrechora » segunda dez 12, 2011 5:54 pm

Boas a Todos

Companheiro Jrainha, com todo o gosto que lhe poderei dar-lhe umas dicas e ajuda-lo a conseguir a melhor relação preço/qualidade. Nesta fase dificil que todos atravessamos, aconselho da mesma forma como já o fiz a muitos companheiros aqui do forum, comece por instalar o kit base, mas que comporta uma ampliação de potência solar, sem ter de realizar mais investimentos a não ser o segundo painel solar.

O kit base que lhe aconselho é um painel monocristalino de 90w, com um regulador de 12ah e com fios com secção de 6mm, para que quando decidir colocar o segundo painel de 90w, apenas necessitar de colar o painel e fazer as ligações em paralelo, ou seja 1 hora ou menos de trabalho efectivo. O Kit base com instalação incluida fica entre os 380 e 400eur, isto porque só no local poderei avaliar a quantidade de fio e calhas necessárias á instalação adequada. Depois quando decidir colocar o 2º painel solar de 90watts deverá ficar entre 260 a 280eur de investimento suplementar.
Para o sistema ficar equilibrado deve contabilizar 1 painel de 90w para cerca de 100ah de bateria da célula, especialmente em situação de inverno, e naturalmente dos consumos que pretende realizar a bordo e especial da eficiência energética dos equipamentos a bordo, por exemplo leds de iluminação, LCD a Leds etc.... Na minha ac, por exemplo: estava a pensar em montar um 3º painel solar, mas um companheiro nosso aqui desde magnifico espaço virtual alertou que por 99eur existia um lcd a leds á venda no Jumbo box, comprei e testei e fiquei maravilhado entre outras questões que aqui não vou agora mencionar, o consumo inferior a 1 ah, enquanto o consumo do meu anterior lcd era de quase 5ah, economizei 4 ah por hora, ou seja dispensei a instalação do 3 painel solar na minha ac para o consumo que faço e atenção que eu até tenho uma arca congeladora a 220v de 100litros de capacidade....

Em sintese, para começar mesmo com duas baterias de 100ah na célula pode começar por um investimento no kit inicial e depois logo decide se percisa ou não de um 2º painel.... claro se financeiramente colocar logo os dois paineis melhor ainda....

Relativamente á bateria do motor, nesta questão não é se pode, mas sim que deve trabalhar independente das baterias da célula, no entanto deve através de diodo receber carga solar para aumentar a durabilidade da bateria e salvaguardar sempre a energia necessária para o arranque do motor...

Nota acessoria:
Estes valores supra mencionados apenas são válidos para baterias de acido normal e de deepcycle, para baterias de gel (que eu não recomendo a ninguém) e para as AGM de 2ª geração o valor acresce cerca de 65eur.

Se quiser eu envio-lhe o meu telemovel por mp.

Cumps e desde já a todos desejo um Feliz Natal e um prospero Ano Novo, que para 2012 possam usufruir em pleno da nossa paixão em comun e em perfeita comunhão com a natureza.
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor jrainha » segunda dez 12, 2011 11:06 pm

Boa noite, Sr. Alexandre, desde já agradeço pela rápida resposta, como sempre tenho reparado, o sr. é muito rápido a responder e explica-se claramente, muito obrigado pela atenção, agradecia então que me envia-se o seu numero por pm, para depois falar-mos melhor, já agora, não fiquei esclarecido em relação ao conversor de corrente que tenho aplicado na minha autocaravana que é de 300W, se é suficiente, ou se no seu kit esta incluido um conversor mais potente. Quando fizer a instalação tambem quero colocar a bateria AGM, que pelo tenho lido são das melhores.




Muito obrigado pela sua atenção e pela sua disponibilidade.


Atentamente


J.Rainha
A vida é curta e temos de aproveitar todos os bocados, junto de quem amamos, fazendo o que gostámos, e conhecendo novas pessoas e costumes.
jrainha
 
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 09, 2011 1:41 pm
Localização: Trofa

Breve Nota Tecnica sobre Reguladores de Carga

Mensagempor alexandrechora » domingo jan 15, 2012 6:51 pm

Boas a todos

Depois de diversos telefonemas a explicar o mesmo, será uma vantagem para todos aqueles que querem perceber algo mais sobre os reguladores de carga solar que uso....

De um modo geral qualquer regulador de carga solar, realizam duas funções base na carga das baterias das nossas AC`s:

Funções base do regulador solar:

1- Floating - Esta função origina uma flutuação de carga na entrada de corrente para a bateria, ou seja, este floating ocorre quando a bateria atinge a carga indicada pela voltagem de corte de corrente pelo regulador, que no regulador simples que uso para baterias de ácido sejam elas normais de arranque ou solares Deepcycle, quando a bateria atinge entre os 13,7 e 13,9volts, e aqui se mantêm a voltagem enquanto existir luz solar sobre o painel solar. Com o final da tarde a bateria vai progressivamente baixando a voltagem para uma tensão de repouso situado entre os 13 e 12,8volts, isto se a bateria estiver em perfeitas condições, e nesta voltagem deve-se manter até nascer novamente o novo dia, chegando em regra geral na primeira hora de sol novamente ao floating indicando que a bateria tem novamente uma voltagem entre os 13,7 e 13,9volts. No regulador simples que uso esta função é visivel quando o led de charge do regulador, deixa de estar constante e passa a piscar rapidamente ou seja a bateria não aceita mais carga e o regulador está a realizar a sua função, impedir que a bateria carregue em sobre voltagem e aqueça, evaporando o electrolicto e realizando a electrolise da água que resulta na libertação de hidrogénio, que como já indiquei é três vezes mais explosivo que a gasolina, daí a minha ressalva e preocupação na utilização de baterias de ácido dentro da célula.
Esta função de floating varia em função da potência solar instalada e dos amperes existentes em baterias, do consumo verificado pelo Autocaravanista, pelo tipo de instalação efectuado..... etc.... O mais importante a reter é que esta função deve ser verificada todos os dias pelo menos uma vez por dia, para que as baterias mesmo que normais durem bastantes anos, se este floating não acontecer quer dizer duas coisas.... a primeira é que não existe intensidade luminosa suficiente, a outra é que não existe um equilibrio entre o consumo/potência solar instalada/ e amperes em baterias insuficiente....
Daí percebe-se agora porque um painel solar de 90w é suficiente para um autocaravanista e não é para outro.... depende do consumo de energia e da eficiencia dos equipamentos existentes... este equilibrio é fundamental para a longevidade das baterias....

2- Equalização. Esta função em regra geral ocorre pelo menos uma vez que o regulador encontra-se em floating, ou seja, assim que a bateria chega ao primeiro floating do dia, o regulador inicia a equalização dos vasos das baterias. Como realiza esta função??? o regulador que deveria cortar a corrente até aos 13,9volts, não corta e a voltagem atinge cerca dos 14,4volts durante um determinado periodo de tempo que varia entre 10 minutos a meia hora, pelo que tenho observado, baixando depois deste periodo para os 13,7 a 13,9volts mantendo aqui até final do dia ou até que existe um consumo de corrente.
A equalização dos vasos das baterias, serve para que todos os vasos das baterias tenham a capacidade de armazenar todos os mesmos amperes e para isso temos de os "encher" a todos ao máximo e isso só acontece sobre elevando temporáriamente a tensão de carga. Por esta função é tanto mais longa quanto maior for a descarga da bateria na noite anterior e ainda varia em função da capacidade e do estado da bateria, e são estas duas funções que fazem toda a diferença, na recuperação e manutenção de baterias....

Com o regulador computorizado que tem sempre presente o valor numerico da voltagem das baterias presente, é mais facil esta constatação e percepção da equalização e floating. Como este regulador permite o ajuste manual da voltagem de corte e floating, deveremos ter em consideração a leitura real das baterias com o multimetro e a voltagem lida no regulador, isto varia sempre devido á espessura de fio utilizado e a distancia do regulador das baterias. Por isso só necessitam de ajustar no regulador o valor de corte (PV OFF) pressionando continuamente o botão do lado esquerdo durante 5 segundos até começar a piscar, introduzir o valor pretendido no mais e no menos e clicar novamente no botão do lado esquerdo e está concluido o ajuste de voltagem em função do tipo de bateria que equipa a vossa AC.

Duvidas?????


Cumps

Alexandre, um companheiro ao vosso dispor assim que tem algum tempo.....
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Nova Nota Tecnica sobre Reguladores de carga Solares comput.

Mensagempor alexandrechora » sábado jan 28, 2012 7:22 pm

Boas a todos

No seguimento da questão anterior e sobre o Regulador de carga computorizado de 30ah que uso e necessário para quem tem o privilégio de ter baterias AGM de segunda geração, informo que este regulador pode suportar em ligação paralela máxima até 6 paineis solares de 90watts, na minha opinião, suporta 6 paineis de 90watts numa situação de Inverno ou com céu com algumas nuvens, porque entre Maio e Setembro o ideal máximo seria 5 paineis solares monocristalinos de 90w, porque os mesmos paineis neste periodo fazem 6 amperes cada um e por isso 5 paineis totalizam 30ah e o regulador só tem a capacidade de gerir 30ah de carga.
Naturalmente que não conheço nenhum companheiro com 6 paineis nem sequer 5 paineis de 90 watts instalado na sua AC, até porque não é necessário, mesmo para aqueles com consumos energéticos muito elevados, mas conheço um companheiro com 4 paineis de 90w instalados....
Mas não foi este o motivo, que me levou a escrever esta nota, apenas utilizei a ocasião para informar para quem tem instalado este regulador até quantos paineis pode montar em paralelo e a carregar em simultaneo as baterias.
O motivo que realmente hoje aqui me traz, é o porquê de o autocaravanista ter de ajustar o PV off ou seja a voltagem que deve ser introduzida no regulador para cortar/interromper a carga das baterias impedindo a sobrevoltagem das mesmas....
O fabricante do regulador ajustou a leitura da voltagem do regulador em questão, colocando este a 1metro de distância das baterias e com um fio de secção de 8mm para o positivo e o mesmo para o negativo. Ora quando instalamos o regulador numa AC, o regulador fica sempre a uma distância superior a 1m metro das baterias, depende das voltas que os fios dão até chegarem ás baterias, tenho constatado que o mesmo encontra-se sempre e nunca menos a 2,5 metros das baterias e isto gera uma discrepância entre o valor de voltagem que aparece no LCD do regulador e a voltagem real lida com um multimetro directamente nas baterias. Outro factor que influência este fenomeno é a secção ou espessura de fio que se utiliza na montagem e o seu comprimento entre o regulador e as baterias, eu utilizo 6mm de secção de fio, porque o mesmo suporta perfeitamente 3 paineis de 90w e com um comprimento máximo de fio de 10metros, isto se não quisermos ter perdas de amperes na carga das baterias.... Naturalmente quem tem instalado um painel solar quer tirar dele todo o seu potência produtivo ou não?

A pergunta que se coloca é então para minimizar esta discrepância entre o valor lido no regulador e o valor real de voltagem, porque não se coloca o regulador mais proximo das baterias? resolveria a discrepância de leitura?

A minha resposta é que sim, ou a discrepância de leitura seria muito minima..... então porque não aproximamos a montagem do regulador das baterias? a minha resposta é simples.... porque o regulador computorizado dá uma serie de valores muito uteis para o autocaravanista, como sendo a voltagem sempre presente das baterias, os amperes que está a carregar no momento, os amperes que carregou nas ultimas 24h ou 48 ou durante um mês.... entre outras funções como a temperatura ambiente... etc, etc.... e o acesso ao regulador deve ser fácil de consulta e visivel, se colocarmos o regulador a 1metro das baterias teriamos de andar potencialmente de traseiro para o ar para consultarmos e termos acesso ao regulador, o que não faz qualquer sentido ou fará????

Então porque motivo é tão importante saber a leitura real das baterias e a discrepância lida no regulador?

Pois é esta conversa toda para chegar aqui, é fundamental saber, para ajustar adequadamente o regulador tendo em conta o valor real das baterias e não o valor do regulador, porque o regulador carrega em função deste valor e tudo acontece em função do valor registado no regulador....

Em termos praticos, por exemplo já existem diversas baterias AGM de segunda geração a circular nas nossas estradas, estas baterias precisam de um floating ou PV OFF de 14,7 a 14,8volts, nós programamos o regulador para este valor, mas depois quando lemos directamente nas baterias estas apenas têm 14,5volts, ou seja não estamos a carregar adequadamente as baterias AGM e com todas as reprecussões que isso implica na sua longevidade de 8 a 12anos....

O que temos então de fazer.... programar o regulador de forma a termos os 14,8volts nas baterias, podendo indicar no regulador 15volts (seguindo o raciocinio do exemplo apresentado)....

Relativamente aos novos utilizadores das baterias AGM de 2geração, a regulação final do regulador deve ser efectuada da forma que apresentei, mas apenas um mês após a sua montagem e utilização, Porquê?

Porque as baterias AGM 2ªgeração, encontram-se num tipo de rodagem, e a sua capacidade vai aumentando durante o primeiro mês de utilização e só aí deve ser realizada a afinação final do regulador de forma que tenhamos os 14,7 a 14,8volts na leitura real das baterias...

Dúvidas????

Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Gomes de Sousa » sábado fev 25, 2012 6:51 pm

A todos os companheiros:

Faz hoje oito dias, desloquei-me a casa do companheiro Alexandre Chora. Estava tudo combinado para que assim fosse. Objectivo - instalar uma bateria AGM 2ª geração, regulador digital e lâmpadas leds. No sábado de manhã, tudo instalado e teste iniciais feitos. Tudo 5 *****. No domingo, como me encontrava em Peniche, continuamos com os teste (à distância via telm). Como tínhamos combinado instalar (na segunda-feira) um inversor de 1500W, o amigo Alexandre aproveitou para fazer mais uns testes ao meu painel solar, já existente na minha autocaravana, uma vez que as coisas não estavam a correr como ambos queríamos. Quando subimos ao tejadilho da minha autocaravana, qual não foi o nosso espanto ao verificar que o meu painel tinha zonas de sombra, isto é, foi montado debaixo de duas barras/grades que vêem na autocaravana, só para dar acabamento ao tejadilho. Desmontámos duas barras e, imediatamente, foi ver o regulador digital a subir. Azelhice de quem que montou o primeiro painel solar, porque nunca se deve montar em zonas de sombra. Porém como as coisas ainda não funcionvam como queríamos, resolvemos montar o segundo painel solar. Após tudo estar a funcionar, foi só testar. Era ver o painel a bombar aos 14,7 V/14,8 V. Era só "saúde". Aquilo era uma máquina. À distância o amigo Alexandre lá me ia pedindo valores. Estava tudo OK. Agora sim, posso gastar energia à vontade porque no dia seguinte tenho a bateria cheiinha num instante. Grande Alexandre!!! Chegado a casa, os testes continuaram. Todos os dias ponho a "menina" ao solinho e é ver o regulador a bombar 14.7 V/14.8 V. Em pouco tempo chega lá. Por vezes basta só uma horinha, e lá está ela, toda contente. Daqui a um mesinho, como diz o Alexandre, tem a rodagem toda feitinha. Gostaria de agradecer ao companheiro Alexandre Chora a disponibilidade, a amabilidade e simpatia que teve em me explicar tudo aquilo que fazia e aquilo que eu lhe perguntava. O amigo Alexandre antes de efectuar qualquer coisa, primeiro testa e explica, e, só depois, é que faz. A sua Área de Serviço privada é 5 *****. A sua família
duma simpatia extrema. Foi tudo 5*****. Quanto a preços, tudo 5*****. O testemunho que aqui posso deixar é tão só: OBRIGADO Alexandre!!!. Quando puder retribuir, conta comigo. A partir de agora serás sempre ALEXANDRE O GRANDE.

Gomes de Sousa
Gomes de Sousa
 
Mensagens: 86
Registado: sexta fev 11, 2011 11:35 pm
Localização: Dume - Braga

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Carlos Neves » sábado fev 25, 2012 8:59 pm

Boa noite companheiro Gomes de Sousa.
Do companheiro Alexandre, não se pode esperar outra coisa. É de facto um bom amigo.
Cumprimentos.
Carlos A. P. Neves
CI Riviera 55P
Avatar do Utilizador
Carlos Neves
 
Mensagens: 49
Registado: domingo nov 15, 2009 6:33 pm
Localização: Parede/Cascais

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Cristovão » domingo fev 26, 2012 8:49 pm

Boa noite companheiro alexandrechora
Por favor gostaria de colocar uma duvida antes de gastar os tão preciosos euros.
Eu tenho um painel de 85w que funciona muito bem e estou a pensar reforçar com um segundo painel dado que utilizo um frigorifico de 220v.
Embora até a data tenha chegado, gostaria de estar mais a vontade caso necessite de ligar mais alguma coisa e para isso fico na duvida se terei de montar um igual ao que lá está, ou posso montar um diferente em termos de potência?
O regulador tambem necessita de ser alterado? (Actualmente tenho um que creio é de 8amp.)

Desde já o meu obrigado
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor alexandrechora » domingo fev 26, 2012 11:16 pm

Boas a todos

Desde já agradeço as amáveis e lisonjeiras palavras dos companheiros Gomes de Sousa e Carlos Neves, como sempre é um prazer poder ajudar e sentir-me util. Nem sempre tenho todas as respostas tecnicas, mas quando não as tenho, vou em busca delas, só assim chegaremos mais além no conhecimento e na excelência da eficiência, se é que isso existe.... Efectivamente na procura de soluções ajustadas ás necessidades de cada um de nós tenho-me deparado com inumeras situações que porventura esta ultima relatada pelo nosso companheiro Sousa, é deveras anedotica.... Quando estamos a montar um painel solar, independente da sua potência e dimensões, devemos sempre observar diversas situações, entre elas a fundamental é a exposição solar, que naturalmente deve ser a maior possivel como devem facilmente compreender, mas quando numa AC de 7,3 metros de comprimento, com o tejadilho praticamente desocupado, e com inumeros locais de escolha de montagem para o painel solar, os nossos "profissionais", sim porque este painel foi montado de origem na compra da AC com 0kms, escolheram logo o pior local possivel, fixaram o painel debaixo das barras transversais do suporte de carga do tejadilho da AC, é incrivel se me contassem não acreditaria com tal aberração, ou seja, o painel solar de cerca de 80 ou 85watts, (não tenho a certeza da potência é apenas uma estimativa) tinha constantemente duas zonas de sombra, originada pelas barras em duas vezes a largura do painel com cerca de 54cm por 4cm.... ou seja uma verdadeira aberração.... por estimativa e pelas leituras efectuadas no regulador computorizado que foi montado quando montamos a bateria AGM, o painel do companheiro Sousa, estava a produzir o equivalente a um painel monocristalino de 30w montado adequadamente.... enfim pensava que já tinha visto muito... mas afinal parece que ainda existem muitas situações que nem consigo imaginar.....

Já aqui afirmei que os paineis solares monocristalinos não são todos iguais, e aqui vai mais um exemplo, o mesmo painel em analise apesar de ter sensivelmente as mesmas dimensões do segundo painel que montei ao amigo Sousa, o mesmo tem muitos espaços brancos de intervalo entre as celulas fotovoltaicas, ou seja, os espaços brancos não produzem energia.... estou me a fazer-me entender....????? por isso é que o segundo painel montado faz cerca de 6ah e o originalmente montado na AC mesmo depois de tirar as barras não fará mais que 4,75ah, e isso faz toda a diferença, no final dos amperes disponiveis que podemos utilizar durante a noite....

Mas a situação está resolvida e mais um companheiro com autonomia energética....

Relativamente ao companheiro Cristovão, pode montar qualquer painel solar em paralelo com o painel que já tem instalado, seja ele policristalino ou monocristalino, mas deve ter em atenção ás seguintes questões:

1- o painel a montar deve ser de sisema 12volts, ou seja, quero com isto dizer que em produção livre deve ter uma tensão compreendida entre os 17 e os 21volts, claro para poder carregar baterias de 12volts.

2- O regulador que tem de 8 Ah, limitará se a carga e até pode avariar se adicionar um outro painel igual ao que tem, se adicionar um de 90watts monocristalino que fazem cerca de 105watts não dá.... mas um regulador simples para baterias de acido que eu utilizo é de 12ah e arranja-se por 25euros e fica com a certeza que tudo correrá bem. se tiver mais duvidas diga poderei tentar ajudá-lo, disponha...

3- Atenção á espessura dos fios utilizados.... fios finos, aquecem, perdem eficiência, limitam os amperes e poderão originar dissabores sérios.

4- O fusivel a utilizar também deve ser de maior capacidade, ficando condicionado a sua amperagem ás questões 2 e 3 anteriormente supra mencionadas.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Cristovão » segunda fev 27, 2012 11:48 am

Amigo Alexandrechora o meu muito obrigado pela resposta e atenção que dispôs
Creio que com as dúvidas dissipadas já posso partir para a compra de um segundo painel e assim ter uma maior produção de energia que me permitirá mais tranquilidade no que toca a baterias.

Mais uma vez o meu obrigado
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor alexandrechora » domingo mar 18, 2012 1:09 am

Boas a todos
Hoje fui abordado por um companheiro nosso via email, para me pronunciar sobre uns paineis solares que viu na net a preços muito convidativos, e como já não é caso unico, decidi pronunciar-me publicamente de forma, a ser elucidativo para todos os interessados....

Passo a citar o que escrevi....

Companheiro ..... O que lhe posso dizer sobre o assunto, é talvez abaixo das suas expectativas, porquê?

Existem muitos painéis solares existentes no mercado, e todos eles produzem energia, no entanto serão todos diferentes de marcas e modelos, de qualidade e durabilidade variada, adequados ou não para montarmos nas nossas Acs, por vezes os anúncios na net, nomeadamente as fotos publicadas nada tem a haver com o produto realmente comercializado, existindo sempre a duvida.....
Nunca confie na compra de um painel solar em alguém que não monta o seu próprio equipamento, procure sempre referências de quem já comprou e pode comprovar a qualidade e satisfação de desempenho do produto.... pode ajudar na decisão de compra...

Só posso opinar sobre o que testo e analiso, jamais emitirei opiniões sobre anúncios na net de indivíduos ou casas comerciais que vendem painéis solares que não conheço.... fim de citação

Agora para complementar este assunto, e é incrivel e representativo o que vos vou transmitir, podemos de alguma forma aferir a diversidade de população alvo que vem "beber" ao nosso forum, e que em muito nos deve honrar...

Para além do pessoal dos veleiros aqui também veem beber, com esta nova não esperava....

Há duas sensivelmente semanas a esta data, fui abordado por um sr. Chinês de nome Lipins, com negócios em Portugal, sobre pequenas soluções de autonomia energética, para pequenas aplicações e soluções, como por exemplo, Autocaravanas, pequenas casas de campo, sistemas de abeberagem de gado, cercas eléctricas etc.... No sentido de eu testar os produtos que ele irá importar, e me pronunciar sobre os mesmos, antes do mesmo comprar em quantidade, isto poderá representar para nós num espaço de meses um preço ainda mais baixo, numa série de equipamentos que nos interessam, para aumentarmos a nossa autonomia energética, mas vamos aguardar sem grande expectativa para não criar ilusões a ninguém.... será de esperar para ver..... pelos preços que ele me falou e passo a publicidade será possivel ter um painel solar de 90w monocristalino com tudo incluido e montado por 340 a 350eur e com dois paineis solares de 90watts com tudo montado e incluido por cerca de 500eur ou seja cerca de 180watts de paineis solares montados no tejadilho das nossas Acs por um preço abaixo de apenas um painel solar no valor de mercado actual....

Como S.Tomé quero "ver para querer"... especialmente se os equipamentos tem a qualidade, que estou habituado a ter.....

Cumps a todos
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Joaquim Silva » domingo mar 18, 2012 10:02 pm

Boa noite
Companheiro Alexandre Chora, por este andar qualquer dia o meu amigo ainda vai para a China e ficamos sem os seus preciosos contributos.
Cumprimentos
Partir é melhor que chegar. Mas chegar para partir de novo, ainda é melhor.

MadeiradaSilva
Santarem
Joaquim Silva
 
Mensagens: 92
Registado: segunda nov 14, 2005 9:56 pm
Localização: Santarem

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor alexandrechora » domingo mar 18, 2012 11:08 pm

Boas a todos

Companheiro Joaquim Silva, o amigo não imagina o meu espanto, quando recebi o email do Sr. Lipins, a explicar num português atabalhoado e por vezes quase imperceptivel, fartei-me de rir sozinho.... Quando enviei o meu numero de telemovel, sempre pensei que seria uma brincadeira e decidi entrar na mesma.... mas quando o Sr. telefona-me a solicitar uma reunião, aí foi o cumulo da macacada, mas enfim, porque não? o máximo que poderia acontecer era o homem não aparecer.... mas apareceu e com uma ansia de aprender incrivel, foram 3 horas de conversa demonstrações. Mas o mais caricato da situação foi quando o sr. de olhos em bico, saca do seu bloco de notas e começou a escrever e a tirar notas em chinês, nunca tinha visto tal coisa senti-me um verdadeiro ignorante.... mas enfim... Vamos ver no que vai dar.... O que ele vai trazer são amostras de paineis solares, pequenos aerogeradores, inversores e leds de alguns fabricantes, para analisar e testar, e isso farei de boa vontade e com todo o prazer, quanto ao resto, tenho esperança que não seja uma perda de tempo com verdadeiras chinezices.... Se os equipamentos forem bons e pelos valores médios que o homem mencionou, teremos todos acesso a ainda melhores preços neste tipo de equipamentos....

Quanto aos meus testemunhos aqui no nosso forum, é um prazer poder fazer parte desta grande familia, que nunca pensei que fosse tão grande...... até seguidores chineses temos... ehehehhehehehe

Cumps a todos e vamos aguardar pelo que se vai ou não concretizar.....
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes

cron