PRÓS E CONTRAS - SINALÉTICA/LEGISLAÇÃO AUTOCARAVANISTA

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor josegon_calves » segunda abr 11, 2011 7:35 am

Bom dia Companheiros e Companheiras,
Bom dia Companheiro Joãof,

Estas determinações são perfeitamente Legais e tem consequências práticas, aplicação imediata!

Para se chegar a este ponto há que passar por aprovação em Assembleia Municipal, plublicitação em Diário da República, que lhe confere Força de Lei, e a partir daqui, nada a fazer!!!

Existem Municipios que já optaram por este tipo de solução mas não a têm levado "à letra".

Não sei se é o caso de Mafra!

A minha leitura, e é apenas a minha leitura, é que estes Municípios querem ter em mão algo com poder dissuasor na hora de querer correr com alguns indesejáveis e não com todos os que civilizadamente se comportam.

É apenas a minha leitura!!!

Já pernoitei por três dias em Vila Real de Santo António, "rodando" todos os dias de local, e ninguém me questionou ou incomodou durante esse período. Nem mesmo as Autoridades, a quem cheguei a solicitar "autorização" numa amena e cordial conversa.

Claro, apenas estacionei!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor josegon_calves » quarta abr 13, 2011 12:21 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,

Mais uma vez aqui venho lançar questões, práticas, objectivas, a juntar a todas as demais que estão simplesmente sem resposta!

Não se trata de deturpar palavras ou a Lei, nem tão pouco de manipular as mesmas palavras ou as mesmas Leis.

Trata-se apenas de alertar os riscos que corremos ao seguirmos caminhos que poderão ter como consequência limitar-nos ainda mais as poucas liberdades que ainda temos!

A maior parte das Leis criadas neste País, nos últimos 30 anos, tiveram como consequência prática a limitação de Liberdades da maioria e a obtenção de lucros a favor de alguns.

Questão:

Por Lei, nada me impede de pernoitar, passar a noite, dormir a bordo de uma viatura, seja ela qual fôr!

É um facto assente!

Será que uma nova Legislação de Trânsito, Rodoviária, irá obrigar os Municípios a deixar de classificar esse mesmo acto como se de um acto de campismo na via pública se tratasse???

Ou será que é necessário que seja Regulada e Clarificada a Lei do Campismo para que tal acto deixe de poder ser considerado acto de Campismo???

Serão estas minhas dúvidas, não só minhas, uma tentativa de manipular a opinião pública da grande maioria dos Autocaravanistas?

Será uma tentativa de deturpar a realidade das coisas que se passam neste País?

Me parece não haver seriedade na forma de defender argumentos e defender os Autocaravanistas nos seus mais básicos direitos enquanto cidadãos!

As dúvidas, da minha parte, continuarão a ser colocadas em público!

E não, não tenho vergonha de defender um direito Constitucional de ser tratado de igual forma com os restantes cidadãos, sejam apeados ou montados em qualquer tipo de viatura!!!

Continuarei aqui a demonstrar o porquê de ser do Contra!

Pelo menos, até que alguém consiga mostrar-me, a mim e a todos, por A+B, que uma Lei nova é força bastante para resolver as dificuldades dos Autocaravanistas Itinerantes e nunca, NUNCA, os interesses económicos de quem quer que seja!!!

Quem tiver respostas, agradeço que as poste segundo as suas perspectivas, que poderão ser, ou não, coincidentes com as minhas.

Liberdade é isso mesmo, ouvir as opiniões de TODOS e a partir destes obter o consenço necessário.

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Sinalética anti-campismo na via pública

Mensagempor josegon_calves » segunda ago 01, 2011 12:35 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,

Como não cheguei a ver desenvolvimento credível deste tema, "Prós e Contras", deixei o mesmo em "banho-maria", podia ser que algo de bom acontecesse no Autocaravanismo.

Como nada de bom tem acontecido neste meio, no que se refere à génese do mesmo, e porque pude observar bons exemplos, em outras paragens além fronteiras, que resolveram pela raiz com o problema, entendo "copiar" os bons exemplos e deixar os maus num qualquer baú bem fechado à chave!

Assim sendo, Senhores Autarcas, Senhores Agentes de Autoridade, Senhores Defensores do Autocaravanismo, Senhores Políticos, Senhores Presidentes e afins, aqui vão dois simples sinais de trânsito que usados com sabedoria produzem uma eficácia a 100%. Basta que alguém queira efectivamente erradicar com as tradicionais imagens degradantes, em determinados locais, e apenas nestes.

Primeiro sinal:

[img][img]http://i658.photobucket.com/albums/uu310/josegon_calves/ANTI%20CAMPISMO%20SELVAGEM/IMG_6774.jpg[/img][/img]

No caso em concreto surge uma excepção, mas na maioria das vezes a mesma pode ser simplesmente removida ou não mencionada sequer!!!

Com uma proibição do género, ficam as Autoridades Policiais impedidas de continuar a não agir por falta de Legislação que eventualmente suporte a sua inércia ou não actuação!

Ficam também os condutores de autocaravanas impedidos de argumentar, em Orgãos Judiciários e afins, da alegada inconstitucionalidade da sinalética imposta a determinado local ou mesmo zona.

Seria uma sinalética que erradicaria de vez, nos locais apetecíveis para os normais prevaricadores, as situações passíveis de provocar confrontos de interesses entre uns e outros.

Claro, seria aplicada a toda e qualquer viatura em contravenção uma contra ordenação Rodoviária.

Duvido que os comportamentos abusivos persistam após a aplicação das primeiras coimas efectivas!!!

E se lá fora a coisa funcionou na perfeição porque não funcionará aqui em Portugal???

Só se outros interesses e outros valores se quiserem sobrepor efectivamente à regularização das situações de confronto.

E não são necessárias conversações, ou até acordos, de bastidores ou não, para resolver os conflitos!!

Outro sinal, outra forma efectiva de erradicar com focos de conflitos provocados por alguns condutores de autocaravanas:

[img][img]http://i658.photobucket.com/albums/uu310/josegon_calves/ANTI%20CAMPISMO%20SELVAGEM/IMG_7961.jpg[/img][/img]

Também aqui poder-se-á reduzir a tonelagem das viaturas, para 2,0t e abranger-se-ia de uma assentada todo o tipo de transporte normalmente utilizado por alguns condutores para a prática de atentados em determinados locais.

Claro que seriam todas e quaisquer viaturas de tonelagem superior impedidas de aceder a determinados locais que, todo o mundo sabe, são os mais apetecíveis e que provocam sistematicamente os habituais confrontos de interesses.

Não será assim necessária a utilização da palavra "autocaravana", ou mesmo "caravana", para não entrarmos em alegadas ilegalidades quanto à inexistência da palavra ou do pictograma no actual Código da Estrada.

Não seriam necessárias novas invenções ou intervenções e os resultados, incluindo para os cofres do Estado, seriam muito positivos já que evitar-se-á assim adendas e emendas e etc no que se refere ao Código da Estrada.

O Código da Estrada existe, tem força de Lei, basta que se queira efectivamente arrumar a questão pela raiz e tudo voltará a rolar sem a intervenção de terceiros, sejam eles quais forem e queiram eles o que quiserem.

Em Espanha, do outro lado da fronteira, acabaram com os normais atentados nas "Zonas do Costume"!!!

Queira Portugal seguir as mesmas pegadas e o resultado será o mesmo!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor EFSILVA » segunda ago 01, 2011 1:52 pm

Companheiro José Gonçalves

Permita-me que lhe diga que o companheiro com esta sua cruzada está a dar tiros nos pés.
Em relação aos sinais que apresenta no post anterior, o primeiro é correcto pode proibir uma AC de estacionar no lugar em que esse sinal está posicionado, mas só em espanha, porque lá as ACs estão na classe dos "furgon". Quanto ao segundo no regulamento do código da estrada quanto á sinalização vertical, não existe, mas mesmo que existice ele quereria dizer transito proibido a veiculos de transporte público e a veiculos de mercadorias, o que não é o nosso caso.

Um abraço
Ernesto Silva
EFSILVA

Registado: quinta dez 06, 2007 4:53 pm

Sinalética anti-campismo na Via Pública

Mensagempor josegon_calves » segunda ago 01, 2011 7:14 pm

Boa tarde Companheiro EFSILVA,

Permita-me discordar da análise que fez, sobre a colocação de fotos que permitem erradicar de forma eficaz comportamentos abusivos de pessoas e não de viaturas.

Tiros nos pés estamos a dar há anos e anos ao não assumir que o problemas são pessoas e não viaturas!

Pelo andar da carruagem, surgirão novos pictogramas que impedirão apenas determinadas viaturas de circular fora de determinados locais!

Com um simples sinal de "Estacionamento Proibido" a viaturas de tonelagem superior a 2, ou um simples sinal de "Trânsito Proibido" com igual menção, nunca mencionando sequer o tipo de viatura, se ligeiro, se misto, se de mercadorias, erradica-se "dos locais habituais", todos aqueles que têm por hábito não cumprir e exigir mais direitos do que os outros.

Deixa de haver a anunciada inconstitucionalidade e comem todos. Absolutamente todos!!!

Eu prefiro assistir, em toda a costa litoral portuguesa e até europeia, a esse tipo de proibição, mas poder estacionar em igualdade de circunstâncias com os demais, a 1 Km ou mais, do que o que está a acontecer, por exemplo, no concelho de Odmira onde em local algum posso estacionar!!!

Em Espanha, na Cantábria e nas Astúrias, desapareceram os atentados em quase toda a orla marítima mas é pacífico estacionar e até pernoitar em zonas mais distantes, logo, mais calmas!!!

Custa andar mil metrinhos para por os pés na água? Com o privilégio de ter dormido logo ali, sem incomodar nada nem ninguém???

Se não quiserem praticar desporto na sua vertente mais básica, pedonal, não me obriguem então a pernoitar em locais que estão quase a surgir no panorama português!!!

Eu quando quiser fazer Campismo, dirigir-me-ei a um qualquer Parque de Campismo, mas não quero ser obrigado a ir a este ou àquele só porque tenho que dar trabalho e/ou rendimento a certos feudais que por aí vão surgindo.

Não, meu Amigo EFSILVA, eu prefiro o sistema espanhol, manter a liberdade de circular mas não permitir de forma alguma a bandalheira que por aí prolifera!!!

É tudo muito simples, basta mexer no bolso de todos aqueles não cumprem, e não querem cumprir, e a curto prazo teremos os "problemas" definitivamente erradicados!

Eu prefiro que, se é para "comer" que comam todos e não apenas alguns!!!!

A minha liberdade termina onde começa a sua, é um dado assumido, mas a minha também começa onde deveria terminar a de alguém!!!

Eu vejo as coisas assim!

Eu lutarei pelo "sistema espanhol", bastante mais atrativo que o plano de Odemira ou qualquer outro do género que está em germinação!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor EFSILVA » terça ago 02, 2011 10:29 am

Bom dia companheiro Jose Gonçalves

"Permita-me discordar da análise que fez, sobre a colocação de fotos que permitem erradicar de forma eficaz comportamentos abusivos de pessoas e não de viauras"

Eu copiei a sua frase, porque não sei fazer citações, mas explique-me como se eu fosse muito muito louro.
1 - Os sinais de transito que colocou só podem ter a ver com viaturas e não com pessoas, certo?

"Com um simples sinal de "Estacionamento Proibido" a viaturas de tonelagem superior a 2, ou um simples sinal de "Trânsito Proibido" com igual menção, nunca mencionando sequer o tipo de viatura, se ligeiro, se misto, se de mercadorias, erradica-se "dos locais habituais", todos aqueles que têm por hábito não cumprir e exigir mais direitos do que os outros. "
2 - Mas estes sinais têm a haver com a universalidade da sinalização são para todos os veiculos sem excepção, incluindo as ACs.
Quanto ao resto estou práticamente de acordo em quase tudo o que refere.

"Eu lutarei pelo "sistema espanhol", bastante mais atrativo que o plano de Odemira ou qualquer outro do género que está em germinação!!! "
3 - O companheiro deve ter informação priveligiada para fazer esta afirmação, não a quererá partilhar connosco?

Um abraço
Ernesto Silva
EFSILVA

Mensagempor josegon_calves » terça ago 02, 2011 12:43 pm

Boa tarde Companheiro EFSILVA,

"...
2 - Mas estes sinais têm a haver com a universalidade da sinalização são para todos os veiculos sem excepção, incluindo as ACs.
..."

Claro! Claro que com sinalização desse género deixaria de se fazer menção a este ou àquele tipo de viatura e passariam todos os proprietários, dessas mesmas viaturas, autocaravanas e afins incluídas, a ter que respeitar a Lei sob pena de lhes entrarem no bolso e o limparem num rápido. Isto, claro, se as Autoridades se dignarem a trabalhar sem ser no tipo esconde esconde da caça à multa por excesso de velocidade, que essa, parece, dá mais guito para o Estado!!!

Sé é para proibir o acesso a determinados locais e obrigar alguém a recolher-se em outro tipo de determinados locais, que seja então proibido a todos, sem excepção!!!!

Deixar-se-ia então de andarmos a brincar ao esconde esconde!!!

Agora chega a Autoridade, umas palavrinhas de boas vindas, recolhem-se os artefactos, manda-se a Autoridade "à outra banda" e mal esta vira costas, volta tudo ao do costume e ainda se exige água gratuita, parques de estacionamento privilegiados, locais para deixar o que não quero em minha casa, etc., o do costume!

Ah! Esqueci-me de referir, o direito de ter sempre a mesma vista privilegiada sobre todos os restantes!!!

Quanto à segunda "questão", não tenho mais informação que todos os restantes cidadãos, proprietários ou não de Autocaravanas e queiram, obviamente, estar minimamente de "olhos abertos"!!!

Os POC's, que por aí tem sido aprovados, alguns Regulamentos Municipais, que também têm sido aprovados, algumas movimentações estranhas, na minha forma de ver, claro, diversos pormenores, que não passam disso mesmo, pormenores, mas que passado algum tempo reflectem as consequências pré-anunciadas, ou ante-vistas!!!!

Mais dia menos dia surge um pictograma, no Código da Estrada, representativo de uma Autocaravana, e a partir daí vai ser proibir o acesso a determinado local apenas e exclusivamente a uma Autocaravana.

Depois, quem sabe, não proíbam apenas o estacionamento e acesso a uma determinada tonelagem de autocaravana!!! Só falta mesmo isso!!!

Continuo a afirmar:

Com um simples sinal de "Estacionamento Proibido" a viaturas de tonelagem superior a 2, ou um simples sinal de "Trânsito Proibido" com igual menção, nunca mencionando sequer o tipo de viatura, se ligeiro, se misto, se de mercadorias, erradica-se "dos locais habituais", todos aqueles que têm por hábito não cumprir e exigir mais direitos do que os outros.

Aqui ao lado, este sistema tem permitido dar muito bons frutos em locais de maior confronto, os "locais habituais", sem no entanto proibir o acesso e o estacionamento nas imediações!!!

Quer melhor?

Afinal custa tanto assim permanecermos sem restrições, nas imediações dos melhores(?) locais, mas podermos a eles aceder, ou não termos sequer o direito de aceder a um território, só porque temos uma autocaravana como meio de transporte????

É tudo uma questão de opções!

Eu, opto por restrições em todo o litoral se tal for o mais imprescindível para por fim à bandalheira que reina por aí!!!

E não são necessárias conversações com quem quer que seja para lhes por um ponto final!

Basta que as Autoridades queiram atacar o problema de frente!!!

Já que as pessoas continuam a querer comportar-se como XPTO que se usem os meios ao seu alcance para por fim aos abusos!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor EFSILVA » terça ago 02, 2011 1:44 pm

Companheiro Jose Gonçalves
Obrigado pelos seus esclarecimentos
Assim já nos começamos a entender, talvez por caminhos diferentes, os nossos objectivos são sem dúvida os mesmos.

Um abraço
Ernesto Silva
EFSILVA

Mensagempor Calita » terça ago 02, 2011 4:54 pm

Boa tarde a todos

Efetivamente, creio que se resolvem alguns problemas,colocando o tipo de sinais que o companheiro José faz menção.
Pois se a inscrição em qualquer sinal for apenas de peso, condiciona qualquer veiculo.

Cumprimentos
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor josegon_calves » quarta ago 03, 2011 6:11 am

Calita Escreveu:Boa tarde a todos

Efetivamente, creio que se resolvem alguns problemas,colocando o tipo de sinais que o companheiro José faz menção.
Pois se a inscrição em qualquer sinal for apenas de peso, condiciona qualquer veiculo.

Cumprimentos

Bom dia Companheiro Calita,

Não se resolvem apenas alguns problemas do Autocaravanismo, não!!!

Resolvem-se, simplesmente, TODOS!!!

É que se não for permitido o acesso a todos os "locais habituais" de quem quer que seja que use uma viatura de tonelagem supetior a duas toneladas, simplesmente acabam-se os espectáculos tristes, lamentáveis e degradantes que sistemáticamente temos vindo a assistir.

É um facto adquirido que esses espectáculos têm sido potenciados por viaturas do tipo Autocaravana, mas existem outras viaturas que, dentro do mesmo tamanho, gabarito e tonelagem, também são usadas por Pessoas que não sabem comportar-se na Via Pública e que se sentem donas deste Mundo e do próximo!!!

De uma assentada, sem mencionar este ou aquele tipo de viatura, logo não complicando o sistema punitivo e repressivo existente, resolver-se-ia de vez com estas atitudes comportamentais condenáveis!

Claro que para tal usar-se-ia apenas o Código da Estrada, tal como ele existe, aplicando todas as respectivas sanções aos Condutores, se necessário com penas acessórias, cassação da Licença de Condução!

Se os Exmºs e Digníssimos Condutores não sabem ou não querem saber comportar-se com decência na Via Pública, punam-se os mesmos e deixem as viaturas em paz!!!

Ah! Lembram-se daquele famoso Projecto de Decreto-Lei, que visava condicionar a vida aos proprietários de Autocaravanas?

Pelo que tenho observado, estão quase reunidas as condições para o mesmo voltar à sala de parto e, quem sabe, renascer das cinzas!!!!!!

Depois, não digam que, antecipadamente, não foram alertados!!!!!!!

Punam as Pessoas deixem as Viaturas em paz!!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor Calita » quarta ago 03, 2011 7:54 am

Companheiro José

Concordo com a sua opinião,contudo julgo ser necessário que se criem espaços para podermos ter as nossas A/C,sem medo de autos e repressões por quem de direito.
Assim acho conveniente e pertinente a existencia de um sinal exclusivo para A/C,quanto mais não seja para a sinalização destes espaços,como acontece já um pouco por toda a Europa,nomeadamente em França, Espanha,Itália,etc.......

Cumprimentos
Calita

Mensagempor cookie » quarta ago 03, 2011 9:35 am

agora deixem-me fazer de "advogado do diabo".

morei uns anos nas caxinas em vila do conde que o companheiro jose gonçalves conhece com certeza, bem como outros companheiros.

em época balnear todos os dias via retirarem dos carros ligeiros (ditos normais) mesas, cadeiras e guarda-sois, arcas frigoríficas e mais não sei o quê para se abancarem no estacionamento a almoçarem e algumas vezes a lancharem/petiscarem depois de um dia de praia.

pela lógica que vejo aqui explanada esses veículos também têm que ser proibidos.

mas a meu ver o problema é que os sinais não proíbem os actos nem as pessoas, proíbem sim os veículos. e "javardice" tanto se faz com um camião, como com uma furgo, uma autocaravana ou um volkswagen polo.

a essa realidade assistia eu praticamente todos os dias em julho e agosto.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor Calita » quarta ago 03, 2011 10:03 am

Companheira Cookie

Em minha opinião o facto de se poder criar sinalização para proibir alguns veiculos,terá como finalidade ordenar um pouco a questão por exemplo do estacionamento,não permitindo que este seja por vezes anarquico.
Contudo a "javardice" que refere, nada depende do tipo de veiculo como muito bem diz,assim é preciso sem duvida e independentemente do veiculo em questão, ter mão pesada aos prevericadores neste tipo de situações.

Cumpts
Calita

Mensagempor cookie » quarta ago 03, 2011 10:08 am

então falamos de coisas diferentes.

sim, concordo que "mãozinha" pesada é a solução.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Prós e Contras

Mensagempor josegon_calves » quarta ago 03, 2011 12:31 pm

Boa tarde Companheira Cookie,

Como vê, e fácilmente se prova, não são as viaturas as responsáveis pelas atitudes condenáveis praticadas na Via Pública!

Logo, não será um sinal todo XPTO, com um pictograma de Autocaravana, que resolverá os problemas de ontem, de hoje e de amanhã!!!

Com a sinalização e o Código da Estrada existente, sem necessidade de nenhuma intervenção milagrosa ou espirituosa, consegue-se fácilmente impedir que os condutores, a bordo de uma viatura de determinada tonelagem, seja pesada ou ligeira, seja de passageiros, mercadorias ou mista, acedam a determinadas zonas, locais, ruas etc..

Já o afugentar este tipo de gente da Via Pública é de todo IMPOSSÍVEL!!!!

Aí entraremos então no Código do Processo Cívil e mesmo assim dúvido da sua eficácia!!!!

Só daqui a muitas gerações, mesmo muitas, e se algo mudar no ensino Escolar, onde o Civísmo possa vir a tornar-se numa disciplina de frequência obrigatória, é que conseguiremos erradicar esses comportamentos arrogantes, prepotentes, pretensiosos!!!!

De outra forma, até em passeio pedonal se pode continuar a cometer todo o tipo de atentados, a tudo e a todos, e continuar a assobiar para o lado como se fosse um direito inalienável, com a pretensão de ter o direito de fazer mais ainda sobre os demais cidadãos do espaço público!!

Só não vê quem não quer ver!!!

Só com repressão séria, cega, implacável, a tudo e a todos, conseguiremos um dia, a médio/longo prazo falar de Autocaravanismo Itinerante sem os atropelos que hoje são cometidos, sem os mesmíssimos atropelos que têm vindo a ser cometidos há mais de 10 anos!!!

Senhores Autarcas, Senhores Agentes de Autoridade, actuem de urgência onde os atentados são cometidos, sem apelo nem agravo e deixem opções no restante território a quem sabe comportar-se civilizadamente!

É pedir muito?

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo