PRÓS E CONTRAS - SINALÉTICA/LEGISLAÇÃO AUTOCARAVANISTA

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta mar 25, 2011 8:44 am

Acresce, como atrás referi, que por ali não existem espaços de estacionamento proporcionalmente dedicados às viaturas de maior gabarito, consumando uma discriminação contra todas elas (autocaravanas incluídas). Esta situação, que vem somar-se à aludida "anarquia incívica", só pode, na minha opinião, ser alterada por duas vias:
- Uma milagrosa aquisição de bom-senso e sentido de justiça pelas autarquias (foram atrás referidos alguns exemplos, raríssimos...).
- Ou legislação que obrigue, como se disse, de cima para baixo, a alguma "evangelização" dos autarcas acerca dos bons princípios a aplicar à gestão do território, "protegendo" os direitos dos autocaravanistas cumpridores, que pagam tantos ou mais impostos que os proprietários dos outros veículos.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor Eugénio Rodrigues » sexta mar 25, 2011 11:42 am

Bom dia Companheiros e Companheiras,

Parece-me pertinente relatar o que observei em Monte Gordo no verão passado:

Entre a praia e o parque de campismo, existe um parque em terra batida e junto a este, um parque verde de merendas.

No parque de terra batida, estavam umas 30 a 40 AC´s e não só... O mais caricato, foi que no acesso a este parque, estavam estacionadas umas 10 viaturas (que não eram ACs), que pelas dez da noite, retiravam uma tenda do interior e montavam-na no parque verde. Uns dormiam na tenda e outros no furgão/carro/carrinha!!!

Isto é verídico, eu vi com os meus próprios olhos! Esta gente conseguia dar um “espectáculo” ainda maior, do que os muitos autocampistas que estavam mais à frente!!!

Este testemunho é flagrante de que o campismo de via publica, de que a"badalhoquice", de que o estacionamento abusivo, não são problemas exclusivos de alguns autocaravanistas/autocampistas!

Este tipo de problemas não se resolvem com placas que proíbam estes actos apenas a autocaravanistas/autocampistas! Deverão ser claramente proibidos para todos, independentemente da marca/categoria do veículo que utilizam para este fim.

Abraço
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm

Mensagempor josegon_calves » sexta mar 25, 2011 2:20 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,

Parece-me, pelo "caminho" já percorrido, que bastará a Associação de Municípios, orgão máximo que Regula e baliza as actividades das Câmaras Municipais, determinar a estas que procedam assim ou assado no que toca à distribuição e dimensionamento do Estacionamento Público para assim conseguirmos, sem mais Legislação, muito menos específica para o Autocaravanismo, a resolução de locais onde viaturas de igual gabarito a uma autocaravana possa comodamente estacionar, sejam autocaravanas ou não!!!

Será essa a leitura que poderei fazer do que aqui já foi comentado?

Porque esperam então os Clubes, seus representantes e responsáveis?

Não será hora de todos, repito, TODOS, tentarem uma plataforma de entendimento, à semelhança da "Plataforma de Unidade", e assim conseguirem exercer pressão Legal e Institucional junto desta Entidade?

Foi necessária alguma Legislação para 12 Entidades, que poderiam ser seguramente umas 30 ou 40 Entidades, chegarem a uma "Plataforma de Unidade"?

Estamos à espera de quê???

Companheiro Eugénio Rodrigues, infelizmente, conheço esse "Parque de Campismo", grátis, existente em Monte Gordo!!!

Mas estas imagens degradantes e atentatórias para a Liberdade do Autocaravanismo, não são exclusivo de Monte Gordo ou do Algarve!!!

Também possuo registos desses atentados aqui mesmo em Guimarães!!!

Lamentável!!

Lamentável é a impunidade com que tais actos continuam a ser praticados e ninguém tenha coragem de, de uma vez por todas, erradicar essas imagens, não do Autocaravanismo, mas do País!!!

Essas imagens não são um exclusivo do Autocaravanismo e deveriam ser simplesmente erradicadas!!! Talvez assim, os condutores de autocaravanas tomassem alguns cuidados antes de pôr o pé na argola!!!

Companheiro Henrique Fernandes, um dia deste ainda me filio também no seu Clube, pelo dinamismo que o mesmo tem demonstrado.

Mas continuo a lamentar que os Clubes, o "seu" e o "meu", e os "outros", aindam não tenham iniciado a caminhada rumo ao "centro", esquecendo as questões clubisticas e colocando o Autocaravanismo acima de todos os interesses.

Esta crítica, não é apenas para o "seu" clube ou para os clubes dos "outros", também é para o "meu" clube!!!

Ah! Em Vila do Conde, a cerca de 800 metros da praia, vá lá, 1000 metros, existe um imenso Parque de Estacionamento, com capacidade para acolher as maiores viaturas pesadas, e está sempre às moscas, inclusivé no Verão!!!

Quer saber onde é esse Parque de Estacionamento?

Nas imediações do Estádio de Futebol, muito próximo do Metro que poderá levar qualquer Turista, imagine-se, até ao centro do Porto!

Quer melhor localização do que esta?

E é gratuito!!!

Mas ninguém quer ali estacionar, nem prenoitar, nem fazer auto-campismo!!

Triste, não é!

Basta procurarmos que encontramos sempre soluções que não colidam com outros interesses.

Mas o trabalho de Evangelização, e educação, e de alerta às Instituições, é bom que continue a ser feito sem com isso querer obter-se proveitos, especiais para o Autocaravanismo.

A minha "máxima" é tentar passar sempre despecebido por onde passo, e isso, até à data, tem-me trazido apenas proveitos e nunca incómodos!

Isto, claro está, no que à prática de Autocaravanismo Itinerante diz respeito!

Estou a expor-me um pouco mais nesta causa da Legislação Especial, ao contrário da atitude passiva adoptada à 4 anos atrás, porque estive em vias de ser lesado por pensar que os Clubes seriam Entidade bastante para me representar e defender.

Enganei-me!

Agora, luto com todas as forças para o envolvimento efectivo dos Clubes numa causa que me diz respeito.

Apenas isso!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Re: PRÓS E CONTRAS - SINALÉTICA/LEGISLAÇÃO AUTOCARAVANISTA

Mensagempor cookie » sexta mar 25, 2011 2:53 pm

josegon_calves Escreveu:
Ah! Em Vila do Conde, a cerca de 800 metros da praia, vá lá, 1000 metros, existe um imenso Parque de Estacionamento, com capacidade para acolher as maiores viaturas pesadas, e está sempre às moscas, inclusivé no Verão!!!

Quer saber onde é esse Parque de Estacionamento?

Nas imediações do Estádio de Futebol, muito próximo do Metro que poderá levar qualquer Turista, imagine-se, até ao centro do Porto!

Quer melhor localização do que esta?

E é gratuito!!!

a isto acrescento que quase em frente está o quartel da GNR (= segurança) e que às 6ªs é dia de feira em vila do conde e esse recinto fica então ocupado pelos feirantes.

mas são aproximadamente 2000m, nada que não se faça em 15min de caminhada saudável.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor Eugénio Rodrigues » sexta mar 25, 2011 3:18 pm

Companheira Cookie e companheiro José Gonçalves,

Confirmem por favor, se o parque a que se referem, é o que aparece indicado no mapa.

Aqui vai o mapa,

http://maps.google.pt/maps?q=41.355317,-8.74198&num=1&t=h&ie=UTF8&ll=41.354472,-8.74096&spn=0.003552,0.009286&z=18

ou

http://maps.google.pt/maps?q=41.355317,-8.74198&num=1&t=h&ie=UTF8&ll=41.357935,-8.740182&spn=0.028411,0.074286&z=15

Obrigado
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm

Mensagempor alexandrechora » sexta mar 25, 2011 4:11 pm

Boas a Todos

Pois eu ainda vou mais longe, assisti também no ano passado em diversas zonas no Algarve, comportamento ainda mais escandalosos, em que o Tuga é um anjinho comparativamente aos estrangeiros.

Um grupo de Suiços, que chegaram a Lisboa de avião e onde alugaram três monovolumes e que faziam campismo selvagem, na mais aberração uso significativo do termo.... posso vos adiantar que os via e as via com um rolo de papel higiénico na mão, sem qualquer pudor a dirigirem-se para os arbustos..... sem mais comentários.... fui ver atrás dos arbustos e que horror, sem palavras para descrever tal antro....

Pelo menos em Africa o africano tem o bom senso e abre um pequeno buraco e depois da necessidade fisiologica estar terminada tapa com terra. E seriam estes senhores e senhoras, oriundos do suposto pais mais civilizado do mundo...

Um autocaravanista mesmo não sensibilizado para as questões de conduta que tratamos neste forum, terá condições para realizar as suas necessidades fisiologicas na sua AC, o autocampista selvagem não tem opção e penaliza o meio ambiente.

Portanto um autocaravanista terá sempre opção de não ter impacto negativo sobre o meio ambiente, basta que seja sensibilizado e educado e acima de tudo que seja civico e com bom senso.

Nem com um agente de autoridade em cada esquina teriamos a garantia que não existiria um prevaricador.

Portanto na minha modesta opinião existem vias de resolução do problema das quais duvido que não seja uma opinião generalizada:

1 - Educar e sensibilizar todos para as questões ambientais e sociologicas da actividade.

2 - Criar condições estruturais para a actividade autocaravanista concretamente de despejo e reabastecimento, sejam elas areas de serviço municipais ou privadas, parques de campismo municipais ou privados. Desde que os preços sejam justos para quem têm uma AC de 5000 ou de 50000eur.

3 - Penalizar todos os prevaricadores sem excepção, ao abrigo da lei da Republica, e nunca regulamentos municipais discriminatorios.

Em tempos alguém me disse, que em regra geral quem condena os autocaravanistas, são pessoas invejosas, que por diversos motivos não podem ter uma autocaravana e os restantes por outros motivos, que por exemplo; afirmam que complicam o trânsito.
Na altura quando ouvi esta afirmação, considerei que seria ridiculo pensar assim, mas hoje reconheço que isto tem um fundo de verdade.... infelizmente.

Em sintese, A Educação, A Responsabilidade, o Respeito pela liberdade alheia, o Bom Senso, infra estruturas especificas e uma Legislação generalizada e adequada ás situações descritas e não aos autocaravanistas será a solução.

Desculpem o relato inicial deste post, mas serve para sentirem- se um pouco incomodados, tal como fiquei e mais facilmente perceberem a minha perspectiva sobre o assunto.

Não me recordo, quem falou na questão das autocaravanas em Peniche, mas também não é importante, para o caso. E aquilo que vou afirmar não serve de pretexto para ninguém prevaricar.

Em Peniche existe uma das ribeiras mais poluidas da região, que desagua no molhe Leste junto aos estaleiros navais, só quem conhece sabe que é uma autentica vergonha, a situação arrasta-se á anos e nada é feito, pelo menos que minimize o problema.
Deixei de fazer surf lá porque existem relatos de outros surfistas que já adoeceram sériamente pelo contacto com aquele esgoto a céu aberto e para os companheiros terem uma noção da grandiosidade do problema, nem 10000 autocaravanas conseguiriam poluir tanto durante um mês, o que esta ribeira polui durante um dia.

E muitos dos municipios não amigos dos autocaravanistas itinerantes, têm situações em tudo semelhantes.... que tristeza e depois nós mesmo os menos responsaveis, somos os principais poluidores e por isso não somos bem vindos....

Tapam o sol com a peneira é o que é.... infelizmente.

Portanto faço aqui um apelo, a todos os que leêm este forum aos visitantes, que seguem os meus posts técnicos, dão deêm qualquer motivo para podermos ser apeliados de porcos e abusadores seja no estacionamento seja na pernoita.... no fundo o que se quer criar é uma classe tipo bode espiatorio.... seja lá porque motivos forem.

Cumps e um bem haja para todos

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor josegon_calves » sexta mar 25, 2011 6:37 pm

Eugénio Rodrigues Escreveu:Companheira Cookie e companheiro José Gonçalves,

Confirmem por favor, se o parque a que se referem, é o que aparece indicado no mapa.

Aqui vai o mapa,

http://maps.google.pt/maps?q=41.355317,-8.74198&num=1&t=h&ie=UTF8&ll=41.354472,-8.74096&spn=0.003552,0.009286&z=18

ou

http://maps.google.pt/maps?q=41.355317,-8.74198&num=1&t=h&ie=UTF8&ll=41.357935,-8.740182&spn=0.028411,0.074286&z=15

Obrigado

Companheiro Eugénio Rodrigues, e demais Companheiros e Companheiras,

As coordenadas que indicam o dito Parque de Estacionamento são:

N 41.362477
W 8.741555

Não são de facto os tais 1000 metrinhos, são um pouco mais, mas que se fazem muito bem em 15 minutinhos.

Apenas às sextas-feiras está reservado para a Feira. Mas, de qualquer forma, nas imediações não faltam Parques de Estacionamento, públicos, em regime longitudinal, planos e sempre vagos!

É só uma questão de se procurar um pouco mais.

Espero ter ajudado, apesar de ser off tópic.

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor josegon_calves » sexta mar 25, 2011 7:18 pm

Boa tarde Companheiro Alexandre Chora,

Quem falou em Peniche, fui eu.

Já tinha conhecimento do assunto à alguns meses, para não dizer anos, no mínimo 3 anos.

Poderão seguir o desenvolvimento recente em:

http://www.autocaravanismovirtual.com/index.php?option=com_content&view=article&id=227:peniche-vai-ter-qporticosq-que-limitam-a-entrada-de-autocaravanas&catid=47:breves&Itemid=120

Outro dos Fóruns de Autocaravanismo onde não se procura outra coisa que não seja debater e comentar ocorrências, mas, preferêncialmente, divulgar locais que nos recebem de braços abertos.

Não tenho nada a haver com os responsáveis pelo mesmo, nem com o mesmo, pelo que estou a falar apenas pelo que tenho visto e observado.

A notícia é triste, se bem que em termos jornalisticos o tema foi abordado com uma nítida "dor de cotovelo"!

Como o Companheiro Alexandre Chora aqui o disse, pelos motivos mais absurdos, desde o desconhecimento completo de uma autocaravana e a sua capacidade técnica até à "dor de cotovelo" há gente que nos olha com desdém e tudo fará para nos prejudicar!!!

Daí que seja um freveroso lutador contra regalias e direitos apenas por sermos um grupo de utiliza a autocaravana das mais variadas formas.

Daí que entenda e agradeça toda aquela iniciativa que for realizada a favor do Autocaravanismo mas sem imposição ou pedido deste.

Temos que ter a consciência que uma simples Área de Serviço, tem encargos, não apenas na construção mas também na manutenção, encargos que são posteriormente debitados aos cidadãos residentes nessas localidades, sendo nós, os beneficiários!!!

A água custa dinheiro, e 80 litros (ou mais) por autocaravana vezes um indeterminado número de autocaravanas representará um custo que os cidadãos que não usaram essa água terão que pagá-la!!!

Não é justo exigir esse privilégio!!!

Antes da existência de Áreas de Serviço, havia formas de ultrapassarmos a questão sem que fosse necessário cometer atentados ambientais!

Todos temos casa com uma instalação sanitária, em último recurso, numa simples saida de final de semana, um simples balde e algumas viagens de ida e volta resolvem o problema!

Em último caso, uma qualquer "Bomba de Gasolina" tem instalações sanitárias que nos cedem o uso se garantirmos educadamente a limpeza no final do uso!!!

Ando nisto à vinte anos e sempre assim o fiz, e não me cairam os dedos!!!

Convém não andar aí a exigir este Mundo e o outro, apenas por ser uma autocaravana, criando uma imagem negativa que se irá juntar à imagem negativa de muitos que nos vêm com desdém!!!

Tudo junto, teremos as consequência que cada vez mais são conhecidas.

Os outros fazem, nós pagamos o pato!!!

Não é justo de facto!!!

Não é justo!!!

Mas cada vez estou mais convencido de que o Caminho não será certamente a Legislação referente ao Autocaravanismo mas sim contra os atentados ambientais e comportamentais que por aí continuam a reinar!!!

Claro, há condutores de autocaravanas e utilizadores de autocaravanas que também cometem esses crimes, tais como tantos outros que seguem inpunemente!!

Estou a gostar da participação!!!

Espero que quem tem a obrigação de Legislar, e aqueles que têm a obrigação de nos defender, tenhas a ombridade de analisar estes testemunhos e deles tirar todas as ilacções!!!

É só o que eu quero com esta jornada de luta!

Não me obriguem a frequentar o que não estou interessado em frequentar!!!

Será pedir muito?

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Re: PRÓS E CONTRAS - SINALÉTICA/LEGISLAÇÃO AUTOCARAVANISTA

Mensagempor cookie » sexta mar 25, 2011 11:57 pm

josegon_calves Escreveu:
Eugénio Rodrigues Escreveu:Companheira Cookie e companheiro José Gonçalves,

Aqui vai o mapa,

ou

Obrigado

Companheiro Eugénio Rodrigues, e demais Companheiros e Companheiras,

As coordenadas que indicam o dito Parque de Estacionamento são:

N 41.362477
W 8.741555

Não são de facto os tais 1000 metrinhos, são um pouco mais, mas que se fazem muito bem em 15 minutinhos.

Apenas às sextas-feiras está reservado para a Feira. Mas, de qualquer forma, nas imediações não faltam Parques de Estacionamento, públicos, em regime longitudinal, planos e sempre vagos!

É só uma questão de se procurar um pouco mais.

Espero ter ajudado, apesar de ser off tópic.

Um abraço,

o parque é em concreto o parque de estacionamento do estádio de futebol do rio ave (julgo que ainda é a rua d. sancho I). a feira que se realiza no estacionamento é apenas de revenda. a outra feira é na mesma à sexta feira mas no recinto antigo, na antiga EN direcção norte-sul.

mas se quiser ficar mais perto da GNR, a esquadra tem ao seu lado um parque de terra batida onde por vezes estacionam/pernoitam (?) camiões.
sugiro uma palavra com os guardas para ver se pernoitar ali causa transtorno.
para ir de passeio até à cidade do porto é óptimo já que muito perto tem uma estação de metro.

e como já foi dito, dali são 15min a pé até à praia e fica sossegado e longe do caos.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor josegon_calves » segunda abr 04, 2011 8:07 pm

Boa noite Companheiros e Companheiras,
Boa noite Companheiro Danibeja,

Cá estou eu, aceitando de bom grado o desafio pelo Companheiro Danibeja lançado, tentando de uma forma prática "desmontar" a eventual necessidade de Legislação especial que ao Autocaravanismo diga respeito.

Continuo a entender que uma autocaravana não deve ser responsabilizada pelos crimes cometidos pelos seus proprietários, sejam eles quais forem.

E continuo a entender que as pessoas, sejam elas quem forem, conscientemente ou inconscientemente, com dolo ou sem ele, cultas ou incultas, ricas ou pobres, políticos ou não políticos, nobres ou não, sejam elas quem forem, devem ser responsabilizadas e criminalizadas pelos actos que praticarem.

Não deve ser apenas pelo facto de possuírem uma autocaravana que devem ter deveres e direitos especiais, do tipo XPTO!!!

Esta, é a minha postura!

Antes de ser automobilista, sou cidadão!

Como tal, tenho deveres e direitos que tenho que cumprir e respeitar para com a Sociedade!

No seguimento deste Tiópico, onde a participação tem sido maioritariamente contra a criação de uma Legislação específica, que ao autocaravanismo diga respeito, tenho apenas observado a ausência de participação de quem defende o contrário.

Por esse facto, pela ausência total de participação contrária, onde lanço questões em concreto e não existem respostas efectivas com base nessa tal suposta Legislação, pensei ter chegado ao fim esse Debate, que não chegou sequer a ser iniciado!

Terminei no “tópico 4” quando ainda tinha os “tópicos 5; 6; 7 e 8” devidamente elaborados e estruturados!

É que estar a debater sozinho não faz parte dos meus princípios.

Muito menos faz parte dos meus princípios querer impor, mesmo assim e pela força, os meus objectivos aos restantes, como infelizmente existe quem o faça!!! Mas isso são outras ”guerras” que para aqui não são chamadas!

Diz o meu Companheiro Danibeja:

O que diz é um contra-senso, pois a atitude comportamental inaceitável em sociedade (acampamentos ocasionais) é praticada com uso de um veículo Automóvel, seja ele uma autocaravana, ou outro tipo de veiculo, logo deverá ser regulada através de legislação de transito... E neste ponto não existem dúvidas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Questiono: e se não houver nenhum veículo envolvido na prática de Campismo na Via Pública? Poderei aí espalhar os meus dejectos humanos por onde me der na real gana? Poderei praticar todos os atentados ao ambiente e até ter comportamentos indecentes e indignos? Poderei montar tenda e mesas? E um churrasco no passeio? Assentar arraial na praça pública?

É que existe gente que até estaciona as suas viaturas em locais perfeitamente legais e cumprindo todas as Normas e Regulamentos mas vai cometer os atentados para alguns metros mais ao lado, de preferência no “quintal do vizinho”!!!

Há “autocaravanistas”, que eu chamo “autocampistas”, e nem isso o são, que vão com o seu garrafão na mão, não de água certamente, despejá-lo 50, 100 metros mais abaixo!!! Poderão fazê-lo desde que apeados? Ou serão puníveis essas atitudes se apenas se encontrarem na situação de “enlatados”, de preferência numa qualquer autocaravana?

Estas situações estão registadas e são relatadas na Imprensa Algarvia e até internacional. Não é invenção minha!!!

Quer então dizer-me o Companheiro Danibeja que uma Legislação Autocaravanista irá resolver estas formas de actuação? Como?

Diz o meu Companheiro Danibeja:

Numa sociedade só se consegue uma atitude de bom senso, sabendo de ante-mão o que está bem e o que está mal... muitos Autocaravanistas/autocampistas menos informados ainda comete infracções por negligencia, sem vontade, pois desconhecem a legislação dos Acampamentos Ocasionais, assim como as regras de ouro...

Questiono: “Regras de Ouro”, algo muito giro que na prática não me diz coisa nenhuma! Se existem regras e Leis que simplesmente não se cumprem e não se fazem cumprir serão estas "Regras de Ouro" o bastante para que quem não cumpre as venha a cumprir? Só pode mesmo ser uma Utupia!!!Não vejo como se poderão levar princípios comportamentais, correctos e pacíficos, para uma Regulação de Trânsito! Não vejo como!!!

Mesmo assim, segundo a Constituição da República Portuguesa, o desconhecimento de causa não invalida a minha responsabilidade em caso de prática de ilícito!

Eu não sei qual é a Lei, em concreto, que não me permite que ande aos tiros por todo o lado e a matar gente. Contudo, se tiver esse comportamento, as Autoridades certamente actuarão de imediato, ou não???

E se eu for estrangeiro não terei que cumprir também essa mesma Legislação que desconheço por completo???

Obviamente que sim!!!

Quanto aos “acampamentos ocasionais”, que de facto não são ocasionais mas contínuos e continuados, não questiono sequer a eventualidade de acampamento ocasional, que essa questão até que é pacífica!

Questiono sim os atentados ambientais que são cometidos! Apenas isso!

Se reparar, todos os locais de conflito com as populações e interesses localizam-se preferencialmente na orla costeira. É um dado adquirido!!

Há gente que teima em ter acesso privilegiado onde por Lei é proibido o acesso, quanto mais o estacionamento, quanto mais o acampamento, mesmo que ocasional!!!

Ora, se por Lei é proibida a presença de viaturas na orla costeira, sejam elas quais forem, numa faixa de, salvo erro, 1000 metros, existindo inclusive coimas previstas, questiono: Será uma Legislação específica para Autocaravanas que vai por fim a esse incumprimento?

E se não for uma autocaravana a transgredir, se for um normal “carro”, um Mini, ou mais pequeno, já pode transgredir???

E se for eu, que apeado, me desloque pelo país, e decida acampar nos locais privilegiados que muitos autocaravanistas e autocampistas procuram, já o poderei fazer? Ou terei que responder pelo Código da Estrada da infracção cometida por não “respeitar” uma Legislação específica para Autocaravanas???

E se cometer os mesmos actos a bordo de uma carroça puxada por cavalos ou burros, já haverão outros procedimentos a ter em consideração???

Entendo que a Lei deve ser cumprida por todos independentemente do meio de transporte que use, desde apeado até mecanizado!!

Entendo também que se a Legislação actual não é cumprida, nem por quem a deve cumprir nem por quem a deve fazer cumprir, será solução rasgar-se esta e criar-se outra à medida de uns quantos?

Comenta o Companheiro Danibeja:

Não vale a pena esperar por outros pontos de vista, eu já apresentei inúmeras formas de solucionar vários dos problemas que afectam o autocaravanismo itinerante, agora é a sua vez de apresentar soluções, factos concretos!!!!!!!!! Chega de criticar a forma como os outros pensam solucionar problemas, seja criativo,opine com soluções e não com negações que nada contribuem para o Autocaravanismo, na vida ninguém tem 100% razão...

O Companheiro Danibeja solicita-me soluções concretas.

Não as tenho!

Tenho talvez pontos de vista que poderiam ser aproveitados por quem de direito no sentido de resolverem o imbróglio criado com a falta de Regulação de alguma Legislação existente!

Aponto por exemplo:

Estacionamento no litoral – Existe Lei, existem coimas, regule-se para que as mesmas sejam aplicadas simplesmente na hora e a todos, estrangeiros ou não. Acabar-se-ia num ápice os estacionamentos, do que quer que seja, nas arribas, em todos os locais de confronto onde é proibido estacionar entre as 22H00 e as 6H00m, salvo erro!!!

Estacionamento exagerado de autocaravanas, onde os confrontos de interesses são sistemáticos – Criem-se locais com dimensionamento superior a 5 metros, um “x” número de lugares, espalhados e espaçados pelos concelhos, com os painéis informativos, Legais, informe-se que naqueles locais apenas poderão estacionar viaturas com dimensão superior a 5 metros, sejam elas quais forem, não apenas autocaravanas porque não devem ser privilegiadas apenas por o serem, informe-se também, claramente e legalmente que nos restantes locais não são permitidas viaturas com dimensão superior a 5 metros. Com esta solução, sem recurso a nenhuma nova legislação, consegue-se impedir a concentração exagerada de viaturas de gabarito superior que provocam algum impacto visual. Claro, deverão ser criados Parques de Estacionamento com dimensões adequadas a viaturas com dimensão superior a 5 metros, no mínimo, à entrada de todas as povoações, seja que tipo de viatura se trate! Acabar-se-ia assim, e num ápice, com as discriminações abusivas de uns tantos e com os “direitos” adquiridos de outros tantos, sem no entanto, nunca, colocar em causa o tipo de viatura!

Se quiserem, também podem regular o tempo de permanência no local devidamente autorizado criando-se Zonas de Estacionamento de Duração Limitada, colocando-se os vulgares parquímetros. Com taxas de 1€/hora para as primeiras duas horas, 2€/hora para as segundas duas horas, 8€/hora para as restantes fracções horárias! Acabar-se-ia num ápice o prolongar indefinido do estacionamento de autocaravanas onde as mesmas não são desejadas sem que a estas haja necessidade de mencionar a sua classe! Claro, isso implicaria um serviço de fiscalização e actuação imparcial mas produziria efeitos benéficos imediatos.

Despejos na via pública – Seja de que forma forem efectuados, deveriam ser punidos na hora com coimas significativas. Se quiserem efectuar despejos, que o façam em qualquer Estação de Serviço, vulgar “bomba de gasolina”, pagando ou não esse serviço se os seus proprietários assim o entenderem.

Estes, por sua vez, teriam todo o interesse em criar nas suas infra-estruturas, sem obrigação legal nenhuma, as desejadas Áreas de Serviço para apoio a autocaravanas, permitindo um serviço pago quer para descargas quer para abastecimento, ou seja, obteriam uma fonte de retorno do investimento efectuado e, creio eu, nós não nos importaríamos de contribuir para essa causa. Penso eu!!!

Estacionamento indevido em zona não permitida e devidamente assinalada – Seja que viatura for, se está em transgressão, deve ser rebocada!!! Tão simples quanto isso!

Claro que depois teria que liquidar a coima, mais o transporte, mais todos os encargos.

Se tal acontece a um qualquer cidadão utilizador de um “automóvel” em transgressão porque não há-de acontecer a todo e qualquer cidadão que esteja indevidamente imobilizado, seja qual for a viatura em que se faça transportar e seja qual for a sua nacionalidade???

Será necessária uma Legislação especial para o autocaravanismo para agir independentemente da dimensão da viatura e da naciolnalidade?

Penso e creio que não!

Há formas de limitar-se, senão mesmo erradicar-se, todos os comportamentos anómalos que colocam em causa o bom nome do Autocaravanismo Itinerante.

Por agora não me ocorre mais nenhum procedimento passível de ser levado à prática sem recurso a uma nova e especial Legislação específica para o Autocaravanismo!

Se o Companheiro Danibeja, ou qualquer outro Companheiro ou Companheira, tiver alguma situação em que eu possa eventualmente encontrar uma solução prática de resolução sem recurso a nova Legislação, é só fazer o favor de a colocar que, dentro das minhas limitações e conhecimentos, tentarei responder-lhe.

Obviamente, não sou dono da Verdade, apenas não vejo com bons olhos a criação de uma Legislação especial específica para o Autocaravanismo!

Penso que sem grande alarido e sem grandes conflitos se conseguem encontrar plataformas e soluções que não colidam com interesses e obrigações e, principalmente, não me venham mais tarde a empurrar para os famosos Parques de Autocaravanas, que já estão “previstos” e contemplados em alguns Planos de Ordenamento. Esperemos que não venham a ser de uso obrigatório!!!

O Companheiro Danibeja comenta:

Será que todo o tempo que perdi até hoje neste fórum foi em vão?

Todas as vezes que falei de legislação e a sua interpretação, a mesma nem devia existir?

Julgo que o meu contributo está a acabar, não existe necessidade de remar contra a maré...

Em relação a legislação, já falta pouco para desistir de postar aqui no fórum...

Nunca nada é feito em vão! Tudo na vida evolui e transforma-se, inclusive a análise crítica de que os humanos são possuidores.

O que hoje é uma solução amanhã poderá não o ser. A Legislação que temos deve apenas adaptar-se no estritamente necessário. Temos apenas que estar receptivos a outros pontos de vista e outras formas de ver os mesmos problemas.

Eu estou receptivo a Legislação de venha colocar um ponto final a certas e determinadas formas de actuação de certos e determinados cidadãos, não creio no entanto que a especificidade do Autocaravanismo deva ser algo de uma Legislação e muito menos em termos de estratégia Rodoviária ou envolvida pelo Código da Estrada.

Contudo, não estou receptivo, e lutarei contra a maré até que entenda ser defensável, nesta cruzada que pretende apenas uma discriminação de uma única viatura que por sinal é uma autocaravana.

Lutarei ainda mais enquanto quiserem fazer desta viatura uma forma de rendimento rápido e fácil acantonando-nos assim em Parques de Campismo, em Parques de Autocaravanismo e, ouvi estes dias, em Parques de Estacionamento de Autocaravanas!!! Coisa gira, muito interessante!!!!

Decididamente, há quem não queira ver uma única autocaravana na rua!!!

Decididamente, há quem só veja milhões à sua frente e os queira transferir para as suas contas bancárias!!!

Mas isto, sou eu a pensar!!!

E por aqui me quedo, que já vai longa a prosa.

Não lhe guardo nenhuma animosidade, considero a sua participação muito útil, apenas entendo que deveria analisar outros pontos de vista e outras formas de abordar a questão, quem sabe, olhar o outro lado da questão!!!

Talvez assim encontre soluções que a mim me escapam de momento e nos leve, a todos, a um novo caminho mais consensual e pacífico!

Quem sabe!!!

De momento, o meu caminho não é esse!

Creio haverem soluções bem mais práticas, com efeitos imediatos, com recurso aos recursos existentes e, acima de tudo, não discriminatórias.

Quanto à Legislação do Campismo, que existe, faltará apenas regularem-se coimas/multas efectivas para os diversos atentados que são cometidos e teremos simplesmente o problema resolvido. A aplicabilidade da Lei deverá ser imparcial e uniforme, isto é, seja nacional ou estrangeiro, seja apeado ou mecanizado, seja o que quer que seja!!!

Penso ser muito simples, mas há quem queira complicar com interesses que ainda não descortinei, ou talvez já tenha descortinado!! Aqui sim, é uma questão de bom senso meu não me oferecer para “cupido”, que não sou!!!

Quanto a aplicar o Bom senso ao Autocaravanismo, esqueça meu Amigo!!! Não vá por aí!!!

O pessoal está-se marimbando para o bom senso, quer é boa vida, regalias quanto baste, mordomias absolutas, e os outros que cumpram que eles não estão interessados!!!

Isto, claro está, aqueles que sistematicamente desafiam a Lei e a Ordem, natural das coisas!

Aqueles que querem fazer de uma simples Autocaravana num autêntico Hotel de Luxo com todos os direitos e mais alguns e nenhumas obrigações ou limitações, e se forem os outros a custearem os seus direitos, melhor!!!

E outros que apenas nos olham como uns quaisquer "oito milhões" a rolar pelo asfalto quando podiam rolar para os seus empreendimentos/bolsos!!!

O meio termo, certamente, não será encontrado numa Legislação discricionária para o Autocaravanismo. Penso eu, claro!!

Termino então com um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor Joel Lourenço » terça abr 05, 2011 9:55 am

Bom dia,

Concordo no que diz, autocaravana não deve ser responsabilizada por crimes ou contra ordenações que outros cidadãos cometam, mas sim caso a caso.

Mas secalhar é mais facil de punir autocaravanas por estas serem uma minoria e facil de identificar ao campismo.

Qualquer outra pessoa num determinado carro pode fazer autocampismo, campismo selvagem, faz o que bem entender e só será punida se alguem vir.
Basicamente é o que se passa na estrada, sabemos que é proibido ultrapassar mas mesmo assim fazemos, só seremos punidos se alguem vir, nao nos vamos denunciar.

A forma como a maior parte da sociedade se comporta só mesmo com sinaletica|Legislação e mesmo assim são prevaricadores.

Educação, Senso comum, saber viver em comunidade,regras, etc etc , nos impede de ir ao quintal do vizinho...

A poluição da via pública com dejectos é punível com uma coima até 250 euros, conforme previsto no regulamento de alguns municípios.

Se não houver nenhuma viatura envolvida, nao se pode fazer um churrasco, Assentar arraial na praça pública, entre outras.

Para alem de ser punido, ninguem o impede de o fazer, até alguem ver.
E se tivesse uma AC ou AV, mas que em nada tivesse a ver com o assunto e que os proprietários até estavam na praia.
A maioria iria tirar juizos de valor, mas decerto que se as autoridades chegassem essa pessoa era responsabilizada e nao a viatura em si.

http://adefesadefaro.blogspot.com/2011/ ... ia_10.html

Resposta da asae a este assunto.

É daquelas coisas que se aprendem que não se deve fazer, que nos são incutidas numa sociedade.

Quanto aos “acampamentos ocasionais”, bastante praticado pela etnia cigana, por norma estes fazem o que lhes apetece e que vai na real gana, quando sao obrigados a abandonar os locais, deixam uma lixeira enorme.

Ora, se por Lei é proibida a presença de viaturas na orla costeira, sejam elas quais forem, numa faixa de, salvo erro, 1000 metros, existindo inclusive coimas previstas, questiono: Será uma Legislação específica para Autocaravanas que vai por fim a esse incumprimento?

Logicamente que não, a legislação já está criada para todos

Se For apeado e acampar, não vai ser penalizado pelo codigo da estrada, mas sim após as autoridades tomarem conhecimento, recai sobre si a obrigação de desmontar a tenda.

Será necessária uma Legislação especial para o autocaravanismo para agir independentemente da dimensão da viatura e da naciolnalidade?

Especial ou não, em algumas freguesias já nos impõem a proibição de estacionamento. O mais simbolico acontece até em parques enormes de terra.
Ford
Challenger Genesis 43 2009
Joel Lourenço

Registado: segunda jul 13, 2009 3:31 pm

Mensagempor josegon_calves » terça abr 05, 2011 12:37 pm

Boa tarde em especial para o Companheiro Danibeja,

No seguimento do trabalho que elaborei ontem, em resposta a um desafio, venho colocar ao Companheiro Danibeja em concreto uma questão de âmbito Policial.

Não tem propriamente a haver com autocaravanismo, nem com autocaravanas, mas com a resolução de problemas graves que foram resolvidos sem recurso a Legislação nova, especial ou específica.

Muito se ouviu falar do famoso "carjaking" onde individuos actuavam à margem da Sociedade e da Lei.

Este tipo de crime, não estava contemplado em nenhuma Legislação até à altura dos factos.

Contudo, não foi necessária a criação de nenhuma Legislação, especial ou específica, para o enquadrar no Regime Jurídico e no Código de Processo Penal.

Regulou-se e tipificou-se apenas este tipo de delito atribuindo-se-lhe as respectivas molduras penais.

Tão simples quanto isso!!!

Foi isto que aconteceu de facto ou não?

É precisamente por aí que entendo ser o Caminho Correto para se resolverem problemas que afectam o Campismo em especial.

É este que está em causa, o Campismo na Via Pública, que deve ser claramente Regulado, Tipificado, e serem-lhe atribuidas molduras penais agravadas consoante a gravidade do acto cometido.

Se as molduras penais existentes, algumas ainda se referem em escudos, são baixas nas coimas aplicadas, agrave-se exponencialmente as mesmas de forma a serem suficientemente dissuasosras da prática desses delitos.

É óbvio que eu, enquanto condutor, não ultrapasso os limites legais de velocidade acima de 20 Km/hora, porque sei, porque tenho conhecimento, que as multas/coimas, começam a atingir valores que fazem moça no orçamento além da agravante de correr o risco de ficar sem Licença de Condução por um periodo mínimo de 30 dias.

Ou seja, são consequências suficientemente dissuasoras, para mim, e para muitos, penso eu.

Claro, haverá outros que se estão burrifando nessas consequências, reconheço! Mas cada um deve responder pelos seus actos!!!

Assim deve acontecer no que à Prática de Campismo na Via Pública diz respeito.

Teremos, aí, certamente, encontrado o fim destas persiguições injustas, imorais e atentatórias à Liberdade de circulação que estamos a ser alvo.

Penso eu!!!

Mas isto sou eu a pensar, e muitos milhares certmente!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor Joel Lourenço » terça abr 05, 2011 1:44 pm

Boa tarde,

O Carjacking não é mais que um crime de roubo com uso de força fisica em conjunto com recurso a armas sejam elas que tipo forem.

Esta tipificado no codigo penal

Artigo 210.º - Roubo

1 - Quem, com ilegítima intenção de apropriação para si ou para outra pessoa, subtrair, ou constranger a que lhe seja entregue, coisa móvel alheia, por meio de violência contra uma pessoa, de ameaça com perigo iminente para a vida ou para a integridade física, ou pondo-a na impossibilidade de resistir, é punido com pena de prisão de um a oito anos.
2 - A pena é a de prisão de três a quinze anos se:

a) Qualquer dos agentes produzir perigo para a vida da vítima ou lhe infligir, pelo menos por negligência, ofensa à integridade física grave; ou
b) Se verificarem, singular ou cumulativamente, quaisquer requisitos referidos nos n.ºs 1 e 2 do artigo 204.º, sendo correspondentemente aplicável o disposto no n.º 4 do mesmo artigo.

3 - Se do facto resultar a morte de outra pessoa, o agente é punido com pena de prisão de oito a dezasseis anos.

Desconheço ao que se refere,

Regulou-se e tipificou-se apenas este tipo de delito atribuindo-se-lhe as respectivas molduras penais.

o ser humano não é perfeito mas com jeitinho chega lá...
Ford
Joel Lourenço

Mensagempor josegon_calves » terça abr 05, 2011 6:22 pm

Boa tarde Companheiro Joel Lourenço,

Agradeço a sua intervenção que comprova que o crime de "carjacking" não estava, e não está, de facto ao abrigo de uma Legislação especial criada para o efeito.

Apesar do alarido que provocou na altura, e das diversas tentativas, de alguns partidos, em forçarem para que fosse elaborada Legislação específica para o assunto, não foi no entanto necessário seguir esse "caminho", enquadrou-se o mesmo fenómeno no Crime de roubo, agravado, segundo indicações que posso obter da transcrição do Artigo 210.º.

Houve a intervenção do Poder Decisor que argumentou nesse sentido. Penso eu! Seguramente que sim!

Numa análise rápida sobre o tema, descobri este parágrafo da autoria do Dr. Emidio Rangel:

".......
Mais acção e menos protagonismo entre as polícias seria um tónico moralizador. A segurança interna e o combate à criminalidade organizada não podem ficar prisioneiras da rigidez orçamental nem da cultura esquizofrénica de controlo do défice, como tem sucedido. A política de mercearia que corta os dinheiros, sem critério e prioridades, leva ao aumento da insegurança, porque o crime, nestas condições, sai sempre a ganhar. As acções de prevenção, de estratégia e de segurança custam muito dinheiro, mas valem a pena. Nas áreas consideradas mais críticas, o carjacking tem aumentando de forma assustadora, cerca de 34 por cento, o que é alarmante.
......"

A noltícia pode ser lida na integra http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?channelid=00000093-0000-0000-0000-000000000093&contentid=CF6D88AF-E3E5-47EB-A2C3-DAF2252AFBB9

Eu pegaria apenas nas primeiras palavras deste parágrafo para dar início à perseguição de todo aquele que anda por aí a cometer diversos atentados ao Ambiente e à Natureza, a todos os que andam por aí a exercer descaradamente a Prática de Campismo na Via Pública, a todos os que andam por aí a acampar por semanas a fio sem que haja qualquer tipo de intervenção, a todos aqueles que teimam em estacionar e circular em cima das arribas, proibido por Lei, a todos aqueles que utilizam uma simples autocaravana num autêntico Hotel 5* com esperguiçadeiras e demais artefactos para sua comodidade.

Eu começaria por aí!

Desconhecia os meandros em que terminou esta problemática do "carjacking", mas lembro-me que o mesmo provocou alarido e insegurança social, e lembrava-me que o mesmo tinha sido alvo de tentativa de Legislação, não conseguida, mas que, aparentemente, foi resolvida a questão, logo, a tentativa foi de todo desnecessária e inútil. Ainda bem!!!

Quem me dera que no Autocampismo houvesse o mesmo tipo de intervenção!!!

Seguramente, a "meia dúzia" que se dá a esse luxo, já estaria bem longe de uma autocaravana e talvez nem fosse o autocaravanismo alvo de conversa e até de chacota!!!

Isto, sou eu a pensar!!!

Mas continua a haver quem pense de outra maneira sobre o Autocaravanismo e nos veja com bons olhos, e nos crie condições para nos deslocarmos até eles, e nos convide sem que por Lei o seja obrigado a fazer, quem nos ofereça a água gratuitamente na expectativa que investamos no comércio local, quem nos queira simplesmente mostrar as suas raízes e os seus costumes.

Há de facto muitos Municípios que nos querem, o que não querem de facto, é confusão, e muito menos Campismo.

Obrigado pela sua crítica participação.

Continuo contudo à espera de quem opine no sentido inverso, com alguma lógica, com alguma fundamentação, talvez quem sabe seja eu que estaja errado e precise de ver o outro lado da questão!!!

Estou receptivo a outros pontos de vista.

A única coisa que não quero, de facto, é que me obriguem a ir a um determinado "sítio" por Decreto-Lei e respectiva Legisção!

Quero continuar a ter o direito de escolha entre estacionar livremente, dentro de todas as normas e em igualdade de circunstância com as demais viaturas de igual gabarito, e recolher-me a um Parque de Campismo, que tanto gosto tenho e tão bons momentos me proporcionam, para além da óbvia segurança!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor Joel Lourenço » quarta abr 06, 2011 10:05 am

Bom dia,

De facto no autocampismo ou outras situações semelhantes, duvido muito que seja regulamentado com legislação especifica, aliás ela já está descrita nos municipios, falta é as autoridades tomarem conhecimento dos factos a tempo e horas de poderem fazer alguma coisa.

Quem me dera que no Autocampismo houvesse o mesmo tipo de intervenção!!!

nada era feito em especifico, mas realmente tinha o facto das autoridades andarem mais em cima desses acontecimentos.

Em relação ao carjacking, continua a haver igual ao superior a 2008, quando o cds/pp queria legislar este tipo de crime especificamente.

Há de facto muitos Municípios que nos querem, o que não querem de facto, é confusão, e muito menos Campismo

O que começa acontecer em alguns municipios é a proibição de estacionar em diversos parques.
Ford
Joel Lourenço

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes