PRÓS E CONTRAS - SINALÉTICA/LEGISLAÇÃO AUTOCARAVANISTA

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: Actuação das Autoridades Policiais

Mensagempor Eugénio Rodrigues » segunda ago 08, 2011 6:30 pm

Boa tarde a todos

josegon_calves Escreveu:...
Não estavam a incomodar ninguém, apesar do estacionamento ser longitudinal, paralelo ao mar. Mas entendi que não estariam a proceder correctamente num local público.

Percorridos menos de 100 metros uma patrulha da GNR em bicicleta aproxima-se e solicito paragem.

Peço-lhes educadamente para irem apenas chamar a atenção dos prevaricadores, digo-lhes que também sou autocaravanista, que também estava naquela zona com a minha autocaravana, mas em local muito mais reservado, etc., etc., etc..

Estes começaram por dizer-me que seria proibido pernoitar ali, à beira mar, em período nocturno.

Disseram-me também que se fossem lá ele iria dizer que chegou à menos de cinco minutos.

Disseram-me também que não era a zona de intervenção deles que ali seria zona da PSP.

Educadamente, solicitei-lhes que fossem lá, não autuar mas informar o dito infractor de que não deveria proceder daquela maneira. Que daquela forma estaria a transgredir, e até a deixar uma muito má imagem dos autocaravanistas e a colocar em risco de no futuro ali ser proibido o acesso pelos excessos de outrora.

Acederam passar por lá....

Ao ponto a que chegou este país!!! Termos nós contribuintes que pagamos com os nossos impostos os ordenados desta gente, que lhes pedir para que cumpram a sua função, como se isso não fosse a sua obrigação ou fosse um mero favor que nos fazem!!!

Eu tinha vergonha, na qualidade de funcionário de uma qualquer instituição, que me tivessem que pedir para que cumprisse com a minha função!!!!!"

Isto revela a bandalheira a que chegámos...

Esta "empresa" não me admira que esteja falida e descredibilizada! Com pessoal com esta mentalidade... que para actuarem tem de se lhes fazer queixa ou pedir por favor!!!...

O que se está a passar com o autocaravanismo é um problema de ordem pública, de má gestão autárquica e de inoperância das forças de autoridade!!! Claro, os maiores culpados são os prevaricadores, mas a obrigação de repor a ordem não compete aos cumpridores mas sim às autoridades e às autarquias, isto sem atingirem aqueles que nada contribuíram para o assunto...

Eu respeito e entendo a posição dos companheiros, mas recuso-me a ser polícia nas horas vagas. Os locais de atrito são mais do que conhecidos, estão perfeitamente identificados no mapa!!!!!

Abraço
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm

Re: Actuação das Autoridades Policiais

Mensagempor time_out » segunda ago 08, 2011 8:06 pm

Eugénio Rodrigues Escreveu:....O que se está a passar com o autocaravanismo é um problema de ordem pública, de má gestão autárquica e de inoperância das forças de autoridade

Boa noite

Lamento mas o problema está na falta de civismo e egoismo que a sociedade chegou.

Não vale a pena culpar as entidades, a culpa é mesmo da sociedade (pessoas).

Boas férias.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Actuação das Autoridades Policiais

Mensagempor Paulo MB » segunda ago 08, 2011 10:12 pm

Boa noite,

Claro que a culpa é dos prevaricadores. Mas pior é ver as autoridades, pagas com o nosso dinheiro, não saberem atuar.
Infelizmente o mal não é só português.
Por mim, cumpro. Mas de polícia não faço.

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Mensagempor josegon_calves » quarta ago 10, 2011 6:51 am

Infelizmente, cá como lá, ou lá como cá, escolham o prisma que quiserem.

http://www.caravaningblog.es/asi-no/

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor josegon_calves » quarta ago 10, 2011 6:55 am

Esqueci-me de referir de que, quem faz esta chamada de atenção, curiosamente, é um Clube de Campismo Galego!!!

Curioso, um Clube de Campismo a defender o autocaravanismo!!!

Quem diria!!!!!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor Fernando Dias Silva » quarta ago 10, 2011 9:31 am

josegon_calves Escreveu:Esqueci-me de referir de que, quem faz esta chamada de atenção, curiosamente, é um Clube de Campismo Galego!!!

Quem diria!!!!!!!

Um abraço,

Boas

Defender? Com estas chamadas de atenção, quem é que defende?
Só falta dizer - "É obrigatório ir para o Parque de Campismo."

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

Mensagempor Eugénio Rodrigues » quarta ago 10, 2011 10:29 am

Bons dias

Como autocaravanista também me confesso campista. Aliás neste momento estou comodamente instalado num parque de campismo a gozar a época balnear ou o que resta dela...

É que com temperaturas acima dos 30 graus é impossível estar dentro da AC quanto mais cozinhar, ou fazer as refeições dentro dela... e duvido que haja quem consiga...

Termindada a época balnear, regresso ao turismo itinerante com pernoitas na via pública...

Claro que também podia estar ali em cima da falésia onde se encontram alguns companheiros a ocuparem lugares de estacionamento com mesas cadeiras fogareiros toldos etc... pouparia 20€ por dia!!!! No entanto, a segurança, a tranquilidade, e o facto de não me ter que preocupar com cargas e descaragas e ter direito a sombra, vale bem o investimento ... (penso eu). No entanto, é certo e sabido que existem parques sem o mínimo de condições ex: Montegordo).

Quando passo nas falésias fico com pena dos "pobres de espírito" que por ali jazem dias a fio, debaixo de sol escaldante e de intensas nuvens de pó, sujeitos a serem repreendidos, desafiando a sorte entre os olhares reprovatórios de quem por ali passa e se depara com este espectáculo "gratuito".

E quero eu dizer com isto que mais de 90% das minhas pernoitas são feitas fora de parques de campismo...

Felizmente ainda temos o direito de opção...

É lamentável que exista quem teime em não entender que o campismo neste país apenas é permitido em parques de campismo...

Sejam apenas autocaravanistas e não terão nem causarão problemas aos outros. Se não conseguirem, comprem uma roulote ou uma tenda que lhes fica muito mais barato: o que metem ao bolso, já dá para pagar umas valentes estadias em campings.

Isto de queremos estar acima da lei tem muito que se lhe diga...

Volto a repetir, tenho muita pena que as autoridades não ponham os campistas (e apenas estes) todos dentro dos parques de campismo... recorram estes a carros, vans, autocaravanas, camiões...

Seria giro ver a reacção de alguns companheiros autocampistas se à porta de casa deles, de repente, se instalasse um "acampamento cigano"... Seria muito giro ver a reacção... Lá diz o velho ditado: "roubar é longe de casa..."
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Mensagempor josegon_calves » quarta ago 10, 2011 12:40 pm

Companheiro Fernando Dias da Silva,

Um Clube de Campismo quando denuncia as situações anómalas que ocorem na via pública não está a querer metê-los a todos no mesmo saco, no Parque de Campismo!!!

Não estou a defender os Parques de Campismo!!!

Em Monte Gordo, único Parque de Campismo onde entrei e sai passado uma hora, com reclamação em Livro pela falta de condições que tinham para oferecer, não acredito que chamem a Policia porque os querem ter entre portas.

Quem assim o disser está nitidamente a mentir porque o Parque de Campismo de Monte Gordo não aguenta nem com 10% das situações anormais que ali ocorrem!!!

O que está a querer, penso eu, pelo menos é essa a minha leitura, é a defender o interesse público e a saúde pública!!

É degradante ver aqueles senhores ali ao monte tipo acampamento de ciganos!!!

Mas há quem goste deste tipo de Autocaravanismo Campista Itinerante, e o venha agora a defender com um tremendo desplante!!!!

Isso é a mais absurda VERDADE!!!

Já não basta viverem um ano inteiro em formigueiros, onde vire para que lado se virar tem sempre gente mais ou menos conhecida, querem também nas suas férias campistas itinerantes ter as mesmas sensações, que é para não custar o regresso a casa. Penso eu, ou digo eu!!!!!

Agora, defende-se o Autocaravnismo Campista Itinerante. É chique!!!!

Tenho vergonha!!!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor Fernando Dias Silva » quarta ago 10, 2011 5:06 pm

josegon_calves Escreveu:Esqueci-me de referir de que, quem faz esta chamada de atenção, curiosamente, é um Clube de Campismo Galego!!!

Quem diria!!!!!!!

Um abraço,

Boas

Mas afinal quem disse que um Clube de Campismo estava a defender o autocaravanismo?

Eu acho que não li errado, ou li?

Estão sim a criticar o modo como o autocaravanismo está a ser feito (na imagem, claro).

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Mensagempor josegon_calves » quarta ago 10, 2011 7:00 pm

Companheiro Fernando Dias da Silva,

Não me parece que o Clube de Capismo esteja a criticar ou a condenar o Autocaravanismo!

Não é essa a leitura que se pode tirar da reportagem!

Condenam sim o Campismo Itinerante, praticado com recurso a uma autocaravana, e outros tipos de viaturas!

Desta forma, defendem o Autocaravanismo!!!

Quando eu denuncio uma sitiação anómala na via pública, não estou a condenar o Autocaravanismo, estou a defende-lo!!!

Essa é a grande diferença de uns que querem fazer de conta que mandam mas só exigem este mundo e o outro e os culpados são sempre os outros, os que devem providenciar para a bandalheira, e de outros, que querem ter apenas o direito de circular em igualdade de circunstâncias, sem mais exigências!!!!

Não preciso de mais Áreas de Serviço, nem de mais estradas ou parques de Estacionamento para poder estacionar a minha autocaravana na via pública em igualdade de circunstâncias com os demais!!!

Não preciso de vistas viradas para o mar, em locais que não sejam atrás do cu de judas, como alguém quer por aí defender!

Não preciso de lugares com sombras e as demais mordomias de um Parque de Campismo.

Quando quiser mordomias, ou vou para um Parque de Campismo, ou para um Hotel, ou para uma Vivenda, ou fico em casa!!!

Autocaravana, é para itinerância, mesmo em simples final de semana!!!

Mas há quem queira mais, muito mais!!!

Há quem queira continuar a praticar Campismo na Vertente Itinerante!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor Fernando Dias Silva » quinta ago 11, 2011 10:21 am

josegon_calves Escreveu:
Não preciso de mais Áreas de Serviço, nem de mais estradas ou parques de Estacionamento para poder estacionar a minha autocaravana na via pública em igualdade de circunstâncias com os demais!!!

Um abraço,

Boas

Concordo 100%, em que as AS ao serem criadas não são para serem utilizadas como minis parque de campismo e/ou campismo itinerante.
Sei que há muito AC que pensa que ao estar num local destinado exclusivamente para ACs pode fazer tudo o que quer. Isto está errado. Mas não podemos esperar que seja eu, ou outro AC obrigatóriamente a chamar a atenção. As autoridades devem ter um papel fundamental neste assunto, mas se a AS tiver as regras bem visíveis, torna-se mais difícil prevaricar, e nós os outros ACs talvez tenhamos mais argumentos para poder falar.

A criação de uma AS numa determinada localidade tem muitos aspectos a considerar. Não é só ter a vontade de a fazer, inaugurar. E depois? Se for paga, essa localidade tem interesse suficiente para justificar o seu pagamento? A manutenção, vai ser feita? Infelizmente Terrugem é um bom exemplo do mau exemplo que está a ser. Etc, etc.
Podem crêr, que a aplicação das regras de utilização são as mais fáceis de aplicar e garantir o bom comportamento. Criar e educar primeiro e ir rectificando pedagógicamente depois, consegue-se atingir os objectivos. Porque aquele que errava e foi ensinado a não errar, vai tornar-se o próximo professor perante os outros que erram. Isto é um ciclo, porque cada vez mais entram para este mundo AC pessoas novas que não "engolem" as regras de comportamento como se fosse um comprimido.

Antes de punir, ensina-se, se depois é reincidente então pune-se. Também há turras todos nós sabemos.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Mensagempor Eugénio Rodrigues » quinta ago 11, 2011 11:13 am

100% de acordo com o companheiro Fernando Dias da Silva

Apenas um comentário

Fernando Dias Silva Escreveu:
A criação de uma AS numa determinada localidade tem muitos aspectos a considerar. Não é só ter a vontade de a fazer, inaugurar. E depois? Se for paga, essa localidade tem interesse suficiente para justificar o seu pagamento? A manutenção, vai ser feita? Infelizmente Terrugem é um bom exemplo do mau exemplo que está a ser. Etc, etc.

A criação de áreas de serviço tem sido feita com base, em muitas situações, em critérios muito duvidosos. Interesses há, que são certamente colocados acima do das próprias autarquias e do autocaravanismo em geral.

Não se compreende (alguns compreenderão) como é possível ter uma área de serviço de 15 em 15 kms!!!!! Para quê???? Falo de Abrantes, Constância, e recentemente Vila Nova da Barquinha.... e depois, temos regiões onde são necessárias (por exemplo grande Porto) e nem vê-las!!!
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Mensagempor Fernando Dias Silva » quinta ago 11, 2011 4:08 pm

Eugénio Rodrigues Escreveu:100% de acordo com o companheiro Fernando Dias da Silva

Apenas um comentário

A criação de áreas de serviço tem sido feita com base, em muitas situações, em critérios muito duvidosos. Interesses há, que são certamente colocados acima do das próprias autarquias e do autocaravanismo em geral.

Não se compreende (alguns compreenderão) como é possível ter uma área de serviço de 15 em 15 kms!!!!! Para quê???? Falo de Abrantes, Constância, e recentemente Vila Nova da Barquinha.... e depois, temos regiões onde são necessárias (por exemplo grande Porto) e nem vê-las!!!

Boas

Companheiro João Morgado (edit: Eugénio) não vá por esse prisma. Quem nos dera que todas as localidades mesmo as mais próximas que disputassem entre si com atractivos para chamarem ACs para lá, com a sua AS. As autarquias têm de ter vontade de criar AS, se disserem NÂO, então nada feito.
Sei que é do Porto, mas as grandes cidades por norma têm esse defeito, não criam AS e o pessoal que se desenrasque que eles têm mais no que pensar.

Cumprimentos
Editado pela última vez por Fernando Dias Silva em quinta ago 11, 2011 4:23 pm, num total de 1 vez.
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Mensagempor João Morgado » quinta ago 11, 2011 4:20 pm

Companheiro João Morgado não vá por esse prisma...

Cumprimentos

Companheiro Fernando,

Presumo que se queria referir ao companheiro Eugénio, pois eu estava aqui muito caladinho. :lol: :lol: :lol:

Um abraço
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor Fernando Dias Silva » quinta ago 11, 2011 4:22 pm

João Morgado Escreveu:
Companheiro João Morgado não vá por esse prisma...

Cumprimentos

Companheiro Fernando,

Presumo que se queria referir ao companheiro Eugénio, pois eu estava aqui muito caladinho. :lol: :lol: :lol:

Um abraço

Certo, peço as minhas desculpas, mas (eheheh) é para ver se estava com atenção.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante