Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor fj2011 » terça set 20, 2011 11:23 pm

estou interessado, mas não de imediato, tenho q aguardar mais 2 ou 3 meses, pois neste momento está a acontecer uma restruturação no meu serviço e há q ter, por enquanto, algum cuidado ... nos gastos de 2ª necessidade :? :shock:
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Mensagempor adelsilva » quarta Oct 05, 2011 1:47 pm

Obrigado
Companheiro
Alexandre Chora

Pela informação e custos
Adelino Silva
Fiat Fendt 290
Avatar do Utilizador
adelsilva
 
Mensagens: 86
Registado: segunda abr 28, 2008 10:35 pm
Localização: Lisboa - Freguesia Estrela

Mensagempor zeste » segunda Oct 10, 2011 10:10 pm

Boas

Companheiro Alexandre Chora, por ser adepto da utilização de paineis solares e tendo o proposito de num futuro proximo poder utilizar a sua solução que apresenta, gostaria possa esclarecer o seguinte :

Baterias : as 2 baterias são uma que vem com a viatura já de origem e + outra a complementar ?
ou
mantém-se a bateria que vem com a viatura e + 2 baterias complementares ?

Paineis Solares : Mantendo o mesmo nivel e caracteristicas/desempenho dos que propõe, podem estes mesmos ser substituios por Paines Solares Flexiveis ? variação de custos ?

Cumprimentos
zeste
 
Mensagens: 16
Registado: sexta Oct 07, 2011 3:17 pm
Localização: Albacete

Mensagempor txinho » segunda Oct 10, 2011 10:49 pm

fj2011 Escreveu:estou interessado, mas não de imediato, tenho q aguardar mais 2 ou 3 meses, pois neste momento está a acontecer uma restruturação no meu serviço e há q ter, por enquanto, algum cuidado ... nos gastos de 2ª necessidade :? :shock:

Boa noite a todos,

Companheiro se está mesmo interessado faça um esforço pois a mim parece-me bastante compensatório, para tal informe-se aqui com o companheiro Alexandre pois ele irá ajudá-lo e bastante :wink: .

Vou aproveitar para expressar aqui o meu agradecimento ao companheiro Alexandre pelo trabalho que me fez na montagem do painel solar, para quem não o faz profissionalmente a mim pareceu-me melhor que alguns profissionais hehehehe. :D
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
txinho
 
Mensagens: 494
Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am
Localização: Barcelos

Mensagempor alexandrechora » segunda Oct 10, 2011 11:47 pm

Boas a todos

Companheiro Zeste

Vou tentar responder-lhe ás questões que coloca, e espero ter percebido o que pretende....

Na minha AC, tenho instalado 2 baterias AGM de 80ah para a célula e uma bateria de Ácido de arranque para o motor. Mas devo lhe dizer que só não coloquei 2 baterias AGM de 100ah porque não cabiam nos locais predestinados, a minha escolha apenas esteve relacionada com uma questão de espaço, porque se tivesse optado pelas AGM de 100ah teria ficado melhor servido, pela questão do preço....

Já testei paineis solares flexiveis, concretamente de 50watts monocristalino, a relação de preço/qualidade fica muito aquém do desejavel na minha opinião, ou seja, com 380eur consigo lhe montar um painel de 90w monocristalino, que é o melhor preço em qualquer parte do país, se optasse pelo painel flexivel de 50w, não o conseguiria ajudar nem por 600eur. Para além de ter uma grande desvantagem, com temperaturas acima de 25 a 30ºC a produção energética diminui bastante entre os 30 a 50%, ou seja, de verão com calor, o painel de 50w tem uma produção equivalente a um painel de 30w rigido..... Os paineis solares flexiveis que na realidade a sua flexibilidade é bastante limitada, porque na parte de trás do painel têm uma chapa de 1mm e a sua flexibilidade é limtada por esta, e se forçarmos mais curvatura, corremos o risco de quebrar as ligações electricas entre as células fotovoltaicas e acabou o painel (também já constatei esta situação na prática). Este tipo de painel está mais vocacionado para a nautica, porque as temperaturas no mar são inferiores, a unica vantagem de relevância que observo neste tipo de painel é o facto de poderem ser pisados.... a durabilidade dos mesmos também é outro factor que não me inspira confiança....

No nosso caso, ACs por muita curvatura que o tejadilho tenha, existem sempre opções de montagem que resolve essa questão.....

Quem não têm painel solar, por diversos motivos, seja o caso de orçamento muito curto, seja por falta de conhecimento, não necessita de investir tudo de uma vez.... Começa com um painel de 90w e com as baterias que já têm instaladas na AC, depois quando puder monta um inversor a sério, não uma chinezice, que pode sair muito cara e depois monta o segundo painel solar que apenas custa mais cerca de 320eur tudo montado e só troca para baterias AGM, quando realmente as antigas derem o berro.... o que leva mais tempo a acontecer porque os paineis solares reabilitam e conservam as baterias, como já aqui expliquei e existem aqui companheiros que se tiverem na disposição podem comprovar estas afirmações....

Companheiro comece por um painel, e depois vai avaliando a necessidade do segundo painel. Quando ajudo a montar um painel solar, deixo logo tudo preparado para montar o segundo mais tarde, desde a espessura dos fios, o fusivel, o regulador de carga, fica tudo preparado para em 60minutos de trabalho resolver-se a questão.... Só com a utilização da AC é que chega á necessidade de instalar ou não o segundo painel, a não ser, que já conheça perfeitamente os seus consumos diários e aí é outra questão....

Se tiver mais duvidas diga....

Companheiro Txinho, muito me agrada que estejas satisfeito com a tua nova fonte de energia renovavel e usufrui da mesma.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor fj2011 » terça Oct 11, 2011 3:59 pm

txinho Escreveu:
fj2011 Escreveu:estou interessado, mas não de imediato, tenho q aguardar mais 2 ou 3 meses, pois neste momento está a acontecer uma restruturação no meu serviço e há q ter, por enquanto, algum cuidado ... nos gastos de 2ª necessidade :? :shock:

Boa noite a todos,

Companheiro se está mesmo interessado faça um esforço pois a mim parece-me bastante compensatório, para tal informe-se aqui com o companheiro Alexandre pois ele irá ajudá-lo e bastante :wink: .

Vou aproveitar para expressar aqui o meu agradecimento ao companheiro Alexandre pelo trabalho que me fez na montagem do painel solar, para quem não o faz profissionalmente a mim pareceu-me melhor que alguns profissionais hehehehe. :D



Pois é!!!...e depois ???
fico com o painel e sem euros para diesel....ehehehe
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Mensagempor zeste » terça Oct 11, 2011 4:15 pm

Companheiro Alexandrechora

Agradeço a pronta e elucidativa resposta pois a pergunta foi mesmo essa.

Quanto às baterias: assunto resolvido.

Quanto aos paineis solares : a minha ideia dos flexiveis tem mais a ver com a possibilidade de utilização tanto na AC como em outra hipotese.

É uma boa sugestão a que apresenta de por motivos obvios poder montar apenas o essencial de principio.

Voltarei ao contacto.

Cumprimentos,
zeste
 
Mensagens: 16
Registado: sexta Oct 07, 2011 3:17 pm
Localização: Albacete

Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor Manuel Coutinho » terça Oct 11, 2011 7:33 pm

alexandrechora Escreveu:
Quem não têm painel solar, por diversos motivos, seja o caso de orçamento muito curto, seja por falta de conhecimento, não necessita de investir tudo de uma vez.... Começa com um painel de 90w e com as baterias que já têm instaladas na AC, depois quando puder monta um inversor a sério, não uma chinezice, que pode sair muito cara e depois monta o segundo painel solar que apenas custa mais cerca de 320eur tudo montado e só troca para baterias AGM, quando realmente as antigas derem o berro.... o que leva mais tempo a acontecer porque os paineis solares reabilitam e conservam as baterias, como já aqui expliquei e existem aqui companheiros que se tiverem na disposição podem comprovar estas afirmações....



Boa noite a todos!

Sou um dos que pode comprovar as afirmações acima...

Aliás, já manifestei neste fórum o meu reconhecimento pelas qualidades técnicas (que todos reconhecerão) mas também as humanas do Alexandre Chora...

...efectivamente, em face dos sobressaltos que vinha sentindo ao nível da performance das baterias da minha AC, resolvi instalar um painel e ia preparado para substituir a bateria de ácido da célula por uma AGM. Resultado: a conselho do Alexandre não a substituí (já lá vai meio ano), tem-se aguentado recuperando capacidade de armazenamento e só agora que a do motor me deixou apeado e me vi na necessidade de a substituir pela da célula, vou comprar a AGM.

Saudações autocaravanistas

M Coutinho
Manuel Coutinho
 
Mensagens: 19
Registado: terça set 14, 2010 10:57 pm
Localização: Lisboa

Mensagempor Luis Nascimento » quinta nov 24, 2011 10:01 pm

Companheiros,

Tenho dois painéis solares, um deles e apenas um, apresenta uns pontos brancos conforme se pode ver na imagem. Será que alguém me sabe dizer se isto é normal ou se ele está a pifar?

Imagem


Saudações,
Luis Nascimento
Imagem

HYMER 544
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 165
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

PAINEL COM APRESENTAÇÃO DE COR BRANCA...

Mensagempor jsmaraujo » sexta nov 25, 2011 9:25 am

COMPANHEIRO LUÍS APARENTEMENTE ESTA COR BRANCA QUE O SEU PAINEL APRESENTA NÃO INFLUI NADA PARA O MESMO ESTAR A ABSORV ER ENERGIA SOLAR E CARREGAR AS BATERIAS.DEVERÁ SER DEFEITO DA TEMPERAGEM DO MESMO VIDRO...

ELE OU CARREGA OU NÃO CARREGA MAS PARA ISSO TERÁ DE MEDIR A SAÍDA DE VOLTAGEM QUE O MESMO ESTÁ A DEBITAR E JÁ AGORA COMPARE COM O OUTRO ....MAS ATENÇÃO NÃO TROQUE CABOS DEPOIS NAS LIGAÇÕES...
QUALQUER ESCLARECIMENTO ESTAREI AO SEU DISPÔR ATRAVÉS DO Nº. 962986233 ...
JORGE...
jsmaraujo
 
Mensagens: 36
Registado: domingo set 03, 2006 1:52 pm

Mensagempor alexandrechora » sexta nov 25, 2011 5:54 pm

Boas a Todos

Companheiro Luis e Araujo, infelizmente lamento não poder concordar com o Araujo, apesar de estar a observar através de foto, as manchas brancas dificilmente estão relacionadas com a tempera do vidro, é pena mas é verdade.... Estes pontos brancos são oxidações resultantes da falta de cuidado na fabricação do painel solar, muito possivelmente está relacionado com a gordura deixada pelas mãos do operador na montagem e soldagem das células fotovoltaicas, por isso é que existem muitos paineis solares á venda na internet que são montados por curiosos e que ao fim de um par de anos este pode ser um dos resultados... entre outros defeitos de estanquicidade e pouca resistência ao efeito de sombra, etc.... Paineis solares são todos, mas......

Em termos praticos, a oxidação pode não progredir mais e espero que não, como pode aumentar e nesta situação podem já estar a acontecer duas situações possiveis:

1 - Diminuição de Amperagem e perda de produção energética.
2 - Diminuição de voltagem, e ´neste caso a carga das baterias pode mesmo ficar parcialmente ou totalmente condicionada.... ou seja deixa de carregar e atingir os tais 17 volts de carga necessários para carregar uma bateria de 12volts....

O que podes fazer.... neste caso nada, não existe nada que possa parar a oxidação (pontos brancos), depende muitos factores entre eles a "esterilização" das células fotovoltaicas....

Mas podes medir os Amperes actualmente produzidos e a tensão de saida em circuito aberto como refere o Araujo.

Um abraço aos dois

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor Luis Nascimento » sexta nov 25, 2011 6:27 pm

Medir os valores de ambos os painéis e comparar os resultados obtidos é uma boa solução, uma vez que só um é que está assim.
Vou é ter que descobrir onde é que estão os cabos.

Um abraço,
Luis Nascimento
Imagem

HYMER 544
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 165
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor jsmaraujo » quinta dez 01, 2011 10:59 am

Gostava de saber a como é que o meu amigo está a montar os painéis de 85 wattes...
Um bom dia já que a estas horas se encontra a dormir...
Quer dizer assim a vender Painéis dá para dormir até mais tarde...

Acorda dorminoco...

um abraço...
jsmaraujo
 
Mensagens: 36
Registado: domingo set 03, 2006 1:52 pm

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor alexandrechora » quinta dez 01, 2011 7:54 pm

Olá amigo Araujo


Só agora vi que me tentás-te contactar por telefone..... desculpa mas não ouvi.... desculpa lá.... aproveito a oportunidade para alargar as desculpas aos companheiros que por vezes me telefonam e eu não posso atender de momento, por favor voltem a tentar, não é má vontade, apenas a minha vida profissional requer muita dedicação ficando o hobby para segundo plano....

Há já agora os paineis que arranjo são certificados por 90watts monocristalinos, e quando testados com luminosidade ideal produz cerca de 105watts.... tens é de ver o novo aerogerador a bombar..... temos de estudar a melhor aplicação na AC.

Quanto ao dormir, estou mesmo a precisar mas não pode ser nos feriados, á muito que a Troika acabou com os meus feriados..... ehheheheh
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor fj2011 » sexta dez 02, 2011 4:57 pm

alexandrechora Escreveu:Olá amigo Araujo

(...)

.... tens é de ver o novo aerogerador a bombar..... temos de estudar a melhor aplicação na AC.(...)



Ora bem isso é que é falar!!!...é isso que p'ró ano vou montar na minha AC... e ... até já imaginei como será:
- com o novo "aerogerador a bombar" enquanto rolamos até podemos, quiçá, levantar voo :D :D

- fora de brincadeiras, o aerogerador vai ser o meu próximo investimento de 2012, mas tenho q esperar/aguardar pelos testes ;)
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 32 visitantes