alguém interessado em experimentar snowboard?

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

Mensagempor caraujo » quarta mar 09, 2011 2:21 pm

Umas rápidas melhoras para o seu marido.

Já agora, isto pode servir para ser levado um alerta para todos nós!

Será que quando vamos ao estrangeiro temos o "Cartão Europeu de Seguro de Doença"?

Talvez não!
Mas que os azares acontecem, acontecem, isso não há dúvida e depois se precisamos de ir a algum médico ou hospital é uma granda/custosa trapalhada.

Um abarço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
Avatar do Utilizador
caraujo
 
Mensagens: 241
Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm
Localização: Póvoa Santa Iria / Lisboa

Mensagempor cookie » quinta mar 10, 2011 8:50 am

obrigada a todos.

deixo outro alerta: no caso deste tipo de acidentes, convém sempre ter o seguro associado ao forfait. nesta estação o seguro é obrigatório mas, em casos em que este tipo de acidentes ocorre em países fora da UE, como p.ex. Andorra, convém sempre pagar mais algum (regra geral o valor não é elevado) para ter o seguro incluído no forfait pois muitas vezes o seguro é opcional e as pessoas não o subscrevem porque se esquecem que estão fora da UE.

e depois claro está, as regras mais simples: usar capacete, protecções extra se for mais aventureiro do que o normal (pulso, rabiosque, coluna...), fazer o aquecimento antes de se fazer às pistas, avaliar bem o terreno etc.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: alguém interessado em experimentar snowboard?

Mensagempor bushman » sexta dez 02, 2011 8:40 pm

Boa noite,

Visto a neve estar a aparecer nas estançias, deixo aqui uma promoção lançada em Espanha.

Uma editora espanhola lançou um livro sobre ski nas estançias dos pirinéus e andorra.
Com a compra do livro no valor de 48€ é oferecido 5 forfaits (1 para cada estançia)
Para mais alguém que queira aproveitar, deixo aqui o link:

http://prensalectio.blogspot.com/2011/1 ... ts-de.html

O meu já vem a caminho... Forfaits a 10€ não é todos os dias que se encontram...

Boas nevadas :lol:
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Re: alguém interessado em experimentar snowboard?

Mensagempor cookie » segunda dez 05, 2011 10:11 am

companheiro
obrigada pela dica mas o link postado não dá em nada.

não quer colocar outro?
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: alguém interessado em experimentar snowboard?

Mensagempor bushman » segunda dez 05, 2011 4:49 pm

Boa tarde, Cookie
Realmente tambem não consigo abrir, vai o mesmo:
http://prensalectio.blogspot.com/2011/1 ... ts-de.html

Será?
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Re: alguém interessado em experimentar snowboard?

Mensagempor cookie » terça dez 06, 2011 2:26 pm

este link já está operacional, obrigada.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: alguém interessado em experimentar snowboard?

Mensagempor Duarte » domingo fev 12, 2012 1:18 pm

Olá companheiros
Será que no carvaval a Serra Nevada tem muita gente e haverá lugar na Area de Ac's.
Eu nunca fui para a neve com a minha Ac e gostaria de perguntar aos mais entendidos quais os procedimentos e precauções que devo tomar para ir á Serra Nevada.

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Re: alguém interessado em experimentar snowboard?

Mensagempor caminheiro » domingo fev 12, 2012 3:51 pm

Viva companheiro Duarte,

Eis a transcrição do relato da viagem que fiz há já algum tempo à Serra Nevada. Não se esqueça das correntes e de levar gás propano.


Rumei á Serra Nevada na Páscoa de 2006 com a minha coopiloto, uma sobrinha, o seu filho Tiago de 6 anos e o "Baixote que é o meu fiel amigo de quatro patas. Já era bem de noite e ainda faltava percorrer cerca de 2Km duma estrada íngreme para atingir o parque de autocaravanas, quando se abateu sobre a região uma tempestade de neve com ventos fortíssimos. Subitamente senti falta de aderência e a autocaravana atravessou-se na estrada completamente incontrolável. Consegui parar antes de sair do asfalto, fui á bagageira buscar as correntes e quando me preparava para as colocar tive de me refugiar no interior pois estava a ficar enregelado. Voltei novamente para o exterior para continuar o trabalho e 2 minutos depois tive novamente que me refugiar. Repeti a cena algumas dez vezes e não consegui montar uma corrente sequer. Entretanto atrás de mim estavam já mais dois carros imobilizados. Pelo telemóvel liguei o 112 e pedi ajuda á Guardia Civil que me disse que o papel deles não era o de prestar socorro a automobilistas bloqueados pela neve e que deveria telefonar para um reboque. Telefonei para a assistência em viagem da minha seguradora em Portugal para me arranjar um reboque e também me recusou auxilio. Voltei novamente para o exterior para tentar montar as correntes e tudo em vão. Quando o Tiago se apercebeu da situação difícil em que estávamos entrou em pânico e num berreiro imparável. O cão também resolveu começar a ladrar. A autocaravana abanava com os ventos gélidos e ciclónicos no alto da montanha. O aquecimento falhou porque o butano congelou. Estava também eu quase a entrar em pânico quando me apercebi de um pronto socorro a auxiliar uma das viaturas imobilizadas atrás de mim. Fui-lhe pedir auxilio e aí sim, tive finalmente ajuda após quatro horas de imobilização sob uma tempestade no meio de nenhures. Era um prestável e abnegado funcionário da Protecção Civil do Governo Regional da Andaluzia que começou por tentar montar as correntes e também não consegui tão simplesmente porque eram demasiado pequenas para a medida dos pneus. Por recomendação desta boa alma só restava uma solução: abandonar a autocaravana e irmos no jeep dele até um hotel na povoação mais próxima. Já passava da meia noite quando nós os quatro mais o "baixote", com alguns pertences pessoais, abandonamos a autocaravana ainda atravessada na estrada.

O funcionário da protecção civil deixou-nos á porta do principal hotel da urbanização Solynieve. Eis-nos, cerca da uma da manhã, no olho da rua, com um frio de rachar, 3 adultos, uma criança, um cão e um saco de plástico com alguns pertences pessoais retirados á pressa da autocaravana.

Havia um só quarto vago. Tratava-se de resolver uma emergência pelo que alguém ter que dormir no chão não seria problema. Problema foi quando a recepcionista se apercebeu que um de nós tinha quatro patas e disse: - PERROS NO.
Eis-nos de novo no meio da rua numa verdadeira situação de sem abrigo, deambulando à procura de hotel . Finalmente a recepcionista do terceiro hotel a que fomos bater á porta foi sensível ás nossas dificuldades e acedeu acolher-nos com a condição do cão entrar escondido. Felizmente é um rafeiro pequeno, muito obediente, muito dócil e por isso foi fácil atravessar as zonas comuns do hotel com ele escondido. Por fim, cerca das três da madrugada, estávamos em vale de lençóis. Descongelamos.

No dia seguinte, Domingo de Páscoa, Já não havia muito vento mas a neve continuou a cair abundante e ininterruptamente durante todo o dia. Todas as tentativas de arranjar um reboque foram infrutíferas. Convenci-me então que teria que ser eu próprio a remover a autocaravana e fui a uma casa de acessórios de automóvel comprar outras correntes de neve, desta vez com as dimensões apropriadas para os pneus da autocaravana. Não havia mas mandaram vir de Granada e chegaram às nove da noite. São pesadonas e custou-me um bom bocado trepar com elas até ao hotel que ficava lá bem no alto. Com tudo escorregadio foi uma marcha de um passo em frente, dois para trás e alguns malhanços.

Segunda Feira ALELUIA, um sol radioso sem uma nuvem no céu, sem vento. Os limpa neve já estavam em actividade. Um deslumbre. Mas, a saga estava ainda bem longe do fim. Fiz o “chekout” no hotel, pegamos na tralha e nas correntes e fomos para a paragem do autocarro que nos deixaria a uns dois quilómetros da autocaravana. Táxis não havia. Chega o autocarro e quando íamos a entrar o condutor vocifera a frase fatídica PERROS NO.

Quartel general em Abrantes, tudo na mesma como dantes. Outra vez no meio da rua quais indigentes. Não podíamos ir de autocarro, não havia táxis ( se os houvesse não sei se transportariam o cão) e não se podia ir a pé porque a autocaravana estava a vários quilómetros.
A solução encontrada para contornar o problema foi dividir-nos em dois grupos. A minha mulher, o Tiago de seis anos e o cão velhinho ficaram à porta do Hotel, pois com o cão não se podia entrar. Eu e a minha sobrinha apanhamos o autocarro seguinte que nos deixou no cruzamento da estrada que conduzia à autocaravana. Aí novo balde de água fria: - O limpa neve não tinha passado nessa estrada e a neve tinha uns 70 cm de altura.

Já que estávamos a uns dois Km da autocaravana e já que tínhamos as correntes, enchemo-nos de coragem e começamos a subir a estrada para ir guardar as correntes na autocaravana e deixar de andar a transportar aquele pesadelo. Foi penoso andar cerca de 1,5Km enterrados na neve e eis que atrás de nós aparece um limpa neve a subir a estrada. Exultamos de alegria.
O limpa neve passou por nós e continuou estrada acima até parar junto à autocaravana que estava a uns 500 mt. de distância, tal qual a tínhamos deixado; atravessada na estrada. Aí começou a fazer manobras em torno da autocaravana e depois continuou o seu caminho. Com a estrada já limpa de neve vencemos facilmente os últimos 500 mt e eis a nossa menina. Cá está ela. Mas, ó sorte malvada, o limpa neve tinha-se aproximado tanto da autocaravana que lhe fez um rasgo vertical, na parte traseira, com mais de meio metro de comprimento. Logo que chegue ao aldeamento turístico vou à polícia, pensei eu. Pensar, pensei , mas enganei-me redondamente pois a saga iria continuar.

Colocamos as correntes, com uma pá improvisada retiramos a neve que o limpa neves tinha acumulado contra a autocaravana, dei á chave e eis-me finalmente ao comando da minha nave recuperada.
Subimos a estrada com a intenção de fazer inversão de marcha logo que possível. Assim fiz, mas nessa manobra acabei por atolar a autocaravana porque o terreno estava verdadeiramente empapado. Valeram-nos as pranchas de plástico que andam sempre comigo.
Inicio o regresso ao aldeamento e quando lá chego verifico que é proibida a circulação de autocaravanas. Fico assim impedido de me aproximar do hotel e é a minha sobrinha que dá corda aos sapatos para ir lá chamar o resto da família. Estimei que seria meia hora de ída e outra meia de regresso e por isso tentei estacionar na “baixa” do aldeamento mas foi de todo impossível devido às malditas barras de limitação de altura. Encostei.

Começa aqui a pior fase deste passeio à neve que acabou por me pôs os nervos em franja. Um polícia começa a apitar e manda-me sair dali. Bem tento explicar-lhe que estou à espera da família mas ele não se comove. Começo então a circular entre duas rotundas distantes uns 500 mt. uma da outra. Ao fim de uma meia hora a circular continuamente, outro polícia manda-me parar perguntando-me o que ando ali a fazer. Volto a explicar o que se passa mas o bom do homem não quer saber de desgraças e pura e simplesmente expulsa-me da povoação mandando-me seguir em direcção a Granada.

Saio dali a cuspir fogo e desço para Granada procurando a primeira oportunidade para fazer inversão de marcha. Percorri 18 Km. até poder fazer inversão de marcha. Encontrei ao longo da estrada vários carros abandonados e despistados, quase invisíveis, tal era a quantidade de neve acumulada nas bermas.
Depois de percorridos 36 Km estava novamente no ponto de partida e a família ainda não tinha chegado. Encostei. Não tardou muito vem uma mulher polícia ter comigo e mais uma vez conto a minha odisseia. Finalmente encontro um ser Humano que condescende a que possa esperar a família ali. Cerca das 14 horas de Segunda Feira estávamos finalmente todos reunidos quando a mulher polícia me pergunta o que ando a fazer com as correntes de neve montadas. Desmontei as correntes e o estado de espírito era tal que nem fiz a denúncia dos estragos causados pelo limpa neves. Saí dali a sete pés. Não há dúvidas de que me passei.
Devo dizer que já voltei à Serra Nevada, mas no Verão. Chegou de neve.


Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: alguém interessado em experimentar snowboard?

Mensagempor bushman » quarta fev 15, 2012 3:04 am

Duarte Escreveu:Olá companheiros
Será que no carvaval a Serra Nevada tem muita gente e haverá lugar na Area de Ac's.
Eu nunca fui para a neve com a minha Ac e gostaria de perguntar aos mais entendidos quais os procedimentos e precauções que devo tomar para ir á Serra Nevada.

Duarte


Boa noite Caro Duarte,

Sinceramente não sei como está o estacionamento da SN, ainda nunca lá fui com a Ac, mas devido ás dimensões é provavel que exista espaço suficiente, será bem pior na Pascoa.
Realço que a saída do estacionamento para as pistas é atraves de uma pista vermelha, ou seja não indicado a principiantes.
Deixo-lhe o link de alertas para a SN nos proximos dias e é automaticamente actualizado, ficando a saber assim como irá estar o tempo.
http://www.snow-forecast.com/resorts/Si ... a/6day/mid

Cheguei ontem dos pirineus e correu quase tudo a 100%.
Foram 2550km inclusive atraves das montanhas de estancia em estancia, como é normal apanhei as temperaturas negativas que se fazem por lá.
Em candachu na sexta foi -9º durante o dia e -16º á noite :cry: , pois e aqui houve problemas, os tubos de agua para a wc (deixei de ter duche) e escoamento do lavalouças congelaram, penso que devido a isto a bomba de água começou a funcionar durante toda a noite e não acordei, no dia seguinte a bateria do motor foi a baixo, não tenho a certeza que tenha sido devido á bomba, mas fiquei empenado e tive que chamar a assistençia para colocar a Ac a funcionar :oops: .

Penso que num topico por aqui já as mencionamos, no entanto:
- Correntes de neve(levei 2 pares, mas tinha os 4 pneus de neve e nunca as montei)
- Gás Propano(funcionou na perfeição)(1 garrafa para 3 dias)
- Boiler sempre ligado, nem que seja no minimo, para que ele não despeje por segurança.
- Deixar o aquecimento ligado durante o dia no minimo, mantem a temperatura e a água do deposito não arrefece muito. No entanto na SN eles fornecem 220v. Penso que seja uns 1500w.
- Protecção de vidros exterior, reduz muito o frio no interior, nem que seja feito em casa, como o meu.
- No caso de ir nevar, levar uma pá.
- Despejar as águas para que não congele no deposito, caso não esteja isolado.

Truques: Aplicados no meu caso, poderão não ser utilizados no seu.
- Fechar entradas de ar no habitaculo e colocar no modo circulação de interior.
- Selar todas as entradas de ar com fita, portas dianteiras, porta da celula, tampa de arrefecimento do frigo, respirador da wc.
- No caso de vento muito forte direcionar a AC contra este. (passei uma noite quase sem dormir, tinha a AC de lado e originava uns abanões incriveis, isto teimosamente o mau tempo de Cerler...)
- Para que não entre frio pelo frente, colocar a Ac de rabo com a brisa de vento, aproveitar ao maximo os paineis solares.

De momento penso que seja isto, mas se necessitar de alguma info estarei á disposição.

Um abraço e boas descidas.
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Re: alguém interessado em experimentar snowboard?

Mensagempor cookie » quarta fev 15, 2012 8:07 pm

a estas dicas acrescento outras:

- andar sempre com o depósito atestado pois pode haver necessidade de usar o aquecimento do carro ou de carregar baterias através do alternador do carro;

- em caso de fortes nevões ter em atençao para que a neve não bloqueie o respiro do boiler, do frigorífico e do gás. ah! e claro, o cano de escape do carro;

- tb em caso de fortes nevões há que limpar o topo da ac para evitar que o excessivo peso da neve destrua a ac.

não temos direito a relato e fotos? isso é que foi um fartote!!
Editado pela última vez por cookie em quarta fev 15, 2012 10:37 pm, num total de 1 vez.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: alguém interessado em experimentar snowboard?

Mensagempor Duarte » quarta fev 15, 2012 9:26 pm

Obrigado companheiros pela vossa ajuda
Por agora acho que não vou ainda para a Sierra Nevada pois não tenho a protecção exterior do para brisas e os miudo dormem na cama junto ao parabrisas na minha integral e o frio já se faz sentir por aqui quanto mais lá.
Estou a pensar seriamente em comprar um thermomatte lux da hindermann

http://das-bordbuch.de/assets/Uploads/H ... ermann.pdf

Assim que tiver a cobertura exterior thermomatte lux para a rapido irei logo que possa

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Re: alguém interessado em experimentar snowboard?

Mensagempor bushman » quarta fev 15, 2012 10:05 pm

Pois, existem sempre mais algumas e esqueci-me de uma das mais importantes :idea:
Nunca travar a Ac ou carros com o travão de mão, estes agarram e não se consegue desbloquear, assim nem que seja por uns minutos, o travão de mão é proibido, isto caso estejam temperaturas negativas.
Realmente não mencionei o gasoleo, além de poder ser necessário, o gasoleo se for pouco no deposito pode congelar e a assistencia em viagem não cobre isto, fui informado no sábado desta situação.

Caro Duarte,

Devido á falta da protecção exterior, não deve deixar de ir.
Só vi mais 2 Ac com esta protecção, se tem a interior termica pode dispensar a exterior, além disso o truma+propano funcionam a 100%, tive sempre o interior a 19º e nas primeiras noites tive que baixar a temperatura para menos de metade.
Tambem dormi na capuchino, o mais afastado do truma.
A sua Ac como é nova deve estar mais protegida da entrada de frio, nomeadamente no motor, borrachas das portas, etc.

Relatos 8) fotos :P poucas, pois até a maquina de filmar(fotos) deixou de tirar fotos devido ao frio, não suporta estas temperaturas. Aquele desfiladeiro de cerler com a Ac mete respeito :?

Vou tentar fazer o relato e com fotos, mas terá que ser com outra ligação de internet.

Estou ao dispor.
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Re: alguém interessado em experimentar snowboard?

Mensagempor cookie » quarta fev 15, 2012 10:40 pm

companheiro duarte

se tiver jeito para bricolage e costura pode comprar tela termica no leroy merlin (ou outra loja semelhante) e construir uma protecção termica exterior para a sua ac. pode não ficar com acabamentos de luxo mas ficará muito mais em conta! e será eficaz na mesma.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: alguém interessado em experimentar snowboard?

Mensagempor bushman » quinta fev 16, 2012 1:15 am

Concordo totalmente!
Foi por esse motivo que fiz a minha. Tinha visto na net uma, mas o preço era salvo erro 200€.
Comprei parasois normais na norauto (3), fui a uma loja tradicional de linhas na cidade e comprei uma espuma ao metro que é usada nos endredons e depois comprei na leroy aquela ´´carpete´´ antiderrapante que se usa no lavalouças ou nas cozinhas, cozeram-me tudo e funciona na perfeição :lol:
Tambem para as vezes que se usa... infelizmente :cry:
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Re: alguém interessado em experimentar snowboard?

Mensagempor Calita » quinta fev 16, 2012 11:16 am

Companheiro Duarte
Tal como relata o companheiro bushman,não deixe de ir por faltas das proteções termicas exteriores.
Pessoalmente já estive várias vezes na neve com bastanta frio,mesmo sem ter tais proteções e não tive qualquer problema.
Se decidir ir, provavelmente iremos encortrar-nos,pois estou a contar partir para lá amanha ao fim da tarde.
Cumprimentos
Carlos Martins

Imagem
Diretor de Eventos do Clube de Autocaravanismo da Abeceira
Calita
 
Mensagens: 862
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

AnteriorPróximo

Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes