Distrito de Portalegre

Informações e propostas sobre encontros, passeios e locais a visitar

Distrito de Portalegre

Mensagempor ventura » domingo Oct 17, 2010 9:12 pm

Olá boa noite a todos/as.

Estando a pensar fazer uma visita a Alter do Chão, Portalegre, Castelo de Vide e Marvão no fim de semana de 30/31 de Out. aproveitando o feriado na segunda, tendo pesquisado na BD das AS deste nosso útil site, vejo que a mais proxima destas localidades é em Mação. Como somos 4, com tomadas de banhos e gastos na cozinha os meus 100lts de água praticamente dão para 24h, Mação fica mais ou menos a uns 40/50 kms destas localidades, não dá muito jeito andar todos os dias a fazer kms de um para o outro, tentei pesquisar na net um parque de campismo em Portalegre ou arredores, não consegui ! Venho pedir ajuda se algum companheiro/a me pode dar umas dicas sobre forma de abastecimentos de agua e despejos por essas zonas,seja em Parque de Campismo ou em AS para não ter que ir a Mação. O meu agredecimento e já sabem façam boas viagens com muita cor.
ventura
 
Mensagens: 115
Registado: terça abr 21, 2009 9:35 pm
Localização: Lisboa

Mensagempor cookie » domingo Oct 17, 2010 9:43 pm

companheiro, não conheço bem a zona (só lá fui uma vez há uns bons anos) por isso o que vou dizer até pode nem ajudar mas...

já pesquisou áreas de serviço e parques do lado espanhol?
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor ZecaSantos » segunda Oct 18, 2010 11:00 am

Companheiros Bom Dia,

Ventura, que eu saiba na zona de Alter do Chão o parque de campismo mais próximo é o de Avis.

Já que estás na zona podes ir a Alter Pedroso (a 3/5 km), que tem uns cantos simpáticos e lá do cimo uma vista espectacular.
Se fores ao camping dá uma volta pela terra do mestre de Avis por dentro e fora das muralhas e lá próximo na Herdade da Cortesia poderás dar uma voltita a cavalo.
Se gostas de coisas com história também tens a ponte (romana), da vila Formosa, vila que já não existe, e ainda hoje todo o trânsito entre Ponte de Sôr e Alter se faz por aí, apenas teve penas manutenções, até o piso é o original, salvo uma pedra ou outra. Quando D.Afonso Henriques apareceu já a ponte existia há cerca de 900 anos, e está impecável com o uso que tem tido ao longo destes 2000 anos.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos
 
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am
Localização: Salvaterra de Magos

Mensagempor Manel » segunda Oct 18, 2010 11:33 am

Companheiro Ventura

Um pouco à pressa posso-lhe dizer que há a 5 Km de Marvão um Parque de Campismo muito acolhedor, pessoal simpático

pode vêr em:

http://www.campingasseiceira.com/

Abraço e ...bom passeio.... a zona é lindissima!

Eugénio Reis
Manel
 
Mensagens: 251
Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm
Localização: Torres Novas

Portalegre, Alter e arredores

Mensagempor decarvalho » segunda Oct 18, 2010 6:30 pm

Ora viva....

tem algumas dicas num passeio publicado em:

http://camping-caravanismo-e-autocarava ... lo-de.html

Embora não tenha confirmado tudo pessoalmente tem também uma area de estacionamento e pernoita em Castelo de Vide sob as muralhas ( é o ultimo parque de estacionamento...) o 1º so para ligeiros, ligeirinhos, o 2º para pesados pesadinhos, e o terceiro para autocaravanas, ligeiras ou pesadas!

boas voltas e reviravoltas!
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor ventura » segunda Oct 18, 2010 9:53 pm

Olá boa noite a todos/as.

Desde já o meu agradecimento ás ajudas dadas pelos companheiros/a, começando pela comp. Cookie existe realmente uma AS em Espanha a 42 km de Portalegre na povoação La Codosera(Mação fica a 72km), ao comp. Manel pela dica do P.Campismo Asseiceira, uma hipotese muito forte devido ao abastecimento e descargas de água, ao comp. Decarvalho pelo relato muito completo do passeio por esta zona que em vai ajudar imenso, ao comp. ZecaSantos pelo seu contributo, esteja bom tempo e nesse FDS vou andar por essas zonas tornando colorido o meu passseio.

Ilusion 690i
Pedro Ventura
ventura
 
Mensagens: 115
Registado: terça abr 21, 2009 9:35 pm
Localização: Lisboa

Mensagempor JorgeUMM » terça Oct 19, 2010 4:21 pm

Boa tarde companheiro Pedro Ventura

Relativamente oa Parque de Campismo Asseiceira devo dizer que o recomendo vivamente. Condições excelentes sobretudo pela simpatia e pela calma quase que absoluta.
Recomendo (caso goste naturalmente) arriscar uma caminhada com base num dos mapas facultado pela parque até Marvão. Dura (em termos físicos) mas reconfortante. Em Marvão experimente disfrutar de uma das esplanadas confinantes com as muralhas. Um deleite para os olhos e para a alma.
Bom passeio.
Jorge Figueiredo
Avatar do Utilizador
JorgeUMM
 
Mensagens: 67
Registado: quarta Oct 01, 2008 11:24 am
Localização: Carregal do Sal

Distrito de Portalegre

Mensagempor trotamundos » quarta Oct 20, 2010 9:10 pm

Boa noite
Companheiro Ventura.
Se quiser dar um saltinho ao outro lado da fronteira vá até ao parque de campismo de Valencia de Alcantara http://pt.campings.net/camping-camping- ... ID3387.htm é pertinho da fronteira local mto aprazivel, pode tb visitar Valencia de Alcantara e encher o depósito nas bombas de combustivel que ficam em caminho,depois diga que o enganei !

Abraço

Trotamundos
trotamundos
 
Mensagens: 21
Registado: quinta set 14, 2006 3:50 pm
Localização: Seixal/Marvão

Mensagempor ventura » segunda abr 25, 2011 8:58 pm

Boa noite
Este fim de semana prolongado decidi passear pelo distrito de Portalegre.
Pernoitei em Alter do Chão numa praceta nas traseiras da GNR, falei com um agente, disse-me que não havia nenhum problema e referenciou que costumavam ficar ACs, nas traseiras da Praça de touros, passei por lá, realmente uma area enorme mas muito deserta e nenhuma AC, voltei para praceta e tive uma noite sossegada.
Visitei tambem Castelo de Vide, um dos locais de estacionamento indicado pelo PCC( como estavam duas AC não tinha como me enganar ), tem um grande contra, local que nunca mais irei estacionar. Fica muito perto do centro, mas na saída desse parque que é inclinado a traseira da minha AC " varreu" por completo o chão, danificando os suportes metálicos que acompanham o chassis na traseira, por isso faço aqui uma chamada de atenção para o facto deste nosso portal, na base de dados de Areas de Serviço no espaço de estacionamento desta Vila, aconselharem este local sem fazerem qualquer chamada de atenção a este facto.
Continuando a ser este portal o meu preferido, faço votos de muitos passeios com muita cor.
ventura
 
Mensagens: 115
Registado: terça abr 21, 2009 9:35 pm
Localização: Lisboa

castelo de vide

Mensagempor decarvalho » terça abr 26, 2011 7:50 am

Amigo Ventura

Tive o mesmo problema que relata...
ou seja....esta tudo no BLOG......mas sera que tambem foi para o parque 2 e nao para o parque 3 e esse é que é o das AC?


AIi metemos a semovente, sempre a direito, e por má fortuna e má sinalização, entramos logo no primeiro parking a direita. De noite, escura, e sem perspectiva mal se percebeu que havia uma subida ingreme, das tais que a saia trarseira dos 7,14m da AC varre o chão. E varreu, e fez um barulho de acordo. Ficámos nesse parque ao lado de um casal de holandeses, numa camper colorida.
Lá ficou anotado: Quando regressar fica um post no forum do CPA, outro no CCP, e alem desta nota na Newsletter, segue tambem um alerta para o MIDAP. Todos de boa vontade não serão demais para apoiar o Desenvolvimento do Autocaravanismo em Portugal, e Castelo de Vide merece oferecer melhor sinalizaçao do parque III aos autocaravanistas!
Pois de manhã foi feito o reconhecimento completo. Há mais dois parques sucessivos, um inclinado e bom para pesados, e outro, o terceiro para autocaravanas mesmo! Com um ponto de água e esgoto de pia...e onde dormiu um frances...Foi feita tambem a compra do pão matinal, a volta à praça sonolenta, tomado o pequemo almoço in house, e com a partida a tempo e horas para voltar a Alter.
Pelo caminho ainda paramos numa feira de rua, no Crato.



http://camping-caravanismo-e-autocarava ... lo-de.html


boas voltas e reviravoltas.
Decarvalho
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor ventura » terça abr 26, 2011 12:56 pm

Boa tarde

Amigo Decarvalho, já tinha lido no seu blog o relato desse seu incidente, as indicações do GPS indicavam esse estacionamento, e como estavam duas AC portuguesas, não tive duvidas e pelo que vi na foto do portal não me devo ter enganado a não ser que o acima seja muito indêntico, é possivel que haja um pouco acima outro estacionamento, não reparei, mas quando nos aproximamos desses locais, as entradas para as ruas que dão para os estacionamentos aparecem-nos do lado esquerdo, sendo depois o acesso ao parque estacionamento do lado direito.

Continuação de bons passeios cheios de cor.
ventura
 
Mensagens: 115
Registado: terça abr 21, 2009 9:35 pm
Localização: Lisboa

Mensagempor nelson » terça abr 26, 2011 1:28 pm

Boa tarde

Realmente também lá estive ,penso estar-mos a falar do mesmo parque!!
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

temos de entrar e sair pelo lado da entrada assinalado em verde.


um abraço
katamarano light 140cv
Avatar do Utilizador
nelson
 
Mensagens: 416
Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm
Localização: vermoil

Parkings

Mensagempor decarvalho » terça abr 26, 2011 9:39 pm

Amigos Ventura e Nelson

O parque da foto do Nelson é o nº 3, o propriamente dito para autocaravanas, é o ultimo que nos surge com entrada à esquerda.

Onde tive probelmas foi no parque nº 2 (só para ligeiros comuns...) que tem a tal rampa rapa parachoques e entranhas das AC longas e onde esteve tambeme stacionado um furgon como consta nas fotos do Blog e que de noite não deu para perceber o perigo....


abraçao com votos de boas voltas e reviravoltas!
[
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor ventura » terça abr 26, 2011 10:33 pm

Boa noite a todos/as

Companheiro Nelson, foi nesse local que estive estacionado, entrei realmente pelo local que indica só que saí pela saída oposta, como á partida seria lógico, devia ter feito inversão de marcha dentro do próprio estacionamento. Pena não ter colocado aqui essa sua foto bastante esclarecedora antes da minha visita, que talvez tenha sido tambem no mesmo fim de semana. De qualquer maneira fica o aviso feito para precaver incidente idêntico a futuros companheiros que visitem Castelo de Vide.

Bons passeios cheios de cor.
ventura
 
Mensagens: 115
Registado: terça abr 21, 2009 9:35 pm
Localização: Lisboa

Mensagempor nelson » quarta abr 27, 2011 8:39 am

Bom dia

Companheiro Ventura ,estive lá no dia 19 -04 -2011 , realmente também não sabia desse promenor até o meu amigo que ia a frente deixar o parachoques no chão.
tentei mesmo assim passar com a minha pois sendo mais alta ,pensei que desse para passar ,meti a esposa a espreitar ,mas nada a fazer ,tive que dar meia volta ao parque ,e sair pela entrada.


um abraço
katamarano light 140cv
Avatar do Utilizador
nelson
 
Mensagens: 416
Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm
Localização: vermoil


Voltar para Outros Encontros e Passeios

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes