VIAGENS....vá pelos seus dedos...

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

Viagens...pelos meus dedos...ou não!

Sim, prefiro que me ajudem.
23
32%
Não, prefiro ser eu a planear.
49
68%
 
Total de votos : 72

VIAGENS....vá pelos seus dedos...

Mensagempor Luis Agostinho » sexta Oct 07, 2011 11:11 am

Bom dia,

Não está em causa a entreajuda que deve existir entre pessoas, neste caso autocaravanistas, mas neste caso só se pretende perceber ou tentar perceber porque é que os autocaravanistas que optaram por uma forma de lazer que tem tudo a ver com viagens...na maioria dos casos recorre ajuda alheia...para lhe fazerem um roteiro... quando á primeira vista o autocaravanismo, entre muitas virtudes, dá-nos o gozo de escolhermos as horas...os dias...os locais...

Tenho um casal Amigo que se recusa a ajudar...porque acha que os pedidos de ajuda, mais não são que um comportamento comodista, principalmente para aquelas pessoas que é notório que se "mexem" bem na net e por isso fácilmente terão acesso á informação que eu ou qualquer outro terá para fazer...um planeamento de ajuda a um "comodista"...

Volto a frisar que não está em causa a ajuda ou o espirito de entreajuda...

O que está em causa é o espirito aventureiro que nos caracteriza como autocaravanistas do ir por aí partindo á descoberta do desconhecido e gozar o prazer de descobrir algo de novo...e óbviamente termos o prazer de descobrir algo maravilhoso..pelo menos em última análise faz-nos bem ao nosso ego!!! :D

Por outro lado...a ajuda poupa-nos tempo...dinheiro...e não corremos o risco de passar ao lado de uma das 7 maravilhas do mundo...e não fômos lá porque não pedimos ajuda no fórum do Campingcar...(passe a publicidade!!! :twisted: )...

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor João Morgado » sexta Oct 07, 2011 11:28 am

Companheiros,

Pegando no tema, por mim planeio o mínimo possível e parto à aventura. Traço um trajecto e à medida que vou avançando, vou pedindo informações nos "Turismos" e seguindo indicações que se vão vendo na estrada. Várias vezes faço desvios para depois voltar pela mesma estrada, porque vi uma tabuleta que me despertou a atenção e fui. Para pernoitar vão-se sempre encontrando locais (campings ou áreas) e quando se gosta ou o dia está a terminar, fica-se.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor danibeja » sexta Oct 07, 2011 11:53 am

Boa tarde,

Partilho a ideia do companheiro João Morgado.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor RMGM » sexta Oct 07, 2011 6:39 pm

Boa tarde a todos

Pois eu quando pensei em comprar a minha AC resolvi falar com um amigo que já era velho na estrada.
Pergunta:
Como planeias um fim de semana?
Resposta:
Sexta á noite pergunto á Maria, (queres sair este fim de semana?) se ela disser que sim no sabado bem cedo entramos na AC e á saida do portão pergunto ( para a esqurda ou para a direita?)

Talvez por isso este ano em Agosto andei quinze dias pelo nosso país e quando saí de casa só sabia que ia almoçar a Vila Nova da Barquinha e depois ia para Belver acabei por fazer 2120 Km até voltar a casa.
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Mensagempor Luis Agostinho » sábado Oct 08, 2011 10:54 am

Bom dia,

Desculpem a critica...não vamos transformar "isto" num referendo, escondidos atrás dum simples e anónimo... "Não" ou "Sim"...

Se fizermos uma "declaração de voto" mesmo que de uma maneira informal, será mais fácil para todos perceberem o que leva a pessoas a pedirem ajuda ou não...e se o espirito aventureiro que nos caracteriza ou devia caracterizar ainda se mantém vivo.

No fim de contas comprámos uma autocaravana para sermos livres nas nossas opções e não para estarmos a ser "guiados" por um guia que nos leva a sitios que ele acha que são bonitos...e que para nós é uma autêntica "pepineira"... :shock: :roll:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor spinto » sábado Oct 08, 2011 11:53 am

Normalmente tento informar-me previamente da zona onde estou a pensar em ir, locais de pernoita/campings/areas de serviço, etc...

De resto é avançar e depois logo se vê, se agradar fica-se senão continua-se por aí fora.
Tenho sempre uma ideia e do que há por lá para visitar/conheçer e tento sempre que possivel jogar com as distancias, mas isso é por comodismo meu por ter 2 filhos pequenos e estar sempre a ouvir quantos km faltam, etc...

Acho que é daqueles temas que depende muito do tempo que se tem disponivel, com quem se viaja e com que fim.

Roteiros de viagem não, ideias do que visitar e onde ficar sim.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto
 
Mensagens: 278
Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm
Localização: braga

Mensagempor nelson » sábado Oct 08, 2011 3:10 pm

Boa tarde

Eu não posso sair de casa sem saber o meu destino! :oops:
Nas ferias ,verão ou inverno ,ou mesmo fins de semana prolongados ,tenho sempre fazer as minhas pesquisas :roll:
Como gosto trabalhar com o Autoroute ,tudo é controlado !
prenoitas ,consumos ,o que visitar , tempo de cada trajecto .
Quem me conchece sabe que é assim :oops: :oops:
Claro que pelo caminho posso mudificar algumas coisas mas não o trajecto. :oops:
katamarano light 140cv
Avatar do Utilizador
nelson
 
Mensagens: 416
Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm
Localização: vermoil

Mensagempor edurana » sábado Oct 08, 2011 4:15 pm

Boas Companheiros:
Concordo com o que se disse, mas por vezes, e eu sou um deles, pergunta-se aos companheiros pela segurança em locais de pernoita. Infelizmente até no nosso País isto está a ficar pior que mau, por isso é meu hábito recorrer á ajuda.
Um abraço
Avatar do Utilizador
edurana
 
Mensagens: 164
Registado: terça abr 21, 2009 8:32 am
Localização: Pinhal de Frades-Seixal

Mensagempor Mcas » domingo Oct 09, 2011 11:13 pm

Vivam!
E que tal um ponto intermédio? Já me aconteceu ter tudo planeado, sozinho, e ter alterado algumas coisas porque li relatos de companheiros com sugestões que se enquadravam no que pretendia, sem ser propriamente uma ajuda.
Porém, levo sempre um roteiro mínimo, com paragens e pernoitas possíveis, às vezes com alternativas. Mas acabo sempre por fazer desvios. Afinal, o improviso é uma pitada de sal nas nossas viagens...
Boa semana
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

Mensagempor caraujo » segunda Oct 17, 2011 4:47 pm

Tudo é possível!

Boa tarde camaradas.

Tudo é possível!

Esse é o espírito da maioria dos Autocaravanistas.

Por mim procuro-me decidir por uma região a visitar e assim faço uma pequisas na net, vejo relatos de outros camaradas, visito os sites do que pretendo visitar, etc...e depois "tudo é possível"!

Gostamos de deixar espaço para improvisar, para nos perdermos...num pôr de sol, ou num nascer do sol...mas nunca correr, nunca apressar porque o tempo é pouco...se o tempo é pouco não faço esse destino.

Por mim nada é demasiado controlado...as pernoitas são feitas tendo uma ideia de 2 ou 3 locais na zona e depois logo se vê.

Liberdade, Liberdade...e nada de exercícios tipo: PAPA KILOMETROS.

Quando vamos a uma local, gostamos de dizer que lá estivemos e não que lá passámos.

Abraço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
Avatar do Utilizador
caraujo
 
Mensagens: 241
Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm
Localização: Póvoa Santa Iria / Lisboa

Mensagempor cookie » segunda Oct 17, 2011 5:34 pm

se pesquisarem, aqui no forum vão encontrar alguns posts meus a pedir sugestões mas... antes já fiz trabalho de casa e bastante.

basicamente acho que nisto das viagens de autocaravana não há só preto e branco, também há cinzentos.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor António Esteves » segunda Oct 17, 2011 6:08 pm

Caros companheiros.
Pessoalmente sempe planifiquei as minhas viagens escolhendo os locais a visitar e de pernoita. De preferência sozinho. Até hoje nunca fui incomodado porque sempre apliquei o cuidado necessário nessas escolhas evitando as concentrações as confusões ao mesmo tempo que o isolamento tendo por vezes que percorrer mais alguns metros ou Kms do que aquilo que tinha planeado.
Até porque o único incómodo que tive até hoje foi precisamente a falta de solidariedade de um companheiro, pois em determinada área de serviço com escassez de pontos de eletricidade necessitei (mesmo) de ligar um extenção de 220v, e um companeiro não acedeu à partilha da tomada através de uma ficha dupla que daria eletricidade para os dois. Pois claro levantei ferros pois vizinhos assim dispensam-se e foi um outro companheiro que percedendo o meu pedido se prontificou a deixar fazer a ligação e não houve problema nenhum durante a noite. Há, esqueci-me de acrescentar que a eletricidade era gratis.
Por isso cada vez mais prefiro viajar só e como referi em posts anteriores, para mim mais que 3 ac é um engarrafamento.
Para não haver dúvidas sublinho que esta é a minha postura, não é a melhor nem a pior, é a minha,
Um abraço
António Esteves
 
Mensagens: 84
Registado: terça abr 20, 2010 8:53 pm
Localização: Portela

Mensagempor txinho » terça Oct 18, 2011 8:39 am

cookie Escreveu:basicamente acho que nisto das viagens de autocaravana não há só preto e branco, também há cinzentos.


Concordo completamente aqui com a companheira cookie :wink: .
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
txinho
 
Mensagens: 494
Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am
Localização: Barcelos

Re: VIAGENS....vá pelos seus dedos...

Mensagempor Luis Agostinho » terça abr 07, 2015 11:52 am

Boa tarde,

De vez em quando faz bem trazer este e outros tópicos cá para cima...pelo menos para saber se mudou alguma coisa desde a ultima vez...!
Já que mais não seja para (tentar) explicar a falta de respostas que por vezes aqui se verifica, aos pedidos de ajuda para itinerários...

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: VIAGENS....vá pelos seus dedos...

Mensagempor Hugoft » terça abr 07, 2015 1:48 pm

Boa tarde companheiros

Geralmente antes de uma saída tento planear o trajecto que devo fazer para chegar até certo destino, locais a visitar, locais onde pernoitar e onde fazer a manutenção, através de pesquisas tento recolher o máximo de informação, várias são as vezes que efetuo alterações ao estipulado inicialmente consoante a curiosidade de alguma informação que me surja pelo caminho.
Até à data ainda não pedi informações no forum acerca de sugestões e preparação de viagens e locais a visitar, no entanto assumo que sou um novato no mundo autocaravanista e que muitas vezes os conselhos de companheiros mais experientes, certamente me iriam possibilitar conhecer locais que eventualmente sozinho serão mais dificeis de conhecer a curto prazo, por este motivo penso que a partilha de conhecimentos acerca da programação de viagens será mais um ponto a favor deste forum, e que naturalmente também exista o bom senso de não existir um comodismo extremo de se estar à espera que sejam os outros companheiros a preparar as viagens por nós e sim um misto de troca e partilha de informação, com um objetivo de proporcionar as melhores deslocações e estadias a cada um de nós.
Cumprimentos

Hugo
Hugoft
 
Mensagens: 156
Registado: quinta nov 14, 2013 6:37 pm
Localização: Lisboa - Areeiro e Caldas da Rainha

Próximo

Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes