Boa tarde,
Vou deixar aqui algumas notas para ajudarem na compreensão de como não é complicado a adopção do Biodiesel como combustível nos modernos motores Diesel:
Segundo registros históricos, o Dr. Rudolf Diesel testou o primeiro veiculo a diesel em Agosto de 1893 que funcionava a óleo de Amendoim, tratava-se de um Cilindro com cerca de 3 metros. Posteriormente em 1900, levou a sua invenção à mostra mundial em Paris, usando ainda óleo de amendoim como combustível.
Esta é uma frase sua em 1911:
“O motor a diesel pode ser alimentado por óleos vegetais, e ajudará no desenvolvimento agrário dos países que vierem a utilizá-lo. O uso de óleos vegetais como combustível pode parecer insignificante hoje em dia. Mas com o tempo irá-se-á tornar tão importante como o petróleo e o carvão são actualmente”.
Basicamente o motor a diesel consistia no princípio de funcionamento por combustão, que é originada pela compressão do ar e posterior injecção com pressão elevada do combustível, na precisa altura em que o ar atinge a máxima compressão.
Para que o motor funcionasse deste modo, foi preciso inventar acessórios auxiliares como bombas e bicos injectores (os avós dos actuais “Common-Rail” e Injectores Bomba, com gestões electrónicas sofisticadas), elaborar sistemas de múltiplas engrenagens, de modo a que a injecção do combustível aconteça na altura certa ou seja na passagem do pistão pelo ponto de máxima compressão.
Rudolf Diesel viria a registrar a patente de seu motor , tendo morrido a seguir na travessia do Canal da Mancha, morte essa que não foi explicada se se tratou de suicídio, de assassínio ou infeliz acidente.
Devido ao baixo preço do petróleo e seus derivados no início do século XX, a aplicação do Motor inventado por Diesel anos antes, acabou por se fazer utilizando um dos derivados do petróleo, o gasóleo, também designado por diesel em homenagem ao inventor deste tipo de motor.
Mais tarde com a crise do petróleo dos anos 70, e as que seguiram posteriormente, bem como as crescentes preocupações ambientais levaram a que se voltasse a pegar na ideia original de Rudolf Diesel e se recomeçasse os testes para utilização dos diversos óleos de origem vegetal e animal.
Muito importante é o impacto positivo no ambiente da utilização do Biodiesel em comparação com o gasoleo actual:
- Reduz as emissões de CO CO2 em mais de 50 %
- Elimina as emissões de enxofre (SO2), pois o biodiesel não tem enxofre na sua composição
- Reduz as emissões de partículas em 50%
- Apenas o NOX é produzido em maior quantidade do que o gasóleo.
Alguns links para quem quiser saber um pouco mais:
http://www.antral.pt/r_online/rev105/biodiesel.asp
http://www.europarl.europa.eu/news/expe ... ult_pt.htm
http://www.unicorp.org.br/v2/eventos/bi ... esel07.asp
http://enalternativas.no.sapo.pt/biodiesel.htm
http://www.biodiesel.gov.br/faq.html