Viagem a Dornes e Sertã

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

Viagem a Dornes e Sertã

Mensagempor RuckFules » terça mar 22, 2011 10:29 pm

Boa noite a todos.

No fim de semana passado, aproveitando os belos dias de Sol com que a chegada da Primavera nos presenteou, decidi dar uma volta pelo interior, mais propriamente pelo Ribatejo e Beira Baixa.
O destino estava apontado a Dornes.

Dornes
Vila ou aldeia? Em alguns locais/documentos Dornes aparece como aldeia, noutros como Vila. Estando incerto de qual deles está correcto, optei por considerar Vila de Dornes.

Dornes é uma vila histórica pertencente ao concelho de Ferreira do Zêzere.
Situa-se numa pequena península à beira Zêzere. Com a subida das águas da barragem de Castelo do Bode, passou de 43 km² de área, para 19 km².
Segundo informações pesquisadas na internet, Dornes é uma terra muito antiga. A sua fundação remonta ao séc. XII.
É também um santuário centenário visitado anualmente por cerca de três dezenas de círios oriundos de 3 Bispados.
A torre sineira pentagonal é única no país (e penso existir apenas outra em toda a Europa) e foi adaptada a partir de uma Atalaia Templária.

Dornes foi em 2007 palco da rodagem de um filme intitulado Dot.com o qual pode ser visto o trailer aqui

Viagem:

Saída de Odivelas pelas 18h. Destino » Abrantes para pernoita.
Introduzida a área de pernoita de Abrantes no TomTom, fiz-me à estrada.
Numa determinada altura, por engano, não segui a indicação do TomTom para virar, e segui em frente, vendo uma placa a indicar Tramagal. Tinha a sensação que o nome não me era nada estranho, embora não me lembrasse porquê. Apenas sabia que por ali também ia dar a Abrantes. Chegado ao Tramagal a memória avivou-se do porquê me lembrar daquele nome. Já lá tinha passado de carro há uns anos. As curvas eram tantas e tão apertadas que me senti a percorrer um kartódromo com a AC. No fim daquele percurso da viagem, foi só repor a mercearia e loiça no sítio e tudo voltou ao normal dentro da AC.
Chegado a Abrantes fiquei junto da AS. O parque estava quase vazio. No canto duas AC's paradas, uma delas com matricula estrangeira, devidamente estacionada. Outra portuguesa atravessada a ocupar pelo menos uns 3 lugares (sem comentários). Uns minutos depois chegou outra AC. Jantar feito e comido, um pouco de leitura e tempo para uma foto.

Aquapolis - Abrantes

Imagem

Hora de dormir. A alvorada seria cedo para aproveitar o fim de semana.

A manhã de sábado era colorida de cinzento pelo nevoeiro.
Imagem

Próxima paragem » Dornes.

Chegado a Dornes, aplica-se a máxima "uma imagem vale por mil palavras". E esta é a vista a partir da entrada da Vila de Dornes

Imagem

Para quem visitar Dornes , é totalmente desaconselhado entrar na Vila com a AC. As ruas são estreitas, de grande inclinação, em empedrado e de acesso bastante complicado para veículos destas dimensões. Podem parar uns metros antes na beira da estrada nacional que dá acesso a Dornes, ou logo à entrada assim que começa o empedrado.

Se forem em grupo, do outro lado da estrada nacional existe um enorme parque de estacionamento ( 39º46`02.38"N 8º16`22.73"O)
Imagem

A partir do qual podem ter uma vista panorâmica da Vila de Dornes:

Imagem

A torre templária pentagonal e a Igreja de Nossa Senhora do Pranto:

Imagem

Uma das ruas de Dornes :

Imagem

Várias vistas como esta podem ser apreciadas nas redondezas:
Imagem

Finda a visita a Dornes, rumei até Sertã.

Graças à excelente informação existente na base de dados do CampingCar Portugal, procurei o parque assinalado onde iria pernoitar.

Chegado ao enorme largo de terra batida, com apenas dois ou três carros estacionados, procurei uma zona iluminada, próximo do tribunal e do café/esplanada, local que transmitia mais segurança. Uma volta de reconhecimento para confirmar que nenhum sinal me proibiria de ali estar e volto para a AC tratar do jantar.
Era já tarde, e a visita a Sertã ficaria para o dia seguinte, Domingo.

Estava já deitado, agarrado à minha leitura, eis que começo a ouvir um barulho do lado de fora. Barulho de ferros a baterem, e vozes de duas pessoas.
Espreitei pela janela e vi o que me parecia ser uma carrinha/bar, a montar um avançado/esplanada. Um debate entre o meu tico e o meu teco, levou-me a pensar que se me mantivesse ali, corria o sério risco de acordar novamente no meio de uma feira (nada que já não tivesse acontecido de carro!). Como estamos sempre a aprender, e essa primeira experiência serviu-me de lição, comecei a puxar pela memória se tinha visto vestígios que indicassem que alguma vez ali houvesse uma feira. Não havia marcas no chão de ferros espetados, não havia qualquer restrição de dias de estacionamento, etc....
Resolvi sair e questionar o senhor que se empenhava a montar a sua esplanada móvel e a preparar a sua carrinha/bar, o que ia ali acontecer.
De uma simpatia notória explicou-me que se preparava para receber os jovens que iam sair da discoteca por volta das 2h/3h da manhã. Deduzi eu, que iam ensopar o álcool, e provavelmente os ânimos viriam de acordo com o seu estado etílico.
Estava eu a olhar para umas marcas no pavimento de terra batida, e a interrogar-me se teria perdido alguma prova de gincana automobilística, quando o amável senhor me explicou que também costumavam ir para ali fazer piões com os carros.
Como estava pouco interessado em assistir em primeira fila à queima das octanas alcoólicas por parte dos "Tonis dos bonés ao contrário" ao volante dos seus pseudo-bólides, decidi mudar de poiso, ao que o sr me aconselhou a ir para o extremo oposto do parque, do outro lado da estrada. Assim fiz.
Portanto aqui fica a dica a quem pernoitar na Sertã: pernoitar junto das casas de banho publicas. Pelo menos aí tive uma noite tranquila. Evitem apenas estacionar muito perto de outros carros, caso estes apresentem os vidros demasiado embaciados (em tempo também não gostava muito de ser incomodado em certas ocasiões).

O local de pernoita:
Imagem

Domingo de manhã, hora de visitar Sertã.
Uma pacata Vila, onde impera o bom gosto pela preservação do património, e das condições urbanísticas. Banhada por duas ribeiras oferece-nos cenários encantadores, como podem ser observados pelos registos fotográficos.

Ponte da Carvalha (construída no tempo dos Filipes):

Imagem

Uma ponte pedonal:
Imagem

Outra ponte:
Imagem

Infelizmente os fins de semana são demasiado curtos para visitarmos tudo o que gostaríamos. Resta-nos a vontade de regressar e ver o que ficou por ver.

Até breve.
Cumprimentos
Boas viagens, boas estadias.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Mensagempor Paulo » terça mar 22, 2011 11:04 pm

RuckFules,

Muito obrigado pela partilha deste belíssimo passeio em CampingCar em Portugal! :D

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor Aleluia » terça mar 22, 2011 11:21 pm

Boas noites, pessoal.
Carlos (RuckFules), gostei da tua descrição do passeio a Dornes e Sertã.
As fotos são muito explicativas, de como os locais devem ser bonitos.
Quando tiveres mais fins de semana como este, descreve-o aqui no Forum, que o pessoal gosta e, são sempre boas ideias, para uma proxima deslocação ao local.
Saudações.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor fluis » terça mar 22, 2011 11:40 pm

Ruck Fules,

Obrigado pela partilha da viagem por estes locais. Ao ler dá vontade de agarrar na AC e partir.

RuckFules Escreveu:Boa noite a todos.


Como estava pouco interessado em assistir em primeira fila à queima das octanas alcoólicas por parte dos "Tonis dos bonés ao contrário" ao volante dos seus pseudo-bólides, decidi mudar de poiso, ao que o sr me aconselhou a ir para o extremo oposto do parque, do outro lado da estrada. Assim fiz.
Portanto aqui fica a dica a quem pernoitar na Sertã: pernoitar junto das casas de banho publicas. Pelo menos aí tive uma noite tranquila. Evitem apenas estacionar muito perto de outros carros, caso estes apresentem os vidros demasiado embaciados (em tempo também não gostava muito de ser incomodado em certas ocasiões).



Fica aqui o pedido para colocar este alerta como comentário ao estacionamento da Sertã da B.D. do CampingCar Portugal .
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor João Morgado » quarta mar 23, 2011 1:00 am

Olá Ruck Fules,
Gostei da descrição que apresentou desta sua viagem. Conheço Dornes e não há dúvida nenhuma que é espectacular.
Já pensou criar um blog com as suas viagens? Ficaria para a posteridade e não andariam tão dispersas.
Saudações
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor RuckFules » quarta mar 23, 2011 1:29 am

Boa noite de novo.
Como recém-autocaravanista que sou (menos de um ano), as experiências de viagens ainda são poucas, e as dignas de registo serão certamente partilhadas aqui no fórum. Espero que sejam muitas e boas. Confesso que quando fui buscar a minha AC, a incerteza se na prática gostaria ou não desta forma de viajar fazia parte da aquisição. Hoje tenho uma certeza: Será por o tempo que me for possível.

Sendo a máquina fotográfica um acessório indispensável para mim, e um dos meus hobbies, os relatos serão sempre acompanhados pelas imagens que valem por mil palavras.

Quanto ao blog ele já existe, mas ainda é um recém-nascido. A seu tempo colocarei o link na minha assinatura.

Votos de boas viagens e boas estadias.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Mensagempor cookie » quarta mar 23, 2011 9:28 am

companheiro,
gostei do relato que foi aguçando apetites.

enviei-lhe uma mp, acho... :? não sei bem se seguiu...
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor maprista » quarta mar 23, 2011 11:22 am

já esta na lista das proximas viagens
"RODA VIVA"
"A Liberdade de viajar e viver"
AHORN CANADA TC
http://catita-on-road-maprista.blogspot.com/[/b][/b]
Socio do CAI,CAS e CPA,ACP
Avatar do Utilizador
maprista
 
Mensagens: 165
Registado: segunda nov 09, 2009 2:38 pm
Localização: Faro,Estoi

Mensagempor txinho » quarta mar 23, 2011 11:29 am

Companheiro muito obrigado pelo relato :wink:
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
txinho
 
Mensagens: 494
Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am
Localização: Barcelos

Mensagempor João Morgado » quarta mar 23, 2011 2:55 pm

Companheiron Ruck Fules,
Quanto ao recém-nascido blog, tudo começa á nascença e se começar a publicar já as suas poucas viagens vai ver que quando menos esperar terá um blog já com barbas e com muitos visitantes e seguidores. Eu serei de certeza um deles a ver pelo que publicou aqui.
Força e um abraço.
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor RuckFules » domingo mar 27, 2011 7:30 pm

O blog está feito. Ainda com pouca informação. Aos poucos irá sendo enriquecido a cada viagem digna de ser registada.
Como fujo dos locais de maior afluência (junto à costa), as minhas voltas são quase sempre para explorar o interior, em especial locais de fuga à agitação citadina. Locais onde ainda possa sair da AC de manhã, e espreguiçar-me sem correr o risco de derrubar o espelho retrovisor da AC ao lado :roll:

Até breve

O blog pode ser visto AQUI
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Mensagempor alexandrechora » domingo mar 27, 2011 8:47 pm

Caro Ruckfules

Estive a ver o teu blog "agora tens o menino nos braços", gostei e considero que tens uma aptidão para relatos, articulas bem as palavras e incutes o interesse do leitor. Estes são elementos fundamentais para dinamizares a tua publicação, fico a aguardar mais conteudos...

Um abraço

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor Trópico de Dança » domingo mar 27, 2011 9:28 pm

Muito bem, RuckFules

Fiquei admirada e impressionada com esta reportagem ao fim de semana passado! Se passasse pelos mesmos sítios, ficaria encantada, mas não teria o seu talento para o transmitir aos outros companheiros.
PARABÉNS!

Luísa Sousa
AR LIVRE E ESTAR COM OS AMIGOS
É UM PRAZER, UM VÍCIO,
UMA PAIXÃO!
Avatar do Utilizador
Trópico de Dança
 
Mensagens: 11
Registado: quarta abr 28, 2010 2:06 pm
Localização: Lisboa/Alfragide

Mensagempor fnunes » domingo mar 27, 2011 11:01 pm

Companheiros1

Quero, também lembrar que a Sertâ, já tem uma AS, junto ao campo desportivo (Dr. Marques dos Santos) e Pingo Doce.
E quando á gastronomia, não se esqueçam de provar o "maranho, bucho e o cabrito estonado. acho que vão voltar.

Saudações Autocaravanistas!
Fernando Nunes
ADRIA-680 SPL
Avatar do Utilizador
fnunes
 
Mensagens: 105
Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm
Localização: Quinta da várzea-Camarate

Mensagempor RuckFules » domingo mar 27, 2011 11:20 pm

Obrigado pelas dicas companheiro fnunes

Eu certamente irei voltar com mais tempo para melhor visitar a Sertã. Um dia sabe a pouco, e fiquei encantado com a localidade.

Gastronomia é algo que sempre gosto de experimentar nos locais que visito. Se tiver sugestões onde comer essas especialidades eu agradeço.

Cumprimentos.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Próximo

Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes