Viagem a Drave - Arouca

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

Viagem a Drave - Arouca

Mensagempor RuckFules » quinta mai 12, 2011 12:17 am

Boa noite a todos.

Seguindo a minha preferência por viagens por um "Portugal por descobrir", com especial destaque para o Norte e interior, a partilha de uma nova viagem pelos recantos de Portugal está disponível no Autocabana.

Desta vez o percurso foi em conjunto com outros companheiros do Norte, aos quais agradeço terem providenciado este excelente fim de semana.

Desde Ul com a sua tradição na confecção do pão e os seus moinhos de água, passando por Arouca, Oliveira de Azeméis visitando o museu do vidro e o parque La Salette e terminado com o percurso pedestre até à aldeia mágica de Drave tudo correu cinco estrelas, mesmo com as já habituais "incontinências" de S.Pedro nas saídas de fim de semana.

Algumas dicas e/ou sugestões necessárias, estarei ao dispor para ajudar e certamente que os restantes participantes também.

Cumprimentos autocaravanistas
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Mensagempor Fernando Dias Silva » quinta mai 12, 2011 8:18 am

Boas

Curioso. Também fiz a caminhada (PR14 de Arouca) desde Regoufe até Drave, ida e volta no sábado. São 8 km mas representam 20 km (para mim), porque o traçado é qualquer coisa de especial de tanto xisto solto, inclinações acentuadas... etc.
Mas é fantástico, adorei, a vista da serra é maravilhosa, e Drave então?... uff, posso hoje dizer - "Eu estive lá".
Drave é de facto uma aldeia mágica. Vale a pena a visita.

Tal como o companheiro RuckFules estou ao dispôr para dar dicas e explicações, o que vão ajudar muito a quem pretender fazer o PR14.

Lembrem-se que para Drave só a pé, e as nossas meninas têm de ficar em local minimamente seguro.

Promento logo mais colocar aqui algumas fotos.

Se pudesse ia lá outra vez hoje mesmo. É um verdadeiro paraíso.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Fernando Dias Silva
 
Mensagens: 579
Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm
Localização: Ovar - Portugal

Mensagempor RuckFules » quinta mai 12, 2011 9:14 am

Bom dia Companheiro Fernando Silva.
Por um dia de diferença quase nos cruzávamos nesse percurso pedestre.

De facto o traçado não é fácil, mas devagar e com calma chega-se lá.
Para eventuais interessados, convém levar um bom calçado, próprio para este tipo de terreno, e o percurso torna-se mais agradável.

Imagem

Imagem

O final vale a pena

Imagem

Durante o trajecto até Regoufe, muitas paisagens assim podem ser admiradas.

Imagem


Uma outra recomendação é não levar a AC mesmo até Regoufe. Vários carros estacionados de outras pessoas que para lá se dirigem afim de efectuar este trilho, dificultam bastante as manobras e estacionamento.
Para além disso, tenham muita atenção à altura dos cabos eléctricos para não vos acontecer deixar meia aldeia sem electricidade!
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Mensagempor Fernando Dias Silva » quinta mai 12, 2011 12:14 pm

Boas

Quase que nos encontráva-mos.
O melhor para quem vai de AC é parar e talvez estacionar ao lado do cemitério, que é a primeira coisa que aparece quando chegamos a Regoufe, ou então um pouquinho mais à frente numa clareira do lado esquerdo onde cabem +/- 3 ACs, mas depois é preciso ter um pouco de habilidade para dar a volta.

Mas não pensem que não há estacionamento possível em Regoufe. Há e bastante onde cabem inúmeras ACs.
Passo a explicar:
Primeiro é necessário verificar se o caminho que aparece ao lado direito da clareira que referi atrás, tem algumas pedras (pequenas que foram por acaso), se tiver é retirá-las. Este caminho curto vai ter às minas de Regoufe logo ali ao lado, onde tem imenso espaço para estacionamento.
É fundamental ir verificar a pé as condições. Uma coisa que garanto por experiência (porque vi as condições do local) é que meia dúzia de automóveis preenchem o espaço de possíveis estacionamentos na aldeia, e quem se atrever a levar a AC até ao fim da estrada, vai-se ver aflito para dar a volta e rodar em marcha-a-trás com uma subidinha daquelas lá se vai a embraiagem.
Recomendo parar antes (cemitério) e verificar a pé.

Tudo vale a pena quando temos cuidado.

Já agora, não recomendo a ida a Drave pelo lado da Serra de São Macário, é que as ACs não vão pela estrada de terra batida por causa da inclinação e ficam assim isoladas sem segurança e também longe.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Fernando Dias Silva
 
Mensagens: 579
Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm
Localização: Ovar - Portugal

Mensagempor Eugénio Rodrigues » quinta mai 12, 2011 2:49 pm

Boa tarde companheiros,

O encontro em questão, foi promovido pelo portal autocaravanismovirtual.

Conseguimos reunir de forma informal, em pouco mais de uma semana, um grupo de autocaravanistas em torno do encontro que o Carlos tão bem descreve no seu blogue.

Aproveito para informar que está agendado um próximo encontro na Serra do Gerês do fim de semana de 9 a 12 de Junho.

Os encontros são limitados em número de participantes, estando o próximo limitado a 12 autocaravanas.

É condição necessária para inscrição nestes eventos, ser-se simultaneamente autocaravanista e pedestrianista.

A inscrição é gratuita.

Mais informações/inscrições nos eventos devem consultar o portal.

Abraço
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Avatar do Utilizador
Eugénio Rodrigues
 
Mensagens: 132
Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm
Localização: Porto

Mensagempor Fernando Dias Silva » quinta mai 12, 2011 8:40 pm

Boas

Companheiros, li a "reportagem" do companheiro RuckFules no seu blog e no site do autocaravanismovirtual e nota-se que o fim de semana foi muito bom. O meu também foi. Tudo o que diz respeito ao portugal tradicional eu adoro. Pena que quase nos encontráva-mos.

Como o prometido é devido, algumas fotos:

Vista do alto da montanha:

Imagem

Drave:

Imagem
Imagem

Regoufe:

Imagem
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Fernando Dias Silva
 
Mensagens: 579
Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm
Localização: Ovar - Portugal

Mensagempor Eugénio Rodrigues » quinta mai 12, 2011 9:10 pm

Fernando Dias Silva Escreveu:Boas

Curioso. Também fiz a caminhada (PR14 de Arouca) desde Regoufe até Drave, ida e volta no sábado. São 8 km mas representam 20 km (para mim), porque o traçado é qualquer coisa de especial de tanto xisto solto, inclinações acentuadas... etc.
Mas é fantástico, adorei, a vista da serra é maravilhosa, e Drave então?... uff, posso hoje dizer - "Eu estive lá".
Drave é de facto uma aldeia mágica. Vale a pena a visita.


Se pudesse ia lá outra vez hoje mesmo. É um verdadeiro paraíso.

Cumprimentos


Companheiro, nós só chegamos as 17:30 ! e ainda lá fomos..

Pena que não nos tenhamos encontrado.

Estamos a planear um acampamento no local, não nos quer acompanhar?
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Avatar do Utilizador
Eugénio Rodrigues
 
Mensagens: 132
Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm
Localização: Porto

Mensagempor RuckFules » sexta mai 13, 2011 5:04 pm

Não sei o que se passou com o Blogspot, mas o relato sumiu de lá.
Assim que possível recolocarei o mesmo.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Mensagempor VítorEsteves » sexta mai 13, 2011 8:43 pm

Realmente é esquisito,

ainda ontem à noite tive o prazer e ler as impressões deixadas pelo RuckFules, no magnífico relato que deixou no seu blog quanto à sua visita a Drafe.
Digo simplesmente que adorei. O seu relato fez-me pensar que passeio por terras de Arouca há poucas semanas, onde visitei o museu do fóssil na freguesia de Cancela e que nem imaginava que, escondida entre montes próximos existia uma uma aldeia tão especial, a avaliar pelas fotos postadas.
É sem dúvida um local onde procuarei ir, de preferência acompanhado com outros companheiros.
Hoje voltei ao blog para aguçar o apetite turistico à minha esposa e tinha desaparecido.

Ruck, espero que descubra o problema e volte a postar a experiência para que possa ser convenientemente partilhada.
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
Avatar do Utilizador
VítorEsteves
 
Mensagens: 175
Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm
Localização: Braga

Mensagempor Eugénio Rodrigues » sábado mai 14, 2011 3:10 pm

Olá Victor

Vídeos e fotos do evento podes consultar também aqui: http://autocaravanismovirtual.com/forum/viewtopic.php?f=53&t=216&sid=ca0c5dfe1245975178701680fc528f6f

Se te agrada a ideia de um acampamento em Drave, entre autocaravanistas, informo-te, a ti e a quem mais se interessar, que estou a organizar um, conjuntamente com um grupo de autocaravanistas, incluindo o RuckFules.

A manifestação de intenção em participar deverá ser feita aqui:

http://autocaravanismovirtual.com/forum/viewtopic.php?f=53&t=216&sid=ca0c5dfe1245975178701680fc528f6f

Abraço
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Avatar do Utilizador
Eugénio Rodrigues
 
Mensagens: 132
Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm
Localização: Porto

Mensagempor RuckFules » segunda mai 16, 2011 9:21 am

Problema do Blog resolvido.

Tratou-se de um upgrade do Blogger para uma versão instável. As mensagens escritas num determinado período desapareceram com o retorno à versão anterior (e estável) do Blogger.

As mensagens foram recuperadas, perdendo-se apenas os comentários à mesma.

Quanto a regressar a Drave e lá acampar, devo informar que já estou devidamente "equipado" para o efeito, e anseio por essa hora.

Será para mim uma experiência inédita e já há muito tempo ambicionada: uma caminhada em autonomia de 2 ou mais dias.

Venham daí outros aventureiros.

Cumprimentos
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas


Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes