Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor fj2011 » terça Oct 18, 2011 11:27 pm

Há umas semanas tive algum receio com o meu frigorifico enquanto estava a trabalhar a gás.
Depois de um dia de bastante calor e aquando do regresso à AC, reparei q da respectiva grelha superior “chaminé” do frigorifico deitava uma boa fumaça, tive receio e desliguei o gás. Mas como estava praticamente na hora de abandonar o local, liguei-o à bateria de arranque e manteve-se assim a temperatura baixa.

Assim, e com é habito dizer-se, q com o gás nunca se deve dar tréguas, estou a pensar utilizar este frigorifico (q ainda é o de origem) a funcionar apenas a 12v, isto é, utilizando apenas energia da bateria da célula aquando do motor parado.

Também uma das razões q me leva a optar pelo não funcionamento a gás, tem a ver também pelo facto da chaminé estar exactamente logo abaixo da janela o q me impede de a abrir enquanto o frigorifico trabalha a gás.

Algum dos companheiros/frequentadores deste fórum tem conhecimento sobre este assunto e que possa ajudar….me??
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Mensagempor danibeja » quarta Oct 19, 2011 8:47 am

Bom dia,

Na minha opinião não é viável o que pretende, pois quando o frigorífico trivalente (gás,12V e 220v) está ligado a 12V é uma resistência que faz aquecer o Amoníaco (gás que se encontra dentro dos tubos da traseira do frigorífico, altamente tóxico e inflamável), essa resistência tem um consumo de entre 8 a 10 amperes.

Logo se a bateria tiver 100Amp dará no máximo para 10 horas de funcionamento...

Já para não falar que raros são os frigoríficos trivalentes que conseguem produzir frio a 12V, normalmente só mantem o frio.


Não perca tempo, mas sim dinheiro, leve a auto a alguma empresa do ramo das ACs e peça para fazer uma limpeza ao sistema de gás do frigorífico...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor VítorEsteves » quarta Oct 19, 2011 5:30 pm

Caro companheiro fj2011,

A fumaça que vê sair da chaminé deve-se, quase de certeza à acumulação de fuligem que acaba por ficar incandescente e poderá mesmo originar incêndio.

É imprudente continuar a usar o frigo a gás sem realizar esta limpeza. Não arrisque e trate de a limpar ou mandar que o façam.

A limpeza da chaminé é muito simples e, provavelmente, o companheiro poderá fazê-la sem dificuldade.

Caso esteja interessado, poderá encontrar como a fazer no meu blog.

Disponha,
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
Avatar do Utilizador
VítorEsteves
 
Mensagens: 175
Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm
Localização: Braga

Mensagempor fj2011 » quarta Oct 19, 2011 11:04 pm

danibeja Escreveu:Bom dia,

Na minha opinião não é viável o que pretende, pois quando o frigorífico trivalente (gás,12V e 220v) está ligado a 12V é uma resistência que faz aquecer o Amoníaco (gás que se encontra dentro dos tubos da traseira do frigorífico, altamente tóxico e inflamável),
uii!!!...então transportamos uma bomba enquanto, viajamos em estrada, ligado a 12v :? :(

essa resistência tem um consumo de entre 8 a 10 amperes.

Logo se a bateria tiver 100Amp dará no máximo para 10 horas de funcionamento...

Já para não falar que raros são os frigoríficos trivalentes que conseguem produzir frio a 12V, normalmente só mantem o frio.

Bem!...fico feliz, pois certamente o meu deve ser um caso raro, mas ... não é suposto este tipo de frigorificos terem sido concebidos para refrescarem? :?:


Não perca tempo, mas sim dinheiro, leve a auto a alguma empresa do ramo das ACs e peça para fazer uma limpeza ao sistema de gás do frigorífico...

em tempo de crise, será melhor optar pela 1ª hipotese :)

Grande abraço,

Danibeja
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Mensagempor fj2011 » quarta Oct 19, 2011 11:07 pm

Obrigado Vitor...parece fácil! ;)

embora a minha preferencia como disse no post era a de não utilizar o gás....vou fazer essa limpeza
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor cookie » quinta Oct 20, 2011 8:02 am

fj2011 Escreveu:Há umas semanas tive algum receio com o meu frigorifico enquanto estava a trabalhar a gás.
Depois de um dia de bastante calor e aquando do regresso à AC, reparei q da respectiva grelha superior “chaminé” do frigorifico deitava uma boa fumaça, tive receio e desliguei o gás. Mas como estava praticamente na hora de abandonar o local, liguei-o à bateria de arranque e manteve-se assim a temperatura baixa.

Assim, e com é habito dizer-se, q com o gás nunca se deve dar tréguas, estou a pensar utilizar este frigorifico (q ainda é o de origem) a funcionar apenas a 12v, isto é, utilizando apenas energia da bateria da célula aquando do motor parado.

Também uma das razões q me leva a optar pelo não funcionamento a gás, tem a ver também pelo facto da chaminé estar exactamente logo abaixo da janela o q me impede de a abrir enquanto o frigorifico trabalha a gás.

Algum dos companheiros/frequentadores deste fórum tem conhecimento sobre este assunto e que possa ajudar….me??


companheiro, pense seriamente em usar gás propano que é mais limpo, logo, origina menos acumulação de fuligem. limpe ou mande limpar o circuito do frigorífico.

a nossa grelha do frigorifico tb fica debaixo da janela da cozinha e nunca tivémos esse problema, aliás, não sai qq fumo que é assim que deve ser. usamos sempre gás propano (todo o ano) e já mandámos limpar o circuito.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor danibeja » quinta Oct 20, 2011 11:19 am

fj2011 Escreveu:
danibeja Escreveu:Bom dia,

Na minha opinião não é viável o que pretende, pois quando o frigorífico trivalente (gás,12V e 220v) está ligado a 12V é uma resistência que faz aquecer o Amoníaco (gás que se encontra dentro dos tubos da traseira do frigorífico, altamente tóxico e inflamável),
uii!!!...então transportamos uma bomba enquanto, viajamos em estrada, ligado a 12v :? :(

essa resistência tem um consumo de entre 8 a 10 amperes.

Logo se a bateria tiver 100Amp dará no máximo para 10 horas de funcionamento...

Já para não falar que raros são os frigoríficos trivalentes que conseguem produzir frio a 12V, normalmente só mantem o frio.

Bem!...fico feliz, pois certamente o meu deve ser um caso raro, mas ... não é suposto este tipo de frigorificos terem sido concebidos para refrescarem? :?:


Não perca tempo, mas sim dinheiro, leve a auto a alguma empresa do ramo das ACs e peça para fazer uma limpeza ao sistema de gás do frigorífico...

em tempo de crise, será melhor optar pela 1ª hipotese :)

Grande abraço,

Danibeja


Bom dia,

Eu não diria tanto ("transportamos uma bomba"), mas afirmo o que disse antes, o gás refrigerador que se encontra dentro dos tubos traseiros dos frigoríficos trivalentes é altamente tóxico e inflamável, ao ponto de ser proibida a sua venda em estabelecimentos comuns, que se dedicam ao comercio de reparações de frigoríficos.

Para ter uma melhor noção, "é um composto químico cuja molécula é constituída por um átomo de Nitrogênio ( N ) e três átomos de hidrogénio ( H ) " (retirado de wikipédia : http://pt.wikipedia.org/wiki/Amon%C3%ADaco ).

Deve ver também as medidas de segurança em relação ao nitrogénio e hidrogénio.

Nunca aqui o disse, mas aqui vai:

Quem tem frigoríficos de absorção, nunca (nem quando as temperaturas estão baixas ) tapem as grelhas laterais da AC, pois a grelha de cima está lá principalmente para dissipar o calor (aquecimento) e a de baixo é principalmente para o caso (desconheço se já existiu algum) de haver uma avaria no frigorífico e o mesmo libertar o gás amoníaco, não provocar asfixia aos ocupantes da AC ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Nitrog%C3% ... C3%ADquido : Medidas de segurança : O nitrogênio é inodoro, sem cor ou sabor, e pode produzir asfixia sem nenhuma sensação previa de aviso.)

Em relação à segunda pergunta, respondo que sim, mas em condições ideais, sendo que os frigoríficos são de origem Sueca (Electrolux, mas fabricados noutros locais), não sabemos se foram testados para fazer frio com 40 graus, num verão intenso em Portugal, já na Suécia tem obrigação de ter um bom desempenho.

Em relação aos 12V, o frigorífico faz frio consoante vários factores, sendo o principal a potencia em Watts da resistência, que emite calor para fazer circular o amoníaco e o mesmo produzir frio, sendo que outro factor importantíssimo é a temperatura exterior, se estiver muito calor é difícil de a resistência conseguir fazer circular o gás tendo o mesmo desempenho da resistência de 220V, pois por norma são muito inferiores em Watts.

Em relação à sua terceira afirmação, o que eu quis dizer, foi para levar a AC a uma qualquer empresa especializada neste tipo de frigoríficos, daí ter que gastar dinheiro...

Cada um tem a sua opinião... , mas como disse noutro tópico é que os sistemas de gás devem ser muito bem vistoriados/inspeccionadas por pessoas credenciadas e habilitadas, pois as ACs são muito seguras se não houver qualquer tipo de alteração nos seus sistemas e componentes de gás...



Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor Cristovão » quinta Oct 20, 2011 7:12 pm

fj2011 Escreveu:Há umas semanas tive algum receio com o meu frigorifico enquanto estava a trabalhar a gás.
Depois de um dia de bastante calor e aquando do regresso à AC, reparei q da respectiva grelha superior “chaminé” do frigorifico deitava uma boa fumaça, tive receio e desliguei o gás. Mas como estava praticamente na hora de abandonar o local, liguei-o à bateria de arranque e manteve-se assim a temperatura baixa.

Assim, e com é habito dizer-se, q com o gás nunca se deve dar tréguas, estou a pensar utilizar este frigorifico (q ainda é o de origem) a funcionar apenas a 12v, isto é, [u][b]utilizando apenas energia da bateria da célula aquando do motor parado.[/b][/u]Também uma das razões q me leva a optar pelo não funcionamento a gás, tem a ver também pelo facto da chaminé estar exactamente logo abaixo da janela o q me impede de a abrir enquanto o frigorifico trabalha a gás.

Algum dos companheiros/frequentadores deste fórum tem conhecimento sobre este assunto e que possa ajudar….me??


Já agora cá vai uma sugestão:

Se pretende utilizar o frigorifico só com 12V, então por que não retirar esse e colocar um de compressor?
Um frigo de compressor apenas liga quando necessita de repor o frio (+ou- durante 10 a 15 min.) alem de serem bastante mais efeciêntes, já o de absorção está sempre ligado e tem um consumo muito superior.

Eu optei por montar um de compressor embora não tenha retirado o de absorção, isto por que tinha espaço para tal, e posso garantir que é mesmo muito bom.

Não vai ser uma solução muito duradoura e muito menos económica ter o de absorção sempre a 12v, pois depressa vai gastar dinheiro em baterias.
A vida útil de uma bateria é muito condicionada pelas cargas e descargas que as mesmas sofrem e neste caso creio que o frigo de absorção puxa muito por elas e se não tiver painel solar a coisa complica mesmo.
No meu caso para ter o frigorifico de compressor gastei no total o seguinte:

Frigorifico na Rádio popular 114,00€
Conversor de 1000W 115,00€
Uma bateria adicional de 100ap 128,00€
Painel Solar 85W 300,00€
(O painel é sempre necessário independente de ter ou não este sistema a funcionar bem como uma segunda bateria)

Total custos sem o painel solar 357,00€
Total custos com o painel solar 657,00€ (contas redondas)

Creio que vale a pena o investimento
No meu caso e pelos comentários de outros companheiros que montaram esta solução, de facto é a noite para o dia
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Mensagempor seco » quinta Oct 20, 2011 9:46 pm

Boas

O Amoníaco não é combustível.
Tem uma temperatura de auto inflamação de 651ºC e de acordo com a Wikipédia referida pelo Danibeja:
é inflamável quando atinge a temperatura de 651°C
A toxicidade é o factor mais importante mas tambem o mais facilmente detectável em função do seu odor característico que limita a exposição.
Só mais uma nota: o amoníaco é uma substancia extremamente estável e portanto não faz sentido analisar os riscos do azoto e do hidrogénio em separado, mas apenas os do amoníaco enquanto tal.
Ver as frases de risco (R) que lá estão!

seco
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor fj2011 » quinta Oct 20, 2011 11:49 pm

Boa noite comanheiros...

agradeço todas as explicações técnicas e sugestões...mas a sugestão de trocar por um frigorifico de compressor por enquanto está fora de hipotese ... pois o espaço q tenho na célula não me permite em nada abusar do mesmo...
Daí ter q procurar todas as hipoteses de resolução, passando pela utilização do friog a 12v, aproveitando as fontes de energia que tenho.


Danibeja.. :D
se não fosse eu um antigo aluno (modéstia à parte) com excelentes notas a quimica, agora estaria a tremer de medo da próxima vez q pensasse em sair na AC, ... :P :P
(...)
muito obrigado pelas suas (outras ) informações úteis q me deu.

Nota: Interessante a sua observação do País d origem da respectiva marca...imagine q fossem da Islandia seria bem pior... em Portugal só poderiam produzir calor :D :D

BEM!!! FORA DE BRINCADEIRAS, TENHO Mais uma DÚVIDA:

Pelo q ALGUNS DE VOCÊS me deram a entender ...
- este tipo de frigorifico não desliga a 12v, será? então para q serve o respectivo botão ou serve apenas para qd se utiliza a gás?...
é q a gás o "termostato" funciona, pelo menos funcionou na ultima vez q o utilizei.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Mensagempor danibeja » sexta Oct 21, 2011 8:06 am

Bom dia,

Pensava que estava a ser útil, mas afinal com essa ironia toda só pode estar a gozar comigo, essas perguntas eram todas retóricas...

Porquê que quando um frigorífico trivalente avaria não se muda o Gás (como nos frigoríficos normais), mas sim o conjunto de tubos que tem o gás lá dentro?

Para si ( fj2011), não fui útil, mas de certeza que outros companheiros entenderam a mensagem, e já agora eu tenho que conhecer as fases de risco para a minha actividade profissional (fiscalização de matérias perigosas), daí estar um pouco informado, mas ninguém sabe tudo... não vou ser eu o primeiro...





Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor fj2011 » sábado Oct 22, 2011 12:07 am

danibeja Escreveu:Bom dia,

Pensava que estava a ser útil, mas afinal com essa ironia toda só pode estar a gozar comigo, essas perguntas eram todas retóricas...

Danibeja




É a sua opinião,... se acha assim, quem sou eu para lhe dizer o q o sr deve ou não interpretar.

Pensei q me ía esclarecer qt à minha dúvida, sobre se o termostáto funcionaria ou não a 12v, afinal ...
Editado pela última vez por fj2011 em quarta Oct 26, 2011 6:19 pm, num total de 1 vez.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Mensagempor Rula » sábado Oct 22, 2011 8:29 am

No meu caso, quando está ligado a 230v, tenho o termostato sempre no 7 (máx) até porque nunca vi o frigo a fazer frio demais. Mesmo rodadndo o botão, que penso ser o mesmo dos 12v, tambem nunca ouvi nenhum "clic". será que também o tenho avariado???
Boas Ruladas :wink:
Rui Barreiras
------------------
Ford CI RIVIERA
Avatar do Utilizador
Rula
 
Mensagens: 65
Registado: terça Oct 13, 2009 6:59 pm
Localização: Leiria

Mensagempor RMGM » sábado Oct 22, 2011 3:58 pm

boa tarde a todos
estes fig.tem dois termotatos um a 220V e outro para o gaz
Para os 12V não teem, uma vez que, a função é apenas a de manter a temperatura baixa durante a deslocação das AC entre duas paragem porque esta resistencia de 12V não tem potencia para mais.


RMGM
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Mensagempor Rula » sábado Oct 22, 2011 9:57 pm

Comp. Fj2011, acho que você tem uma resistência 12v "TUNNING". Com a potência que ela dá..... he he he.
Boas Ruladas :wink:
Rui Barreiras
------------------
Ford CI RIVIERA
Avatar do Utilizador
Rula
 
Mensagens: 65
Registado: terça Oct 13, 2009 6:59 pm
Localização: Leiria

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes